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No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte

sexta-feira, 3 de maio de 2024

O usuário do sistema BRT só tem comemorado boas notícias nos últimos meses. Passou a contar com ônibus mais modernos e eficientes, os já famosos amarelinhos; ganhou mais conforto e segurança com a reforma das estações; viu ser inaugurado o corredor Transbrasil, que reduziu bastante o tempo de viagem entre o Terminal Deodoro e o Terminal Intermodal Gentileza, pela Avenida Brasil; e ainda passou a economizar com os deslocamentos pela cidade, quando ganhou o direito de fazer até três viagens com o valor de uma única passagem (R$ 4,30) pelo uso do Bilhete Único Carioca (BUC).

Com a nova integração, o passageiro do BRT pode fazer outras duas viagens em qualquer um dos outros modais regulados pela Prefeitura que operem com validadores do Bilhete Único Carioca (BUC), como ônibus convencionais, vans e VLT. Ele pode, por exemplo, usar um ônibus convencional + BRT + VLT. Ou então, BRT + ônibus convencional + ônibus convencional. Não importa a ordem, a única exigência é que o BRT seja um dos modais utilizados no itinerário.

O período para fazer as integrações é de três horas a partir do momento em que o passageiro usar o cartão no primeiro validador. Antes dessa novidade, só era possível fazer duas viagens pelo preço de uma passagem, de acordo com as regras de interação do BUC.

Requalificação do Sistema BRT

A Prefeitura  comprou 713 novos ônibus para a requalificação do Sistema BRT. Os corredores Transbrasil, Transolímpica, Transcarioca e Transoeste já estão operando 100% com ônibus novos.

Informações: Prefeitura do Rio

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Agerba define nova empresa para atender linhas de ônibus suspensas pela Costa Verde

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) definiu, nesta quarta-feira (1º), que a empresa Expresso Luxo Vitória Transportes assumirá as linhas que atendem a Região Metropolitana de Salvador (RMS), suspensas pela Costa Verde. 

A Expresso Luxo Vitória assume as linhas de número 841, 846 e 860I em caráter de excepcionalidade, após a interrupção das atividades da Costa Verde, anunciadas no início do mês de abril. Em nota, a Agerba afirmou que "a operação será nos mesmos moldes até então realizados, com idênticos itinerários e horários, de modo que os usuários não terão prejuízo na prestação do serviço público".

As linhas afetadas pela substituição de empresas são:

841.URB - Vilas do Atlântico (bairro de Lauro de Freitas) - Campo Grande (bairro de Salvador), via Orla Marítima
846.URB - Lauro de Freiras - Vale dos Barris, via Avenida Centenário (Salvador)
860I.URB - Portão (bairro de Lauro de Freitas) - Piatã, via Itapuã (Salvador)

As empresas Costa Verde e Avanço Transportes anunciaram, no início de abril, o fim de linhas que atendem a RMS. Os trajetos atendem as cidades de Madre de Deus, Candeias, Camaçari e Lauro de Freitas.

A suspensão das três linhas da Costa Verde acontece nesta quarta-feira (1º), enquanto que as nove linhas da Avanço funcionarão até o dia 14 de maio, em cumprimento de acordo com a Agerba. As linhas descontinuadas pela empresa são:

A800 - Camaçari x Águas Claras (via BA-093)
A0812 - Camaçari x Simões Filho
A0813 - Candeias x Simões Filho
A814A - Camaçari x Águas Claras (via Parafuso)
A0834 - Madre de Deus/Candeias x Lauro de Freitas
A0835 - Distrito de Passé (Candeias) x Calçada
A0903A - Candeias x Outlet Premium (via Simões Filho)
874A - Simões Filho x Lauro de Freitas
811.URB - Candeias x São Francisco do Conde

Informações: Correio 24 Horas

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No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado

O Grande Recife Consórcio de Transporte informa aos usuários da linha 412 – San Martin/TI Getúlio Vargas que devem ficar atentos. A partir de 04 de maio, nos dias úteis, sábados e domingos, passará a ser linha interterminal, com uma nova nomenclatura, 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas, e mudança de itinerário. Além disso, ampliando as opções de deslocamento pelo Sistema Estrutural Integrado – SEI, a linha 412, que já faz integração temporal no TI Getúlio Vargas, também vai fazer a integração no TI Santa Luzia.


