Governo de SP assina concessão do Trem Intercidades que vai ligar Campinas à capital *** Ônibus da MobiBrasil 100% movido a gás natural entra em operação no Grande Recife *** Cuiabá reduz em 87% reclamações com monitoramento de frota inteligente *** Trensurb retoma operação do metrô de forma emergencial *** Terminal do Tatuquara completa três anos integrando a região Sul de Curitiba *** Campinas atinge mais de 107 km de rotas para bicicletas *** Metrô de BH receberá 24 novos trens em 2026

Conheça o 1º trem bala do mundo que viaja sobre a água a 300 km/h

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Em termos de desenvolvimento ferroviário, a China está inquestionavelmente à frente. Em apenas uma década, o gigante asiático construiu quase 40 mil km de estradas de alta velocidade, mais do que o resto do mundo somado, e quer chegar aos 70 mil km até 2035. No caminho para este objetivo, o país acaba de abrir ao público a primeira linha de alta velocidade construída sobre água.

A nova linha ferroviária estende-se por 277 km através da região de Fujian, perto do Estreito de Taiwan, e liga as cidades costeiras de Fuzhou, Zhangzhou e Xiamen, ambas na província do sudeste da China.

A decisão de construir a linha não é acidental. Fujian desempenha um papel geopolítico fundamental, pois é a parte da China continental mais próxima da ilha autônoma de Taiwan. Na verdade, a cidade de Xiamen fica a apenas 10 km de Kinmen, a região mais ocidental de Taiwan.

De acordo com a Xinhua, a agência de notícias governamental da República Popular da China, no início de setembro o Partido Comunista publicou uma circular que falava em “facilitar e melhorar a conectividade e integração entre Fujian e Taiwan”. Entre as propostas apresentadas estava a construção de uma ponte literal e metafórica sobre o estreito.

Segundo a China Railway, operadora ferroviária estatal, a velocidade máxima dos comboios neste percurso é de 350 km por hora e, entre outros detalhes, o percurso atravessa 84 pontes e 29 túneis. Nos 20 km de trilhos que passam pelo mar, a equipe de construção utilizou robôs inteligentes e aço ecologicamente correto e resistente à corrosão para erguer as tramas ferroviárias sobre a água. Segundo a mídia estatal, a obra foi um desafio devido à geografia montanhosa do terreno.

O primeiro trem da linha estreou no dia 28 de setembro do ano passado, durante uma cerimônia em Fuzhou, de onde saiu às 9h15 da manhã (horário local). A nova linha é apenas um dos muitos projetos de infraestrutura promovidos pelo governo chinês em 2016, quando foi anunciada a iniciativa ferroviária “Oito Horizontais e Oito Verticais”.

Grande aposta da China
A diferença entre o nível de desenvolvimento alcançado pela China e o resto do mundo pode ser parcialmente explicada pelos custos de investimento. Enquanto na China um quilômetro de comboio de alta velocidade custa entre 15 e 18 milhões de euros, na Europa a mesma unidade custa entre 22 e 34 milhões de euros.

Embora o boom de infraestruturas na China seja uma questão de vontade política, especialistas e investigadores no assunto explicam que o país “pode mobilizar muita mão-de-obra e materiais de construção baratos”. Além disso, as empresas de construção utilizam enormes quantidades de aço, alumínio e outros materiais com alto teor de carbono de origem local que impulsionam a economia daquele país.

Outra razão pela qual a Europa está longe de ser rival da China neste domínio é que o esforço do velho continente para desenvolver este sistema de transporte envolve iniciativas nacionais e individuais, em vez de se concentrar em cooperativas internacionais para coordenar horários, tarifas e passagens de fronteiras.

Em outras palavras, a Europa precisa unificar a sua rede ferroviária de alta velocidade para que, por exemplo, viajar de Madrid para Roma seja possível pagando um único bilhete e evitando transferências inconvenientes, atrasos desnecessários e sobretaxas devido à falta de flexibilidade.

