O projeto de um trem de passageiros que conectará Porto Alegre a Gramado teve seu Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) concluído, conforme divulgado pelo jornal Zero Hora.
O Governo do Rio Grande do Sul apresentou novos detalhes da iniciativa, que será conduzida pelo setor privado. A ferrovia terá 84 quilômetros de extensão e contará com um trem expresso, com capacidade para cerca de 250 passageiros, capaz de realizar o trajeto em aproximadamente uma hora.
Alternativa à BR116
Segundo comunicado da administração estadual, “o trem seria uma alternativa para atender à alta demanda turística da região e mitigar os congestionamentos frequentes na BR-116, que dá acesso à Serra, além de aliviar o tráfego nos centros de Gramado e Canela. A previsão é de que o fluxo anual alcance 1 milhão de passageiros por trecho.”
As empresas responsáveis pelo projeto – RG2E Engenharia Consultiva, STE Engenharia, BF Capital e SulTrens – apresentaram, em reunião com representantes do estado, os próximos passos legais e estruturais necessários para a implementação da ferrovia.
Partindo do Aeroporto
O trem terá como ponto de partida uma área próxima ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, facilitando o acesso de turistas vindos de outras regiões do Brasil e do exterior.
“Estamos falando de uma área com demanda turística em constante crescimento, com novas atrações que valorizam a região. Em países desenvolvidos, o transporte ferroviário é uma realidade. Esse projeto não apenas aumentará o fluxo de turistas, mas também atrairá novos investidores para o Estado,” afirmou Ernani Polo, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
O trem poderá atingir velocidades de até 130 km/h e está previsto para entrar em operação dentro de uma década, tornando-se um dos mais rápidos do Brasil, ao lado do futuro trem entre São Paulo e Campinas.
Informações: Zero Hora
0 comentários:
Postar um comentário