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Em Campo Grande, 71 ônibus novos rodarão a partir de julho , mas sem ar-condicionado

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Prefeitura e Consórcio Guaicurus anunciaram renovação de 71 novos ônibus na frota. Desses, 68 já estão no pátio da Viação Cidade Morena, mas a maioria (47) ainda precisa receber adaptações. Os demais 21 já estão com sistema de bilhetagem atualizado e avisos estampados.

Eles são de tamanho semelhante e têm a mesma capacidade dos que substituirão. Representam cerca de 15% dos veículos que andam pelas ruas de Campo Grande.

Segundo apurado pela reportagem junto à coordenação da empresa, as modificações são feitas no próprio estacionamento e devem ser concluídas até 29 de junho. Não há ainda a data exata para os novos veículos entrarem em circulação na cidade, já que motoristas precisam receber treinamento de como operar automóveis. Mas a previsão é julho. 

Os profissionais precisam estar aptos a dirigir os carros, já que são modelos diferentes dos que substituirão. Tratam-se de veículos mais novos, da marca Marcopolo. Nenhum deles é sanfonado e têm porta do lado contrário ao motorista, assim como toda a frota campo-grandense.

Está previsto contrato de cinco anos para esses veículos, que têm acessibilidade - por meio de plataformas -, mas não possuem aparelhos de ar-condicionado, conforme compromisso de campanha do ex-prefeito Marquinhos Trad.

Os carros têm capacidade de 40 passageiros sentados. As linhas do transporte público que serão atendidas são definidas com base nos horários de pico do município.
Segundo anunciado pela prefeita, Adriane Lopes (PP), esta é a maior renovação da última década. Outros três ônibus ainda estão na fábrica da Marcopolo, em São Mateus (ES), e deverão chegar na cidade nos próximos dias.

Vale ressaltar que a Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) determinou que, até o final deste ano, o Consórcio Guaicurus deverá renovar 184 veículos.

Informações: Campo Grande News
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Prefeitura alugará ônibus zero quilômetro para o transporte coletivo de Palmas

A Prefeitura de Palmas formalizou o aluguel de 40 novos ônibus para o sistema de transporte público de passageiros de Palmas. Eles entram em operação em até 15 dias.

A contratação tem prazo inicial 180 dias de vigência. O aluguel dos veículos vai requerer investimento de R$ 30.000,00 por veículo ao mês do Município. A empresa contratada é a empresa Bruck Transportes LTDA.

Os veículos são novos (zero quilômetro), cumprem com exigências legais de menor emissão de gases poluentes e, conforme descrito no contrato, devem manter o padrão de, no mínimo, 40 passageiros sentados, climatização, GPS e condições de acessibilidade para pessoa com deficiência. As despesas com operação dos veículos ficam a cargo da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP).

Segundo o presidente da ATCP, Eliezer Moreira de Barros, os novos veículos substituirão ônibu defasados que demandam manutenção corretiva frequente e para ampliação da frota em operação. Segundo a agência, atualmente o sistema de transporte público de Palmas conta com 189 veículos cadastrados.

Informações: Prefeitura de Palmas
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Linhas da EMTU no ABC ganham 35 novos ônibus zero km

As linhas gerenciadas pela EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos que atendem a Região do ABC receberam 35 novos ônibus zero km em junho. Os veículos, que compõem a frota operada pela NextMobilidade, fazem parte da modernização da operação metropolitana da região e beneficiam a população de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo.

Os novos ônibus são modernos, equipados com ar-condicionado, tomadas USB e possuem acessibilidade, com plataforma elevatória veicular ou rampa de acesso para as pessoas com deficiência.

Os ônibus já passaram por inspeção de inclusão realizada pela EMTU, onde foram cadastrados à frota sete ônibus articulados modelo Caio Millennium que irão operar no Corredor ABD e 28 veículos modelo Apache VIP para o atender toda Área 5 (municípios do ABC). 
A inspeção veicular da EMTU considera 938 pontos a serem verificados, em conformidade com as legislações ambientais, de acessibilidade e de acordo com as determinações do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), resoluções da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, além de considerar o surgimento de novas tecnologias.

Informações: EMTU SP
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Tarifa do metrô de BH vai aumentar para R$5,30 a partir de julho

A partir do dia 1º de julho, os usuários do metrô de Belo Horizonte vão pagar mais caro na tarifa. A resolução foi publicada neste sábado (24), pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), no Diário Oficial.

De acordo com o texto, o valor passará de R$4,50 para R$5,30, um reajuste de 17,78%.

Ainda segundo a publicação, o aumento corresponde ao período de março de 2021 a março de 2023.