Longe de ser um interesse exclusivamente sustentável, a China optou por este método para ligar o seu território, mas também para facilitar a defesa nas regiões autônomas do Tibete, Mongólia Interior e Xinjiang, bem como para mostrar o seu poder tecnológico a nível internacional.

Na potência mundial que inaugurou a primeira rota de comboios de alta velocidade apenas em 2003, hoje o número de viagens ferroviárias supera o de qualquer outro transporte e, em algumas rotas, a preferência por esse meio de transporte é tal que há voos diretos que foram cancelados.

Informações: O Globo
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Prefeitura entregará mais 70 ônibus para transporte coletivo de Palmas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), realizará a entrega dos 70 novos ônibus para circulação no município. Esses veículos passarão a compor a frota, juntamente com os outros 30 ônibus entregues em dezembro pela gestão, totalizando 100 novos veículos locados para o transporte coletivo urbano da Capital. 

A solenidade de entrega dos ônibus será realizado na manhã desta quarta-feira, 31, com um desfile que terá como ponto de partida o estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, a partir das 10 horas. Na ocasião, a prefeita Cinthia Ribeiro fará uma vistoria nos veículos e depois concederá entrevista coletiva aos veículos de comunicação.

De acordo com a ATCP, os novos ônibus serão inseridos gradativamente nas rotas e horários, seguindo o planejamento ordinário utilizado pela Agência ao longo de 2023. A Prefeitura de Palmas pretende reduzir, e quase extinguir o uso de veículos sem equipamentos essenciais, como ar-condicionado. 

Parte da frota substituirá os 30 veículos utilizados pela empresa ViaCap, que operam por meio de requisição administrativa, cujo contrato se encerra no dia 31. Os ônibus reforçarão as principais linhas da cidade nos horários de pico, com ênfase nas linhas 010 (Eixão), 013 (Eixão Mulher), 020 (TO-050), 190 (NS-10), 480 (Maria Rosa), 500 (Sonia Regina), 510 (Laila/ Araras), 540 (Eixão Taquari).

Entre os convidados, estarão presentes deputados estaduais, vereadores, secretários municipais, líderes de bairros e representantes de organizações sociais, de organizações de classe (CDL, Acipa, Faciet) e de movimentos estudantis.

Informações: Prefeitura de Palmas

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Chile inaugura trem mais rápido da América do Sul

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Há menos de uma semana, o Chile inaugurou o trem mais rápido de toda a América do Sul. Capaz de atingir 160 km/h, o trem conecta a capital Santiago à cidade de Curicó, na região sul. Agora, é possível viajar de uma cidade a outra em menos de duas horas.

Os trens têm capacidade para até 238 passageiros. Ao todo, ocorrerão três viagens diárias em duas modalidades: expresso, com apenas duas paradas; e regular, com quatro paradas. Os preços das passagens podem variar entre 10.900 pesos (R$ 58,90) a 17.900 pesos (R$ 96,86), a depender do tipo de viagem escolhida. A operação do serviço está sob a responsabilidade da Empresa Ferroviária Estatal do Chile (EFE), assim como a venda de passagens.

A cidade de Curicó está localizada na região sul do Maule, a cerca de 200 quilômetros ao sul de Santiago. O trem rápido inicia o percurso na Estação Central, maior terminal ferroviário de Santiago, com destino à estação principal de Curicó. Atualmente, o serviço está previsto para operar de segunda a domingo, das 8h00 às 19h40.

Operação dos trens rápidos no Chile
O início do serviço faz parte do plano Trens para o Chile, promovido pelo governo do presidente Gabriel Boric. O anúncio do projeto aconteceu ainda em 2023. De acordo com o governo chileno, a EFE investiu US$ 70 milhões em seis trens de alta velocidade fabricados pela China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC).

Os novos trens possuem sistemas de informação aos passageiros por meio de telas de LED e um sistema de som que permite reportar as condições da viagem em tempo real, como nas viagens de avião. Além disso, possuem portas automáticas, banheiros com espaço para pessoas com mobilidade reduzida, serviço de café da manhã e1 máquinas de autoatendimento.

