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Governo de Goiás vistoria novos ônibus que irão compor a frota da capital e Região Metropolitana

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

O secretário-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, realizou na tarde desta terça-feira (24/09), a vistoria de novos ônibus que irão compor a frota da capital e Região Metropolitana. Os veículos foram inspecionados na sede da HP Transportes e da Cooperativa de Transporte do Estado de Goiás (Cootego). O titular da Secretaria-Geral de Governo (SGG) também visitou as obras de revitalização do Terminal Novo Mundo, previsto para ser entregue ainda em 2024, e o novo Centro Comercial Popular, que é um anexo ao terminal.

Com o Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC), já foram adquiridos 79 veículos que, em breve, iniciarão operações. Até 20 de outubro, estão previstos outros 53 ônibus, que totalizarão 132 novos veículos. Contando com outros 68 ônibus que já estão em operação no Sistema BRT Norte Sul e Leste Oeste, será entregue o total de 200 novos ônibus nesta primeira etapa de renovação da frota.

“Vistoriei a obra do terminal que está sendo 100% reformado e deve ser entregue em aproximadamente dois meses para a população. Aqui teremos um espaço para os permissionários que estão locando esse espaço para que o seu comércio funcione de forma estruturada e com conforto. Estamos evoluindo a cada dia, entregando novos veículos, novas plataformas e estações reformadas, e reformulando todo o transporte coletivo da Região Metropolitana, para oferecer mais conforto e dignidade ao cidadão, colocando esse modelo de transporte como um dos melhores do mundo”, destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Nova RMTC
O projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que contempla a Nova Anhanguera, conta com investimentos de R$ 1,6 bilhão, aplicados pelo estado, prefeituras e concessionárias que operam o serviço. A iniciativa consiste na realização de diversas obras de infraestrutura voltadas ao transporte público coletivo, como a execução de obras para revitalização dos seis terminais e 19 estações do Eixo Anhanguera, além da construção e reforma de plataformas de parada, instalação de câmeras de monitoramento e renovação da frota com aquisição de ônibus elétricos e a diesel até o final de 2025.

Informações: Governo de Goiás

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Trensurb retoma a circulação dos trens em Porto Alegre, chegando até a Estação Farrapos

A Trensurb divulgou em seu Instagram que o dia 20 de setembro, data tão simbólica para os gaúchos, terá ainda mais essa boa notícia para ser festejada! Depois de quatro meses inoperante, a partir de amanhã o Trensurb retoma a circulação dos trens em Porto Alegre, chegando até a Estação Farrapos.

A circulação de trens será das 5h às 23h, todos os dias, entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos, com intervalos de 15min entre as viagens, em dias úteis e sábados, e de 20min aos domingos e feriados.

Acompanhe os horários:

🕑 Horários e intervalos dos trens em dias úteis e sábados

Partidas da Estação Farrapos:

5h - 21h: 15min

21h - 22h20: 20min

22h20 - 23h05: 23min

Partidas da Estação Novo Hamburgo:

5h - 19h31: 15min

19h31 - 22h21: 20min

22h21 - 23h05: 22min

🕑 Horários e intervalos dos trens aos domingos e feriados:
 
Partidas da Estação Farrapos:

5h - 22h20: 20min

22h20 - 23h05: 23min

Partidas da Estação Novo Hamburgo:

5h - 22h21: 20min

22h21 - 23h05: 22min

🚍 Operação Emergencial - Ônibus

Entre as estações Farrapos e Mercado (Terminal Júlio de Castilhos), haverá o serviço de ônibus fretados pela Trensurb, sem cobrança de passagem nos ônibus.

➡ Partidas Terminal Júlio de Castilhos/Centro de POA: Viagens com destino à Estação Farrapos, com paradas apenas para embarque na Estação São Pedro, das 5h30 às 22h45. O embarque e desembarque próximo à Estação Mercado é realizado no terminal Júlio de Castilhos, em parada devidamente identificada.

➡ Partidas do Terminal Farrapos: Viagens com destino ao Terminal Júlio de Castilhos/Centro de POA, com paradas apenas para desembarque na Estação São Pedro, das 5h20 às 00h10. O embarque e desembarque na Estação Farrapos é feito no terminal de integração da estação.

Informações: Trensurb Instagram

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VW e-Volksbus é aprovado em São Paulo e inicia testes em Curitiba

A Volkswagen Caminhões e Ônibus dá mais um passo para o início da comercialização do e-Volksbus. Ou seja, o seu primeiro ônibus elétrico. O veículo finalizou sua fase de testes com a SPTrans em São Paulo. Agora, a próxima etapa é dar início aos testes pela URBS, em Curitiba (PR). Assim, a VW dará sequência ao processo de homologação.

