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Fortaleza é destaque em pesquisa nacional sobre mobilidade urbana sustentável

sexta-feira, 3 de junho de 2022


Fortaleza é a cidade brasileira com melhores índices de mobilidade urbana sustentável, segundo pesquisa publicada nesta terça-feira (31/05) pelo jornal Folha de São Paulo. A Capital aparece com o maior indicador, seguida por Aracaju, São Paulo e Curitiba.

A avaliação é resultado de uma formação de jovens no Lab99, ação entre o jornal e a empresa de aplicativos 99. A base do levantamento é o Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (Imus), que avalia o nível de mobilidade e o quanto esta mobilidade atende aos princípios de sustentabilidade, considerando os aspectos ambientais, sociais e econômicos.

Para obter a média, são analisados critérios como acidentes de trânsito, ações para redução de sinistros, ciclovias, congestionamentos, densidade e conectividade da rede cicloviária, emissões de gás carbônico, energia limpa, modos de transporte, motorização, passageiros transportados, tarifas de transporte e vias para pedestres.

De acordo com o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Antônio Ferreira, o resultado é reflexo das intervenções desenvolvidas com foco na priorização da bicicleta e do transporte coletivo, além de medidas de segurança viária como a readequação da velocidade e criação de infraestruturas que garantam o deslocamento seguro de pedestres.

Mais ciclofaixas e ciclovias

Os ciclistas contam hoje com cerca de 410 km de infraestrutura cicloviária para realizar suas viagens. “Em 2013, tínhamos apenas 68 km de malha dedicada exclusivamente a esses usuários. Hoje, esse número é quase seis vezes maior. Aos poucos, fomos inserindo uma mudança de cultura nos cidadãos de inclusão e respeito ao modal cicloviário, que está cada vez mais presente na cidade”, esclarece Antônio Ferreira.

Segundo o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Fortaleza é a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária, com mais de 50% dos habitantes morando a menos de 300 metros de alguma ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota ou passeio compartilhada. A reportagem da Folha destaca que "a capital cearense é, de longe, a mais 'ciclável' do país".

Além de investir na malha cicloviária, a Prefeitura de Fortaleza oferece como alternativa de locomoção e lazer o sistema de bicicletas compartilhadas, o Bicicletar, com 192 estações espalhadas em pontos estratégicos da Cidade, outras 11 estações do Mini Bicicletar, voltado para crianças, e mais 16 do Bicicletar Corporativo, exclusivo para servidores municipais.

Prioridade ao transporte público

Com a meta de reorganizar o trânsito e promover o convívio saudável entre os diversos modais, Fortaleza dispõe de 132,3 km de faixas exclusivas de ônibus. O objetivo deste sistema é priorizar o transporte público, proporcionando diversas vantagens aos usuários, como o aumento da velocidade operacional, previsibilidade do tempo de viagem, redução no consumo de combustíveis e de emissão de gases poluentes, além de um impacto positivo no cálculo tarifário do transporte público.

Exemplo disso, ocorre na faixa exclusiva da Av. Dom Luís, onde houve ganho de velocidade operacional de 143,5%, e na Av. Carapinima, de 159%. Já na Av. Santos Dumont, o resultado foi ainda superior, 207%.

Outro importante reflexo de priorização aos ônibus são os dois corredores exclusivos na Avenida Aguanambi e na Avenida Bezerra de Menezes. Os corredores contam com estações acessíveis com embarque e desembarque em nível, o que proporciona ainda mais a redução do tempo de viagem e acessibilidade para os passageiros.

Na Av. Bezerra de Menezes, o tempo de viagem caiu em 52,5% para o usuário com o aumento de velocidade operacional em 90,7% nos horários de pico de dia útil, pela manhã e à tarde. Na Av. Aguanambi, por exemplo, o tempo de viagem foi reduzido em 25,6%.

