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Sete estações-tubo de Curitiba entram em reforma

quarta-feira, 28 de maio de 2025


Mais sete estações-tubo começaram a ser reformadas em Curitiba. Elas integram o programa da Urbanização de Curitiba (Urbs) de revitalização de 69 estações-tubo da cidade, que vai até outubro de 2025.

São elas:

Estação-tubo Passeio Público - sentido Capão Raso - desativação parcialmente no período de 26/5/2025 a 14/6/2025. A estação poderá ser acessada normalmente, mas é preciso atenção nos locais de embarque e desembarque.
Estação-tubo Antônio Lago - sentido Capão Raso - desativação total no período de 26/5/2025 a 7/6/2025. Os passageiros podem utilizar as estações Fernando Noronha ou Terminal Boa Vista.
Estação-tubo Moysés Marcondes - sentido Capão Raso - desativação total no período de 26/5/2025 a 7/6/2025. Os passageiros podem utilizar as estações-tubo Bom Jesus ou Constantino Marochi.
Estação-tubo Eucaliptos - sentido Sítio Cercado - desativação total no período de 26/5/2025 a 7/6/2025. Os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Nova Europa ou Euclides da Cunha.
Estação-tubo João Viana Seiler - sentido Centro - desativação total no período de 26/5/2025 a 7/6/2025. Os passageiros poderão utilizar as estações-tubo TRE ou Conselheiro Dantas.
Estação-tubo Euclides da Cunha - sentido Boqueirão - desativação total no período de 26/5/2025 a 7/6/2025. Os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Erico Veríssimo ou Eucaliptos.
Estação-tubo Hipólito da Costa - sentido Hauer - desativação total no período de 26/5/2025 a 7/6/2025. Os passageiros poderão utilizar as estações-tubo Cel. Luiz José dos Santos ou Passarela.

As linhas que param nas estações em reforma são:

203 - Sta Cândida/C. Raso
250 - Ligeirão Norte/Sul
502 - Circular Sul (Horário)
503 - Boqueirão
602 - Circular Sul (anti-horário) 
X12 - Especial Boqueirão

Mais conforto
O projeto de revitalização das estações-tubo é dividido em lotes e prevê a substituição de elementos estruturais metálicos do piso com excesso de corrosão e troca do piso naval, borrachas do piso, além da realocação da catraca da entrada para melhor acessibilidade. A ideia é oferecer estações-tubo modernizadas e com mais conforto para os passageiros.

Esse novo pacote de reformas se soma às 203 estações-tubo que foram revitalizadas de 2022 a 2024. No período de obras, os passageiros precisam ficar atentos porque as estações-tubo ficarão desativadas parcialmente ou integralmente. Os usuários são avisados por meio de cartazes nos ônibus.

Informações: URBS

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Salvador ganha ônibus elétricos com capacidade para 130 passageiros

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Novos ônibus elétricos começam a circular em Salvador a partir desta segunda-feira (26), ampliando a frota de veículos não poluentes que atendem a população que mais depende do transporte público: quem mora e trabalha nas periferias e bairros populares da capital baiana.

Os coletivos vão operar de forma experimental nas linhas 0137 – Lapa x Barra Avenida e 1347 – Estação Pirajá x Pituba, além da linha B1 – Rodoviária x Pituba, do BRT Salvador. A ideia é avaliar como os veículos se comportam no dia a dia, enfrentando os desafios típicos do trânsito da cidade e do transporte público, que é a principal forma de locomoção para milhares de trabalhadores, estudantes e moradores das quebradas.

Atualmente, Salvador conta com oito ônibus elétricos em operação. Com os dois novos modelos cedidos pelas montadoras Ankai e Tevx Higer, a frota experimental aumenta, e os testes devem durar 30 dias.

Além de reduzir a emissão de poluentes, esses ônibus oferecem mais conforto: o modelo maior, da Tevx Higer, tem capacidade para até 130 passageiros, ar-condicionado, portas USB para carregar o celular e piso baixo para facilitar o acesso. O outro, da Ankai, comporta até 83 passageiros e também conta com acessibilidade e conforto.

A iniciativa faz parte de um plano maior: a Prefeitura de Salvador estuda, com apoio do Banco Mundial, a compra de cerca de 100 ônibus elétricos para modernizar o sistema e reduzir a poluição na cidade.