A concessionária que administra o metrô de BH informou que está ciente da alteração no valor da passagem. Disse ainda que, com a concessão que foi assinada neste ano, melhorias serão realizadas na infraestrutura, como a expansão da linha 1 e a implantação da linha 2.

O investimento previsto é de R$ 3,7 bilhões ao longo de todo o contrato.

Contrato de concessão
Em março, o Grupo Comporte assinou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o contrato de compra e venda de ações da Veículo de Desestatização MG Investimentos (VDMG), controladora da CBTU-MG.

O grupo assinou também o contrato de concessão do metrô com o governo de Minas.

A empresa venceu o leilão do metrô de Belo Horizonte em dezembro de 2022 com uma proposta de R$ 25,7 milhões.

Informações: G1
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No Rio, Sistema do VLT testa mudanças na fiscalização e na cobrança de tarifas

A passagem do VLT é paga dentro dos vagões, com acesso sem roletas e validação do cartão (Bilhete Único Carioca, Bilhete Único Intermunicipal ou RioCard) em máquinas. 

A fiscalização do valor cobrado (R$ 4,30) cabia a funcionários do sistema e guardas municipais, mas agora será apenas atribuição dos primeiros: ao encontrar alguém viajando sem pagar, agentes da concessionária terão que fotografar seus documentos, além de registrar local, dia e horário da infração. As informações serão enviadas à Secretaria de Ordem Pública (Seop), para aplicação de multa de R$ 170,00 — ou R$ 255,00, em caso de reincidência.
Outra novidade é o controle de acesso — com pagamento através de validadores externos, que fará com que os passageiros paguem a tarifa antes de entrar nos trens —, já em fase de testes em dias úteis e nas estações mais movimentadas da cidade: Cristiano Ottoni, na Central do Brasil, Gamboa e Vila Olímpica, no Santo Cristo; e Colombo e Santos Dumont, no Centro.

Transportando cerca de 80 mil pessoas por dia, de acordo com a concessionária, os VLTs contabilizam uma taxa de 14% de passageiros que não pagam pelo serviço. As alterações no processo de fiscalização, realizadas de acordo com resolução conjunta publicada no Diário Oficial do Município de 29/03, buscam aumentar o controle do acesso e diminuir essa porcentagem.

Informações: O Globo
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Catraca dupla será implementada em frotas de ônibus na Grande Aracaju

A partir desta segunda-feira, 19, passa a valer uma medida de implementação das catracas duplas em frotas de ônibus que atendem a Grande Aracaju. A ação foi promovida pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju.

De acordo com a SMTT, o principal objetivo da iniciativa é coibir a prática ilegal de pular a catraca dos ônibus do transporte coletivo na região da Barra dos Coqueiros e Atalaia Nova. As catracas elevadas serão instaladas em 12 veículos que circulam pelo município vizinho e região.

Segundo o superintendente da SMTT de Aracaju, Renato Telles, a instalação das catracas elevadas atende as solicitações da Prefeitura de Barra dos Coqueiros, em virtude do comprometimento das operações dos veículos de transporte coletivo na localidade, causado pelo índice alto de pulos de catracas. A perspectiva é de que a instalação das catracas elevadas possa coibir os pulos de catracas, ações estas consideradas ilegais e que geram prejuízos, inseguranças e transtornos ao serviço do transporte público.
“A SMTT da Barra dos Coqueiros solicitou à SMTT de Aracaju a implantação das catracas elevadas para a melhoria da operação dos ônibus, e depois de analisarmos o pleito mostramos um protótipo com as devidas dimensões aos representantes da SMTT Barra, que foi aprovado. O objetivo é melhorar a operação dos coletivos na região, oferecer mais segurança a quem utiliza adequadamente os ônibus, e também evitar ameaças que estavam sendo dirigidas aos profissionais que trabalham nessas linhas de ônibus. O Sindicato dos Rodoviários, inclusive, protocolou ofício relatando as ameaças que motoristas vêm sofrendo por quem pratica as evasões”, conta.

Informações: Fanf1
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Tarifa zero dos ônibus em Balneário Camboriú deve diminuir congestionamentos

Desde a última segunda-feira (15), o transporte coletivo em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, é gratuito. A medida foi anunciada pela prefeitura junto com a mudança da empresa responsável por operar o sistema.

Essa é a segunda cidade a implantar o tarifa zero: também na segunda-feira, Balneário Piçarras também anunciou a medida.

Segundo Magali Nunes Ignácio, diretora-presidente da BC Trânsito, o principal objetivo da medida é a inclusão social, possibilitando que toda a população tenha acesso ao transporte público de qualidade.