Pedestre

A Prefeitura desenvolve um conjunto de ações voltadas ao pedestre que vai desde a implantação de travessias elevadas a áreas de trânsito calmo. Destacam-se as calçadas e praças vivas, faixas diagonais e projeto esquina segura, que consiste no alargamento das áreas de passeio e reforço na fiscalização quanto à proibição de estacionamento proibido nas esquinas.

A Capital dispõe ainda do Plano Municipal de Caminhabilidade, que incentiva os deslocamentos dos pedestres e pessoas com mobilidade reduzida, ordenando as calçadas e espaços públicos, tornando a cidade mais acessível e compartilhada.

Informações: Prefeitura de Fortaleza
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No Rio, Usuários vão poder acessar horários e itinerários de ônibus por QR Code


Os cariocas vão poder acessar informações de horários e itinerários de ônibus através do celular. A novidade foi anunciada pela Secretaria municipal de Transportes.  

Alguns pontos na cidade vão ter adesivos, com um QR Code. Assim, basta apontar a câmera do aparelhos para a imagem e saber as linhas que passam pelo local.

A pasta ainda informou que em março deste ano, 15 pontos de ônibus entre os bairros do Humaitá e Gávea, na Zona Sul do Tio, já receberam o projeto piloto. A proposta agora é que a iniciativa chegue, nos próximos meses, aos corredores BRS e na Rua 28 de Setembro, em Vila Isabel, na Zona Norte.

Informações: Band
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Motoristas e cobradores de ônibus de SP decidem fazer greve


Em assembleia na madrugada desta quarta-feira (1), motoristas e cobradores de ônibus da cidade de São Paulo aprovaram a paralisação do transporte público urbano por ônibus, na próxima segunda-feira (6). Não houve evolução nas negociações salariais e os trabalhadores decidiram pela greve.

“Os empresários e o Poder Público insistem em uma proposta salarial vergonhosa, que já foi rejeitada. O pedido dos trabalhadores é de reajuste salarial de 12,47%, mais aumento real, fim da hora de almoço não remunerada, participação nos lucros (PLR), fim do desconto no vale refeição quando os trabalhadores entregam atestado médico, melhorias no plano de saúde, fim das nomenclaturas no setor de manutenção, garantia da data-base, reajustes no vale refeição e garantia de todos os outros pontos da Convenção Coletiva”, afirma, em nota, o presidente do Sindmotoristas, Valdevan Noventa.

Informações: Isto É
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SPTrans reforma passarela do Terminal Cachoeirinha a partir de segunda

A SPTrans informa que na segunda-feira, 6 de junho, começam as obras de reforma da passarela do Terminal Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte da capital.
A reforma vai oferecer mais conforto e segurança aos passageiros que utilizam a passarela e o elevador para a Avenida Deputado Emílio Carlos. A cobertura da passarela também será reformada.

Durante os trabalhos, os acessos das avenidas Itaberaba e Inajar de Souza permanecerão abertos aos passageiros. Para quem utiliza a entrada da Av. Deputado Emílio Carlos, deverá se deslocar cerca de 400 metros.

Quem utiliza a entrada da Av. Deputado Emílio Carlos deverá se deslocar cerca de 400 metros e tem como alternativa para o percurso cinco linhas durante o dia e uma durante a madrugada, conforme a relação abaixo. Essas linhas permitem embarcar e desembarcar ao lado do portão interditado. Funcionários do terminal estarão no local orientando os passageiros.
 
Os passageiros estão sendo informados das mudanças e alternativas por meio de cartazes, faixas e avisos sonoros, além da orientação dos funcionários do terminal durante todo o seu funcionamento.

Linhas que passam na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3.747:

Para acessar o terminal:

971X/10 Term. Cachoeirinha - Metrô Santana
971M/10 Vl. Penteado - Metrô Santana
9354/10 Term. Cachoeirinha - Pça do Correio

Para sair do terminal:

9500/10 Term. Cachoeirinha - Pça do Correio
978L Term. Cachoeirinha - Term. Princesa Isabel

Linha durante a madrugada
N205/11 Term. Cachoeirinha - Terminal Pinheiros (Noturna)

Informações: Prefeitura de SP
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Duas estações do metrô de Salvador seguem sem funcionar

As estações do metrô de Bom Juá e Pirajá, em Salvador, seguem sem funcionar nesta quarta-feira (1º). Na manhã de terça-feira (31), dois trens descarrilaram e tombaram após um deles bater em caminhão de alinhamento – que é um vagão de serviço.

