Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Rio de Janeiro: Camelódromo deve dar lugar a terminal de ônibus na Central do Brasil

quinta-feira, 29 de abril de 2010


Um dia após o incêndio que destruiu cerca de 80% do camelódromo da Central do Brasil, a Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado do Rio de Janeiro (Coderte) defendeu a adoção de um projeto que prevê a construção de um novo terminal Américo Fontenelle.

A ideia é ampliar o espaço do terminal utilizando a área atingida pelo incêndio — o fogo destruiu total ou parcialmente 592 boxes. O terreno era alugado aos comerciantes, mas o contrato terminou em 2009. De acordo com o presidente do Coderte, Ronaldo Francisco, o projeto já foi aprovado pelo governo e será enviado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

— As obras devem começar logo, pois temos de terminá-las até a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 — explicou Ronaldo, acrescentado que a licitação deve ser feita em 30 dias, e o custo para reforma está estimado em até R$ 36 milhões.

— O fogo destruiu 18 mil metros quadrados de uma área de 32 mil metros quadrados. Vamos demolir tudo. O novo terminal vai ocupar todo o quarteirão — disse o presidente da Empresa de Obras Públicas, Ícaro Moreno.

Mas a proposta da Coderte não deve ser bem recebida pelos comerciantes, que nesta terça-feira impediram a demolição dos boxes atingidos pelo fogo. Mais cedo um grupo de vendedores procurou a Ordem dos Advogados do Brasil e a Assembleia Legislativa do Rio.

Entre os pedidos, estava a suspensão do pagamento do aluguel dos boxes até a retomada das atividades, o que contraria a ideia da Coderte.

— Nunca existiu um contrato. Eles poderiam ficar no local até que o Estado sentisse a necessidade de retomar a área. O prazo terminou no fim de 2009, mas eles não saíram — disse Ronaldo.

Na noite de terça-feira, a juíza da 10 Vara da Fazenda Pública, Simone Lopes, garantiu a limpeza e a remoção das barracas. Os comerciantes queriam impedir a demolição enquanto tentavam negociar a reconstrução do camelódromo.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960