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Projeto de trem Salvador-Feira é apresentado a secretarias estaduais

domingo, 29 de junho de 2025

O projeto de construção de uma ferrovia entre Salvador e Feira de Santana foi apresentado por empresários, nesta sexta-feira, 27, a integrantes do governo da Bahia, durante a reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI). A ideia da implantação do novo modal, com trens de alta velocidade, já havia sido levada anteriormente ao Ministério do Transportes, que colocou o projeto — elaborado pela TIC Bahia — sob análise da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para autorização.

De acordo com o assessor especial da Seplan e coordenador do GTI, Antônio Alberto Valença, o projeto vem sendo aprimorado ao longo dos anos, com a participação direta do governo do estado.

“Inicialmente, a proposta previa o transporte exclusivo de passageiros. Mas, em diálogo com o governo do estado, o modelo foi atualizado para também permitir o transporte de cargas, o que amplia significativamente seu potencial logístico e econômico”, explicou Valença.

“Estamos falando de um eixo com grande capacidade de atrair novos investimentos e dinamizar a economia. O projeto tem sido bem avaliado pelo Ministério dos Transportes justamente por reunir atributos técnicos e econômicos”, completou o coordenador.

Detalhes do projeto
Conforme antecipado pelo Portal A TARDE no último dia 12 de junho, o projeto prevê a redução do tempo de viagem entre Salvador e Feira de 1 hora e 11 minutos para apenas 35 minutos, atendendo a até 85 mil passageiros por dia. O investimento estimado seria de R$ 6,8 bilhões.

A linha teria 98 km a serem percorridos por trens de passageiros com velocidade de até 160 km/h, além de vagões de carga que poderiam circular em até 120 km/h, facilitando o escoamento de produtos nos portos da Baía de Todos-os-Santos.

A ferrovia seria implantada pensando em trens de bitola larga, de 1.600 mm, com eletrificação em 25kV e sistema de controle ETCS Nível 2, visando garantir a alta velocidade, em compatibilidade com os principais corredores ferroviários nacionais.

Estações
De acordo com o projeto obtido pelo Portal A TARDE, a ferrovia entre Salvador e Feira de Santana teria um total de 10 paradas, sendo oito estações de passageiros e outros dois pátios para carga.

A primeira estação seria no bairro de Águas Claras, na capital baiana, em integração com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), com o VLT que está em construção na região e também com a nova rodoviária soteropolitana, prevista para ser inaugurada até outubro deste ano.

Os trens ainda passariam por estações de passageiros em Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro e Conceição do Jacuípe, até chegar em Feira de Santana, na parada Noide Cerqueira, e finalizar com a Estação Rodoferroviária Contorno.

Com esse traçado, na avaliação da TIC Bahia, a nova ferrovia Salvador-Feira de Santana teria impacto direto sobre uma população de 6 milhões de habitantes.

Impacto econômico
Segundo os estudos feitos pela TIC Bahia, a ferrovia Salvador-Feira pode gerar um impacto econômico de R$ 73 bilhões na capital baiana e seu entorno, com foco no polo portuário e nos serviços; além de outros R$ 17,2 bilhões na região metropolitana feirense, com suas mais de 300 indústrias.

A empresa também estima um faturamento de R$ 1,115 bilhão por ano com o trem intercidades, sendo R$ 1,035 bilhão com os 23 milhões de embarques anuais, a um preço médio de R$ 45; e outros R$ 80 milhões com o transporte de cargas.

O que é o GTI
Criado por meio de um decreto do governador Jerônimo Rodrigues (PT), no dia 10 de fevereiro de 2025, o Grupo de Trabalho Intersetorial é composto por representantes de 12 órgãos do governo do estado, entre titulares e suplentes.

O GTI é responsável por elaborar diagnósticos e propor soluções para os principais desafios logísticos da Bahia, com foco na integração multimodal, na superação de gargalos e na atração de investimentos sustentáveis.