O serviço de trem ainda não está finalizado. Por conta das tempestades de junho e agosto de 2023 que atingiram o País, algumas pontes ferroviárias foram destruídas. Com a conclusão da reforma, o governo pretende expandir as linhas de trem para a cidade de Talca e Chillán durante o segundo semestre de 2024.

Informações: Estadão
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Em SP, Linhas de ônibus são modificadas na região da Av. Ragueb Chohfi, Zona Leste da cidade

A SPTrans informa que na segunda-feira (29), das 21h às 4h da terça-feira (30), 20 linhas que atendem a Av. Ragueb Chohfi, entre as ruas Abner Ribeiro Borges e José de Lima, sentido Cidade Tiradentes, e ruas Pedro Louro e Alessandro Milani, no sentido São Mateus, terão mudanças em seus itinerários.


As linhas que circulam no sentido Cidade Tiradentes deverão utilizar a faixa reversível da Avenida Ragueb Chohfi, e retornar ao itinerário habitual no cruzamento com a Rua José de Lima. 

As linhas que circulam no sentido São Mateus irão atender junto ao canteiro central anterior à R. Pedro Louro, deverão utilizar a faixa reversível e retornar ao itinerário habitual no cruzamento com a R. Abner Ribeiro Borges. 

Confira as linhas:

3033/10 Guaianases – São Mateus
3063/10 Guaianases – São Mateus
3063/41 Guaianases – São Mateus
4210/10 Term. Cid. Tiradentes – Term. Pq. D. Pedro II
4313/10 Term. Cid. Tiradentes – Term. Pq. D. Pedro II
3539/10 Cid. Tiradentes – Metrô Bresser
4011/10 Jd. Limoeiro – Term. São Mateus
4018/10 Metalúrgicos – Term. São Mateus
407N/10 Term. Cid. Tiradentes – Term. São Mateus
N406/11 Term. Cid. Tiradentes – Term. São Mateus
3031/10 Jd. Alto Paulistano – Metrô Itaquera
3054/10 Jd. Palanque – Hosp. Sapopemba
3739/10 Recanto Verde Sol – Metrô Itaquera
373L/10 Jd. Limoeiro – Metrô Itaquera
3742/10 Jd. Laranjeira – Metrô Itaquera
3761/10 3ª Divisão – Metrô Carrão
3785/10 COHAB Barro Branco – Metrô Itaquera
3787/10 Cid. Tiradentes – Metrô Itaquera
3789/10 Cid. Tiradentes – Metrô Itaquera
4020/10 E.T. Itaquera – Jd. Novo Horizonte

Informações: SPTrans

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Aumento na tarifa dos ônibus de João Pessoa e Campina Grande entra em vigor

O aumento do valor da passagem dos ônibus intermunicipais passam a vigorar a partir deste domingo (28), em João Pessoa e Região Metropolitana e Campina Grande. A determinação foi registrada na publicação do Diário Oficial do Estado (DOE) desse sábado (27).

O aumento também envolve o valor do preço da balsa que faz a travessia entre Cabedelo e Costinha e foi consentido na reunião do Conselho Executivo do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER), que ocorreu na última sexta-feira (26).

A tarifa de transportes urbanos de João Pessoa sofrerá um reajuste passando para R$ 4,90. Já em Campina Grande, o valor aumentou para R$ 4,30. O Conselho levou em consideração o aumento da planilha de custos dos últimos 12 meses, bem como os investimentos feitos pelas empresas nos últimos anos.

Além disso, a frota será reforçada para atender a uma demanda de 190 mil passageiros por dia, distribuídas em 79 linhas.