– Itinerário Atual:

Terminal/Ponto de Retorno: Av. General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Thomás Gonzaga, Av. Prof. Estevão Francisco da Costa, Av. General San Martin, TI Getúlio Vargas. Ponto de Retorno/Terminal: Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. General San Martin, Terminal.

– Novo Itinerário:

Terminal/Ponto de Retorno: Terminal Integrado Santa Luzia, Rua Rocha Pombo, Rua Marquês de Itanhaem, Avenida Recife, Avenida João Cabral de Melo Neto, Avenida General San Martin, Praça de San Martin, Avenida General San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Divinópolis, Avenida Professor Estevão F. da Costa, Avenida General San Martin, Terminal Integrado Getúlio Vargas.

Ponto de Retorno/Terminal: Terminal Integrado Getúlio Vargas, Rua Manoel Moreira, Avenida Caxangá, Avenida General San Martin, Praça de San Martin, Avenida General San Martin, Avenida João Cabral de Melo Neto, Avenida Recife, Viaduto Ulisses Guimarães, Avenida Recife, Rua Aires Belo, Avenida Doutor José Rufino, Travessa da Rua Havaí, Avenida Recife, Viaduto Ulisses Guimarães, Avenida Recife, Rua Peroba, Rua José Gomes de Moura, Avenida Central, Terminal Integrado Santa Luzia.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

Informações: GRCT

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Chuvas no RS: Trensurb não tem previsão para normalizar operação entre Mercado e Farrapos

Não há previsão para normalizar a operação da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb). As chuvas causaram alagamento no trecho após a estação Farrapos em direção ao Mercado Público. Desde a manhã desta quinta-feira (2), a Trensurb está operando trens apenas entre as estações Farrapos e Novo Hamburgo.

“O trem ‘mergulha’ na baixada da Ponte do Guaíba antes de chegar na Estação São Pedro, daí a denominação de ‘bacia’ férrea na passagem de um pequeno túnel. A via se eleva pra acessar a estação Farrapos e depois retorna para a superfície em ambas as direções”, explica o diretor de operações da Trensurb, Ernani Fagundes.

As estações Mercado, Rodoviária e São Pedro estão fechadas. Nas demais estações, o intervalo entre os trens no horário de pico é de 10 minutos.

“Hoje o alagamento se deu através do sistema viário, da Voluntários da Pátria e Sertório próximo à ponte do Guaíba. As previsões são de inundação, pela subida do nível do Guaíba, daí as águas virão do outro lado de nossa via férrea”, detalha Fagundes.

As imagens, compartilhadas pela empresa, mostram o alagamento na bacia férrea, próximo à ponte do Guaíba e onde fica uma casa de bombas:

A EPTC está prestando serviço emergencial de ônibus entre as estações Farrapos e Mercado, gratuito para os usuários, custeado pela própria Trensurb. São 23 ônibus, 16 convencionais e 7 articulados. O embarque no ônibus acontece nas estações Mercado e Farrapos. Já o desembarque pode acontecer nas proximidades das outras estações, conforme necessidade e orientações da EPTC aos motoristas.

Fagundes afirma que, nesta sexta-feira (3), a empresa vai avaliar quanto tempo deve durar a interrupção nos serviços. “Hoje foi o primeiro dia, vamos aguardar pra ver como o tempo vai se comportar”, relata. O alagamento na via e consequente fechamento das estações finais da Trensurb já havia acontecido em 2023. Em novembro do ano passado, a operação ficou interrompida entre as estações Mercado e Farrapos durante três dias.

Informações: S21

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Pesquisa mostra que 8% dos usuários levam mais de três horas no trajeto para o trabalho

Se você trabalha ou conhece alguém que enfrenta horas de trânsito para chegar ao local do trabalho, é certeza que já disse ou ouviu as famosas frases. “Gasto mais tempo no trânsito e com o trajeto do que no trabalho”. Ou “As horas que gasto até o meu local de trabalho e para voltar dele cansam mais do que o trabalho em si”. Enfrentar o trânsito, com engarrafamentos e transporte público deficiente, é uma parte dura do cotidiano de muitos brasileiros. Os longos trajetos entre os locais de trabalho impactam de forma direta na qualidade de vida das pessoas, afetando inclusive a saúde e produtividade profissional. 

Levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em agosto do ano passado revela que 36% dos trabalhadores passam mais de uma hora por dia no trânsito.
 
A pesquisa identificou ainda que 21% ficam entre uma e duas horas dentro do transporte; 7% passam entre duas e três horas; e 8% gastam mais de três horas. O estudo identificou também como o tempo dispensado para ir e voltar para casa afeta a rotina dos trabalhadores.

Mais da metade (55%) afirmou que têm a qualidade de vida afetada. Para 51% dos pesquisados, a produtividade é impactada negativamente por causa do tempo de deslocamento.

O levantamento identificou que 10% já resolveram trocar de emprego por causa do tempo de deslocamento, enquanto 32% deixaram de aceitar oferta de vaga por problemas de locomoção.

Dados do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, mostram que São Paulo, Brasília  e Rio de janeiro são as cidade onde os congestionamentos mais impactam no acesso a oportunidades de emprego. Em geral, os mais atingidos são moradores de áreas periféricas.

O chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor Marcelino Aurélio, ressalta que, embora seja um desafio, os sistemas de mobilidade precisam garantir a qualidade de vida do trabalhador e da população, em geral, com menor tempo de deslocamento e melhores condições de transporte urbano.

*Com Informações da Agência Brasil
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Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023

As queixas dos usuários de ônibus urbanos na cidade de São Paulo aumentaram significativamente em 2023, em comparação com o ano anterior, revela um relatório divulgado pela SPTrans na segunda-feira (29). O documento aponta um crescimento de 29,3%, totalizando 77.254 reclamações registradas ao longo do ano passado, o equivalente a uma média de 211 reclamações por dia.

Embora a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) não tenha fornecido informações específicas sobre os principais motivos das queixas, a SPTrans assegurou que fiscaliza rigorosamente a operação do sistema de transporte público coletivo na cidade, 24 horas por dia.

Entretanto, no primeiro trimestre de 2023, as reclamações foram principalmente atribuídas ao intervalo excessivo entre os ônibus, seguidas por queixas relacionadas ao comportamento inadequado dos motoristas, cobradores ou fiscais, além de casos em que os motoristas não atenderam aos sinais de embarque/desembarque.

Rafael Calabria, coordenador de mobilidade urbana do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), ressalta que não houve mudanças ou melhorias nos canais municipais de denúncia nos últimos meses, tornando o processo de reclamação bastante burocrático. O aumento nas queixas, segundo ele, reflete o desconforto dos passageiros com o serviço.

Além disso, dados indicam que o descontentamento da população está relacionado à redução da circulação de ônibus na cidade. Calabria destaca que a frota de veículos está diminuindo, resultando em tempos de espera mais longos.

A SPTrans afirma que adota medidas operacionais e de planejamento para melhorar a fluidez do transporte público na capital, incluindo a criação de faixas exclusivas para ônibus e a aplicação de multas às operadoras de linhas quando são constatadas irregularidades.

No entanto, Calabria acredita que a abordagem da gestão municipal é insuficiente para oferecer um serviço de transporte coletivo de qualidade em São Paulo. Ele destaca que a prefeitura tem o poder de exigir maior frequência dos ônibus nas linhas e garantir uma melhor qualidade para os passageiros, mas até agora avançou pouco nesse aspecto, especialmente em relação à promessa de ampliar os corredores de ônibus na cidade.

Informações: Mobilidade Sampa

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Costa Verde fecha e aumenta crise do transporte em Salvador

A crise do transporte metropolitano de Salvador, que atende diversos municípios da RMS, incluindo Lauro de Freitas, resultou, ontem, na suspensão de três linhas da Empresa Costa Verde.

As linhas extintas foram Vilas do Atlântico/ Campo Grande via Orla Marítima; Lauro de Freiras/ Vale dos Barris, via Avenida Centenário; e Portão/Piatã, via Itapuã.  A empresa Costa Verde vem, há anos, alegando aos órgãos públicos dificuldades financeiras por diversos fatores, entre eles o preço defasado da tarifa e ausência de licitação do transporte metropolitano.

Embora a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), tenha informado que acertou com a empresa Expresso Luxo Vitória Transportes para dar continuidade a operação das linhas em caráter excepcional, a população se mostra preocupada.  Os rodoviários também.

