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Porto Alegre: Esperada há décadas, licitação do transporte público vai atrasar

domingo, 5 de janeiro de 2014

A licitação do transporte público de Porto Alegre, postergada por décadas e prometida pelas autoridades para o final de 2013, só deve acontecer daqui a pelo menos três meses, segundo confirma o diretor–presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) Vanderlei Capelari. Os motivos são os atrasos no lançamento do edital do metrô e o julgamento de itens do cálculo tarifário no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS).

“Março é quando a gente deve concluir dois pontos importantíssimos que é a questão do edital do metrô e é quando, acredito, que será feito o julgamento do Tribunal de Contas. São os dois itens que estão atrasando a publicação do edital”, afirma Capelari, explicando que  duas ações cautelares e uma autoria especial sobre o cálculo da tarifa tramitam na corte.

Segundo ele, sem a definição dessas duas questões, o edital não pode ser concluído, uma vez que esses dois itens implicam na construção de uma tarifa para o novo sistema que integrará metrô, BRTs e ônibus.

 “Não tem como nós publicarmos um edital sem termos um modelo de planilha tarifária. Nós temos um modelo (de cálculo), mas existem muitos processos pendentes no Tribunal de Contas... inclusive uma parte do passado da tarifa de ônibus. Tem uma cautelar que gerou uma ação judicial dos empresários que operam o sistema solicitando indenização de R$ 35 milhões, de 2012, em relação a alguns itens da planilha que foram retirados pelo Tribunal de Contas”, afirma.
A relação das empresas de ônibus com a prefeitura de Porto Alegre é peculiar. Não existem contratos e o relacionamento é regrado por uma série de leis e decretos municipais. Os operadores são permissionários e desde que foi criado o sistema não passou por nenhum processo licitatório. Mas apesar do atraso, Capelari, afirma que essa situação terá fim.

“O edital está praticamente pronto, o sistema, a inclusão do BRT (Bus Rapid Transit)... Falta concluirmos a questão da tarifa de integração do metrô, que é uma peça importantíssima, até porque, como Porto Alegre tem tarifa única, precisamos ter a tarifa de integração para poder calcular a do sistema”, afirma.

Segundo o secretário a licitação será feita por menor preço por bacia (região de operação), e através da tarifa individual se chegará a tarifa única, chamada de tarifa social. Entretanto, isso só poderá ocorrer a partir do momento em que se souber qual será o preço da passagem do metrô, que ainda está em fase de projetos, mas que deve ser apresentado em março.

Por Daniel Favero
Informações: Portal Terra
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Grande Recife: Cartão VEM Livre Acesso já beneficiou 83% das pessoas com deficiência

A troca da Carteira de Livre Acesso pelo VEM Eletrônico, que vem sendo realizada desde agosto de 2013, já beneficiou mais de 77 mil pessoas com deficiência, das 93 mil cadastradas no banco de dados do Grande Recife Consórcio de Transporte. Isso corresponder a dizer que 83% das pessoas que possuem o direito a gratuidade já estão circulando nos ônibus do Recife e Região Metropolitana com o novo cartão. Os dados foram consolidados na última quinta-feira (2) pelo Consórcio. 

A troca do documento foi uma ação conjunta entre o Consórcio, a Superintendência Especial de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), como forma de moralizar o uso do documento. A ação se estendeu até a última segunda-feira (30). Desde a terça-feira (31) que a Carteira de Livre Acesso perdeu a validade. 

Para aqueles que ainda não fizeram a troca documento, o agendamento continua sendo feito até o dia 31 de janeiro, pelo site www.vemlivreacesso.com.br ou pelo telefone 3125.7585, das 7h às 19h. Depois desse prazo, o beneficiário só poderá fazer a troca se dirigindo a sede da Urbana-PE, que fica na Rua da Soledade, nº 259, Boa Vista. No momento da troca é indispensável que a pessoa com deficiência apresente o CPF e a Carteira de Livre Acesso. Caso o deficiente tenha perdido a Carteira de Livre Acesso é necessário que ele retire a segunda via, para só então fazer a troca. 

Os cartões eletrônicos possuem um layout diferente dos demais, facilitando a identificação e fiscalização. O VEM do beneficiário será na cor azul. Para as pessoas com deficiência que tiverem direito a acompanhante, o cartão será na cor laranja. Os cartões contarão com dados como foto, nome, CPF e o tipo de deficiência. Na troca do documento será usado o cadastro já existente na Sead, que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco. 