Os trens envolvidos no acidente seguem no local e ainda não há informações de quando serão retirados. Assim, também não há previsão de quando as duas estações voltarão a funcionar normalmente.

Com essa interrupção, as estações do metrô estão com fluxo maior de passageiros que o normal. A linha 2 do metrô, que segue até o Aeroporto Internacional de Salvador funciona normalmente, sem alterações.


Dois trabalhadores e quatro passageiros ficaram feridos, e foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros. Três delas foram levadas para o Hospital Geral do Estado (HGE), uma para o Hospital Municipal de Salvador e as outras duas foram levadas para uma unidade particular.

Por causa do acidente, a linha 1 operou apenas entre os terminais Acesso Norte e Lapa, nos dois sentidos. Depois, precisou ser interrompida até a última atualização desta matéria e, em seguida, a CCR e a prefeitura de Salvador inseriram linhas de ônibus para o translado entre o Retiro e Pirajá. (Clique aqui e conheça o metrô de Salvador)

Já a linha 2 – que chegou a funcionar com velocidade reduzida, em modo de emergência – teve o fluxo restabelecido.

A CCR criou duas linhas emergenciais ligando as estações de transbordo que deixaram de funcionar por causa do acidente na linha 1. Esse atendimento será feito até que a operação do metrô seja normalizada. As linhas serão:

Acesso Norte/Pirajá;
Pirajá/Acesso Norte.

Para reforçar as operações, a prefeitura também colocou duas linhas de ônibus emergenciais, para auxiliar o trajeto dos passageiros. Essas linhas serão desativadas quando a linha 1 voltar a trafegar regularmente. Os itinerários são:

Lapa/Pirajá;
Lapa/Acesso Norte.

Informações: G1 Bahia
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Nova linha de ônibus do transporte público começa a circular em Aracaju

Começou a circular nesta quarta-feira, 1º de junho, a nova linha de ônibus do transporte público da capital. A linha 711-D.I.A./Centro via Castelo Branco – Suíssa tem um itinerário mais longo para melhor atender a demanda da população.


A nova linha, que substituí as linhas 706- Santa Lúcia/Centro via Suíssa e 707- Castelo Branco/Centro, parte do Terminal D.I.A até o Terminal Centro passando pelo Conjunto Castelo Branco e Bairro Suíssa, via avenida. Dr. Edelzio Vieira de Melo. A linha tem 21 km de extensão e circula todos os dias da semana, exceto domingos e feriados.

O superintendente da SMTT Renato Telles, ressalta que a nova linha atenderá uma demanda dos moradores do Castelo Branco e Suíssa.

“A nova linha tem um itinerário mais amplo e estaremos analisando o comportamento da linha nos próximos dias”, completa Renato.

A população da região do bairro Suíssa, que utiliza o transporte público, comemorou a chegada da nova linha.

“Esse novo ônibus vai facilitar muito a minha vida. Antes eu tinha que descer na avenida Augusto Franco e vim andando até o trabalho. Agora, com esse novo ônibus eu já desço perto do trabalho”, conta a farmacêutica Letícia Borges.

O aposentado Edvaldo Santos, morador da avenida Edelzio Vieira de Melo, também aprovou a chegada da nova linha.

“Aqui estava carente de ônibus e ainda bem que colocaram essa linha para a população. Ter um ônibus passando perto de casa ajuda muito”, afirma Edelzio.