“Sabemos que se não houver  licitação do transporte público isso não vai mudar, pois não vão acabar com os clandestinos facilmente. É o emprego de muita gente em jogo”, disse um motorista que preferiu não se identificar. |Cerca de 1,5 mil empregos diretos e indiretos foram afetados com o fim da Costa Verde.

O encerramento das linhas  aumentou o temor da  população de que, diante da ausência de resolução, a Avanço Transporte também finalize de vez as atividades, conforme já anunciou para o dia 14 de maio. A empresa fez um acordo com a Agerba, dando a data como prazo final.

A expectativa é  que  prefeitura de Salvador, governo do Estado e empresas resolvam a situação junto com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), órgão que está intermediando a situação.  Dentre as cidades afetadas, Lauro de Freitas, por exemplo, é uma das mais prejudicadas, pois depende de 60% do transporte rodoviário metropolitano de Salvador.

Caso a Avanço encerre as atividades, nove linhas são extintas: (A0800) Camaçari X Águas Claras; (A0812) Camaçari X Simões Filho; (A0813) Candeias X Simões Filho; (A814A) Camaçari X Águas Claras via Parafuso; (A0834) Madre de Deus/Candeias X  Lauro de Freitas;  (A0835) Passé X Calçada; (A0903A) Candeias X Simões Filho via OutletPremium; (874A)  Simões Filho X Lauro; (811URB) Candeias X São Francisco do Conde .

Segundo o Sindicato do Transporte Metropolitano de Salvador (Sindmetro), as medidas emergenciais são necessárias, mas os problemas precisam ser resolvidos na base: combater o transporte clandestino apontado por empresas como causador de prejuízos e  licitar o transporte público com uma forma de subsídio ou de metodologia contratual que dê viabilidade operacional.  “Já é um sufoco andar de ônibus em Salvador, pois  BRT e o metrô não atende toda cidade. Se essas sucatas pararem, a situação só vai piorar”, reclamou  a moradora de Itapuã, Diva Aragão de Souza, 59.

De acordo com o MP-BA, desde o ano de 2017,  o órgão  busca solucionar a questão do transporte metropolitano - que funciona sem licitação - junto ao Município e ao Estado, tendo promovido, em 2023, a judicialização da questão.

Com o agravamento da crise e o anúncio das empresas de encerramento da operação, o MP-BA enviou no dia 11 de abril recomendações à Agerba, Semob e às empresas, estas últimas criticada pela instituição por tomarem decisão de forma unilateral. Informou, também, se debruçar na construção de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).  Na última sexta-feira (26), duas audiências ocorreram na sede do MP. Estiveram presentes líderes comunitários de Lauro de Freitas, Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos (Sindmetro), a empresa Avanço, Defensoria Pública estadual; Agerba e Semob. |A condução foi dos promotores de Justiça Pablo Almeida e Rita Tourinho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Patrimônio Público e Moralidade Administrativa (Caopam).

O diretor do Sindmetro, Catarino Fernandez, já havia dito à Tribuna da Bahia que a falta de licitação, de subsídio, e os transportes clandestinos,  ajudaram a piorar a crise.  “ A ilegalidade dura anos e junto com a falta de equilíbrio tarifário aumenta a bola de neve", pontua. Para se ter uma ideia, Fernandez explica que  diariamente a empresa Atlântico pega 25 mil passageiros por dia, mas quando o clandestino roda, este número diminui para 11 mil.

O subsídio, assim como a licitação, também colabora com o equilíbrio da receita das empresas evitando fechamentos, aponta o sindicalista. “A empresa só equilibra se equilibrar o sistema, e assim, elas poderão pagar as dívidas trabalhistas. Se não fizer isso, só vai adiar o encerramento das empresas, pois elas voltam a trabalhar e a aumentar a dívida trabalhista”, afirmou Catarino.

Informações: Tribuna da Bahia

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Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo

Professor de Engenharia de Transportes da UFRN, Rubens Ramos é um dos principais defensores da Tarifa Zero em Natal. Ele estuda sistemas de transporte público há mais de 20 anos, mas desde 2008 suas atenções estão voltadas para os sistemas de transporte público gratuitos.

Entre 2011 e 2012, foi professor pesquisador visitante na Universidade de Lyon, onde estudou a Tarifa Zero em cidades da França. Em 2013, ministrou uma palestra sobre o assunto na Câmara Municipal de Natal. No mesmo ano, levou a ideia para a Secretaria de Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e para o prefeito.