Durante o período de testes, os novos coletivos estarão identificados com uma plotagem especial, mas vão circular normalmente, permitindo que a população vivencie essa novidade no transporte público.

Com a chegada desses ônibus, Salvador dá mais um passo na direção de um transporte coletivo mais limpo, moderno e confortável — um benefício especialmente importante para quem todos os dias encara longas viagens de ônibus pela cidade.

Informações a imprensa

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Governo viabiliza modernização do transporte coletivo na Grande Aracaju

A política de benefícios fiscais implementada pelo Governo de Sergipe tem garantido a atração não apenas de novos empreendimentos, mas, também, a renovação do transporte coletivo de passageiros. Em abril de 2024, o Estado publicou um decreto estabelecendo a concessão de um subsídio de aproximadamente R$ 10 milhões para as empresas integrantes do Consórcio Metropolitano da Grande Aracaju, que garante a aquisição do óleo diesel utilizado nos veículos sem a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

A secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila, destaca que o Governo do Estado tem buscado soluções para melhorar a qualidade dos serviços que são oferecidos à população, sejam eles nas áreas da saúde, educação ou até mesmo no transporte coletivo. "A população merece andar em ônibus de qualidade, com conforto e segurança. Entendemos que, ao oferecer esse benefício estamos contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos milhares de sergipanos que utilizam esses veículos diariamente”, enfatiza. 

Em vigor desde 19 de março, a norma estabelece que as empresas têm direito a uma cota anual de nove milhões de litros de diesel, volume necessário, de acordo de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp), para o funcionamento do sistema no período, sem a cobrança do imposto – R$ 1,12 por litro. Em contrapartida, as empresas se comprometem a renovar a frota de veículos que circulam nas vias. Além de contribuir para a manutenção do atual valor da tarifa, o subsídio permite que as empresas invistam na aquisição de novos ônibus. Nos primeiros cinco meses deste ano, 34 novos ônibus com ar-condicionado, Wi-Fi e carregamento de celular passaram a integrar a frota que opera na Grande Aracaju, sendo 24 deles zero quilômetro. 

Contemplada pela insenção, segundo o proprietário da Viação Atalaia, Alberto Almeida, as despesas com combustível representam cerca de 29% do custo do sistema de transporte. Desta forma, ao receber o subsídio, o segmento conseguiu reduzir suas despesas e investir na modernização dos veículos. “Somente a nossa empresa direcionou R$ 18 milhões para a aquisição de 24 ônibus. Nenhum sistema de transporte consegue oferecer um serviço de qualidade sem o apoio do poder público. Essa medida implementada pelo Governo do Estado, de incentivar a nossa cadeia, foi essencial para que conseguíssemos realizar esse investimento”, frisa. 

O empresário destaca, ainda, que os novos ônibus contam com tecnologias que reduzem a emissão de gases poluentes ao meio ambiente, além de incluírem elevadores para pessoas com deficiência. “O compromisso com o Estado é o de que precisamos modernizar a frota com veículos menos poluentes e estamos cumprindo com o acordo”, complementa Alberto Almeida. 

Para este ano, as empresas continuarão a ser contempladas com a isenção de quase R$ 10 milhões, garantindo a aquisição do óleo diesel sem a cobrança do ICMS. Três concessionárias de transporte coletivo estão aptas a receber o benefício: a Viação Atalaia, Conceito Transporte de Passageiros e Transportes Sergipe.  

Informações: Governo de Sergipe

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Parceria entre RioLuz e MOBI-Rio reforça monitoramento da iluminação nos corredores expressos do BRT

A RioLuz, em parceria com a MOBI-Rio, intensificou o monitoramento da iluminação pública nos corredores expressos dos BRTs Transolímpica, Transcarioca, Transoeste e Transbrasil. A ação conta com o apoio das equipes viárias da MOBI-Rio, que circulam constantemente pelas vias, em motos ou veículos, e ajudam a identificar pontos que necessitam de manutenção.

O trabalho conjunto permite que qualquer falha na iluminação seja rapidamente reportada à RioLuz, que formaliza a solicitação e dá andamento ao atendimento. A iniciativa tem como objetivo agilizar os reparos e garantir mais segurança e conforto para os usuários do sistema BRT, especialmente nos horários de menor movimento.

