Um novo modelo de ônibus 100% elétrico entrou em operação nesta segunda-feira (30) em Porto Alegre. Com 12 metros de comprimento, 32 assentos e capacidade para até 70 passageiros, o veículo se soma aos 17 que compõem a frota da linha 520.3 — Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora.
Em modalidade de teste, o ônibus será responsável por 20 viagens, sendo 10 por sentido, oferecidas em tabela extra, com previsão de percorrer cerca de 220 quilômetros por dia. Produzido pela fabricante chinesa Ankai, o coletivo circulou vazio na quinta e na sexta-feira (27) para fazer um teste do trajeto.
Com a implantação, Porto Alegre passa a contar com 13 ônibus elétricos na frota, sendo que 12 já estão em circulação desde 19 de agosto nas linhas E178 Praia de Belas, E703 Vila Farrapos e E378 Integradora Centro. Estas rotas são do programa-piloto de eletrificação da frota do transporte coletivo e são operadas com os modelos Caio Eletra eMillenium e Marcopolo Attivi Integral.
Já o ônibus elétrico da Ankai faz parte do chamamento público para fabricantes interessados em apresentar as suas tecnologias. Os testes são sempre na linha 520.3 para que haja uma base de comparação.
— Ela foi escolhida pela sua extensão e pela particularidade de andar em corredor. Tem aclive, declive, muitas paradas em calçadas. Ela tem uma boa similaridade com os modelos de linhas da nossa cidade, o que nos ajuda a verificar se vai se adaptar — explica o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
Conforme o secretário, a testagem serve para avaliar o desempenho e permite que o modelo seja considerado para um futuro contrato com o município. Os dois tipos de veículos adotados atualmente na Capital também participaram do projeto, que segue aberto.
Com estrutura monobloco em aço com manganês, o modelo Ankai OE-12 | Urbano é cerca de 2 toneladas mais leve e resistente do que os demais. O piso baixo, tipo low entry, com três portas, promete melhor conforto e acessibilidade aos passageiros.
A autonomia é de até 280 quilômetros rodados com ar-condicionado ligado. As baterias têm capacidade e tempo de recarga de duas horas e estão instaladas em locais isolados do compartimento de passageiros, como nas laterais ou no teto.
Redução de poluentes e custos
Os primeiros 30 dias de operação das linhas 100% elétricas de ônibus de Porto Alegre evitaram a emissão de 79,3 toneladas de gases poluentes resultantes da queima de 29.606 litros de diesel. Os dados da prefeitura se referem às rotas E178 Praia de Belas, E378 Integradora e E703 Vila Farrapos, no período de 19 de agosto a 19 de setembro, com os 12 ônibus do projeto de eletrificação da frota do transporte coletivo. A medida também gerou uma redução de gastos de R$ 51.855.
Conforme Castro Júnior, o combustível representa 25% do custo geral. Na comparação entre o diesel e a energia elétrica, ele estima uma economia de 60%.
— O custo do quilômetro rodado a diesel é de R$ 1,25, enquanto que o do elétrico é de R$ 0,46 a R$ 0,50 por quilômetros rodado — analisa.
O secretário ainda projeta que futuramente as reduções de gastos podem beneficiar os usuários, com reflexos na tarifa de ônibus.
— Eu acredito que, se toda a frota de Porto Alegre fosse elétrica hoje, a gente poderia ter uma economia de R$ 0,30 a R$ 0,40 na passagem como está hoje, direto. Além disso, a gente também espera uma redução no custo da manutenção, que pode ser 50% menor ao longo do tempo — calcula.
O preparo dos motoristas também é algo que precisa ser considerado nessa transição. Castro Júnior explica que a forma de dirigir precisa ser diferente do veículo a diesel para que haja uma economia adequada. Isso inclui movimentos como retirar o pé do acelerador próximo a um semáforo e deixar o ônibus se mover pela inércia.
— Aquela pisada lá no fundo do acelerador não é necessária e nem pode, porque é um consumo de energia desnecessário — ressalta.
Nos próximos meses, a prefeitura projeta testar um ônibus articulado elétrico e faz tratativas com a fabricante BYD, que tem crescido no mercado de carros elétricos. A Capital também foi contemplada no novo PAC, permitindo a aquisição de mais de cem ônibus elétricos. O projeto de lei está em fase de finalização e será encaminhado à Câmara de Vereadores.
Foram 39 viagens diárias, com quatro ônibus modelo Caio Eletra eMillenium, em trajeto circular entre os terminais Mercado e Borges de Medeiros (Centro Histórico) e Princesa Isabel (Azenha), passando pelos bairros Menino Deus, Praia de Belas e pelo Gasômetro
Trajeto de 178,6 quilômetros por veículo em um itinerário de 9,24 quilômetros no sentido bairro-centro e 8,57 quilômetros no sentido centro-bairro.
Foram percorridos 19.645 quilômetros com uma carga total de 22.627 kWh e um consumo médio de 1,38 kWh por quilômetro rodado.
Informações: Zero Hora