Nada foi feito. Na época, menos de 20 cidades do Brasil tinham Tarifa Zero. Hoje são mais de 100. E passados dez anos daquela primeira ida à Câmara de Vereadores, Rubens voltou ao local para defender a proposta, mostrando o peso no orçamento municipal com o custeio de um sistema de transporte público gratuito para a população e os impactos na economia local.  

De acordo com os estudos do professor, o investimento mensal necessário para o funcionamento da Tarifa Zero em Natal é de R$ 16 milhões. O custo anual seria então de R$ 192 milhões. O montante representa 4% do orçamento do município.

A mudança, segundo Rubens, tiraria o gasto das empresas com o vale-transporte dos funcionários, o que permitiria aumento dos salários ou investimentos na contratação de novos empregados. E entre os usuários que pagam a passagem do próprio bolso, a mudança permitiria elevação do consumo. Outro impacto seria na empregabilidade, com o local de moradia deixando de ser um fator limitante.

A Saiba Mais conversou com o professor Rubens Ramos, que detalhou custos e desdobramentos da implantação de um sistema gratuito de transporte público em Natal.

Professor, você fala em R$ 16 milhões mensais para custear a tarifa zero em Natal. Como foi feito esse cálculo, uma vez que um dos grandes problemas do sistema de transporte público na capital é a falta de transparência?

A estimativa decorre das estatísticas dos municípios de Caucaia (CE) e São Caetano do Sul (SP) quanto à capacidade de transporte de um sistema tarifa zero. Os dados desses municípios mostram uma capacidade de 30 a 34 mil passageiros por ônibus por mês, remunerando a cerca de R$ 50 mil por ônibus. Então, 320 ônibus custariam cerca de R$ 16 milhões e teriam capacidade de transportar entre 9,6 a 10,8 milhões de passageiros mensais. Isso cobriria um aumento esperado de 100% da demanda atual do sistema de Natal, que é o que se tem verificado. Então, um ponto de partida é esta ordem de grandeza, R$ 16 milhões por mês, 4% do orçamento. Mas claro, se pode ir além, colocar ar condicionado, fazer a migração para ônibus elétrico, um pouco mais de frota para maior conforto, e se chegar a R$ 20 milhões mensais, 5% do orçamento do município. Entretanto, um sistema como o atual, com redesenho das linhas para melhor atendimento, com frota renovada, sem ar condicionado, para atender o dobro da demanda custaria cerca de R$ 16 milhões.

Caucaia tem 365 mil habitantes. É metade da população de Natal. Outro ponto: será que os fluxos de mobilidade dentro dessas cidades não tornariam os custos por viagem diferentes?

365 mil habitantes já torna a cidade complexa. E temos também São Caetano do Sul, em SP (outra cidade com Tarifa Zero), com 165 mil habitantes, mas colada a São Paulo, São Bernardo do Campo e Santo André. Menor que Natal, mas mais urbanizada e com mais carros por habitante. A base de referência aqui é a capacidade de transporte. Em Natal, atualmente, temos menos de 14 mil passageiros transportados por veículo por mês. Caucaia e São Caetano do Sul estão com mais de 30 mil. A referência então é quantos passageiros por veículo se consegue transportar em um sistema Tarifa Zero, e ele é mais do que o dobro do que se transporta em Natal hoje.

Sabemos que o sistema atual não contempla algumas populações, por exemplo, o pessoal da Zona Norte, que reclama que é mais fácil pegar um ônibus para o Midway do que visitar um parente dentro da própria região. Não seria uma dinâmica complicada para a implantação do novo sistema?

Não há nenhum problema com a geografia de Natal, ao contrário. Natal tem dimensões ótimas para transporte coletivo. É uma cidade relativamente pequena. E sobre o atual atendimento deficiente de certas regiões da cidade, a Tarifa Zero muda toda a perspectiva. Pode-se reorganizar a oferta do serviço independente de se ter linhas rentáveis. A Tarifa Zero permite oferecer mobilidade a toda a cidade sem ter a preocupação de arrecadar com receita na operação. Isso muda totalmente o entendimento da modelagem do sistema. Inclui a revisão da rede de linhas para racionalização e para atendimento a todas as demandas da cidade.