Seja como for, essas homologações são essenciais para garantir a segurança, bem como o desempenho e a manutenção do chassi elétrico. Dessa forma, assegurando que ônibus elétrico atenda a todos os requisitos antes de ser lançado ao mercado.

“Durante o processo, o e-Volksbus é submetido a um ciclo intenso de testes. Ou seja, roda no mínimo 10 horas diárias. A autonomia da bateria é levada ao limite, com avaliações detalhadas sobre a durabilidade, frenagem, e comportamento do veículo em subidas e descidas”, explica o vice-presidente de engenharia da montadora, Rodrigo Chaves.

Além disso, o processo inclui a avaliação da carroceria, acabamento e pintura. Assim, garantindo que cada detalhe do e-Volksbus esteja em conformidade com os padrões de qualidade.

“Com essa nova fase de homologação, a VWCO reforça seu compromisso com a inovação. Do mesmo modo, se prepara para a comercialização do modelo destinado ao transporte urbano”, completa Chaves.

Eletromobilidade no transporte de passageiros 
Como parte de seu propósito de desenvolver soluções de transporte sustentável para todos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus consolida no Brasil um verdadeiro centro de inteligência em eletromobilidade. Com o pioneirismo em diversas soluções tecnológicas. Principalmente oriundo do desenvolvimento e produção do primeiro caminhão elétrico, o e-Delivery.

Seja como for, a intenção, conforme a engenharia da Volkswagen, é ampliar o leque de cidades onde o e-Volksbus pode atuar. Nesse sentido, conforme o vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda da VWCO, Ricardo Alouche, informa que no futuro a marca vai desenvolver versões do e-Volksbus com piso alto.

Dessa forma, o modelo pode atender cidades que necessitam dessa configuração. Por ora, o modelo começa a ser fabricado com piso baixo, atendendo às demandas da SPTrans e da URBS.

Informações: Estradão

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Testes da Linha 2 do VLT avançam no centro de Santos

Novos testes de circulação na Linha 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foram realizados na madrugada desta terça-feira na região central de Santos, em mais um passo para a conclusão desse importante projeto de mobilidade urbana da Baixada Santista. A composição percorreu o trecho completo de 8 km, desde a conexão com a Linha 1, no cruzamento da Rua Campos Melo com a Avenida Afonso Pena, até o final do trajeto no centro da cidade.

Os testes são parte fundamental do processo de homologação da infraestrutura da via permanente e da rede aérea, assegurando que o VLT atenda a todos os requisitos técnicos e de segurança. A fase de testes sem passageiros continuará pelos próximos meses, com foco na plena adequação do sistema para que ele possa oferecer à população da Baixada Santista um transporte seguro, moderno e eficiente.

A CET-Santos mantém esquema operacional para o período de testes do VLT, com agentes em campo, já antes do início da circulação do trem, para garantir que a linha férrea esteja sem veículos estacionados. Agentes também são posicionados ao longo do percurso e, ainda, acompanham o elétrico em viaturas.

O segundo trecho do VLT contará com 8 km de percurso e 12 pontos de embarque e desembarque, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro histórico do Valongo a partir da Estação Conselheiro Nébias. O trajeto, que tem recebido revitalização e melhorias de infraestrutura, será uma importante opção de deslocamento entre os bairros e o centro, com estações próximas a locais de interesse público como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo.

Os VLTs proporcionarão um transporte confortável, elétrico, seguro, silencioso, rápido e não poluente a cerca de 35 mil passageiros por dia da Baixada Santista, contribuindo também para a melhoria do trânsito na região central. Vai trazer também maior conectividade e sustentabilidade no transporte público da região, integrando-se com os ônibus de linhas municipais e intermunicipais. Somando os 11,5 km da primeira fase em operação (Barreiros-Porto) com o segundo trecho (Conselheiro Nebias-Valongo), serão 19,5 km de trajeto.

Informações: EMTU

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Linhas da EMTU da Baixada Santista começam a receber os primeiros de 100 novos ônibus com ar-condicionado

domingo, 22 de setembro de 2024

As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Baixada Santista começaram a receber os primeiros veículos do total de 100 novos ônibus 0km com ar-condicionado. Até o momento, 21 veículos já foram inspecionados e iniciaram o atendimento em linhas metropolitanas da região.

A nova frota, operada pela BR Mobilidade, conta com veículos 0km, chassi Mercedes Benz Modelo e carroceria Caio Induscar Apache, equipados com ar-condicionado, plataforma de acessibilidade para passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida, além de motor Euro VI, a tecnologia mais limpa que contribui para a redução de poluentes e eficiência energética dos motores a diesel.