A profissional de recursos humanos Rafaella Dias explica que a nova linha de ônibus trará mais segurança e comodidade para os moradores da região. “Agora, voltamos a ter um ônibus passando pelo conjunto Costa e Silva, indo para o Terminal Dia e do Centro. O pessoal daqui tinha que caminhar para rua do Acre ou para a avenida Augusto Franco para pegar ônibus. Pelo dia é mais tranquilo, mas, à noite é perigoso porque fica muito deserto. Por isso, essa linha é muito bem-vinda e esperada pela população”, comemora.

Confira o itinerário completo:

Sentido: Term. D.I.A. / Term. Centro
Terminal D.I.A.
Rótula do Term. D.I.A.
Av. Emp. José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg)
Viaduto do D.I.A.
Av. Tancredo Neves
Av. São João Batista
Av. Acrísio Garcez
Largo Fernando Santos (caixa d’água do Conj.
Castelo Branco)
Rua Álvaro Nascimento
Rua Coronel João Gonçalves
Av. São João Batista
Rua Coronel Américo Batalha
Rua Acre
Rua Poeta José Sampaio
Av. Gonçalo Rollemberg Leite
Rua Rafael de Aguiar
Trav. São Benedito
Av. Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro)
Rua São Judas Tadeu
Rua Rafael de Aguiar
Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo (B. Suíssa)
Rua Urquiza Leal
Rua Jorge Pereira Porto
Av. Hermes Fontes
Rua Propriá
Pç. Olímpio Campos
Rua Santo Amaro
Rua Geru
Largo Esperanto
Trav. João Quintiliano da Fonseca
Terminal Centro
 
Sentido: Term. Centro / Term. D.I.A.
Terminal Centro
Rua Capela
Pç. Olímpio Campos
Rua Itaporanga
Av. Pedro Calazans
Av. Hermes Fontes
Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo (B. Suíssa)
Av. Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro)
Rua Poeta José Sampaio
Rua Acre
Rua Coronel Américo Batalha
Av. Acrísio Garcez (caixa d’água do Conj. Castelo Branco)
Av. Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro)
Rua Major João Teles
Rua Moizete Leite Mendonça
Av. Tancredo Neves
Av. Engº José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg)
Rótula do Term. D.I.A.
Terminal D.I.A.

Informações: SETRANSP
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Ônibus elétrico Mercedes-Benz e a construção do futuro da mobilidade

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Mobilidade urbana, sustentabilidade, qualidade de vida no transporte, impactos econômico e social, princípios ESG. Temas como estes permeiam, cada vez mais, a troca de ideias e de conhecimento, o desenvolvimento de projetos, os planos de ação, as boas práticas e ações concretas, seja no Brasil ou em vários lugares mundo afora.


Aqui no nosso país, entidades do transporte e da indústria, fabricantes de veículos, encarroçadores e implementadores, fornecedores de tecnologia e de serviços, empresas, gestores e especialistas vêm discutindo as megatendências da mobilidade, contribuindo com suas expertises para a evolução do setor.

Esse movimento foi novamente notado, recentemente, no evento Mobility Future: Construindo o Futuro da Mobilidade. Promovido pela Praxio, empresa especializada em software de gestão para o transporte e unidade especialista em mobilidade da nstech, essa iniciativa reuniu mais de 50 executivos de transportes dos segmentos urbano, rodoviário e fretamento, além de presidentes de associações e federações.

O diversificado grupo se dedicou ao mapeamento das dores e necessidades do transporte de passageiros. Um resumo do que foi abordado pode ser conferido num e-book que engloba o cenário do setor no contexto da mobilidade do Brasil e insights gerados a partir de discussões com os líderes participantes. Para baixar o e-book, basta acessar: https://materiais.praxio.com.br/mobility-future.

Apoio da Mercedes-Benz ao evento

A Mercedes-Benz e a Marcopolo Next patrocinaram o evento. “Vivemos uma fase de reinvenção, a partir de um momento crítico gerado pela pandemia. Descobrimos muito nesse período, apesar das dificuldades. Estamos muito felizes em construir e participar desse encontro que reuniu agentes de mudança e transformação”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.


