Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Vereadores de São Paulo aprovam em 1ª votação projeto sobre corredores de ônibus

quinta-feira, 20 de março de 2014

Os vereadores de São Paulo aprovaram, em primeira votação, na tarde desta terça-feira, projeto de lei que altera o alinhamento de ruas e avenidas da capital paulista para a implementação de 17 corredores de ônibus. A construção das vias específicas para ônibus consta no Programa de Metas da Prefeitura e foi uma das promessas de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT).
Corredor de ônibus da Rebouças | André Porto/Metro
O texto original foi aprovado após alteração por uma emenda, que retirou a previsão de alargamento da Avenida Nossa Senhora do Sabará, na Zona Sul. Moradores e comerciantes da região vinham protestando seguidamente contra as alterações nesta via. O projeto recebeu 36 votos a favor, 10 contra e uma abstenção. O texto ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário antes de seguir para a sanção de Haddad.

Manifestantes voltaram a ocupar nesta terça-feira as galerias do plenário da Câmara para fazer pressão contra o alargamento da Avenida Nossa Senhora do Sabará, o que representaria desapropriações na região. Na quarta-feira (12), o Executivo municipal havia sofrido uma derrota na Câmara com o adiamento da votação do projeto, que previa a construção de cerca de 150 km de corredores de ônibus na cidade.

Apesar da proposta da base aliada do governo em mudar o texto do projeto, já descartando o corredor da Avenida Nossa Senhora do Sabará, a oposição, naquela ocasião, conseguiu impedir pelo segundo dia consecutivo a votação do projeto.

Depois do aumento da pressão popular contra o alargamento de 66 vias e desapropriação de até sete mil imóveis, os vereadores da oposição pediam, então, mais informações sobre os corredores e marcaram até audiências públicas para ampliar a discussão da população.

Na quarta-feira, moradores da Estrada do Alvarenga se uniram aos moradores e comerciantes da região da Avenida Nossa Senhora do Sabará contra a construção das vias. Os vereadores da oposição pediam que o governo enviasse o projeto dos corredores desmembrados para que pudessem avaliar cada caso.

Informações: G1 São Paulo

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Recife: Atrasos de ônibus causam revolta em passageiros no TI Barro

terça-feira, 18 de março de 2014

Os usuários do Terminal Integrado do Barro, localizado às margens da BR-101, na Zona Oeste do Recife, iniciaram um tumulto após irritação pela demora dos coletivos no acesso à estação, nesta manhã de terça-feira (18).

Segundo informações dos seguidores do @jctransito, os motoristas dos coletivos que chegam à integração do Barro desembarcaram os passageiros do lado de fora do terminal. 

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes, o problema foi consequência da má conservação da rodovia federal, que apresenta inúmeros buracos, o que atrasa as viagens dos ônibus, mas que a situação voltou ao normal após a chegada em sequência dos coletivos.

Informações: NE 10

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Metrô de BH sofrerá paralisação nesta quarta-feira

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) conseguiu uma liminar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), nesta terça-feira, que determina escala mínima do metrô durante a paralisação dos metroviários marcada para esta quarta-feira.  Com a decisão do desembargador Murilo de Morais, 70 % dos trens têm que circular das 5h30 às 9h e das 17h às 20h. Nos demais horários, o funcionamento terá que ser de 50%. Caso a medida seja descumprida, o sindicato da categoria terá que pagar R$ 50 mil por dia. Os metroviários afirmaram que não vão cumprir a decisão. 

Os metroviários de Belo Horizonte prometem fazer uma paralisação de 24 horas nesta quarta-feira contra a privatização do metrô da capital mineira. A categoria também protesta contra a falta de investimento do governo federal. Faixas foram colocadas nas estações para alertar os usuários, que também receberam panfletos com as reivindicações da categoria. 

Diante da ameaça de greve, a CBTU ajuizou uma ação cautelar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) pedindo para que seja determinada a escala mínima. A solicitação foi acatada pelo desembargador Murilo Morais. O magistrado ressaltou, em sua decisão, que “embora se trate de simples paralisação de advertência da categoria, por um dia, não resta dúvida de que causará perturbação no meio em que se manifesta”. 

Morais também determinou o funcionamento integral do setor de manutenção de rede aérea e de via permanente, por no mínimo quatro horas e trinta minutos. Caso aconteça a solicitação de algum serviço essencial para o funcionamento seguro dos trens, o trabalhadores deverão cumprir a carga horária necessária. O Centro de Controle Operacional terá de trabalhar integralmente no horário de pico e com pelo menos um trabalhador nos outros horários. De acordo com o TRT, uma audiência de conciliação está marcada para esta quarta-feira, às 14h30, na sede do órgão. 