“Além disso, é um incentivo para que as pessoas deixem seus veículos em casa, não impactando o meio ambiente e o trânsito”, afirma Magali.

A tarifa zero será mantida por seis meses. Depois disso, a prefeitura deve reavaliar a política. Depois disso, existe a possibilidade desta política se tornar permanente. É o que um projeto de lei, apresentado na Câmara de Vereadores, também quer.

Para especialista, “mesmo com a tarifa zero, os congestionamentos continuarão”
O professor da Univali, Janio Vicente Rech, doutor em Gestão Territorial, afirma que, “mesmo com a tarifa zero, os congestionamentos continuarão, em razão de não haver faixas exclusivas ou preferenciais para o transporte público”.

“Investimentos realizados nas cidades têm sido direcionados em sua maioria a políticas públicas que favorecem a utilização de mais transportes motorizados, principalmente o individual, gerando grandes congestionamentos, o que tem contribuído na perda da mobilidade. Isto é agravado pela falta de transporte público integrado e de qualidade, assim como da falta de planos de mobilidade integrados”, afirma.

“Algumas ações, como faixas elevadas para pedestres, implantação de ciclofaixas e ciclovias e a eliminação de vagas de estacionamento, como na avenida Atlântica, convergem com diretrizes de mobilidade urbana sustentável e de um modelo de cidade que prioriza as pessoas”, considera.

O professor ainda afirma que, para que o transporte público atraia novos usuários, é necessário que o tempo de deslocamento dos ônibus seja menor que o tempo daqueles que utilizam automóvel. “Com a falta de planejamento regional integrando os municípios de Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú, com população em torno de 545 mil habitantes e frota veicular circulando na região próxima de 440 mil veículos, a mobilidade da população tem se agravado consideravelmente”.

Mobilidade deve ser prioridade
Rech cita outras políticas públicas que podem ajudar a solucionar o problema crônico do trânsito de Balneário Camboriú: Campanhas para que se evite o uso do automóvel e se utilize o transporte ativo para deslocamento urbano, como a caminhada e a bicicleta, minimizariam os frequentes congestionamentos nas principais vias.

“A malha cicloviária na cidade é fundamental para que se garanta a mobilidade, desde que aconteça de forma contínua, criando circuitos que ligue pontos de interesse como escolas, universidades, hospitais, rodoviária, shoppings, praias, trabalho, entre outros. É uma maneira de se minimizar o uso do automóvel como modo de transporte. A solução de parte destes problemas exige a implementação de projetos inovadores com sistemas de transportes intermodais integrados e eficientes e basicamente, vontade política dos gestores municipais”.

Projeto de lei quer tarifa zero permanente
O projeto de lei quer garantir que, depois do término do contrato emergencial com a Transpiedade, a tarifa zero continue sendo uma política pública municipal.

O vereador Eduardo Zanatta (PT) é quem propôs a lei. “Balneário Camboriú se tornou referência, pois é a primeira cidade com mais de 100 mil habitantes em Santa Catarina a ter o sistema de tarifa zero. Apresentamos o projeto “Tarifa Zero é Mais”, pois é isso que a tarifa garante: mais acesso à cidade, mais lazer e mais dinheiro injetado na economia local”, afirma.

Informações: ndmais.com.br
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Grande Recife: TI Pelópidas terá mais três linhas com integração temporal

Outras três linhas começam a operar com integração temporal no TI Pelópidas a partir do sábado (24). Com isso, os usuários que utilizam as linhas 1934 - Arthur Lundgren I/TI Pelópidas, 1935 - Paratibe/TI Pelópidas e 1941 - Arthur Lundgren II/TI Pelópidas passarão a embarcar pela porta da frente e registrar o cartão VEM no validador para liberar a catraca. Desde o início deste mês, as linhas 1931 - Jardim Paulista Baixo/TI Pelópidas, 1932 - Jardim Paulista Alto/TI Pelópidas e 1943 - Mirueira/TI Pelópidas também passaram a operar com o sistema temporal.

As demais linhas permanecem com o embarque pelas portas do meio ou traseira sem a necessidade do uso do cartão VEM. No TI Pelópidas circulam 24 linhas. Os TIs Barro, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15 e Pelópidas operam parcialmente com o sistema temporal.

A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O embarque no sistema é válido apenas com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Passagens pagas em dinheiro não contemplam a integração.
Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no embarque das linhas que farão a integração temporal no TI Pelópidas. Basta procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão VEM Comum.

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife.

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o trajeto das linhas de ônibus.

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 21 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

COBRANÇA DUPLA – Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Informações: GRCT
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