DF terá ônibus e metrô de graça aos domingos e feriados *** BRT Metropolitano de Belém receberá 265 ônibus incluindo 40 elétricos com ar e Wi-Fi *** Trem bala entre São Paulo e Rio é viável após correções, afirma secretário de Transportes *** Com R$ 12,3 bi, BNDES apoia construção da Linha 6 do metrô de São Paulo *** Governo de Pernambuco anuncia obras de alargamento da Avenida Caxangá e requalificação de estações de BRT *** Rio é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento *** Linha Visite Santos começa a circular com aprovação de turistas *** Prefeitura de São Paulo entrega 100 ônibus elétricos e avança na sustentabilidade do transporte público *** BRT de Goiânia adotará sistema de “metronização”; entenda *** Ônibus elétrico articulado inicia período de testes em Porto Alegre *** Conheça nossa página no Instagram

Em Cuiabá, Ponto de ônibus no Aquário Municipal é Implantado

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) instalou um ponto de ônibus em frente ao Aquário Municipal, localizado no bairro do Porto, em Cuiabá. 

No local, circulará a linha 106 Cidade Verde/Estação Ipiranga que percorre 32 paradas em seu trajeto e a linha 319 Altos da Glória/Praça do Porto, que é uma das mais abrangentes de Cuiabá com 60 paradas.

"Quero agradecer a Secretaria de Mobilidade Urbana pelo empenho em concluir com celeridade este pedido. É uma ampliação do direito de ir e vir e oportunizando a toda população acesso a um dos pontos mais atrativos de Cuiabá que é o Aquário Municipal", declarou Samantha Iris.

A secretaria de Mobilidade Urbana, Regivânia Alves Venâncio, destacou que está empenhada em garantir a boa qualidade no serviço do transporte coletivo. "Estamos trabalhando para que a frota atenda rigorosamente os horários e ofereça qualidade à população".

O Aquário Municipal Justino Malheiros é aberto à população de terça a domingo, no período das 9h às 18h, com entrada gratuita. O espaço abriga mais de 40 espécies de peixes típicos da Amazônica, do Cerrado e do Pantanal mato-grossense.

Informações a Imprensa

READ MORE - Em Cuiabá, Ponto de ônibus no Aquário Municipal é Implantado

Novo modelo de catraca alta começa a circular nos ônibus de Aracaju

O novo modelo de catraca dupla nos ônibus do transporte público de Aracaju e da Região Metropolitana começa a circular nesta terça-feira, 4. A nova catraca está em fase de teste até a implantação no transporte coletivo.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), a instalação da catraca alta segue uma determinação da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Em 2023, o órgão iniciou a instalação em linhas de maior ocorrências de pulos de catraca e assaltos a passageiros.

Ainda conforme o sindicato, a linha 004 (Santa Maria/Mercado) está com a catraca alta em caráter de teste e a previsão é de que o novo modelo seja implementado em toda a frota do transporte público.

Pulos de catraca

Segundo o Setransp, o pulo de catraca gerou um prejuízo financeiro estimado em R$ 1,5 milhão no ano 2024, com mais de 349 mil ocorrências registradas pelas câmeras de segurança em ônibus que circulam na capital e na Região Metropolitana.

O valor perdido seria suficiente para investir na compra de dois ônibus novos, ressaltando o impacto econômico significativo para as empresas do setor. Além disso, a prática é crime e onera o passageiro, influenciando no cálculo tarifário.

Informações: Infonet

READ MORE - Novo modelo de catraca alta começa a circular nos ônibus de Aracaju

Prefeito anuncia 10 novos corredores de ônibus em Goiânia

O prefeito Sandro Mabel (UB) anunciou a criação de 10 novos corredores de ônibus em Goiânia. O anúncio foi feito durante seu discurso na primeira sessão da nova legislatura da Câmara Municipal, onde apresentou um pacote de medidas para modernizar e agilizar o sistema de transporte público na Capital.

As primeiras vias contempladas com os novos corredores serão as Avenidas 136, Jamel Cecílio, Castelo Branco e Mutirão. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que visa otimizar o fluxo do transporte coletivo na cidade.