De onde viria o dinheiro para a Tarifa Zero? Remanejamento de outras áreas ou criação de fontes de receitas novas, como propagandas nos ônibus, IPTU progressivo, taxação de aplicativos de transporte, pedágio para carros, privatização de estacionamentos em vias públicas?

Propaganda, zona azul, multas de trânsito, etc, são fontes irrisórias e não conseguem dar conta do sistema. O orçamento do município é de R$ 4,8 bilhões por ano. É grande o suficiente para abrigar esse programa. O dinheiro sairia basicamente da reorganização do orçamento municipal. Assim foi feito em todos os mais de 100 municípios brasileiros que adotaram a Tarifa Zero. Grosso modo, dos 4% do orçamento municipal necessários para custear a Tarifa Zero, 1% é de estudantes, 1% de idosos e demais gratuidades, e 2% é o que representa o vale transporte e pagamento avulso. Pode-se usar parte do recurso da Educação para cobrir os estudantes. O financiamento da Tarifa Zero é uma questão de política de gestão do uso dos impostos arrecadados.

Será que vale a pena deixar de ofertar com melhor qualidade serviços essenciais em outras áreas, em troca de isentar a passagem de quem teria condições de pagar? Não seria melhor implementar uma espécie de bolsa transporte para os mais necessitados, somente?

Um elemento importante a favor da Tarifa Zero é que ela, efetivamente, aumenta a demanda. Ou seja, ela viabiliza movimentos que não aconteciam por falta de dinheiro. A ideia de bolsa ou vale-transporte para determinados grupos de usuários não resulta em aumento de demanda e permanece a necessidade das empresas operadoras em buscar receita. O que acaba por gerar a deficiência de oferta do serviço em linhas deficitárias. A Tarifa Zero acaba com a questão de linhas rentáveis e linhas deficitárias. É uma espécie de modelo Netflix. Você usa como quiser, quando quiser por um valor fixo de assinatura (pago pela prefeitura). Versus o modelo "pay-per-view". O modelo de pay-per-view, que é o da passagem ou do vale transporte, não funciona e reduz oferta e atendimento.

Você falou que a Tarifa Zero aumenta o número de usuários. Que novos usuários seriam esses? Isso implicaria em menos carros nas ruas?

Qualquer redução de 5 a 10% no tráfego de carros já será um impacto gigantesco em Natal. Nos Estados Unidos, por exemplo, existe Tarifa Zero para estudantes universitários em várias cidades e muitos deles deixaram de ir de carro para o campus para irem no transporte público gratuito, passando a usar o dinheiro da gasolina em outras coisas mais importantes. Na UFRN, dos 25 mil alunos, cerca de 15 mil vão para o campus de carro. Esse uso do carro entre estudantes universitários certamente iria cair. Mas a redução de carros nas ruas não depende só da Tarifa Zero, mas da qualidade do serviço. Para uma comparação, em São Caetano do Sul, cidade com mais carros por habitante que Natal, e renda per capita anual de R$ 95 mil, houve migração em alguns dias e horários da semana, reduzindo o tráfego de carros. Natal tem renda per capita na ordem de R$ 27 mil, a tendência então é possivelmente um impacto ainda maior.

Que outros impactos a implantação da Tarifa Zero causaria?

Uma consequência nas cidades que adotaram foi a revitalização dos centros das cidades e do comércio de rua. As pessoas passaram a ir ao centro porque não precisavam pagar. Uma ida e volta a R$ 4,50 cada, dá mais que 1kg de feijão. Então, com a Tarifa Zero ocorrem movimentos para fazer compras que não se realizariam quando há tarifa. A Tarifa Zero movimenta o dinheiro na economia, no comércio. Também iria zerar o custo das empresas empregadoras com o vale-transporte e reduziria o custo de transporte para outros trabalhadores. Do lado da empresa, essa redução pode se tornar mais emprego, ou mais investimento na empresa. Do lado dos trabalhadores, vai virar mais consumo, o que movimenta a economia. Ainda mais, além da redução do custo com o vale transporte, acabaria o problema atual de empregar uma pessoa em função de onde ela mora. O mercado de trabalho de Natal se tornaria, efetivamente, um só mercado, independente da geografia, pois o deslocar-se para o trabalho teria Tarifa Zero. As empresas passariam a contratar a pessoa pelo que ela é, não por onde ela mora. 

Informações: SaibaMais.jor.br

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