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a modernização da frota durante agenda na região, em julho. “Vamos proporcionar mais conforto aos cidadãos que utilizam o transporte metropolitano na Baixada Santista, com ônibus mais modernos e climatizados”, ressaltou o governador Tarcísio de Freitas. 

O investimento representa um avanço para o transporte metropolitano da região. A renovação da frota é resultado de um esforço conjunto do governo estadual, Secretaria dos Transportes Metropolitanos, EMTU e concessionária BR Mobilidade para oferecer qualidade, conforto e o melhor atendimento aos passageiros da Baixada Santista.

Os novos ônibus estão sendo entregues gradualmente, passando por inspeção e cadastramento pela EMTU. Os 21 veículos entregues, até o momento, já começaram a operar na linha 942 - Humaitá a Ponta da Praia, serviço de alta demanda que atende cerca de 12 mil passageiros por dia. Demais linhas serão beneficiadas com a modernização da frota.

Atualmente, a EMTU gerencia mais de 60 linhas metropolitanas nos nove municípios da Baixada Santista, transportando mais de 200 mil passageiros por dia, além do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), modal 100% elétrico que liga Santos a São Vicente e atende diariamente a cerca de 25 mil passageiros. 

Informações: EMTU

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Novo micro-ônibus elétrico apresentado em Hannover, Azure 7 virá ao Brasil

A fabricante chinês Higer Bus apresentou nesta semana no IAA Transportation 2024, em Hannover, na Alemanha, o novo micro-ônibus elétrico Azure 7 para operações urbanas. Além disso, o modelo chegará ao mercado brasileiro ainda neste ano, em dezembro.

Cadu Souza, CEO da TECX Higer, confirmou a informação. A empresa brasileira representa a Higer Bus no mercado nacional. “Urbano, compacto e robusto, o Azure 7 representa a praticidade para deslocamentos em todos os tipos de vias de um município. Com seu design moderno e com alto padrão de qualidade vem ampliar a gama da marca, inclusive no Brasil”, contou o executivo.

Atualmente, os ônibus da linha Azure estão presentes em cidades brasileiras nas versões de 12, 13 e 18 metros de comprimento. Assim, o Azure 7 será o menor modelo da série disponível no País, com sete metros de extensão.

Higer Bus, Arure 7
Conforme dados do fabricante, o novo miucro-ônibus elétrico tem capacidade para até 40 passageiros. Além disso, a cabine oferece piso baixo e plano, permitindo personalizar a disposição dos assentos.

Azure 7 tem “autonomia suficiente”
Por ora, a Higer Bus ainda não divulgou os dados de desempenho e performance do Azure 7. A fabricante, no entanto, informa que o veículo oferece “autonomia suficiente para eliminar a ansiedade” dos clientes em relação aos ônibus pequenos. Ainda de acordo com a empresa, o modelo é equipado com baterias CATL.

Adicionalmente, a empresa divulgou que o novo micro-ônibus possui suspensão dianteira independente equipada com o sistema ECAS II, eixo de acionamento elétrico coaxial integrado traseiro e design de plataforma de porta simples ou dupla.

Informações: Estradão

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VLT inicia teste com circulação do trem no novo trecho, em Santos

Na madrugada desta sexta-feira, 20 de setembro, foi iniciada mais uma etapa de testes na Linha 2 do VLT, com a passagem da composição por todo o trecho, desde a conexão da Linha 1, no cruzamento da rua Campos Melo x Avenida Afonso Pena, percorrendo os 8km, na área central de Santos. 

As atividades de homologação da infraestrutura aconteceram entre 0h e 4h desta sexta-feira e atenderam os gabaritos analisados de via permanente e eletrificação. O projeto continuará passando por testes para que adaptações necessárias sejam feitas para garantir a perfeita operação do modal.

Desde o dia 09/09, o VLT passa por testes onde são realizados procedimentos necessários para que o modal esteja apto e adequado a operar com segurança. Ao longo do percurso, estão sendo executadas atividades de validação de redes aéreas e de via permanente por onde passará o VLT.

Na primeira etapa de validação da via permanente as equipes técnicas executaram passagem de equipamento que simulou as dimensões do VLT, carregamento dos trens com materiais que reproduziram o peso dos passageiros, monitorando a medição de ruídos e vibração.

O segundo trecho do VLT contará com 8 km de percurso e 12 pontos de embarque e desembarque, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro histórico do Valongo a partir da Estação Conselheiro Nébias. O trajeto, que tem recebido revitalização e melhorias de infraestrutura, será uma importante opção de deslocamento entre os bairros e o centro, com estações próximas a locais de interesse público como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo.