Na reunião do GTI desta sexta, estiveram representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Desenvolvimento Econômico (SDE) e Casa Civil, bem como de outros órgãos e empresas como a Companhia de Transportes da Bahia (CTB), BahiaInveste e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Informações: A Tarde

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Prefeitura de Manaus realiza operação ‘Transporte Legal’ na zona Oeste

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com a Guarda Municipal, realizou, nesta sexta-feira, 27/6, mais uma edição da operação “Transporte Legal”, voltada ao combate do transporte clandestino na capital. A ação aconteceu durante a manhã, na avenida do Turismo, zona Oeste da cidade.

Ao todo, cinco veículos foram autuados por realizarem transporte irregular de passageiros. Além da ausência de autorização legal para operação, os agentes constataram que os veículos apresentavam mau estado de conservação, o que representa um risco direto à segurança dos usuários.

 Segundo o chefe de fiscalização de transporte do IMMU, Waldir Sousa, a operação segue um cronograma permanente de ações preventivas e repressivas. “Nossa intenção é trazer mais segurança aos usuários do transporte público. As fiscalizações são cotidianas e abrangem todas as zonas da capital”, destacou Sousa.

A operação “Transporte Legal” tem como objetivo reforçar a fiscalização e proteger a população de práticas irregulares que comprometem a integridade física e os direitos dos passageiros. O transporte clandestino, além de não cumprir normas técnicas e legais, não atende a qualquer controle de manutenção e segurança exigido para veículos de transporte coletivo.

Informações: Prefeitura de Manaus

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Em Florianópolis, Corredor exclusivo para ônibus passa a operar na Beira-mar Norte

Quem utilizou o transporte público de Florianópolis, nesta sexta-feira (27), percebeu que o corredor de ônibus da avenida Beira-mar Norte começaou a operar. A funcionalidade compreende as vias marginais dos três bolsões da avenida. Ao todo, são 690 metros de exclusividade em uma das regiões mais movimentadas da capital catarinense.

Além do corredor de ônibus, os locais receberam nova sinalização, com pintura horizontal e a instalação de placas de sinalização vertical, indicando a nova dinâmica do trânsito de veículos. A prefeitura deve realizar, nos próximos dias, a instalação de um semáforo adicional para orientar a saída de um dos bolsões.

Corredor de ônibus passa a operar em Florianópolis
A rota exclusiva do transporte público compreende os bolsões do Koxixos, da elevatória da Casan e do trapiche da Beira-mar Norte, em direção ao Centro da cidade.

Corredor de ônibus na Beira-mar Norte compreende os bolsões do Koxixos (foto), elevatória da Casan e do trapiche – Foto: Anderson Coelho/ND
Os veículos de passeio poderão continuar acessando a área de escape dos bolsões porque dão acesso a diferentes pontos de interesse na região.

Os motoristas precisam estar atentos para não interromper o fluxo da faixa exclusiva. Veículos de segurança, em caso de necessidade, estão autorizados a circular no corredor de ônibus.

Guarda Municipal fará fiscalização do trecho
A partir da próxima semana, a Guarda Municipal de Florianópolis dará início às fiscalizações de trânsito no corredor de ônibus. A medida busca garantir o cumprimento das normas de circulação e preservar a segurança viária.

O local do corredor de ônibus da Beira-mar Norte já conta com sinalização adequada. Motoristas que forem flagrados descumprindo as determinações poderão ser autuados e receber multa, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro. O uso do corredor de ônibus será permanente, sem alteração durante os fins de semana.

Informações: ND Mais

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Metronização agiliza viagens de ônibus do transporte coletivo de Goiânia

A metronização implantada pela gestão do prefeito Sandro Mabel já reduz o tempo de deslocamento no transporte coletivo de Goiânia. O sistema, que sincroniza semáforos à aproximação dos ônibus, está em operação entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia, e será expandido na próxima semana para o BRT Norte-Sul, entre a Praça Cívica e o Terminal Isidória.

Segundo o prefeito Sandro Mabel, a proposta é tornar os corredores de ônibus mais eficientes e atrativos para a população. “Sensores instalados nas vias identificam a aproximação dos ônibus e enviam informações a uma central que calcula o tempo adequado para manter os semáforos abertos, melhorando a fluidez e a eficiência do sistema”, explica. 
 
De acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), no trecho onde a tecnologia já está implantada, os ônibus faziam até quatro paradas. Com a metronização, esse número caiu para uma. “Os passageiros vão fazer viagens mais rápidas, que é o grande objetivo. Com isso, o usuário fica menos tempo possível dentro do ônibus e pode estar mais tempo na sua casa, com a sua família”, afirma. 
 
Segundo o titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu, com a metronização, a expectativa é de elevação de 30% na velocidade operacional. “É um impacto real no tempo de viagem dos usuários dos BRTs. Fizemos o teste, funcionou muito bem, a performance do sistema continua para que o resultado seja beneficiar o usuário do transporte público”, afirma. 
 
A metronização é resultado de um Termo de Cooperação entre a SET, Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), CMTC e o RedeMob Consórcio, anunciado pelo prefeito Sandro Mabel em janeiro deste ano. Mesmo com corredores exclusivos, os BRTs Leste-Oeste e Norte-Sul ainda não atingiam a velocidade operacional ideal para esse tipo de transporte. A metronização busca corrigir esse desempenho, promovendo um fluxo contínuo dos veículos. 

Informações: A Redação

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Em BH, Pesquisa mapeia transporte coletivo noturno para melhorar a prestação do serviço

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou nesta semana pesquisa para mapear a demanda de transporte coletivo noturno, para melhorar a prestação deste serviço e apoiar quem trabalha e empreende neste período. A iniciativa das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (SMMUR) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais (SMDE) tem o objetivo de viabilizar quadro de horário e qualidade do transporte que permitam o funcionamento dos estabelecimentos até mais tarde, beneficiando comerciantes, funcionários e frequentadores.

A pesquisa origem-destino busca entender melhor como se dá a mobilidade da população que depende do transporte público à noite, identificando os horários de maior demanda, os principais pontos de partida e chegada e os padrões de deslocamento desses usuários. Comerciantes que desejarem participar, junto com seus funcionários, podem solicitar o link pelo e-mail supmob@pbh.gov.br.

Com base nos dados, será possível propor melhorias nos itinerários e horários das linhas noturnas, reduzindo o tempo de espera e o custo das viagens. A medida também pretende ampliar a cobertura do serviço, garantir mais segurança e tornar o transporte público mais confiável e acessível para quem estuda ou trabalha à noite.

Atualmente, aproximadamente 0,3% dos passageiros registrados durante todo o dia utiliza o transporte coletivo municipal na madrugada. Apesar da baixa demanda de passageiros no período noturno, são ofertadas 517 viagens por dias úteis, 554 aos sábados e 554 aos domingos, com atendimento em todas as regiões de Belo Horizonte.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria, destaca que além dos proprietários dos estabelecimentos, podem responder a pesquisa funcionários de shopping, bares, restaurantes, hospitais e universidades. “Nosso intuito é que a maior quantidade possível de empreendedores e trabalhadores responda a pesquisa, para que a Prefeitura de Belo Horizonte possa aperfeiçoar o transporte público no período noturno”, afirma.

De acordo com o subsecretário de Planejamento da Mobilidade da SMMUR, Lucas Colen, a pesquisa é uma ferramenta estratégica fundamental para o aprimoramento do sistema. “Esse estudo tem por objetivo mapear as necessidades de deslocamentos dos usuários que dependem do transporte público fora dos horários convencionais, com ênfase nos trabalhadores do comércio, shoppings, bares, restaurantes, supermercados, hospitais e nos estudantes da rede de ensino noturno”, afirmou.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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SPTrans amplia atendimento de transporte no Jardim Bandeirantes, na Zona Sul

A SPTrans irá ampliar o atendimento de transporte por ônibus no Jardim Bandeirantes, na região de Pedreira, Zona Sul da cidade, a partir da segunda-feira (30/6). O bairro passará a ser atendido pela linha 607A/21 Jd. Apurá – Estação Jurubatuba.

Os moradores do bairro agora contarão com uma ligação direta entre o bairro e a Estação Jurubatuba da linha 9-Esmeralda do sistema sobre trilhos. A linha opera diariamente entre 5h05 e 20h55.

Atualmente, o bairro é atendido com uma linha com destino a Santo Amaro e passará a ter duas linhas percorrendo as ruas Barão Antônio de Angra e Davide Perez para atender aos passageiros.

