Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

BRT Ouro Verde em Campinmas terá duas novas linhas e Terminal Campos Elíseos será ativado

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

A população do Ouro Verde passa a contar com mais duas linhas do BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) e poderá utilizar o novo Terminal BRT Campos Elíseos, a partir do dia 26 de janeiro. O prefeito Dário Saadi anunciou, nesta terça-feira (16/01), mais uma etapa da operação do Corredor BRT Ouro Verde, coordenada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Transportes (Setransp). 

As novas linhas BRT11 (Terminal Vida Nova / Corredor Central) e BRT12 (Terminal Campos Elíseos / Corredor Central) se juntam à BR10 (BRT Ouro Verde) na circulação pelo Corredor Ouro Verde. E o Terminal BRT Campos Elíseos, localizado na rua Bragança Paulista, entra em operação.  

“Assim como ocorreu no Campo Grande, optamos por essa fase de transição para que ocorra a migração natural das linhas convencionais para as alimentadoras. Estamos apostando no ganho de tempo para atrair os usuários para o sistema BRT. Dez minutos para quem pega ônibus todos os dias é uma grande diferença”, observou o prefeito Dário Saadi.  

“Estamos conseguindo ampliar a operação do BRT, começamos pelo Campo Grande e esse é mais um passo vencido, em benefício dos usuários do Ouro Verde. Mais opções de linhas BRT e menos tempo de espera pelos ônibus em um sistema de transporte mais eficiente, mais ágil, com mais conforto e qualidade aos usuários”, destacou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “Destaco aqui o empenho das equipes da Emdec, fizemos uma série de adequações para viabilizar a operação no Terminal Campos Elíseos”, completou.  

Além das três linhas BRT, o Terminal Campos Elíseos receberá sete novas linhas alimentadoras – 144 (Jardim Capivari), 155 e 156 (Terminal Vila União), 165 (Jardim Pauliceia), 166 e 167 (Terminal Vila União) e 406 (Jardim Maria Rosa), que também operam a partir de 26 de janeiro; além das convencionais 140 (Terminal Vila União) e 142 (Jardim Santa Terezinha). Elas promovem a integração dos bairros do Ouro Verde às linhas BRT; e terão um veículo na frota.  

A nova operação proporciona opção de deslocamento pelo Corredor Amoreiras (BRT11) e pelo Corredor Perimetral (BRT12); com ganho de tempo de 10 minutos na opção pelas linhas BRT e de cinco minutos por meio das alimentadoras.  

O Terminal Campos Elíseos com 13 mil metros quadrados e integra o trecho 1 do Corredor Ouro Verde. Conta com acessibilidade (piso tátil, rampas e sanitários acessíveis), iluminação em LED, bancos de concreto, catracas eletrônicas e posto de atendimento da Transurc.  

Realizado na Sala Azul do Paço Municipal, o anúncio também contou com a presença do secretário de Transportes, Fernando de Caires; dos representantes da Câmara Municipal vereadores Luiz Rossini, Rodrigo Luis de Barros Almeida (Rodrigo FarmaDIC) e Edevaldo de Melo (Edvaldo Cabelo). 

Também participaram do evento o diretor de Planejamento da Transurc, Alex Vilaça; o diretor de Comunicação e Marketing da Transurc, Paulo Barddal; os gerentes do Grupo VB Transportes, Audraliano Vasconcelos (VB1) e João Germano de Oliveira (VB3) e o representante do Grupo Belarmino, Fábio Figueiredo; além dos diretores da Emdec Luiz Carlos Sardinha (Operações), Wilson Folgozi de Brito (Planejamento) e Marta Pires Barbosa (Administrativo e Financeiro); e da chefe de Gabinete, Giselle Normanha. 

Conheça as novas linhas 

A linha BRT11 terá seis veículos na frota e intervalos de 20 minutos, com circulação em dias úteis, sábados, domingos e feriados. Terá partida do Terminal Vida Nova e acessa o Centro pelo Corredor Amoreiras. Atenderá cinco terminais (Vida Nova, Santa Lúcia, Campos Elíseos, Central e Mercado) e sete estações BRT (Marajó, Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge), além do Corredor Central (Rótula – paradas nas avenidas Irmã Serafina / Allan Kardec, Anchieta / Prefeitura e CPFL, Dona Libânia e Orosimbo Maia).  

A linha BRT12 terá seis veículos na frota e intervalos de 10 minutos, com circulação em dias úteis, sábados, domingos e feriados. Terá partida do Terminal Campos Elíseos e seguirá pelo Corredor Perimetral. Serão atendidos três terminais (Campos Elíseos, Mercado e Central) e oito estações (Pompeia, Cidade Jardim, Jardim Miranda, Aurocan, Vila Teixeira, Alberto Sarmento, Bonfim e Rodoviária), além do Corredor Central.  

Para viabilizar a nova operação, as linhas 140 (Terminal Vila União), 141 (Jardim Capivari), 142 (Jardim Santa Terezinha), 162 (Jardim Pauliceia) e 163 (Jardim Campos Elíseos) deixam de circular pelo corredor exclusivo e passam a atender aos pontos à direita. Os usuários serão orientados a experimentar e migrar para o BRT para um deslocamento mais rápido. A linha 130 (Terminal Vida Nova) deixa de operar e a 131 (Terminal Vida Nova) ganha mais três veículos na frota, totalizando 13.  

Campanha Experimenta o BRT 

Para orientar a população sobre as mudanças, a Emdec segue com a Campanha “Experimenta o BRT”. Uma série de reuniões abertas será realizada entre os dias 16 e 19 de janeiro.  

O primeiro encontro será on-line, nesta terça (16/01), a partir das 18h, com transmissão pelo canal da Emdec no Youtube (youtube.com/emdecoficial). Já as reuniões presenciais ocorrem sempre às 19h, na quarta (17/01), na Escola Estadual “Professor Doutor Norberto de Souza Pinto”, no Jardim Novo Campos Elíseos; na quinta (18/01), no Parque Ecológico Luciano do Valle, na Vila União.   

Entre os dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro, equipes da Emdec também realizam abordagens educativas nos horários de pico em dias úteis e aos sábados, pela manhã, nos terminais Vida Nova, Campos Elíseos e nas principais estações.  

A campanha inclui ainda ações de comunicação: distribuição de folhetos e faixas informativas, cartazes em ônibus e identidade visual nas estações e terminais BRT. Na última terça-feira (15/01), a operação também foi apresentada a representantes do Legislativo, na sede da Emdec.  

Histórico 

Segunda linha com características BRT a entrar em operação, a BRT Ouro Verde foi lançada no dia 31 de março de 2023. Em maio, passou a realizar paradas também no contrafluxo. E em dezembro, passou a atender ao Terminal Mercado e ao Corredor Central. 

A linha BRT Campo Grande (BRT20) foi a primeira com características BRT a entrar em operação, em novembro de 2022. Em outubro de 2023, foram criadas três novas linhas – as semiexpressas BRT21 e BRT26 e a paradora BRT25; e a BRT20 passou a atender todas as estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central / Rótula. 

Campinas 250 anos 

A nova operação do BRT Ouro Verde integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024, a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida à população. Para mais informações, acesse portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos.

Acesse AQUI a apresentação sobre a nova operação do BRT Ouro Verde. 

Informações: EMDEC

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960