No momento do embarque, a pessoa com deficiência deve registrar o cartão no validador situado ao lado do cobrador e passar a catraca. Em caso de dificuldade, ela deve acomodar-se nos assentos reservados, solicitando que o cobrador gire a catraca. 

Já o cartão VEM da pessoa deficiente, que tem direito a acompanhante, deve ser utilizado para os dois passageiros. No primeiro momento, o titular do cartão passa pela catraca, registrando o seu acesso e em seguida, em até 30 segundos, o acompanhante deve fazer o mesmo procedimento. 

Balanço – Foram 4 meses de trabalho, com 77,5 mil pessoas com deficiência atendidas, sendo uma média de mil atendimentos/dia, de segunda a sábado. Cerca de 66% dos beneficiários fizeram o agendamento via internet. 

Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.

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Começou a funcionar a faixa exclusiva de ônibus em Macaé-RJ

A faixa exclusiva para ônibus na rodovia Norte-Sul começou a funcionar na quinta-feira (2) em Macaé, no interior do estado do Rio de Janeiro. Ela tem 7 km de extensão, entre a Fazenda Mutum e a RJ-106, no bairro Imboassica, e funcionará nos dias úteis, de 6h às 20h. O objetivo é reduzir em 30% o tempo de deslocamento nesse percurso. A faixa também será liberada para veículos de transporte escolar autorizados, táxis e carros para o transporte de deficientes.

Além da sinalização, agentes de trânsito vão orientar os motoristas nos primeiros dias da implantação da faixa exclusiva. Também há estudos para outras faixas exclusivas para ônibus na rodovia Norte-Sul, mas no sentido Imboassica-Fazenda Mutum e no Centro.

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Metrô de Xangai passa a ser primeiro com mais de 500 km

Esta semana, a cidade de Xangai estabelece um novo recorde: com a abertura das linhas 12 e 16, a metrópole chinesa passa a ter o primeiro sistema de metrô do mundo com comprimento total superior a 500 quilômetros.

Nos próximos anos, serão adicionados mais 230 km, extensão superior à do metrô de Paris.
Enquanto Xangai atinge esta semana 567 quilômetros de trilhos em operações, Londres tem 400 quilômetros, e Nova York, 337 quilômetros.

Já o metrô de São Paulo, maior rede do Brasil, tem 74 quilômetros.

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Em Cuiabá, Secopa recebe mais quatro carros para o sistema de VLT

Quatro o novos carros do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) chegaram a Cuiabá nesta semana e já se encontram no Porto Seco, no Distrito Industrial, para desembaraço, antes de seguirem para o Centro de Manutenção e Operação do modal, localizado em Várzea Grande.

A previsão da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) é de que os veículos sejam liberados até esta sexta-feira (3).

Diferentemente do que ocorreu com a chegada do primeiro carro do VLT, que circulou por Cuiabá e Várzea Grande até ser descarregado no Centro de Manutenção, todos os demais vagões deverão partir do Porto Seco, na BR-364, direto para a Rodovia dos Imigrantes.

Cada carro é formado por sete vagões e eles aportaram no Porto de Santos (SP) na primeira quinzena de dezembro.

Agora, o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela implantação do novo modal na Capital, já conta com cinco carros em solo mato-grossense.

Ao todo, o modal será composto por 40 carros, que são construídos na empresa CAF Indústria e Comércio, que compõe o consórcio.

Todos os carros deverão ser levados para o Centro de Manutenção, onde deverão passar pelos primeiros testes sobres trilhos, até que parte da via permanente seja implantada para que tenha início a fase de avaliação da operação do modal.

Os veículos estão sendo construídos na Espanha e começaram a ser enviados para o Brasil em agosto deste ano.

O VLT

Cada carro do VLT terá aproximadamente 44 metros de comprimento, com largura de 2,40 metros e altura aproximada de 3,60 metros.

Os veículos serão bidirecionais, com cabines de condução localizadas em ambas as extremidades, bem como funcionarão com velocidade contínua de 60 km/h, por até 20 horas por dia.