Como parte das mudanças no sistema viário, o prefeito já havia autorizado a circulação de motocicletas nos corredores exclusivos de ônibus em importantes vias da cidade, incluindo:

T-63
T-7
T-9
Avenida 85
Avenida Universitária/Rua 10
Assis Chateaubriand
O projeto prevê um investimento de R$ 100 milhões em semáforos inteligentes, substituindo a licitação anterior da gestão do ex-prefeito Rogério Cruz.

"A ideia é sincronizar os ônibus com os sinaleiros para que eles cheguem perto e já fique verde automaticamente. Assim, eles ganham velocidade e podem circular igual metrô", explicou Mabel.

A administração municipal também planeja:

Reinstalação de radares de trânsito
Implementação de uma central de controle de tráfego
Uso de inteligência artificial em câmeras de monitoramento
Retorno do Grupo de Ações e Respostas Rápidas (Garra) da GCM
O vereador Lucas Vergílio (MDB) questionou o convênio entre a Guarda Civil Metropolitana e o Ministério Público de Goiás, que permite à GCM aplicar multas de trânsito. "A GCM é fundamental para Goiânia, mas este convênio não a fortalece, mas a sobrecarrega desviando da missão original", argumentou o parlamentar, defendendo a contratação de novos agentes de trânsito para essa função específica.

O conjunto de medidas representa uma significativa transformação no sistema de mobilidade urbana de Goiânia, com foco na priorização do transporte coletivo e na modernização da infraestrutura viária da capital.

Informações: g5 News

READ MORE - Prefeito anuncia 10 novos corredores de ônibus em Goiânia

Governo rompe contrato com consórcio responsável por obras do BRT em Cuiabá

O governo de Mato Grosso anunciou, nesta quarta-feira (5), a rescisão do contrato com o consórcio responsável pelas obras do BRT (Bus Rapid Transit) em Cuiabá e Várzea Grande. O estado disse que a decisão foi motivada pelo não cumprimento do acordo, com um atraso significativo na execução do projeto.

Segundo o governo, o consórcio executou pouco mais de 18% do empreendimento após mais de dois anos e três meses desde a ordem de serviço -o prazo de entrega era até 13 de outubro de 2024. Esse é mais um capítulo de uma novela que se arrasta há 13 anos.

“A nossa Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) notificou o consórcio mais de 50 vezes sobre os descumprimentos. Sentamos à mesa e tentamos todas as alternativas para evitar o rompimento. Porém, ficou muito claro que continuar com o contrato apenas estenderá o problema”, disse o governador Mauro Mendes (União Brasil).

Segundo o governador, serão apresentadas alternativas para garantir a continuidade da obra e o diálogo com o TCE (Tribunal de Contas do Estado) está em andamento.

O Consórcio BRT foi notificado da rescisão e terá cinco dias para apresentar sua defesa. A reportagem não conseguiu contato com a empresa.

A novela envolvendo o projeto começou em maio de 2012, quando houve a abertura dos envelopes das propostas da licitação para a realização da obra -na época, o plano era que fosse feito um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Cuiabá, que deveria ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014.

Em 2020, o estado optou por abandonar o VLT e transformar o sistema em BRT -corredores de ônibus-, como era a proposta inicial antes de ser alterada no governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

Em 2023, o governo de Mato Grosso começou a arrancar 6 km de trilhos que tinham sido instalados.

Foram gastos R$ 1 bilhão, 24 km de aço importado da Polônia e 40 trens comprados.

No mesmo ano, a gestão estadual que, em valores nominais, seriam necessários R$ 760 milhões para terminar o VLT, enquanto o BRT sairia por R$ 480 milhões (sem contar R$ 200 milhões para comprar 54 ônibus articulados).