Segundo Romeu Machado Neto, vice-presidente do sindicado dos rodoviários (Sindmetro), os metroviários não vão aceitar a medida. “A categoria está indgnada pois é uma imposição aos trablahadores que não foram procurados pelo Governo Federal, Estadual, e o Judiciário para discutir as suas reivindicações”, disse. 

Reforço dos coletivos

Por causa da paralisação, a BHTrans programou um reforço de linhas do transporte coletivo que atendem algumas estações. Na Estação Vilarinho a linha 60 (Venda Nova/ Centro) vai operar com mais cinco veículos a partir das 5h. Já na São Gabriel serão disponibilizados mais 13 ônibus nas linhas 83D (Estação São Gabriel/ Centro – Direta) ou 83P (Estação São Gabriel/ Centro – Paradora), dependendo da demanda, a partir das 5h30.

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Entrega do primeiro monotrilho é adiada em SP

segunda-feira, 17 de março de 2014

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta sexta-feira, 14, que a entrega do primeiro sistema de monotrilho da capital paulista não ocorrerá em março, conforme anunciado no início do ano. Agora, a inauguração da Linha 15-Prata, na zona leste, só deve ocorrer em maio -- originalmente, seria em janeiro, o que não se concretizou. E o funcionamento ocorrerá de um jeito bastante limitado, em forma de "visitas" dos passageiros apenas aos finais de semana.

Segundo o presidente do Metrô de São Paulo, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, houve atraso em relação ao cronograma e a empresa responsável pela construção dos trens do ramal, a canadense Bombardier, está sendo multada. "Agora, é um trem novo, que nunca tinha sido desenvolvido, é a primeira vez que se faz um trem desse tamanho." No Brasil, o monotrilho, que terá capacidade para mil pessoas (o maior do mundo), só tem aquele trecho para ser testado.

"O grande problema de Vila Prudente e Oratório não diz respeito à obra civil, diz respeito às questões do trem, que é novo, que está sendo desenvolvido pela primeira vez. Nunca a Bombardier fez um trem dessa magnitude. Hoje, só temos três trens entregues pela Bombardier no pátio, então, não dá para operar. Ainda não foram feitos testes suficientes, então, por uma questão de segurança, e temos discutido muito isso com a Bombardier, não adianta termos uma precipitação de colocar em operação assistida um equipamento que é moderno, novo, mas que ainda não tem a quantidade de testes necessária para se ter segurança", disse Pacheco durante evento na sede da Prefeitura de São Paulo.

Sobre o início do funcionamento das duas primeiras estações da Linha 15-Prata, remarcado para maio, o dirigente esclareceu que, diferentemente do que ocorre no restante do Metrô, as composições só estarão disponíveis aos passageiros aos sábados e domingos.

"Não estamos nem querendo chamar mais de operação assistida. No caso lá, inclusive, estou chamando de visita controlada, que provavelmente o regime de operação na fase inicial vai ser mais no final de semana, do que no regime como está (a Estação Adolfo Pinheiro) na Linha 5 (que só abre em dias úteis). Porque precisamos de muito tempo ainda para testar, então, a ideia é que lá seja uma visita controlada aos finais de semana, de tal maneira que a Bombardier possa ter o sistema durante a semana para testes."

Informações: Estadão Conteúdo

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Governo da Bahia antecipa a data de teste do metrô

O secretário  da Casa Civil e pré-candidato do PT ao governo estadual, Rui Costa, informou nesta sexta-feira, 14, que a operação assistida do metrô de Salvador será iniciada no dia 11 de junho, e não 13, como  previsto anteriormente.

O anúncio foi feito durante oficialização do apoio do PTB à candidatura deCosta, no Hotel Matiz,  Costa Azul. O motivo de se fixar uma nova data não foi declarado, mas especula-se que talvez tenha sido para evitar o risco de azar da sexta-feira, 13 (data em que o sistema seria inaugurado).

Além de antecipar  o começo da fase de testes do metrô, o titular da Casa Civil lembrou o cronograma. A operação assistida irá até setembro, no trecho Lapa-Retiro. A partir daí, será iniciada a  comercial. Em janeiro de 2015, o modal irá da Lapa à Estação Pirajá, conforme o petista.

Obras
A máquina que faz a manutenção dos trilhos  do metrô de Salvador, no trecho da linha 1 (Lapa-Acesso Norte), começou a ser preparada na última quarta-feira. O trabalho de esmerilhamento  deve durar 50 dias.

