Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Zona Oeste do Recife recebe nova ciclofaixa

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O Recife tem, a partir desta segunda-feira (9), uma nova ciclofaixa permanente, na Zona Oeste da cidade. A 'Ciclofaixa Antônio Curado' tem 3,2 quilômetros de extensão, ligando os bairros do Cordeiro e Engenho do Meio. A nova ciclofaixa tem fluxo de mão e contramão, em um percurso que segue pelas ruas Gaspar Perez, Mauricéia, Manoel Estevão da Costa, Antônio Curado e José dos Santos. Toda a rota é sinalizada.

Ao longo do percurso, a nova rota ciclável atende locais como o Terminal do Engenho do Meio, a Sudene, o Hospital das Clínicas e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por exemplo. Além disso, a ciclovia também se interliga com outras rotas, fazendo a conexão entre dez bairros, entre as zonas Sul e Oeste -- os bairros do Engenho do Meio, Jardim São Paulo, Iputinga, Cordeiro, Torrões, San Martin, Mangueira, Mustardinha, Afogados e Imbiribeira.

Para o funcionameto da ciclovia não haverá período educativo. A fiscalização será feita por agentes de trânsito em rondas periódicas e os motoristas que foram flagrados estacionados ou circulando sobre a ciclofaixa estão sujeitos à multas grave e gravíssima, respectivamente. O valor da multa é de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira, no caso de estacionamento sobre o equipamento, ou de R$ 574,62 e sete pontos na habilitação, no caso de circulação sobre a ciclovia.

De acordo com a Prefeitura do Recife, o projeto foi elaborado de acordo com as diretrizes do Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana, compondo também a Rede Cicloviária Complementar, que é de responsabilidade dos municípios do Grrande Recife.

Informações: G1 PE

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Expresso SPTrans F1 leva torcedores ao Autódromo de Interlagos

Os torcedores que forem assistir aos treinos e à corrida do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos neste sábado, 14, e domingo, 15, terão à sua disposição seis linhas especiais do Expresso SPTrans F1, criadas especialmente para o público do evento.

Para facilitar o deslocamento dos espectadores, inclusive dos turistas que vêm à cidade para a prova, os ônibus partirão de miniterminais instalados em pontos de fácil acesso na cidade, como o Aeroporto de Congonhas e a Avenida Paulista, e seguirão direto para Interlagos.

Essas linhas terão uma tarifa especial fixada em R$ 35,00 (ida e volta) ou R$ 25,00 (somente ida ou volta) por dia. O bilhete poderá ser adquirido em qualquer um dos pontos de embarque no dia da utilização. Não haverá venda antecipada.

Atende

Além dos ônibus acessíveis nas linhas expressas, a SPTrans oferece transporte gratuito às pessoas com deficiência. O serviço Atende, que opera com vans adaptadas para cadeirantes, estará disponível nos  seis miniterminais e, também, na Estação CPTM Autódromo, Praça Enzo Ferrari e no estacionamento de fretados da avenida José Carlos Pace, com um total de 27 veículos.

O cronograma do Atende será o mesmo dos ônibus, conforme a tabela do Horário de Funcionamento. Para utilizar o serviço é necessário apresentar o ingresso para a corrida.

A operação é coordenada e supervisionada por profissionais de fiscalização da SPTrans. 

Miniterminais

O embarque com direção ao Autódromo poderá ser feito nos seguintes pontos:

·         Shopping SP Market (Avenida das Nações Unidas, 22.540)
·         Metrô Jabaquara
·         Shopping Interlagos (Avenida Interlagos, 2.225)
·         Aeroporto de Congonhas
·         Praça da República
·         Estação Trianon/Masp do Metrô (Rua Peixoto Gomide com Avenida Paulista)

Na saída, os ônibus do Expresso SPTrans F1 estarão estacionados ao redor do Autódromo, nos seguintes locais, de acordo com o destino:

v  Expresso República (com destino ao Shopping Interlagos, Congonhas, Jabaquara e Metrô República):
§  Avenida Interlagos (sentido Centro), junto ao Autódromo (próximo à Avenida Rio Bonito);
§  Avenida Feliciano Correia, próximo ao Portão G;

v  Expresso Jabaquara (com destino ao Metrô Jabaquara):
§  - Avenida Jacinto Júlio (sentido Centro) x Avenida Feliciano Correia (próximo ao Portão G);
§  - Avenida Rio Bonito x Rua Antônio Batista da Silva Sandoval.

v  Expresso Shopping SP Market (Estação Jurubatuba -CPTM) :
§  - Avenida Jacinto Júlio (sentido Centro) x Avenida Feliciano Correia (próximo ao Portão G);
§  - Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval, próximo à Avenida Interlagos.