LINHA DO TEMPO DO VLT DE CUIABÁ
Jun.12 Estado assina contrato com o Consórcio VLT Cuiabá por R$ 1,4 bilhão com prazo de 24 meses para as obras
Mar.14 Concedido aditivo de prazo de 12 meses para conclusão da obra (Abril de 2014)
Jun.14 Data em que o sistema deveria estar operando, conforme o cronograma inicial
Dez.14 Governo determina paralisação das obras, alegando atrasos no cronograma, entre outros problemas. O contrato foi paralisado com 30% das obras físicas feitas e gasto de R$ 1,066 bilhão
Abr.15 Sem entendimento para retomar as obras, ação conjunta do estado e dos ministérios públicos estadual e federal resulta na suspensão judicial do contrato
Jan.16 KPMG apresenta relatório apontando R$ 602,7 milhões como o valor necessário para concluir as obras. O consórcio pedia R$ 1,2 bilhão
Mar.17 Após pedido do governo, KPMG apresenta cálculo atualizado, que indica a necessidade de R$ 889 milhões; após rodadas de negociação, acordo é fechado por R$ 922 milhões
Ago.17 Operação Descarrilho da PF, para investigar suposto pagamento de propina por parte do consórcio; governo estadual decidiu rescindir o contrato unilateralmente com as empresas do VLT
Jun.19 Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a rescisão unilateral do contrato entre o governo e o consórcio. As empresas recorreram da decisão ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), que negou por duas vezes os recursos
Dez.20 O governador Mauro Mendes anuncia a substituição de VLT para BRT
Dez.21 Governador paga quase R$ 600 milhões referente ao empréstimo com a Caixa para o VLT e quita a dívida do estado
Abr.22 Governo homologa o resultado da licitação, no valor de R$ 468 milhões
Dez.22 Empresa do Consórcio Construtor BRT Cuiabá começa a retirada das estruturas que serviriam como suporte para cabos energizados do VLT no município de Várzea Grande
Jun.24 Mato Grosso e Bahia avançam no processo de venda dos vagões do VLT, com o TCE da Bahia autorizando a negociação.

Informações: Jornal de Brasília

READ MORE - Governo rompe contrato com consórcio responsável por obras do BRT em Cuiabá

EPTC Porto Alegre intensifica fiscalização de ar-condicionado nos ônibus

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025


Na manhã desta segunda-feira, 3, a Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizou a Operação Ar-Condicionado nos terminais Borges de Medeiros e Triângulo. Foram vistoriados 62 ônibus - 13 da Carris, 7 da Viva Sul e 42 da Mob. Seis ônibus não tinham o equipamento e dois foram notificados e autuados por estarem com o ar-condicionado inoperante.

No mês de janeiro, foram fiscalizados 809 ônibus, com 25 autuações devido ao sistema fora de operação. A EPTC tem intensificado as operações, com o objetivo de verificar o funcionamento dos equipamentos nos ônibus da Capital. Conforme o decreto 19.836/2017, é obrigatório o acionamento do sistema de ar-condicionado nos veículos a partir de 24ºC.

A fiscalização é realizada nos meses de calor mais intenso, tanto nos terminais quanto nas garagens. A população pode colaborar informando, pelos telefones 118 ou 156, prefixo do veículo, linha, horário e sentido do ônibus que possui o equipamento e ele não está funcionando. 

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

READ MORE - EPTC Porto Alegre intensifica fiscalização de ar-condicionado nos ônibus

Conheça as 10 cidades com transporte público mais lento do mundo; Brasil aparece na lista

Um levantamento mundial realizado pelo aplicativo Moovit avaliou os transportes coletivos em 50 localidades, incluindo no Brasil. Com isso, o resultado da pesquisa apontou as 10 cidades com o transporte público mais lento do mundo. Em suma, duas capitais brasileiras aparecem como destaque negativo do Relatório Global sobre Transporte Público de 2024.

O documento concentra pesquisas realizadas com 76 mil usuários com o intuito de ilustrar tendências de mobilidade urbana. Dessa maneira, o levantamento apresenta uma análise de milhões de viagens planejadas com o Moovit em 2024 por 50 cidades, dez delas no Brasil. 

Capitais brasileiras com transporte público mais lento

Rio de Janeiro e Brasília aparecem na pesquisa com tempos médios de viagem de 58 e 57 minutos, respectivamente. Este resultado deixa as brasileiras um pouco abaixo da Cidade do México, que apresentou o maior tempo, com 67 minutos. Já Recife apresentou o maior tempo médio de espera do País, 20 minutos, o mesmo índice de Roma, na Itália.