No último dia 7, por conta da chegada do equipamento, foi necessário  deslocar os seis trens que estavam na estação Acesso Norte.

De acordo com  a concessionária CCR Metrô Bahia, responsável pelas intervenções, também estão sendo realizadas a conclusão da via permanente (Lapa/Retiro), com o posicionamento de lajes, dormentes e trilhos,  a construção da estação de Retiro, além da construção do Terminal de Integração no mesmo bairro, subestação de rebaixamento de energia, revitalização do trecho  Lapa- -Acesso Norte e dos trens.

Obras complementares como recuperação da rede elétrica do sistema e melhorias no sistema de drenagem das áreas das estações da Lapa e do Campo da Pólvora também estão em andamento.

Na Linha 2 (que ligará a  capital a Lauro de Freitas), são feitas sondagem do terreno, medição do tipo do solo e   resistência às  intervenções, além de medição topográfica da   área onde será construída a linha. Esta etapa só fica pronta no primeiro semestre de 2017, segundo a CCR.

O  contrato dos governos federal e da Bahia com o Grupo CCR para a construção do Sistema Metroviário foi assinado em outubro e as obras, orçadas em R$ 750 milhões,  tiveram  início em novembro.

Para viabilizar as obras, a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) autorizou, via portaria publicada na última segunda-feira, no  Diário Oficial do Município, a interdição de trechos da avenida Barros Reis. A mudança no trânsito  segue até o dia 27.

Por Priscila Machado
Informações: A Tarde Online


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Belo Horizonte inicia operação de sistema BRT com 18 ônibus Mercedes-Benz

Belo Horizonte (MG) iniciou a primeira etapa de operação do MOVE, o sistema BRT (Bus Rapid Transit), com 18 ônibus articulados Mercedes-Benz O 500 MA. A implantação do sistema será gradativa.

As empresas operadoras do sistema adquiriram 500 chassis de ônibus Mercedes-Benz, sendo 200 unidades do articulado O 500 MA e mais 300 de outros modelos, como os chassis OF 1724 L, com motorização de 6 cilindros e 238 cv.

“Estamos muito satisfeitos com a inauguração da primeira etapa de operação do BRT da capital mineira e muito orgulhosos de ver nossa marca com uma presença tão contundente no novo sistema de transporte coletivo da cidade”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

O MOVE terá mais de 23 km de extensão, em três vias de ligação (Antônio Carlos, Cristiano Machado e Área Central), com cerca de 40 estações de transferência e cinco estações de integração.

Segundo a BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), 700 mil passageiros deverão ser atendidos diariamente pelo BRT quando todo sistema estiver em operação , com previsão de redução média de 45% no tempo de viagem.

Informações: Transporta Brasil

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Prefeitura de SP proíbe circulação de táxis em corredores de ônibus

domingo, 16 de março de 2014

A prefeitura de São Paulo vai anunciar nesta sexta-feira a restrição da circulação de táxis nos corredores de ônibus da cidade. A decisão foi tomada depois de estudo da própria prefeitura mostrar que os táxis atrapalham a velocidade dos ônibus nesses locais. Essa é a primeira mudança de regras desde que os táxis foram liberados nos corredores, em 2005, e já começa a valer hoje. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A decisão faz parte de um acordo entre o Ministério Público  - representado pelo promotor Maurício Ribeiro Lopes, que antes pediu o veto total a esses veículos em corredores -, a administração municipal e o secretário de Transportes, Jilmar Tatto. Desde 2005, o acesso ao corredor é livre para táxias a qualquer hora do dia, desde que estejam levando pelo menos um passageiro. 

Os usuários de táxi representam apenas 1% da população que é transportada nas pistas exclusivas, e uma simulação feita pela SPTrans na avenida Rebouças mostra que a velocidade dos coletivos cai de 24,4 km/h para 17,1 km/h por causa da concorrência com os veículos particulares: uma redução de 30%.

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Goiás recebe R$ 570,3 milhões para construção de corredores de ônibus

A presidente Dilma Roussef (PT) anunciou na quinta-feira (14) a liberação de R$ 570,3 milhões para obras de mobilidade urbana em Goiás. Do total, R$ 545,3 milhões serão destinados à Prefeitura de Goiânia, para investimentos em corredores de ônibus e no Bus Rapid Transit (BRT) Norte e Sul. Já os outros R$ 25 milhões serão repassados ao governo estadual para obras na capital, como o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), extensão do Eixo Anhanguera e prolongamento do BRT até Aparecida de Goiânia.