O projeto prevê que o modal circule por 22,2 km distribuídos em dois eixos, nas avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande, e nas avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Fernando Corrêa da Costa, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e XV de Novembro, em Cuiabá.

O VLT também deverá contar com três terminais de integração e 33 estações de embarque e desembarque, com distância média de 600 metros entre um ponto e outro.

Orçado em R$ 1,477 bilhão, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos na Grande Cuiabá – bem como a construção de 12 obras de arte – está sendo realizada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.

A obra consta na Matriz de Responsabilidades como a solução para a mobilidade urbana da Capital, no entanto, não mais ficará pronta até a realização do Mundial, tendo seu prazo de conclusão rediscutido pelo Governo do Estado.

A expectativa é de que tudo esteja funcionando até o final o próximo ano, segundo o governador Silval Barbosa (PMDB).

Por Lislaine dos Anjos
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SPTrans divulga operação dos ônibus para o réveillon na Avenida Paulista

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Oito linhas de ônibus municipais estarão disponíveis para os paulistanos que que participarem da Festa de Réveillon na Avenida Paulista, nesta terça-feira, 31/12 e durante a madrugada de quarta-feira, dia 1º de janeiro. Por toda a cidade, outras 77 linhas estarão circulando durante a noite.

Também em virtude das comemorações na Paulista, 25 linhas de ônibus terão seus trajetos desviados na região da festa, em virtude dos bloqueios viários.

Técnicos da SPTrans irão acompanhar a operação.

Para mais informações ligue 156 ou acesse o site www.sptrans.com.br.

Linhas que irão operar durante a noite na região da Av. Paulista

6450/10 Term. Capelinha - Term. Bandeira
6500/10 Term. Santo Amaro - Term. Bandeira
7903/10 Jd. João XXIII/Educ. - Praça Ramos de Azevedo
8605/10 Terminal Campo Limpo - Terminal Bandeira
8700/10 Terminal Campo Limpo - Praça Ramos de Azevedo
6312/10 Jd. Luso - Terminal Amaral Gurgel
696P/10 Term. Amaral Gurgel - Pinheiros (circular)
802C/10 Ceasa - Lgo. da Concórdia