Dez cidades brasileiras com o transporte público mais lento

Grafico mostrando as cidades brasileiras com os tempos de transporte público mais longos


No Brasil, a pesquisa analisou as cidades de Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Campinas e Porto Alegre. Fonte: Moovit.

Conforme a pesquisa, dez regiões metropolitanas brasileiras fazem parte do relatório: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. De acordo com a Moovit, a pesquisa ocorreu em novembro de 2024 e todos os dados são anônimos.

Dez cidades com os maiores tempo no transporte público

Gráfico com os tempos das viagens mais longas de transporte público, Fonte: Moovit.
 
Outros resultados
Na pesquisa, usuários do Moovit foram questionados sobre o que faria eles usarem mais o transporte público. Para 36%, a resposta foi a oferta de mais veículos. Outros 23% pedem horários confiáveis e 14% querem passagens mais baratas.

Além disso, a pesquisa aponta que mais de 55% das viagens em Porto Alegre são diretas, o maior índice do país. Já em Fortaleza, mais de 46% dos entrevistados usam duas linhas. Em Curitiba, um quarto das viagens são realizadas em três ou mais linhas. Em relação à forma de pagamento, 71% dos brasileiros opta pelo cartão de transporte. Entretanto, em Curitiba, mais de 15% preferem pagar com cartão de crédito ou débito.

Em contrapartida, mais de 145 dos usuários do transporte público de Recife e Porto Alegre preferem pagar com dinheiro, o maior índice do País. 

Informações: MOOVIT

READ MORE - Conheça as 10 cidades com transporte público mais lento do mundo; Brasil aparece na lista

Em Campinas, Estação Ipaussurama recebe linhas do BRT Campo Grande a partir da próxima sexta, 7

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam o BRT na região do Campo Grande vão ganhar mais uma opção de paradas na avenida John Boyd Dunlop, na altura do Shopping Parque das Bandeiras. A Estação BRT Parque das Bandeiras / Ipaussurama entra em operação nesta sexta-feira, 7 de fevereiro. Trata-se da última estação do BRT Campo Grande a entrar em funcionamento, tornando o corredor 100% operacional.

A gestão da estação passa a ser realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Serão quatro linhas do BRT Campo Grande atendidas: as paradoras BRT20 e BRT25 e as semiexpressas BRT21 e BRT26. Não haverá alterações nos intervalos e programação horária das linhas.

O acesso dos usuários à estação será feito pelas catracas eletrônicas, por meio de Bilhete Único ou QR Code. As catracas PNE (pessoas com necessidades especiais) é exclusiva para pessoas com mobilidade reduzida e idosos.

“O desafio de tornar o Corredor BRT Campo Grande 100% operacional foi cumprido. O total funcionamento do Corredor BRT Ouro Verde é o próximo passo, com a operação dos terminais BRT Vida Nova e Ouro Verde”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Segurança dos pedestres

Para orientar a correta travessia dos pedestres e garantir a segurança na circulação, a Emdec instalou gradis metálicos no entorno da nova estação. Elas direcionam os usuários para a passarela construída sobre a avenida John Boyd Dunlop.

No primeiro dia de funcionamento da Estação BRT Ipaussurama, educadores e agentes da mobilidade urbana da Emdec irão orientar usuários sobre a operação das linhas e reforçar a importância de utilizar a passarela de pedestres para acessar a estação com segurança. No final de dezembro, a Emdec também distribuiu folhetos para orientar sobre o uso da passarela para a travessia completa da avenida JBD.

O material também vai enfatizar o risco da circulação de motociclistas na passarela, que é exclusiva para a circulação de pedestres. A infração é gravíssima, passível de multa de R$ 293,47 multiplicada por três – R$ 880,41.

Operação das linhas 

A linha paradora BRT20 agora atenderá todas as 14 estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande, passando pelo Satélite Íris e chegando até os terminais Mercado e Central, além do Corredor Central / Rótula. Ela circula todos os dias, com intervalos de 7 a 8 minutos e frota de 16 e 14 veículos nos picos, em dias úteis.