CONFIRA AS MUDANÇAS:
João Pessoa – Alhandra: R$ 11,70
João Pessoa – Jacumã (Via PB-101): R$ 11,70
João Pessoa – Jacumã (Via PB-008): R$ 5,40
João Pessoa – Conde (Via BR-101): R$ 7,35
João Pessoa – Bayeux: R$ 4,90
João Pessoa – Bayeux / Sesi: R$ 4,90
João Pessoa – Cabedelo: R$ 5,10
João Pessoa – Santa Rita: R$ 5,10
João Pessoa – Santa Rita – Várzea Nova: R$ 4,90
Campina Grande – Fagundes: R$ 7,20
Campina Grande – Alagoa Nova: R$ 7,60
Campina Grande – Serra Redonda: R$ 7,60
Campina Grande – Massaranduba: R$ 5,85

CONFIRA OS NOVOS VALORES DA BALSA:
Cabedelo – Costinha / Passageiro: R$ 2
Cabedelo – Costinha / Automóvel: R$ 20
Cabedelo – Costinha / Passageiro / Lancha Ônibus: R$ 2,25
Cabedelo – Forte Velho / Passageiro / Lancha Ônibus: R$ 5,55
Costinha – Forte Velho / Passageiro / Lancha Ônibus: R$ 2,70

Informações: Portal Correio

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Prefeitura de BH anuncia “Tolerância Zero” contra irregularidades no transporte público

O prefeito Fuad Noman anuncia nesta quinta-feira a adoção pela Prefeitura de Belo Horizonte de uma política de “Tolerância Zero” em relação às empresas de transporte público na capital. Isso significa um conjunto de medidas para melhorar o atendimento para o cidadão e punir a má qualidade na prestação do serviço.  As ações do município incluem três frentes: ações jurídicas para a cobrança de multas administrativas aplicadas às empresas; reforço na fiscalização; evolução tecnológica.

“Nós estamos definindo a chamada tolerância zero com o descumprimento das regras impostas para o sistema de transporte coletivo. Tolerância zero quer dizer o seguinte: se não cumprir o que foi combinado, (as empresas) serão punidas. Acabou a farra de ônibus quebrado. Acabou a farra de ônibus com pneu careca. Acabou a farra de porta caindo, ar condicionado, soltando pó na cabeça das pessoas. Acabou isso, porque a partir de agora nós vamos tomar medidas muito mais rigorosas”, afirmou o prefeito Fuad Noman.

Trata-se de uma segunda etapa da implantação de um novo modelo de remuneração de transporte público em Belo Horizonte, em que o custeio do serviço é compartilhado entre o usuário que paga a tarifa e o município, que repassa para as empresas uma remuneração complementar a cada 10 dias. Os recursos estão vinculados ao cumprimento de imposições legais, tais como qualidade dos veículos, aumento em 10% do número de viagens e pontualidade no quadro de horários.

São oito pilares básicos da política de Tolerância Zero

Cobrança imediata das multas na Justiça
Não pagamento da remuneração complementar em caso de qualquer tipo de irregularidade
Reforço na fiscalização
Retirada de circulação de ônibus em más condições de uso, tais como pneu careca, porta quebrada, elevador ou ar-condicionado estragados
Recolhimento de ônibus sem autorização de tráfego válida
Mutirão para acelerar o julgamento de recursos administrativos contra as multas
Exigência do cumprimento integral do quadro de horários
Incentivar o usuário a denunciar irregularidades nos canais de comunicação (email, app, whatsApp e 156)
 
Ações jurídicas

A Procuradoria Geral do Município (PGM) vai cobrar judicialmente das empresas o pagamento de débitos já inscritos na dívida ativa, referentes a multas aplicadas por descumprimento de cláusulas contratuais. Cerca de 100 mil multas já estão aptas a serem cobradas judicialmente em ações de execução fiscal, o que corresponde a cerca de R$ 50 milhões.

A Prefeitura de Belo Horizonte esclarece que adota todos os procedimentos legais cabíveis – administrativos e judiciais – para a cobrança das multas aplicadas às empresas de ônibus. Essa cobrança depende do encerramento do processo administrativo, com o julgamento final das defesas apresentadas.

Caso as multas não sejam pagas, são inscritas na dívida ativa do município e posteriormente protestadas em cartório, se for o caso. Em caso de inadimplência, há a cobrança judicial.