“Pensar o futuro da mobilidade é pensar em sustentabilidade, economia, tecnologia e qualidade de vida, o que torna o planejamento para atender às diversas demandas desse futuro um desafio e tanto”, afirma Valmir Colodrão, CEO da Praxio. “Estamos comprometidos com o que foi abordado e vamos trabalhar ativamente para alcançar o cenário da mobilidade que vislumbramos.”

Mercedes-Benz entra na era da eletromobilidade no Brasil

Reconhecida no mercado por sempre trazer soluções de mobilidade e sustentabilidade para as cidades, a Mercedes-Benz do Brasil novamente é protagonista no transporte coletivo urbano. No segundo semestre deste ano, chegará ao mercado o eO500U, o primeiro chassi de ônibus elétrico da marca no país.


Movido a baterias, esse novo modelo da consagrada linha O500 foi 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira com base na realidade do transporte de passageiros no Brasil.

“O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da nossa marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana aliada à eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, ressalta Walter Barbosa.

Com esse moderno chassi de ônibus urbano elétrico, que traz a qualidade e a confiabilidade da estrela de três pontas, a Mercedes-Benz entra na era da eletromobilidade em veículos comerciais no Brasil. Com tecnologia de ponta e paixão em atender a todas as necessidades do transporte de pessoas, a empresa contribui para a qualidade de vida nas grandes cidades, garantindo, também, segurança e conforto nas viagens.

Com esse chassi de ônibus urbano elétrico, a Mercedes-Benz  promove novas tecnologias, que estão alinhadas às megatendências globais de sustentabilidade. Isso reforça a estratégia ESG da empresa, que se apoia nos pilares Meio Ambiente, Social e Governança.

A decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus, mais especificamente no segmento urbano, foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. 

Um olhar mais amplo para soluções sustentáveis

Além do eO500U elétrico, a Mercedes-Benz segue atenta a outras soluções que se mostrem adequadas e viáveis à sociedade e aos clientes. São os casos, por exemplo, do Biodiesel e do HVO (biocombustível de segunda geração), que também podem auxiliar na redução de emissões de CO². Isso agrega à mobilidade o foco em sustentabilidade, com ônibus mais eficientes, mais econômicos e menos poluentes.

Consciente de suas responsabilidades, a Mercedes-Benz tem o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da sociedade na qual está inserida. A marca busca, assim, assegurar mobilidade, qualidade de vida e segurança no transporte para as pessoas, além de preservar recursos naturais para um futuro mais sustentável.

Informações: Mercedes-Benz
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Sem condutor, trem com capacidade para 200 pessoas ligará aeroporto em SP à estação da CPTM

O consórcio AeroGru, que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, assinou um contrato com a empresa Marcopolo Rail para o fornecimento de três trens com funcionamento autônomo, ou seja, não precisam de um condutor, para o novo sistema People Mover.


Esse trens circularão entre o aeroporto e a estação do metrô Linha 13-Jade, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos do estado de São Paulo).

A previsão é que os passageiros possam utilizar o novo sistema a partir dos primeiros meses de 2024. Segundo a Marcopolo Rail, a assinatura do contrato ocorreu em um evento realizado na sede da empresa, com a presença do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

O encontro formalizou o fornecimento de três veículos Marcopolo Auster A-200, compostos de dois carros articulados, com capacidade para 200 passageiros e funcionamento autônomo (driveless).

“Utilizaremos mão de obra especializada para a produção dos veículos que circularão em São Paulo, além de uma linha de montagem especial com a utilização de materiais de alto padrão. A expertise de mercado da companhia, aliada à capacidade técnica de desenvolvimento e produção da Marcopolo Rail, garantirá a qualidade do fornecimento e ampliará a capacidade de mobilidade de milhares de pessoas que fazem o trajeto diariamente”, explica Petras Amaral Santos, gerente executivo da unidade de negócio Marcopolo Rail.

Informações: R7
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