– O apoio das equipes da MOBI-Rio potencializa nosso alcance e garante uma resposta mais rápida às demandas. Essa parceria é fundamental para entregarmos um serviço de iluminação mais eficiente e de maior qualidade à população -, afirma Rafael Thompson, presidente da RioLuz.

Para a diretora-presidente da MOBI-Rio, Claudia Secin, o trabalho integrado faz toda a diferença na oferta de um serviço público de qualidade.

– Essa colaboração com a RioLuz mostra como a integração entre diferentes órgãos, uma marca da gestão Eduardo Paes, pode gerar benefícios reais para a população. Essa cooperação é um passo importante para promover um ambiente mais seguro e iluminado para todos que utilizam o BRT -, afirma Claudia.

Informações: Prefeitura do Rio

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CBTU investe cerca de R$5 milhões em Truques para VLT em Recife

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos investiu, entre 2023 e 2025, cerca de R$5 milhões em truques para Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), em Recife. O objetivo da aquisição é substituir os equipamentos danificados pelas fortes chuvas e melhorar a força de tração do trem para que o veículo se desloque com precisão sobre a via. No total foram adquiridos 6 truques, sendo 4 para reboque e 2 para tração.

O truque é um equipamento responsável por conectar a caixa do VLT aos trilhos, transmitir uma estrutura responsável por suportar mais cargas e garante a estabilidade, a segurança e o bom desempenho do sistema. Além disso, desempenha um papel fundamental na absorção de impactos e na adaptação às curvas do trajeto, assegurando uma viagem mais confortável e segura para os passageiros. O veículo transitará na Linha VLT na Superintendência de Recife.

“A aquisição dos truques, o VLT 03 está disponível para operação, oferecendo meio de transporte com mais conforto para os usuários do sistema. Além disso, proporciona uma parceria estratégica junto a fornecedores de equipamentos nacionais e permite à Companhia a disponibilidade de oferta de transporte à população local”, encerrou Carlos Eduardo Vieira, engenheiro ambiental da Diretoria Técnica da CBTU.

Informações: CBTU

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Em Campinas, Quase 94% dos usuários aprovam reforma do Terminal Mercado, aponta pesquisa

Quase um ano após a entrega de um novo Terminal Mercado à população, 93,9% dos usuários aprovam as melhorias no espaço. A pesquisa foi realizada em maio pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) com 228 usuários. A amostra considera que cerca de 18 mil pessoas utilizam o espaço diariamente. O índice de precisão da pesquisa é de 90% e a margem de erro de 5,43%.

A maioria dos usuários entrevistados (45,2%) manifestou satisfação geral com as melhorias realizadas no terminal. O aumento da segurança após o fechamento do espaço (15,6%), a ampliação das áreas cobertas (11,6%) e a organização das plataformas (11,6%) foram apontados como os principais benefícios.
 
“Depois de mais de 50 anos, o Terminal Mercado passou por uma grande transformação. Não só de infraestrutura e acessibilidade, mas principalmente de ampliação da segurança após o fechamento. Foram mudanças pensadas para dar mais dignidade e conforto para quem usa o terminal todos os dias”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  
 
Usuários sugerem melhorias na operação e infraestrutura
Embora 32,4% dos entrevistados tenham apontado que não há pontos de melhorias, alguns aproveitaram para sugerir mais avanços no terminal. A necessidade de aumentar a oferta de ônibus e de renovar a frota foi apontada por 21,5% dos usuários. Também foram sugeridas melhorias relacionadas à cobertura do espaço (14,4%), oferta de bancos (10,5%) e painéis de informações (4,3%).
 
A amostra foi coletada entre os dias 9 e 12 de maio. Entre os 228 entrevistados, 69,3% eram mulheres e 30,7% eram homens. A maioria (56,6%) tinha idade entre 20 e 49 anos.
 
Pagamento em duas etapas
Cerca de 4,7% dos usuários ouvidos pela Emdec sugeriram mudanças no sistema de pagamento da tarifa em duas etapas. A dinâmica diferenciada gerou o “mito” de que o valor da passagem é computado duas vezes. No entanto, não há acréscimo no valor da tarifa ou cobrança duplicada. Na prática, os usuários pagam, nas catracas dos terminais, 80% da tarifa do Bilhete Único ou QR Code. Os 20% restantes são debitados dentro do ônibus, com entrada pela porta dianteira. 
 
