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Em SP, Ônibus natalinos sairão das 18h às 20h em direção à Árvore de Natal do Ibirapuera gratuitamente

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024


🚍🎄 O momento mais aguardado do ano chegou: os passeios de ônibus iluminados! ✨

🎅 Os coletivos enfeitados sairão das 18h às 20h em direção à Árvore de Natal do Ibirapuera GRATUITAMENTE. As partidas acontecem em três pontos:

📍 Rua Alvinópolis (Metrô Vila Matilde)

📍 Shopping Interlagos: próximo à entrada do estacionamento, na Avenida Interlagos

📍 Metrô Parada Inglesa: Avenida Luiz Dumont Villares, 1716

❤ Programe-se e venha viver o espírito natalino com a gente!

📲 Confira mais detalhes: https://www.sptrans.com.br/.../sptrans-organiza-passeio.../

[#DescriçãoDaImagem: Banner mostrando um ônibus em ambiente urbano, o ônibus está com luzes de natal por todas suas extremidades. No letreiro há uma mensagem de "Boas Festas". Centralizado abaixo do ônibus. há o título "Passeio com Ônibus Iluminados" e mais informações abaixo: "Destino: Parque Ibirapuera", "Dias 30 de novembro, 1, 7, 8, 14, 15, 21 e 22 de dezembro", "Saída das 18 às 20", "Zona Leste: Rua Alvinópolis(Metrô Vila Matilde)", "Zona Sul: Shopping Interlagos", "Zona Norte: Metrô Parada Inglesa".]



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Baixada Santista terá renovação com 100 novos ônibus nas linhas da EMTU

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024


A BR Mobilidade Baixada Santista, do Grupo Comporte, é responsável pela operação dos ônibus, corredores de ônibus e o Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista, através da PPP (Parceria Público Privada) do Sistema Integrado Metropolitano do Governo do Estado de São Paulo.

Recentemente, o consórcio adquiriu mais 100 novos ônibus Caio, modelo Apache Vip V, para renovar sua frota nas linhas metropolitanas intermunicipais (EMTU) da Baixada Santista, no litoral paulista.

Sobre os Apache Vip
Os modelos adquiridos possuem duas portas à direita da carroceria, uma central e outra dianteira para embarque.

Foram encarroçados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721/59, com 12.700 mm de comprimento e tecnologia Euro VI, adotada no país para a redução na emissão de poluentes.

O salão interno é amplo, com capacidade total para 84 passageiros: 42 sentados, 41 em pé e um motorista. Para garantir conforto, o ambiente conta com ar-condicionado, poltronas injetadas estofadas, encostos de cabeça e apoios de braço, proporcionando uma viagem mais agradável.
Todos os Apache Vip são 100% acessíveis, com assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, elevador semiautomático na porta central e box para cadeirante.

Modernos, os veículos são equipados com itens de tecnologia embarcada, como alarme de ré com atenuador noturno, itinerário eletrônico frontal, catraca eletromecânica, iluminação em led no corredor e acima dos degraus na caixa de porta, além de pontos para instalação de validadores, microcâmeras e sistema Wi-Fi.

Informações: Caio

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VLT de Sobral inicia cadastro de passageiros e emite Cartão Múltiplo personalizado

A partir de dezembro de 2024, quem utiliza o VLT de Sobral pode se cadastrar para receber, gratuitamente, o Cartão Múltiplo personalizado. Para os passageiros, essa medida garante mais segurança na proteção do saldo em caso de perda ou roubo. Para o Metrofor, o cadastro melhora a administração dos cartões em circulação.

O cartão personalizado – com o nome impresso do proprietário – é destinado a quem paga tarifa inteira, seja usuário diário ou esporádico. A medida não é obrigatória, mas é recomendada pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos. Pessoas com direito à gratuidade ou estudantes não precisam se cadastrar.

Como se cadastrar:
Online: Acesse metrofor.ce.gov.br, clique em “Cadastro do Múltiplo” e siga as instruções. É necessário fornecer RG, CPF, nome completo, data de nascimento, endereço completo e e-mail. O Cartão Múltiplo personalizado estará disponível para retirada em até 10 dias úteis, na estação indicada durante o cadastro.

Presencialmente: Dirija-se à Estação Boulevard do Arco, Campo dos Velhos ou José Euclides, no horário de 8h às 21h, com RG e CPF. O Cartão Múltiplo personalizado estará disponível para retirada em até 10 dias úteis, na mesma estação de cadastro.

Saiba mais:
O cadastro de passageiros também está acontecendo em Fortaleza, direcionado para os passageiros que utilizam a Linha Sul. Clique para saber mais.