Linhas que irão operar durante a noite no restante da cidade

2123/10 Vila Medeiros – Metrô Liberdade
4222/10 Pq. Santa Madalena – Mooca
5032/10 Vila Arapuá - Term. Sacomã
5036/10 Jd. Celeste - Term. Sacomã
5038/10 Pq. Bristol - Term. Sacomã
514T/10 Term. Sacomã - Jd. Itápolis
5300/10 Term. Santo Amaro - Term. Pq. D. Pedro II
546L/10 Jd. Luso - Terminal Santo Amaro
6003/10 Term. Grajaú - Term. Varginha
6008/10 Jd. Planalto – Term.Santo Amaro
6014/10 Term. Rod. Jd. Jacira - Term. Santo Amaro
6034/10 Pq. Res. Cocaia - Term. Grajaú
6093/10 Vargem Grande – Term. Grajaú
6455/10 Term. Capelinha - Lgo. São Francisco
6726/10 Jd. Gaivotas - Term. Grajaú
637A/10 Term. Jd. Ângela – Terminal Pinheiros
675G/10 Pq. Res. Cocaia - Metrô Jabaquara
737A/10 Term. Jd. Ângela – Term. Santo Amaro
6960/10 Terminal Varginha - Term. Santo Amaro
6970/10 Terminal Grajaú – Term. Santo Amaro
7001/10 Vila Gilda – Jd. Ângela
7063/10 Jd. Macedônia - Term. Campo Limpo
8006/10 Jd. Donaria - Terminal Pirituba
8012/10 Metrô Butantã – Cidade Universitária
8022/10 Metrô Butantã – Cidade Universitária
809P/10 Terminal Campo Limpo – Terminal Pinheiros
8400/10 Terminal Pirituba - Praça Ramos de Azevedo
848L/10 Recanto dos Humildes – Terminal Pirituba
8549/10 Taipas - Praça do Correio
8615/10 Pq. da Lapa - Term. Pq. D. Pedro II
9014/10 Morro Grande - Terminal Lapa
9019/10 Jd Paulistano - Terminal Pirituba
9020/10 Vila Mirante - Terminal Pirituba
930P/10 Term. Pq. Dom Pedro II – Terminal Pinheiros
9500/10 Term. Cachoeirinha - Paissandu
9653/10 Pedra Branca - Lgo. do Paissandu
2100/10 Term. Vila Carrão - Praça da Sé
2363/10 Jd. Danfer - Term. Pq. D. Pedro II
3160/10 Term. Vila Prudente - Term. Pq. D. Pedro II
1177/51 Term. A. E. Carvalho - Term. Amaral Gurgel
1721/51 Vila Ede - Praça do Correio
1743/51 Jd. Pery Alto – Term. Amaral Gurgel
1758/51 Jd. Antártica – Term. Amaral Gurgel
1767/51 Edu Chaves – Term. Bandeira
1778/51 Cemitério Pq. dos Pinheiros - Praça do Correio
1783/52 Cachoeira - Praça do Correio
2006/51 Terminal A. E. Carvalho - Cid. Kemel (Circular)
208V/51 Term. A. E. Carvalho - Term. Amaral Gurgel
2103/10 Jd. Brasil – Pça. do Correio
2291/10 Term. São Mateus - Praça da República
2435/51 Term. A. E. Carvalho - Term. Amaral Gurgel
2666/51 Jd. Camargo Velho - Term. A. E. Carvalho
2678/51 Oliveirinha - Term. A. E. Carvalho
273R/51 Jd. Robrú - Term. A. E. Carvalho
2755/51 Guaianazes - Term. A. E. Carvalho
3310/10 Term. Amaral Gurgel - Cidade Tiradentes - Circ.
393C/10 Term. Amaral Gurgel - COHAB II (Circular)
393H/10 Terminal Amaral Gurgel - Jd. Santo André
5101/10 Term. Sacomã - Term. Pq. D. Pedro II
5102/10 Term. Sacomã - Term. Amaral Gurgel
5290/51 Divisa de Diadema – Term. Amaral Gurgel
6016/31 Jd. Noronha - Term. Varginha
6825/21 Term. Capelinha - Valo Velho
6827/10 Term. Capelinha - Valo Velho
6829/10 Term. Capelinha - Jd. Vaz de Lima
6830/10 Term. Capelinha - Jd. Irene
6831/10 Term. Capelinha - Jd. Guarujá
6832/10 Term. Capelinha - Pq. Arariba
7081/10 Terminal Capelinha - Terminal Campo Limpo
7082/10 Term. Jd. Ângela – Jd.Horizonte Azul (Circular)
7083/10 Term. Jd. Ângela – Parque do Lago (Circular)
7084/10 Term. Guarapiranga – Parque do Lago (Circular)
7085/10 Term. Capelinha – Jd. Universal (Circular)
7086/10 Term. Jd. Ângela – Jd. Riviera (Circular)
737A/11 Term. Jd. Ângela – Term. Santo Amaro
748N/10 Term. Lapa - Itaim Bibi
971X/51 Terminal Cachoeirinha - Term. Amaral Gurgel

Linhas com itinerário alterado:

917H/10 Term. Pirituba – Metrô Vila Mariana
917M/10 Morro Grande – Metrô Ana Rosa
975A/10 Vila Brasilândia – Metrô Ana Rosa
Ida: Normal até a Av. Dr. Arnaldo, Vd. Okuhara Koei, Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.

175P/10 Metrô Santana – Ana Rosa
Ida: Normal até a Av. Dr. Arnaldo, Vd. Okuhara Koei, Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.

967A/10 Imirim - Pinheiros
Ida: Normal até a Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.

508L/10 Term. Princesa Isabel - Aclimação (Circular)
Sentido Único: Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.

696P/10 Term. Amaral Gurgel - Pinheiros (Circular Noturna)
Sentido Único: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, acesso sob o Vd. Armando Puglisi do Bexiga, Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.

805L/10 Term. Princesa Isabel - Aclimação (Circular)
Sentido Único: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Bela Cintra, prosseguindo normal.

475R/10 Jd. São Savério – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, acesso sob o Vd. Armando Puglisi do Bexiga, Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.

477A/10 Sacomã - Pinheiros
Ida: Normal até a Av. Bernardino de Campos, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Treze de Maio, retorno na Pça. Amadeu Amaral, Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.

478P/10 Sacomã - Pompéia
Ida: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Dr. Arnaldo, Vd. Okuhara Koei, Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.