Horário de funcionamento do Expresso SPTrans F1:
Miniterminais
Horários
Sábado 14/11/15
(Treino Oficial)
Domingo 15/11/15
(GP Brasil F1)
Expresso República
6h00 às 13h00
Expresso Trianon-Masp
Expresso Jabaquara
Expresso Aeroporto
Expresso Shopping Interlagos
Expresso Shopping SP Market

Operação Saída - Pontos de embarque

Destino
Entorno do Autódromo
Horários
Sábado 14/11/15
(Treino Oficial)
Domingo 15/11/15
(GP Brasil F1)
Expresso República
Com paradas para desembarque:
·    Shopping Interlagos
·    Aeroporto de Congonhas
·    Trianon-Masp
·  Av. Feliciano Correa
·  Av. Interlagos
15h00 às 17h00

15h00 às 17h30

Expresso Shopping SP Market
·  Av. Jacinto Júlio
·  Av. Antônio Barbosa da S. Sandoval x Av. Interlagos
Expresso Jabaquara
·  Av. Jacinto Júlio
·  Av. Antônio Barbosa da S. Sandoval x  Av. Rio Bonito

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Idosos a partir de 60 anos poderão ter passe livre em Cuiabá

O vereador Renivaldo Nascimento (PDT) apresentou na manhã desta terça-feira (10), na Câmara de Cuiabá, o projeto de lei que altera dispositivos da Lei Municipal 2.151/1984, que dispõe sobre a gratuidade do transporte coletivo para as pessoas com mais de 65 anos.

A proposta do parlamentar altera os Artigos 1° e 2° desta lei, estabelecendo que deve ser a partir dos 60 (sessenta) anos de idade e não mais de 65 anos, a isenção da cobrança de tarifa de transporte público em Cuiabá, além de autorizar o embarque/ desembarque pela porta dianteira.

O outro artigo alterado versa que basta apresentar um documento oficial com foto, no momento do embarque, para comprovação da idade, acabando com a necessidade do idoso se dirigir ao órgão competente para providenciar uma carteira específica para este fim.
“Queremos fazer valer um direito assegurado aos idosos, que tanto já contribuíram com nossa sociedade, mas, além disto, precisamos buscar formas de diminuir a incidência de gastos sobre as suas aposentadorias e pensões. Além de ser uma questão de inclusão é também de justiça social”, justifica o vereador.

O vereador espera efetivar um direito que é garantido aos idosos pelo Estatuto do Idoso que, apesar de estabelecer a gratuidade a partir dos 65 anos – sem a necessidade de cadastramento, considera IDOSO todo aquele que já atingiu os 60 anos de idade. Essa lei também afirma em seu Artigo 39, § 3°, que “ficará a critério da legislação local dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte previstos no caput deste artigo”.

Sendo assim, o vereador como legislador local, propõe a alteração na lei e, cobra dos outros parlamentares a sua aprovação, que pode beneficiar mais de 44 mil pessoas atualmente. Segundo dados do IBGE, do Censo de 2010, a população total de mulheres, com 60 anos ou mais em Cuiabá, compreendia 24.676 pessoas e de homens, na mesma faixa etária, 20.075 pessoas.