Informações:  Metrofor

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SPTrans ativará linha de ônibus elétricos para o São Paulo E-Prix de Fórmula E

A SPTrans informa que no sábado (7), das 5h às 19h, a linha 179A/10 Metrô Tietê – Pq. Anhembi será ativada para transportar, na ida e na volta, o público que participará do evento "São Paulo E- Prix 2024 – Fórmula E". Todos os ônibus da linha serão elétricos, seguindo as diretrizes de sustentabilidade e energia limpa promovidas pelo campeonato automobilístico.

A linha opera somente no dia do evento e será cobrada a tarifa vigente, de R$ 4,40, que pode ser paga com o Bilhete Único e em dinheiro. O serviço irá atender aos pontos de parada oficiais para desembarque.

O embarque no sentido bairro será na Av. Cruzeiro do Sul, 1.777, e no sentido centro, na Av. Olavo Fontoura. (Portão 02, próximo à Churrascaria Anhembi no ponto de passagem atual).

A equipe de campo da SPTrans acompanhará toda a operação para organizar o atendimento e auxiliar os passageiros.

Confira o itinerário da linha:
 
179A/10 Metrô Tietê – Anhembi
Embarque sentido Anhembi: Av. Cruzeiro do Sul, 1.777
Embarque sentido Tietê: Av. Olavo Fontoura
Sentido único: Av. Cruzeiro do Sul, Rua Mal. Odylio Denys, Rua Força Pública, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Av. Olavo Fontoura, Retorno próximo ao portão 01 do Anhembi, desembarque no portão 02 (próximo à Churrascaria Anhembi), Av. Olavo Fontoura, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Idelfonso, Av. Cruzeiro do Sul

Atende+

A SPTrans também disponibilizará seis vans do Serviço Atende+ para o evento, possibilitando a locomoção gratuita de pessoas com mobilidade reduzida, no percurso Metrô Portuguesa Tietê (Rua Marechal Odylio Denys, esquina com a Av. Cruzeiro do Sul, junto à rampa de acesso do Metrô) – Anhembi, no período das 7h às 19h.

Informações: SPTrans

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Em SP, Airport Bus Service ganha novo ônibus da Caio

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

A fabricante de veículos Caio, divulgou imagens do novo ônibus destinado ao Airport Bus Service da EMTU em São Paulo.

O novo veículo do modelo F2400 é um ônibus menor, com porta lateral de embarque, apresentado já nas cores caracteristicas do transporte especial entre o Aeroporto de Guarulhos e destinos na cidade de São Paulo.

Seu interior conta com bancos estofados reclináveis, cinto de segurança, ar condicionado, banheiro e lixeira, mas também bagageiro superior e vem adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, como embarque lateral para cadeirantes e elevador.

As tarifas atualmente praticada e destinos do transporte especial são:

– Aeroporto de Guarulhos a Aeroporto de Congonhas a partir de R$ 46,50
– Aeroporto de Guarulhos a Rodoviária do Tietê a partir de R$ 42,50
– Aeroporto de Guarulhos a Rodoviária da Barra Funda a partir de R$ 42,50
– Aeroporto de Guarulhos até a Avenida Paulista a partir de R$ 46,50

Informações: Diário nos Trilhos

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Projeto de trem entre Porto Alegre e Gramado é concluído

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

O projeto de um trem de passageiros que conectará Porto Alegre a Gramado teve seu Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) concluído, conforme divulgado pelo jornal Zero Hora.

O Governo do Rio Grande do Sul apresentou novos detalhes da iniciativa, que será conduzida pelo setor privado. A ferrovia terá 84 quilômetros de extensão e contará com um trem expresso, com capacidade para cerca de 250 passageiros, capaz de realizar o trajeto em aproximadamente uma hora.

Alternativa à BR116
Segundo comunicado da administração estadual, “o trem seria uma alternativa para atender à alta demanda turística da região e mitigar os congestionamentos frequentes na BR-116, que dá acesso à Serra, além de aliviar o tráfego nos centros de Gramado e Canela. A previsão é de que o fluxo anual alcance 1 milhão de passageiros por trecho.”

As empresas responsáveis pelo projeto – RG2E Engenharia Consultiva, STE Engenharia, BF Capital e SulTrens – apresentaram, em reunião com representantes do estado, os próximos passos legais e estruturais necessários para a implementação da ferrovia.

Partindo do Aeroporto
O trem terá como ponto de partida uma área próxima ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, facilitando o acesso de turistas vindos de outras regiões do Brasil e do exterior.