Os VLTs proporcionarão um transporte confortável, seguro, elétrico, silencioso, rápido e não poluente a cerca de 35 mil passageiros por dia da Baixada Santista, contribuindo também para a melhoria do trânsito na região central. Somando os 11,5 km da primeira fase em operação (Barreiros-Porto) com o segundo trecho (Conselheiro Nebias-Valongo), serão 19,5km de trajeto.

Conclusão das obras

As obras do VLT estão em fase de conclusão e o andamento dos serviços finais segue simultaneamente aos testes de validação.

Estão avançando trabalhos finais de pavimentação, ajustes da rede aérea, reparos, acabamentos, instalação de pisos e vidros nas estações e atividades complementares. Parte das estações já recebeu identidade visual, mapas indicativos da linha e arredores, placas de sinalização interna e itens de mobiliário, como bancos para os passageiros.

No cruzamento da rua João Pessoa com a Avenida Conselheiro Nébias foram finalizados os serviços de via permanente e no momento seguem as atividades de rede de drenagem. Está prevista, ainda, a interdição em meia pista do cruzamento da Avenida Conselheiro Nébias com a Rua Bittencourt para ligação de redes de drenagem, com data de início a ser definida a depender das condições climáticas na região, que podem interferir no andamento dos trabalhos.

As interdições e atividades nas vias são estudadas diariamente com a Prefeitura de Santos, determinadas e monitoradas pela CET e informadas à população de diversas formas, como presencial com panfletos, por whatsapp, no site vltsantos.com.br, no diário oficial do município e pela imprensa.

Informações: EMTU

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Novo terminal de ônibus em Manaus têm áreas para ciclistas e carros


O Terminal 7 (T7), localizado no cruzamento das avenidas Torquato Tapajós e do Turismo, na Zona Oeste da capital, entrou em operação neste sábado (21). O novo terminal vai atender as zonas Norte e Oeste, além de 32 comunidades, algumas situadas na rodovia BR-174.

Confira as linhas que passarão pelo T7 e os respectivos itinerários:

Linha 005 - V. Verde/ T7/ C. Salles
Itinerário - Ida: rua do Bosque, Estrada da Vivenda Verde, rua da Floresta, rua 38, rua 31, rua Rio Purus, rua Rio Amazonas, rua 38, rua 25, avenida do Turismo, T7.
Volta: avenida Torquato Tapajós, rua São Pedro, rua Aristínes Pinto, rua Goiânia, rua Santo Fernando Sabino, rua Sabiá, rua Aracuã, rua Tantim, rua Romanzeira, rua 2C, avenida Praia da Ponta Negra, rua Praia de Olinda, avenida do Turismo, rua 25, rua 38, rua 31, rua Rio Amazonas, rua Rio Purus, rua 31, rua 38, rua da Floresta, Estrada da Vivenda Verde, rua do Bosque.

Linha 024 - T7/ Novo Paraíso
Itinerário - Ida: Terminal 7, avenida Torquato Tapajós, avenida Prof. Paulo Graça, avenida Claudio Mesquita, ramal Girassol, ramal Novo Paraíso.
Volta: ramal Novo Paraíso, avenida Claudio Mesquita, avenida Prof. Paulo Graça, avenida Torquato Tapajós, Terminal 7.

Linha 038 - Lago Azul/ 23 de Setembro/ Ismail Aziz/ T7
Itinerário - Ida: avenida Acácia Negra, avenida Torquato Tapajós, avenida Prof. Paulo Graça, ramal do Luso, rua Jaca, rua Jequitibá, rua Imbú, ramal do Luso, rua Prof. Paulo Graça, avenida dos Guaranás, avenida Torquato Tapajós, Terminal 7.
Volta: avenida Torquato Tapajós, avenida Prof. Paulo Graça, ramal do Luso, rua Jaca, rua Jequitibá, ramal do Luso, avenida Prof. Paulo Graça, avenida dos Guaranás, avenida Torquato Tapajós, avenida Acácia Negra.

