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Vereadores de São Paulo aprovam em 1ª votação projeto sobre corredores de ônibus

quinta-feira, 20 de março de 2014

Os vereadores de São Paulo aprovaram, em primeira votação, na tarde desta terça-feira, projeto de lei que altera o alinhamento de ruas e avenidas da capital paulista para a implementação de 17 corredores de ônibus. A construção das vias específicas para ônibus consta no Programa de Metas da Prefeitura e foi uma das promessas de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT).
Corredor de ônibus da Rebouças | André Porto/Metro
O texto original foi aprovado após alteração por uma emenda, que retirou a previsão de alargamento da Avenida Nossa Senhora do Sabará, na Zona Sul. Moradores e comerciantes da região vinham protestando seguidamente contra as alterações nesta via. O projeto recebeu 36 votos a favor, 10 contra e uma abstenção. O texto ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário antes de seguir para a sanção de Haddad.

Manifestantes voltaram a ocupar nesta terça-feira as galerias do plenário da Câmara para fazer pressão contra o alargamento da Avenida Nossa Senhora do Sabará, o que representaria desapropriações na região. Na quarta-feira (12), o Executivo municipal havia sofrido uma derrota na Câmara com o adiamento da votação do projeto, que previa a construção de cerca de 150 km de corredores de ônibus na cidade.

Apesar da proposta da base aliada do governo em mudar o texto do projeto, já descartando o corredor da Avenida Nossa Senhora do Sabará, a oposição, naquela ocasião, conseguiu impedir pelo segundo dia consecutivo a votação do projeto.

Depois do aumento da pressão popular contra o alargamento de 66 vias e desapropriação de até sete mil imóveis, os vereadores da oposição pediam, então, mais informações sobre os corredores e marcaram até audiências públicas para ampliar a discussão da população.

Na quarta-feira, moradores da Estrada do Alvarenga se uniram aos moradores e comerciantes da região da Avenida Nossa Senhora do Sabará contra a construção das vias. Os vereadores da oposição pediam que o governo enviasse o projeto dos corredores desmembrados para que pudessem avaliar cada caso.

Informações: G1 São Paulo

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