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Em SP, 'Invasão' a viaduto na 9 de julho rende multa

A partir desta segunda-feira (9), a Prefeitura começa a multar quem desrespeitar as novas regras de trânsito na Avenida 9 de Julho. Os  carros particulares estão, desde a semana passada,  proibidos de acessar o Viaduto Doutor Plínio de Queiroz, que passa sobre a Praça 14 Bis, na Bela Vista, região Central. Só ônibus e táxis podem trafegar pela via. A mudança se estende, também, ao Túnel Daher Elias Cutait, sob o Masp (Museu de Arte de São Paulo), na altura da Avenida Paulista. Ele ganhou um corredor de ônibus exclusivo à esquerda, deixando apenas uma faixa para os carros. Ali, porém, os taxistas terão restrição de horários. 

A novidade é que a partir de hoje  a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a SPTrans (empresa municipal que controla o transporte coletivo) farão a fiscalização do trecho, que tem 2 quilômetros de extensão, nos dois sentidos. Os veículos que insistirem em desobedecer à regra serão autuados.

Um dos objetivos da Prefeitura com a mudança foi eliminar o chamado “trânsito em x” – quando carros e coletivos precisam trocar de faixas entre si – e proporcionar ganhos de velocidade média e menor tempo de viagem aos passageiros dos coletivos. A CET, porém, não informou quão rápida seria a viagem ou o aumento da  velocidade média esperada para os ônibus.

De acordo com a companhia, 28 linhas circulam no corredor, com frequência média de 445 coletivos, transportando 325 mil passageiros em média por dia útil.

O DIÁRIO esteve no local no primeiro dia útil de funcionamento e mostrou que os motoristas enfrentaram muita dificuldade com a alteração. O trânsito continuou caótico durante toda a semana. Outra mudança que ocorreu na via  foi a redução na velocidade máxima, que agora é de 50 km/h.

Informações: Diário de S. Paulo

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Modernização nas centrais de controle do Metrô de São Paulo

A RAD, desenvolvedora de tecnologias de comunicação para o setor metroferroviário, fornecerá uma solução de comunicação de voz e dados que vai assegurar comunicação de alta disponibilidade entre as composições em circulação na Linha 17- Ouro da Companhia do Metrô de São Paulo e as centrais de controle do sistema. A operação irá acontecer através de contrato firmado com a T´TRANS, empresa responsável pelo fornecimento e integração de sistemas de telecomunicações para esta linha metroviária paulista.

Denominada SCMVD (Sistema de Comunicação Móvel de Voz e Dados), a nova solução é baseada na tecnologia Airmux 5000 Mobility, desenvolvida pela RAD e hoje empregada em diversas instalações metroferroviárias ao redor do mundo. No SCMVD, os rádios padrão ponto-multiponto da família Airmux são integrados através de um backbone em anel redundante de fibra óptica para suportar os serviços estratégicos de comunicação.

A solução a ser entregue pela RAD assegura uma comunicação sem queda de sinais ou interrupção entre as centrais de controle do metrô e os diversos trens em movimento, ou estacionados nas estações ou no pátio central do sistema.Ao todo, em aproximadamente 18 km de vias elevadas, serão integradas a este sistema 18 estações de metrô e 26 trens.Através desta solução, a RAD poderá suprir o Metrô com um modelo de comunicação garantida, abrangendo toda a sorte de serviços essenciais à boa operação da Linha 17, tais como intercomunicação, sistemas de aviso aos passageiros, estrutura de publicidade eletrônica, conexões Wi-Fi de alto desempenho para os empregados do Metrô, câmeras de vigilância, canais de telecomando e sistemas de vídeo supervisão do interior dos trens.

“Um diferencial importante da tecnologia RAD é seu nível de confiabilidade, disponibilidade e cobertura para longas distâncias. Além disto, a solução registra índices de parada praticamente em nível zero e oferece comunicação com trens a velocidade de até 200 km, um patamar muito acima dos 80 km/h empregados pelo Metrô. Tudo isto com garantia de banda para as comunicações de voz, dados e imagem”, afirma Valter Teixeira, diretor da RAD do Brasil.

O Sistema Airmux 5000 Mobility opera com um baixíssimo tempo de “hand over”, inferior a 50 milissegundos. Ao ser implementado em uma solução SCMVD da RAD, este dispositivo reduz substancialmente os riscos de parada nas comunicações, oferecendo máxima disponibilidade para operações críticas.