Linha 055 - T3/ N. Israel/ J. Me Deu/ T7
Itinerário - Ida: T3, avenida Max Teixeira, avenida Francisco Queiroz, rua Ianomâmi, avenida Cristã, rua Fenícia, rua Samuel, rua Francisco Paiva, rua Piquizaleiro, rua Cacau Pereira, rua Francisco Paiva, rua San Miguel de Tucuman, avenida Sucupira, rua Santa Marta, rua Monte Gilboa, avenida Bom Jesus, rua Monte das Oliveiras, rua Galiléia, rua Coração de Jesus, rua Santa Marta, avenida Torquato Tapajós, avenida do Turismo, T7.
Volta: avenida Torquato Tapajós, rua Santa Marta, rua Coração de Jesus, rua Galiléia, rua das Oliveiras, avenida Bom Jesus, rua Monte Gilboa, rua Santa Marta, avenida Sucupira, rua San Miguel de Tucuman, rua Fenícia, rua Cristã, rua Pascoal Ranieri Mazzili, avenida Max Teixeira, T3.

Linha A302 - T7/ KM-15/ Fazenda Esperança
Itinerário - Ida: Terminal 7, avenida Torquato Tapajós, avenida Prof. Paulo Graça, BR-174, avenida Claudio Mesquita, Fazenda Esperança.
Volta: avenida Claudio Mesquita, BR-174, avenida Prof. Paulo Graça, Torquato Tapajós, Terminal 7.

Linha A307 - Sta. Etelvina/ T7
Itinerário - Ida: avenida 17 de Março, rua Jorge Teixeira, rua Vanda Maria, rua Quatro de Abril, avenida 17 de Março, rua Juruá, rua Dom Milton, rua Santa Etelvina, rua Samambaia, rua Matamata, rua Paxiúba, rua Nossa Sra. de Fátima, avenida Torquato Tapajós, T7.
Volta: avenida Torquato Tapajós, rua Nossa Sra. de Fátima, rua Paxiúba, rua Matamata, rua Samambaia, rua Santa Etelvina, rua Dom Milton, rua Juruá, Avenida 17 de Março, rua Quatro de Abril, rua Vanda Maria, avenida 17 de Março.

Linha A325 - T7/ Pq. Santa Etelvina
Itinerário - Ida: Terminal 7, avenida Torquato Tapajós, avenida Santa Tereza D'Ávila, rua Matupiris, rua Ayres da Cruz, avenida 7 de Maio, rua das Laranjeiras, rua Genipapo, avenida Mulateiro, avenida 7 de Maio, avenida Gov. José Lindoso, avenida Maria Marreira (retorno).
Volta: avenida Maria Marreira, avenida Gov. José Lindoso, avenida 7 de Maio, avenida Curaçao, rua San Lorenzo, rua Karaman, rua 248, rua Jorua, rua Ordu, avenida Gov. José Lindoso, avenida 7 de Maio, rua Mulateiro, rua Genipapo, rua das Laranjeiras, avenida 7 de Maio, avenida Torquato Tapajós, avenida do Turismo, T7.

Linha A326 - Jesus Me Deu/ T7
Itinerário - Ida: rua Gabriel Henrique, rua São Gabriel, rua Jericó, rua Coração de Jesus, rua Galiléia, rua do Areal, rua São Francisco de Canindé, rua Monte das Oliveiras, avenida Bom Jesus, rua Coração de Jesus, rua Santa Marta, avenida Torquato Tapajós, avenida do Turismo, T7.
Volta: avenida Torquato Tapajós, rua Santa Marta, rua Coração de Jesus, avenida Bom Jesus, rua Monte das Oliveiras, rua São Francisco de Canindé, rua do Areal, rua Galiléia, rua Coração de Jesus, rua Jericó, rua São Gabriel, rua Gabriel Henrique.

Linha A323 - União da Vitória/ T7
Itinerário - Ida: avenida Peixe Cavalo, avenida Torquato Tapajós, avenida do Turismo, T7.
Volta: avenida Torquato Tapajós, avenida Peixe Cavalo.

Linha 560 - T4/ C. de Deus/ N. Cidade/ T7
Itinerário - Ida: T4, avenida Autaz Mirim, avenida Margarita, avenida Curaçao, avenida Gov. José Lindoso, avenida 7 de Maio, avenida Torquato Tapajós, avenida do Turismo, T7.
Volta: avenida Torquato Tapajós, avenida 7 de Maio, avenida Gov. José Lindoso, avenida Curaçao, avenida Margarita, avenida Autaz Mirim, T4.

Linhas que vão atender no Terminal 7
011 - Vivenda Verde/ T7/ T1/ Centro - (Apenas sentido bairro/centro);
354 - Viver Melhor/ Turismo/ Ponta Negra/ T7 - (Apenas no sentido Ponta Negra/Viver Melhor);
430 - Col. Japonesa/ AM-010/ T7/ T1/ Pç. Saudade - (Em ambos os sentidos);
643 - T4/ Via Norte/ Tarumã/ Ponta Negra/ T7 (Apenas no sentido Ponta Negra/T4).

Informações: g1 Amazonas

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