Cabe reforçar que esses débitos são objeto de regular cobrança, em conformidade com a legislação municipal, em especial o Decreto Municipal 17.994/2022.

Fiscalização

As operações de fiscalização realizadas por equipes da Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob), Guarda Civil Municipal e BHTrans passam a ser realizadas quatro vezes por semana – atualmente as operações acontecem duas vezes por semana. O objetivo da fiscalização é vistoriar a condição dos ônibus, especialmente no que diz respeito a segurança dos passageiros e operadores. Entre julho e dezembro do ano passado foram feitas 2.466 operações de fiscalização, com 38.869 vistorias.

Os Veículos que estiverem com mau funcionamento dos elevadores para embarque e desembarque de pessoas com deficiência terão a Autorização de Tráfego (AT) recolhida e a remuneração complementar cortada – penalidades que até então não eram adotadas pela PBH.

Evolução tecnológica

A proposta da Prefeitura de Belo Horizonte é disponibilizar acesso gratuito à internet de alta velocidade nos ônibus e nas estações. Além disso, exigência de contratação de tecnologia de otimização com inteligência artificial. Outro ponto de destaque é a inclusão de ônibus movidos a energia limpa na frota da capital.

A PBH já lançou o Plano de Mobilidade Limpa, que prevê a substituição de 40% da atual frota (que é de 2.636 veículos), até 2030, por ônibus elétricos ou movidos a outras fontes de energia limpa, caracterizados por não emitirem poluentes locais, melhorando a qualidade do ar em áreas urbanas.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Prefeitura de Uberaba inicia revitalização dos Terminais


A Superintendência de Transporte de Uberaba iniciou, nesta quarta-feira (24), o processo de revitalização da pintura do Terminal Univerde/Oeste. A ação está sendo realizada pela empresa SBR Engenharia Ltda, contratada por meio de licitação, para a prestação de serviços de manutenção de diversas secretarias, entre elas, a de Defesa Social (SDS).

Para minimizar impactos aos usuários do transporte coletivo, o serviço está programado para ocorrer durante horários de menor fluxo.

A superintendente de Transporte, Daniela Arantes, destacou que a expectativa é de estender a revitalização aos Terminais Beija-Flor, Manoel Mendes e Gameleiras nos próximos três a quatro meses.

Informações: Jornal da Manhã

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Prefeitura garante 40 novos ônibus para circular em Macapá

Na manhã desta sexta-feira (26), a Prefeitura de Macapá recebeu a chegada dos 40 novos ônibus para incluir na frota rodoviária macapaense. Dr. Furlan e Patrícia Almeida, diretora-presidente da CTMac, foram acompanhar a saída dos veículos no porto Santana – Distrito Industrial.

Esses veículos vão somar aos da Expresso F. K. e ônibus da intervenção municipal. A nova empresa de ônibus vai gerar em média 150 empregos diretos e indiretos aos munícipes.


Para o motorista de ônibus, Osvaniel Lobato, que estava desempregado há três meses. E com a chegada da nova empresa, o condutor terá uma oportunidade de emprego. “A entrada desses 40 ônibus em Macapá vai gerar empregos e melhorias na mobilidade do transporte público”, contou.

A circulação desses novos ônibus é uma garantia do direito de ir e vir da população. “Esses ônibus vão reforçar o nosso sistema de transporte coletivo. Este é apenas o primeiro passo das novas mudanças para nossa Macapá”, disse o prefeito.
A diretora-presidente da CTMac, Patrícia Almeida, falou do compromisso com os munícipes no transporte público. “Esses ônibus vão fortalecer nosso sistema rodoviário. Esses novos 40 ônibus, mais o atual quantitativo de veículos, somaram em 95 ônibus para atender nossa população, informou.

A CTMac realizará inspeções nos novos ônibus para verificar as condições de uso dos veículos. A previsão para a entrega é de cerca de cinco dias.

A empresa Nova Macapá estará atuando na capital amapaense para atender a demanda municipal.

Informações: Prefeitura de Macapá
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