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TST mantém suspensa contratação de concursados do Metrô do DF

O Órgão Especial do Tribunal Superior do Trabalho confirmou nesta segunda-feira (9) a decisão do presidente da Corte, ministro Barros Levenhagen, que suspendeu a contratação pelo Metrô do Distrito Federal de candidatos aprovados no concurso de 2013.

O Ministério Público do Trabalho havia recorrido da decisão monocrática, que ocorreu em 28 de setembro. Nesta segunda, o órgão do TST confirmou, por unanimidade, a determinação do presidente do tribunal.

O presidente do SindMetrô-DF, Ronaldo Amoriim,afirmou que a manutenção dos terceirizados é ilegal e onerosa ao Metrô. Ele disse que vai buscar outras medidas na Justiça antes da audiência entre a entidade, a empresa e o GDF, prevista para 14 de dezembro.
"As negociações podem não avançar muito, já que a contratação dos concursados é considerada inviável pelas partes envolvidas, Metrô e Procuradoria-Geral do governo do DF, diante da limitação orçamentária do DF."

O Metrô afirmou que tem interesse na contratação dos concursados, especialmente por causa da expansão do serviço, que prevê a construção de mais cinco estações nos próximos anos, mas disse que é “impossível contratar no atual momento econômico”. A empresa estuda prorrogar a validade do concurso para 2017.

Entenda o caso
O Ministério Público do Trabalho moveu uma ação civil pública contra o Metrô do DF após constatar que a empresa mantinha os trabalhadores terceirizados e comissionados, mas não contrataria os candidatos aprovados no último concurso, em 2013.

A 3ª Vara do Trabalho de Brasília determinou, em caráter provisório, que a empresa contratasse os aprovados no certame. O Metrô apelou ao Tribunal Superior do Trabalho, pedindo a suspensão da decisão, o que foi deferido pelo ministro Levenhagen.

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Metrô de SP recebe exposição de fotografias

É possível ver arte entre vigas, estacas, tapumes, cimento e brita? Passageiros que utilizam o Metrô de SP poderão fazer esta reflexão após conferir a exposição fotográfica Olhares do Canteiro, que reúne mais de 20 imagens produzidas por operários que atuam em canteiros de obras em São Paulo.

As obras expostas são fruto dos ateliês de arte promovidos pela ONG Mestres da Obra, que se dedica a levar cultura e cidadania aos trabalhadores da construção civil, contando com o apoio educacional da Editora Moderna.

Com o intuito de retratar elementos do cotidiano no canteiro de obras, a exibição de fotos começa na estação Vila Madalena (Linha 2 – Verde), a partir do dia 10 até 30 de novembro. Em dezembro e janeiro, será a vez das estações República (Centro) e Jardim São Paulo – Ayrton Senna (Zona Norte) receberem a exposição, que integra a iniciativa “Linha da Cultura do Metrô”.

Durante as oficinas de fotografia, os participantes se inspiraram no livro Frans Krajcberg – Arte e Meio Ambiente (Editora Moderna), que assim como o artista polonês naturalizado brasileiro, traduz a arte por meio de detalhes e texturas do dia a dia de trabalho.

Serviço:
“Exposição Olhares do Canteiro”
Estação Vila Madalena (Linha 2 – Verde) – De 10 a 30 de novembro de 2015 Endereço: Praça Américo Jacomino, 30
Horário de funcionamento: 04h40 às 0h14, de domingo a sexta | 04h40 às 01h00 aos sábados. Estação República (Linha 3 – Vermelha) – Dezembro de 2015
Endereço: Rua do Arouche, 24
Horário de funcionamento: 04h40 às 00h25, de domingo a sexta | 04h40 às 01h00 aos sábados. Estação Jardim São Paulo – Ayrton Senna (Linha 1 – Azul) – Janeiro de 2016 Endereço: Av. Leôncio de Magalhães, 1000, Santana
Horário de funcionamento: 04h40 às 00h18, de domingo a sexta | 04h40 às 01h00 aos sábados.