Confira o novo itinerário da linha para atender ao Jardim Bandeirantes:

607A/21 Jd. Apurá – Est. Jurubatuba
Ida: Rua Salvador Dali, Rua Manuel Gutiérrez Nájera, Rua Br. Antônio de Angra, Rua Eurico Franco de Siqueira, Rua Davide Perez, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Davide Perez, Rua Manuel Gutiérrez Nájera, Rua Br. Antônio de Angra, Rua Eurico Franco de Siqueira, Rua Davide Perez, Rua Salvador Dali, prosseguindo normal

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Governo do DF visita fábrica e conhece os 444 novos ônibus que vão integrar frota do transporte público

O governador Ibaneis Rocha visitou, na manhã desta quinta-feira (26), as instalações da fábrica da Marcopolo em São Mateus (ES), de onde vão sair os 444 novos ônibus Torino Euro 6, que vão integrar a frota do transporte público do Distrito Federal. Ao todo, 207 unidades serão entregues ainda em 2025, e outras 237 estão previstas para o próximo ano, todas pertencentes à Viação Pioneira. 

O tour pela fábrica foi acompanhado pelos secretários de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, e de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro. A comitiva conheceu a estrutura industrial da unidade da Marcopolo. Maior fabricante de carrocerias de ônibus do Brasil e uma das líderes mundiais no setor, a empresa tem sede em Caxias do Sul (RS) e mantém em São Mateus uma planta estratégica, que abastece mais de 140 países.

“Fico feliz com a oportunidade de acompanhar a produção desses 444 novos ônibus que integrarão a frota do Distrito Federal. Não só substituindo os ônibus mais usados, mas também ampliando o transporte para população do DF, que vem crescendo cada vez mais e a gente tem que ampliar a quantidade de linhas em desenvolvimento”, destacou Ibaneis Rocha. “Foi bastante produtivo saber como é feita essa montagem, com tantas pessoas na linha de produção”, acrescentou.

A Viação Pioneira é a operadora responsável pelo transporte coletivo na Bacia 2 do DF, abrange as regiões do Gama, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e Paranoá, totalizando cerca de 350 mil passageiros. Com a renovação, a empresa chegará a 729 novos ônibus.

“A primeira remessa chega em julho para reforçar a operação no Itapoã, no Paranoá e em São Sebastião. A empresa está renovando com dois anos de antecedência. É bom para o Distrito Federal e não significa aumento na tarifa. Quem ganha é o usuário, que vai ter a oferta de ônibus com mais horários e mais linhas, conseguindo resolver esses problemas que temos em função da demanda”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves.

Os coletivos estão equipados com chassi Mercedes‑Benz Euro 6 e integrados com recursos tecnológicos como faróis Full LED, portas com acionamento elétrico (sistema doorbrake), conexão bluetooth, elevador para acessibilidade, entre outros itens, garantindo mais conforto e segurança. Além disso, conforme destacou o governador, os veículos garantem a eliminação de até 80% de gases poluentes, contribuindo, assim, para a sustentabilidade ambiental. 

Frota mais nova do país 

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), a meta do governo é renovar 3 mil ônibus até o fim de 2025, dos quais 2.831 veículos já foram substituídos. Esse esforço garante que o DF tenha a frota mais nova em todo o país.

Esse trabalho vem sendo feito desde 2019. A renovação contínua é para garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos de circulação (ou 10 anos para articulados e padrons). 

“Nós tínhamos uma situação muito difícil no transporte do Distrito Federal. Quando assumimos, o transporte era o terceiro maior problema da cidade. Hoje nós já temos mais de 90% da frota com menos de dois anos de uso no DF e fizemos uma concessão para a operação da Rodoviária do Plano Piloto com uma empresa privada que vai investir R$ 120 milhões”, reforçou o governador.

Segundo o Instituto MDT, do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte, a idade média da frota do DF tem apenas 2,16 anos, a mais nova do país. A efeito comparativo, os ônibus de São Paulo são de 4,6 a 5,7 anos e os de Fortaleza têm 7,49 anos. 