A solenidade para repasse dos investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade Urbana foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante a cerimônia, Dilma disse que o país teve carência de investimentos no setor nas décadas de 80 e 90. “Temos que correr atrás do tempo. Vamos ter de diminuir essa defasagem que existe entre a necessidade da população e os investimentos”, afirmou.

Com a liberação dos recursos, a Prefeitura de Goiânia poderá dar andamento na execução em construção de corredores de ônibus e do BRT Norte e Sul, sistema de ônibus de alta capacidade como o utilizado atualmente do Eixo Anhanguera, mas que fará o eixo norte-sul da cidade.

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O novo sistema terá 21,7 km de extensão e ligará as regiões noroeste (Terminal Recanto do Bosque) e sudoeste (divisa com Aparecida de Goiânia). Neste percurso, estão previstas as construções de trechos com corredores preferenciais para os ônibus e sete terminais. Para isso, algumas alterações serão necessárias no trânsito da capital, como a proibição de estacionamento ao longo de toda a Avenida Goiás e a duplicação da Avenida Rio Verde até a Avenida 4ª Radial.

Em entrevista ao G1, o coordenador da Unidade Executora do BRT, Ubirajara Alves Abud, explica que um dos diferenciais do projeto para o sistema que já está em funcionamento na capital é o aumento da velocidade. "Hoje a média em que os coletivos circulam é  de 14 km/h. Com o BRT, isso passará para 30 km/h, pois serão eliminados alguns pontos de passagens de carros e os semáforos terão uma operação especial, de acordo com a aproximação dos ônibus", explicou.

Inicialmente, segundo Ubirajara, a previsão é de que o BRT transporte 120 mil pessoas por dia. "Esse é um projeto que vai revolucionar o transporte de Goiânia, pois trará mais qualidade. Os estudos começaram em 2011 e estão em fase avançada, sendo que a parte executiva já está em andamento, até por isso o governo federal acabou o selecionando por meio do PAC. Agora, após a liberação dessa verba, a previsão é de que, até o fim deste mês, os contratos para realizações das obras comecem a ser assinados", destacou.

Além de Goiás, foram anunciados recursos para a Paraíba, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Tocantins, Maranhão e Goiás, além do Distrito Federal.

Veículo Leve Sobre Trilhos
Dos R$ 25 milhões que foram repassados ao governo estadual, R$ 5 milhões serão destinados à implantação do VLT no Eixo Anhanguera, em Goiânia. Os recursos devem ser usados para a elaboração de projeto de obras complementares e melhorias, segundo o governo.

A obra, que tem um custo total orçado em R$ 1,3 bilhão, será realizada pelo consórcio formado pela Odebrecht Transport e a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), empresa que opera as linhas de ônibus na capital e região. O grupo foi o único que a apresentou interesse na licitação, oficializada em dezembro do ano passado.

Para a implantação do metrô de superfície, os terminais e plataformas dos 14 quilômetros que já existem na Avenida Anhanguera serão reconstruídos. Dos 53 cruzamentos existentes, 18 devem ser fechados para garantir a velocidade do novo sistema. Com isso, entre uma ponta a outra da linha, cada viagem deve ficar 20 minutos mais rápida.

O VLT de Goiânia contará com 30 composições e de dois vagões. Cada um transportará 300 pessoas e as partidas ocorrerão a cada três minutos, segundo o consórcio. Atualmente, os ônibus biarticulados que circulam pelo Eixo Anhanguera transportam cada um cerca de 200 passageiros por hora, enquanto os dois vagões vão levar 600 por viagem.

O presidente do Grupo Executivo do VLT, Carlos Maranhão,  estimou durante o anúncio do consórcio vencedor, que as obras teriam início no final de janeiro e terminariam dois anos depois, em 2016. No entanto, segundo a entidade, o contrato do consórcio com o governo não foi formalmente assinado até esta sexta-feira (14) e os trabalhos ainda não foram iniciados.

Além do VLT, o governo estadual informou que vai investir R$ 2 milhões no projeto de extensão do Eixo Anhanguera já existente, onde serão implantados corredores exclusivos para o prolongamento.

O BRT de Goiânia também terá uma extensão até o Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, cuja obra será de responsabilidade do estado. Nessa etapa, devem ser investidos mais R$ 3 milhões.

Já os outros R$ 15 milhões da verba do governo federal devem ser destinados ao prolongamento do BRT que ligará a cidade de Luziânia à divisa de Goiás com o Distrito Federal e na construção de 10 km de corredores exclusivos para ônibus em Novo Gama e Luziânia.

Por Fernanda Borges
Informações: G1 Goiânia

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