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Prefeitura de Curitiba vai pesquisar a origem e o destino de usuários do transporte coletivo

terça-feira, 10 de novembro de 2015

A Pesquisa de Origem e Destino que vai traçar o panorama dos deslocamentos e as demandas do transporte em Curitiba e na Região Metropolitana deverá ter início em janeiro de 2016. A ordem de serviço para o início do trabalho foi assinada nesta segunda-feira (9). Agora, o consórcio de empresas que venceu a concorrência para a realização da pesquisa submeterá o método de trabalho à aprovação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que fará uma avaliação de acordo com os critérios técnicos estabelecidos.

A pesquisa, orçada em R$ 6 milhões e 34 mil, será realizada com recursos da Prefeitura Municipal de Curitiba e Agência Francesa de Desenvolvimento. Vai abranger 14 municípios da Região Metropolitana de Curitiba: Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

O que será pesquisado

Serão três frentes de pesquisa. A principal delas será composta pelas entrevistas domiciliares. Para que possam ser obtidas 16 mil pesquisas válidas, estima-se que mais de 60 mil domicílios serão visitados. Essas entrevistas vão reunir informações sobre todas as pessoas que vivem no domicílio para identificar seus hábitos de deslocamento: aonde vão, com que frequência, porque usam determinados meios de transporte, porque não usam outros, o que gostariam de usar e dificuldades enfrentadas. As entrevistas nos domicílios deverão ter início em janeiro de 2016.

A segunda frente de pesquisa será a contagem volumétrica e de velocidade de veículos que deverá ser realizada em duas fases: entre março e junho e, mais tarde, entre agosto e novembro de 2016 – meses em que os fluxos de deslocamentos são considerados típicos, pois as escolas, o comércio e o setor de serviços funcionam normalmente.

Serão contabilizados quantos veículos passam pelos locais escolhidos, quantas pessoas há dentro dos carros de passeio, quais são os tipos de veículos e, ainda, quantas pessoas transitam a pé. No caso dos veículos de carga, o condutor será abordado para o levantamento de dados específicos: o tipo de carga que está levando, de onde veio, para onde vai. Os locais de realização desta segunda fase da pesquisa serão indicados pela Prefeitura Municipal de Curitiba. No entanto, não haverá divulgação prévia desses locais, assim como das datas de realização das medições, para que não ocorram distorções na pesquisa.

Os levantamentos serão realizados em vias de ligação importantes dentro das cidades pesquisadas, em vias de ligação entre as cidades, rodovias, entroncamentos etc. Isso inclui o anel externo à área de abrangência do transporte coletivo da Região Metropolitana. Vias de grande tráfego ou de ligação entre bairros – tanto para pedestres quanto para veículos – também serão pesquisadas.

O terceiro tipo de levantamento compreendido pela Pesquisa de Origem e Destino é de opinião. As pessoas serão abordadas nas ruas, em locais de grande concentração, ou por telefone. As perguntas dirão respeito ao grau de satisfação com o transporte coletivo, com o sistema viário e com o trânsito em geral, além dos problemas enfrentados e trajetos não atendidos. O prazo para a entrega da pesquisa ao município, já com os resultados tabulados, será de 18 meses a partir da assinatura do contrato.

Responsável pelo planejamento urbano de Curitiba, o Ippuc comemora o início da pesquisa. “Além do levantamento da situação atual, ferramentas incluídas nesta contratação permitirão a criação e análise de diversos cenários e simulações de intervenções, desde uma simples alteração de mão de tráfego até a implantação de novas linhas de ônibus, por exemplo. Isto possibilita a avaliação prévia das situações, antes que as mudanças sejam realizadas, podendo até mesmo resultar na alteração de um projeto de mobilidade, caso o resultado da simulação não seja o esperado”, avalia o supervisor de Informações do Ippuc, Oscar Macedo Schmeiske.

“Por sua abrangência e metodologia, a Pesquisa de Origem e Destino será fundamental para o planejamento da mobilidade em Curitiba, assim como nos municípios vizinhos, pois apresentará um retrato fiel dos hábitos e das necessidades da população no que diz respeito aos deslocamentos. Isso nos permitirá fazer ajustes precisos no sistema e direcionar investimentos de forma mais efetiva”, destaca o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires.

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