Isso ocorre para identificar em qual linha de ônibus e empresa operadora do transporte o usuário embarcou. Permite, assim, que a Emdec distribua corretamente a remuneração entre os operadores do sistema convencional e das cooperativas.
 
Transformação do espaço ocorreu em duas etapas
A primeira etapa da reforma do Terminal Mercado começou em novembro de 2023 e foi entregue à população em junho do ano seguinte. Contemplou ampliação e cobertura de quatro plataformas, acessibilidade, infraestrutura renovada, nova sinalização e comunicação visual. E em julho, o Terminal Mercado passou a ser fechado, com acesso exclusivo e mais segurança para os usuários.
 
A segunda etapa de melhorias começou em novembro de 2024 e foi concluída em março deste ano. As coberturas de policarbonato foram ampliadas nas laterais das plataformas, com inclinação que favorece a queda da água da chuva. As travessias de pedestres também receberam coberturas.
 
Melhorias também para os profissionais que atendem a população no espaço: agentes da mobilidade urbana e equipes de segurança patrimonial e limpeza. A cabine de controle operacional foi ampliada e conta com vestiários feminino e masculino, com sanitários, chuveiros e armários, dedicados aos agentes da fiscalização do transporte. A área construída passou de 31 para 60 metros quadrados. Os novos espaços dedicados às equipes de segurança patrimonial e limpeza contam com salas de apoio, lavabos e vestiários.
 
O Terminal Mercado é operado por 25 linhas convencionais municipais, que transportam mais de 52 mil passageiros em dias úteis (passagens pela catraca).

Informações: EMDEC

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Programa Tarifa Zero segue com alta adesão e impulsiona economia de Campina Grande

O superintendente da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP), Victor Ribeiro, destacou os resultados positivos do programa Tarifa Zero, que garante transporte coletivo gratuito no primeiro sábado de cada mês em Campina Grande. Segundo ele, a iniciativa tem ampliado significativamente o número de passageiros e contribuído para a movimentação econômica da cidade.

“O Tarifa Zero é um programa do qual somos entusiastas. Em cada sábado com gratuidade, temos um aumento de cerca de 50% no número de passageiros. Já chegamos a registrar 52 mil usuários em um único sábado, enquanto a média em um sábado comum é de 34 mil”, pontuou Victor.

A iniciativa, segundo ele, não só facilita o deslocamento da população, mas também impulsiona o comércio local, gera renda e promove inclusão. “É uma ação que impacta diretamente na economia. As pessoas circulam mais, compram mais e têm acesso garantido à cidade”, completou.

Sobre a continuidade do programa, o superintendente confirmou que o próximo Tarifa Zero está mantido para o primeiro sábado de junho. Ele também adiantou que, na semana do São João, a Prefeitura de Campina Grande deve realizar uma nova edição especial do programa, como aconteceu no ano passado, com gratuidade nos transportes em dias estratégicos.

“No ano passado tivemos, além do Tarifa Zero mensal, uma parceria público-privada que garantiu transporte gratuito em horários noturnos para quem queria aproveitar o Maior São João do Mundo. Para este ano, ainda não temos uma parceria confirmada, mas estamos avaliando. Caso haja novidades, vamos informar”, explicou.

Victor ainda reforçou que todas as ações relacionadas ao transporte coletivo são planejadas com responsabilidade, considerando o impacto financeiro e o retorno social para a população.

“Quando a prefeitura pode, a gente acrescenta mais um sábado com tarifa zero, sempre de forma cuidadosa, porque há um investimento envolvido. Mas temos um prefeito que entende o valor social dessa medida.”

Informações: Paraíba Online

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Brasil tem 642 novos ônibus elétricos em 21 cidades, segundo dados da ABVE

O Brasil emplacou 642 ônibus elétricos em 21 cidades no período de 2022 a 2025. É um número muito baixo ainda, considerando o tamanho do país e a urgência climática. A cidade de São Paulo lidera com mais de 80% dos novos elétricos. Os dados passam a ser monitorados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

“Estamos trabalhando para fazer da ABVE o ponto de convergência da eletromobilidade no Brasil, não só atuando nas políticas públicas que interessam ao setor, mas também produzindo informações confiáveis sobre a evolução desse mercado”, disse Ricardo Bastos, presidente da ABVE.