Também paradora, a BRT25 parte do Satélite Íris, atende agora às 11 estações a partir deste ponto; e chega até os terminais Mercado e Central, além do Corredor Central (Rótula). Circula todos os dias, com intervalos de nove minutos e nove ônibus nos horários de maior demanda, em dias úteis.

Os usuários que desejam seguir diretamente para o Centro contam com as linhas semiexpressas BRT21 e BRT26, com menos paradas e deslocamento ainda mais rápido. Elas circulam de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (4h45 às 9h; 15h30 às 19h30).

A BRT21 parte do Terminal Campo Grande, passa pelo Terminal Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo agora a seis estações entre eles (Rossin, Bandeiras/Ipaussurama, PUC/Roseira, Londres, Aurélia e Rodoviária). São seis ônibus na frota diurna, com intervalos de 12 minutos; e oito na noturna, com intervalos de nove minutos. A BRT26 parte do Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo agora a cinco estações no percurso (Bandeiras/Ipaussurama, PUC/Roseira, Londres, Aurélia e Rodoviária). São três veículos na frota e intervalos de 20 minutos.

Características da estação

A estação BRT Parque das Bandeiras / Ipaussurama fica no canteiro central da avenida John Boyd Dunlop, entre as estações Roseira/PUCC e Bandeirantes. A construção da estação e do pavimento de concreto no entorno foi viabilizada por meio de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC), firmado entre o Shopping Parque das Bandeiras e a Prefeitura de Campinas.

Ela segue o padrão das estações BRT, conta com estrutura metálica, pisos em granito e acessibilidade. E integra o Lote 2 / Trecho 2 do Corredor BRT Campo Grande. O espaço recebeu nova comunicação visual nos painéis de informações e faixas informativas foram fixadas para orientar usuários sobre as travessias seguras.

Informações: Prefeitura de Campinas

READ MORE - Em Campinas, Estação Ipaussurama recebe linhas do BRT Campo Grande a partir da próxima sexta, 7

Linha Turismo de Curitiba bateu recorde de passageiros em 2024

A Linha Turismo bateu recorde de passageiros em 2024, com um total de 799.568 usuários. O volume superou o número de 2023, que já havia sido inédito, de 794.6786 passageiros. 

O movimento vem embalado pelo aumento de turistas que vêm à capital em busca dos atrativos da cidade, do Natal de Curitiba, de shows e eventos. Desde 2019, o número de passageiros cresceu 43% na Linha Turismo. Naquele ano, o número de usuários tinha sido de 557.456.

“A Linha Turismo é um dos grande atrativos da cidade, porque permite ao visitante conhecer os principais atrativos da capital em cerca de três horas de viagem. E o turista pode desembarcar e voltar a embarcar na linha”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs).

Mesmo com as chuvas de janeiro, o movimento continuou forte neste início de ano. Balanço dos primeiros quinze dias do mês mostra que foram 15.743 usuários.

Como funciona
Com a Linha Turismo é possível conhecer os principais parques, praças e atrações da cidade. A linha passa por 26 pontos turísticos, como Jardim Botânico, Ópera de Arame e Museu Oscar Niemeyer. Durante o percurso, é possível vivenciar a cultura, a arquitetura e a história de Curitiba. 

A capital paranaense é um destino prestigiado de turismo e foi eleita, pela editora de guias de viagem Lonely Planet, uma das 10 melhores cidades do mundo para visitar em 2025. A capital paranaense é a única cidade brasileira a figurar na lista.

Com tarifa de R$ 50, os passageiros da Linha Turismo têm embarques ilimitados em todos os atrativos do percurso, pelo período de 24 horas. Essa flexibilidade permite que eles desembarquem e desfrutem do local que escolherem, podendo reembarcar no próximo ônibus disponível, a cada 30 minutos.

Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo de Curitiba completou 30 anos no ano passado. A linha percorre aproximadamente 48 km em cerca de três horas. O roteiro começa na Rua 24 Horas, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. 

Confira AQUI os horários e os locais de embarque.

Informações: Prefeitura de Curitiba

READ MORE - Linha Turismo de Curitiba bateu recorde de passageiros em 2024

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960