Usuário bem-cuidado

Além da renovação da frota, este GDF trabalha para levar conforto aos usuários do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC/DF). Desde 2019, o Governo do Distrito Federal investiu na melhoria viária e construiu ou reformou sete rodoviárias em diferentes regiões administrativas, com investimentos que somam mais de R$ 45 milhões. 

Foram entregues as estações de Sobradinho (2020), Santa Maria (2021), Sol Nascente/Pôr do Sol (2023), Varjão (2024), Itapoã (2024), Gama (2025) e a reforma histórica da rodoviária de Brazlândia (2022), a primeira desde sua inauguração, há mais de cinco décadas. Juntas, essas obras beneficiam mais de 570 mil pessoas. 

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) prepara a licitação para construir a estação da Estrutural e já lançou o edital para a ampliação do BRT Sul em Santa Maria, reforçando o compromisso do GDF com a mobilidade urbana.

O GDF também vai instalar três mil novos abrigos de ônibus em todas as regiões administrativas até 2026, com investimento previsto de R$ 108 milhões. Atualmente, o DF tem 6.515 pontos de parada, dos quais 5.193 já contam com abrigos. Nos últimos seis anos e meio, foram construídas 1.613 novas estruturas, sendo 1.234 de concreto e 379 de metal e vidro, além da substituição de 110 paradas apenas em 2024 e manutenção em outras 139.

Além disso, desde 2020, o governo mantém o preço das passagens de ônibus sem reajuste para o usuário e, este ano, foi lançado o programa Vai de Graça, que permite que a população utilize o transporte público de forma gratuita aos domingos e feriados.

Informações: Agência Brasilia

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Transporte coletivo perdeu 63% dos passageiros e continua encolhendo

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Depois de quase um ano sem publicar os demonstrativos do cálculo da tarifa do transporte coletivo, a URBS tornou públicos na última terça, dia 24, as tabelas de cálculos dos meses de dezembro de 2024, e janeiro e fevereiro de 2025. Os dados usados no cálculo do valor pago às empresas concessionárias por passageiro mostram que nos dois primeiros meses do ano o sistema continua a manter a tendência de perda de público.

Em janeiro e fevereiro a Rede Integrada de Transporte (RIT) perdeu cerca de 528 mil passageiros ou 264 mil em média, por mês. Desde 2010, quando o contrato atual com as empresas concessionárias entrou em vigor, o sistema já perdeu 63% dos passageiros segundo dados da própria URBS. A RIT transportava, por mês, 26 milhões de passageiros por mês, em média, em 2010 e hoje transporta 9 milhões.

A perda de passageiros acontece apesar a medida da prefeitura de ofertar desconto aos domingos, o que aumentou em 14% o número de passageiros no dia do desconto. Foi a primeira medida anunciada pelo prefeito Eduardo Pimentel (PSD) ao tomar posse.

Se mantida a tendência de perda de passageiros, a cidade pode terminar o ano com menos 3 milhões de passageiros. A redução no número de passageiros também aumenta o déficit do sistema, porque o cálculo da tarifa é feito com base no custo por quilômetro rodado, que se mantém o mesmo desde o ano passado.
Apesar da perda de passageiros, a Prefeitura pressionou pela aprovação de dois empréstimos no total de R$ 1 bilhão para comprar ônibus elétricos para a RIT. A cidade já acumula, em 2025, um déficit de R$ 130 milhões no sistema porque a arrecadação não paga o custo do serviço. Com os empréstimos, o custo deve aumentar ainda mais. O próprio parecer técnico das operações recomenda que a Prefeitura arranje outras fontes de receita para subsidiar o serviço.

Ônibus elétricos: Parecer técnico recomenda outras fontes de recursos

Como a compra dos ônibus elétricos não irá alterar uma parte significativa da frota, nem contribuir para aumentar a velocidade do transporte (dois fatores importantes na decisão do passageiro de usar ou não o sistema), é improvável que ela tenha qualquer impacto na redução do custo.

Apesar do comprometimento financeiro que os empréstimos representam, a Câmara aprovou as operações sem grandes discussões. O impacto financeiro, porém, ficará para os próximos prefeitos.

Informações: Plural.jor.br

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