Segundo a gerente da ABVE Data, Emmanuela Jordão, o objetivo é formar séries históricas que permitam acompanhar a evolução do transporte público sustentável em todas as regiões do país: “E não vamos parar por aí: em breve, começaremos a produzir séries históricas específicas de caminhões elétricos, motos elétricas e veículos elétricos levíssimos em geral”.

O Sudeste lidera disparado as estatísticas, concentrando 89% do total (569), com destaque para o município de São Paulo, que, sozinho, emplacou 518 ônibus no período – sem contar os trólebus. A região Sul aparece em segundo lugar, com 8% dos veículos (49), seguida pelo Centro-Oeste, com 2% (12). O Nordeste (8) e o Norte (4) somam juntos os 2% restantes.

Hoje, nove fabricantes atuam no segmento, sendo que 67% deles (6) produzem ônibus elétricos em território nacional, enquanto os demais 33% (3) importam esses veículos. O mercado brasileiro já conta com 25 modelos disponíveis, prontos para atender às demandas específicas dos municípios.

Os números do início de 2025 já são animadores. Em apenas quatro meses, 248 ônibus elétricos foram emplacados, o que já representa 82% do total de 2024 (302). O crescimento do setor é claro e constante. Em 2022, apenas três fabricantes estavam presentes no país, oferecendo seis modelos de ônibus elétricos e com um total tímido de 11 emplacamentos.

Além do crescimento em números, o setor de ônibus elétricos no Brasil também mostra a liderança da produção nacional. Dos 9 fabricantes que emplacaram ônibus elétricos, 6 produzem localmente, o que representa 67% do mercado. São eles: BYD, Marcopolo, Eletra/Caio, Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo.

Segundo a ABVE, "isso indica não apenas um aumento da oferta, mas também um fortalecimento da cadeia produtiva interna". As projeções indicam que em breve a população estará usando mais ônibus elétricos, que, além de não poluírem a atmosfera, rodam silenciosamente e sem vibrações, tornando as viagens mais confortáveis.

Ônibus elétricos por municípios
 
SÃO PAULO,  SP - 518
SÃO BERNARDO DO CAMPO, SP - 19
CASCAVEL, PR - 15
GOIÂNIA, GO - 12
PORTO ALEGRE, RS - 12
CARIACICA, ES - 11
CAXIAS DO SUL, RS - 10
CURITIBA, PR - 8
SALVADOR, BA - 8
RIBEIRÃO PRETO, SP - 4
BERTIOGA, SP - 3
CAMPINAS, SP - 3
RESENDE, RJ - 3
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, PR - 3
SERRA, ES - 3
BARUERI, SP - 2
BELÉM, PA - 2
MANAUS, AM - 2
TABOÃO DA SERRA, SP - 2
LONDRINA, PR - 1
OSASCO, SP - 1

Os ônibuis elétricos são uma ótima solução de descarbionização para as cidades. Como eles rodam cerca de 250 km por dia e tem espaço para grande bateria, podem ser carregados no período de não utilização (a grande maioria à noite) e o próprio uso ajuda na eficiência energética. O anda-e-para do trânsito urbano é ótimo para veículos elétricos, que regeneram e eergia nas frenagens.

Segundo a ABVE, é importante ressaltar que os números apresentados estão relacionados com os emplacamentos registrados em cada município, o que não significa, necessariamente, que eles correspondam ao total de ônibus elétricos em circulação nessas cidades.

PAC Seleções

O segmento de ônibus elétricos tende a ganhar escala nos próximos anos, isso porque o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, por meio da modalidade "Renovação de Frota", está promovendo a modernização do transporte público em diversos municípios brasileiros.

Com um investimento total previsto de R$ 10,6 bilhões, o programa visa a aquisição de 2.529 ônibus elétricos, 2.782 ônibus Euro 6 e 39 veículos sobre trilhos, contribuindo para a eficiência energética e a redução das emissões de CO₂ nas cidades.

A iniciativa contempla 61 municípios e 7 estados, priorizando a melhoria da qualidade de vida urbana e o fortalecimento da indústria nacional. Os recursos serão utilizados para substituir veículos antigos por modelos mais modernos e sustentáveis, alinhando-se às metas de descarbonização e à promoção de uma mobilidade urbana mais eficiente.

Informações: Terra

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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