“Estamos falando de uma área com demanda turística em constante crescimento, com novas atrações que valorizam a região. Em países desenvolvidos, o transporte ferroviário é uma realidade. Esse projeto não apenas aumentará o fluxo de turistas, mas também atrairá novos investidores para o Estado,” afirmou Ernani Polo, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O trem poderá atingir velocidades de até 130 km/h e está previsto para entrar em operação dentro de uma década, tornando-se um dos mais rápidos do Brasil, ao lado do futuro trem entre São Paulo e Campinas.

Informações: Zero Hora

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Começa videomonitoramento de faixa exclusiva de trecho do Corredor BRT Ouro Verde

A partir desta segunda-feira, dia 2 de dezembro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) adota o videomonitoramento como mais uma forma de fiscalização do uso indevido da faixa exclusiva de trecho do Corredor BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde. Esse é o primeiro trecho de Corredor BRT que tem videomonitoramento.

A câmera, com raio de visão de 360 graus, está posicionada no conjunto semafórico do cruzamento da avenida das Amoreiras com as vias Laranjal Paulista, no sentido Centro – bairro; e Dom Joaquim Mamede da Silva Leite, no sentido bairro – Centro. O local, que fica na região do Jardim do Lago, está em frente à base do Corpo de Bombeiros (Cobom); e próximo à Estação BRT Anhanguera.

Essa é mais uma medida, adotada pela Emdec, para coibir que outros veículos utilizem o espaço, que é exclusivo para os ônibus. A fiscalização também já ocorre por agentes da Mobilidade Urbana em campo.

Como será

A operação da câmera é feita pelos operadores da Central de Monitoramento de Operações da Emdec. A câmera flagra a infração e registra um “print”, uma impressão da imagem. Dessa forma, é elaborado o auto de infração.

A fiscalização da circulação nas faixas exclusivas também é feita pelos agentes da mobilidade urbana. A proibição é devidamente regulamentada pelas placas de sinalização.

De acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar indevidamente nas faixas exclusivas de ônibus é infração de trânsito gravíssima, que gera sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A multa é no valor de R$ 293,47.

Em 2024, entre janeiro e outubro, a Emdec registrou 5,3 mil autuações pelo uso indevido das faixas exclusivas de ônibus.

Videomonitoramento

A fiscalização de trânsito com o auxílio de câmeras, o chamado videomonitoramento, teve início, em Campinas, em meados de 2017. Ela foi precedida por um período de noventa dias de operação piloto e intensa divulgação.

A fiscalização remota está embasada nas Resoluções nº 471, de 18 de dezembro de 2013, e nº 532, de 17 de junho de 2015. Ambas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran); em consonância com o Artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Nos locais em que ocorre o videomonitoramento há placa indicando a presença da câmera. As placas de alerta para os motoristas contêm a inscrição: “Fiscalização de trânsito por câmeras de monitoramento”.

Atualmente, a Emdec utiliza em torno de 10 câmeras para o videomonitoramento, na região central do município. As fiscalizações mais comuns são por conversão proibida; parada sobre a faixa de pedestres e de retenção; estacionamento irregular; e transposição indevida de faixa.

Neste ano, entre janeiro e outubro, foram registradas 4,3 mil autuações pelo videomonitoramento.

Informações: Prefeitura de Campinas

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Saiba como funcionam os ônibus gratuitos integrados da Trensurb em Porto Alegre

Para garantir a mobilidade dos usuários do metrô, a Trensurb disponibiliza linhas de ônibus integradas, conectando a Estação Aeroporto ao Centro de  Porto Alegre e às estações São Pedro e Rodoviária. Os passageiros que se dirigem ao Centro embarcam em uma linha direta até o terminal na Avenida Júlio de Castilhos. Já quem segue para São Pedro ou Rodoviária utiliza uma linha circular específica.
Foto: Imagem Ilustrativa / Beatriz Schleiniger / Trensurb / Porto Alegre 24 horas

O terminal da Estação Farrapos é o ponto de desembarque para passageiros vindos do Centro e das estações Rodoviária e São Pedro. As linhas operam em horários diferenciados: a conexão Aeroporto-Centro funciona das 5h20 à 00h10, enquanto a linha circular São Pedro-Rodoviária está disponível das 5h30 às 22h45. Importante destacar que os ônibus são gratuitos, com o custo limitado à passagem do metrô.

Os itinerários incluem uma linha direta Aeroporto-Centro e outra Centro-Farrapos, ambas sem paradas intermediárias. A linha circular conecta as estações São Pedro e Rodoviária aos terminais Aeroporto e Farrapos, atendendo as necessidades dos passageiros de forma ágil e eficiente.

Este sistema de integração permanece ativo até que as estações desativadas da Trensurb sejam reabertas, assegurando a continuidade do transporte público em Porto Alegre.

Informações: Terra

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