874T/10 Ipiranga - Lapa
Ida: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Bela Cintra, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.

5178/10 Jd. Miriam – Lgo. São Francisco
Ida: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, acesso sob o Vd. Armando Puglisi do Bexiga, Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.

875A/10 Aeroporto - Perdizes
875M/10 Aeroporto – Metrô Barra Funda
Ida: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.

5111/10 Term. Santo Amaro – Term. Pq. D. Pedro II
5119/10 Term. Capelinha – Lgo. São Francisco
5154/10 Term. Santo Amaro – Est. da Luz
5185/10 Term. Guarapiranga – Pq. D. Pedro II
Ida: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, acesso sob o Vd. Armando Puglisi do Bexiga, Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.

669A/10 Term. Santo Amaro – Term. Princesa Isabel
Ida: Normal até a Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua da Consolação, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.

857P/10 Term. Campo Limpo - Paraíso
Ida: Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
   
715M/10 Jd. Maria Luiza – Lgo. da Pólvora   
Ida: Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.

857R/10 Term. Campo Limpo - Aclimação          
Ida: Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.

874C/10 Pq. Continental – Metrô Trianon MASP
Sentido Único: Normal até a Av. Dr. Arnaldo, Rua Card. Arcoverde, Rua Oscar Freire, Rua Teodoro Sampaio, Rua Heitor Penteado, prosseguindo normal.

875H/10 Term. Lapa – Metrô Vila Mariana  
Ida: Normal até a Av. Dr. Arnaldo, Vd. Okuhara Koei, Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.

Assessoria de Imprensa - SPTrans

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Rio divulga esquema especial de transporte para o Réveillon

A prefeitura do Rio divulgou hoje (26) o esquema especial de transporte público para a festa de réveillon em Copacabana, na zona sul da capital fluminense.

A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) informou que as mudanças operacionais no tráfego têm o objetivo de minimizar os impactos no trânsito nas proximidades do evento e facilitar a circulação de pedestres.

A Avenida Atlântica, em Copacabana, será bloqueada na via mais próxima ao mar a partir das 7h do dia 31 de dezembro, sendo que haverá a inversão do tráfego na pista dos hotéis.

Já às 15h haverá o bloqueio de ambas as pistas da avenida. O fechamento das ruas internas do bairro será às 18h, exceto para o tráfego de ônibus e táxis. Às 22h ocorrerá o fechamento total dos acessos à Copacabana, que ficará voltada à circulação de pedestres.

De acordo com secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório, a grande novidade deste ano será a presença de quatro locais de linhas de ônibus para embarque do público, que funcionarão entre as 22h do dia 31 e as 4h do dia 1º de janeiro. Depois disso, os veículos voltarão a trafegar normalmente pelas vias do bairro.

Os passageiros poderão embarcar de volta para casa nos seguintes pontos: Enseada de Botafogo (Avenida das Nações Unidas), Lagoa Rodrigo de Freitas (Corte do Cantagalo), Ipanema (Rua Prudente de Morais) e Rua Real Grandeza (próximo ao Cemitério São João Batista).

“Botafogo será o grande local para voltar para casa, com escoamento de 50% do público. Ano passado, o trânsito só foi liberado às 6 da manhã, porque houve um conflito entre pedestres e veículos. É lógico que vamos ter problemas, pois estamos falando de 2 milhões de pessoas. Nós pedimos mais atenção nos transportes e que os usuários programem a sua chegada. Queremos dar mais conforto ao público de Copacabana”, disse o secretário.

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Corredor de ônibus encurtará viagem de S. Bárbara a Campinas em 15 min

O governo estadual iniciou as obras do trecho do Corredor Metropolitano Noroeste entre Americana (SP), Nova Odessa (SP) e Santa Bárbara d'Oeste (SP) neste sábado (28). O projeto da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que promete facilitar o transporte coletivo intermunicipal na região, prevê ainda intervenções viárias no trecho entre Americana e Campinas (SP). A previsão de conclusão da obra, que totalizará 47,7 quilômetros, é dezembro de 2014. A aposta do governo é que o corredor amplie em 17% a velocidade média dos ônibus e encurte em 15 minutos a viagem entre Santa Bárbara e Campinas (de 75 para 60 minutos).

"O corredor é rápido porque nele só andam os ônibus. O corredor irá tirar ônibus da Rodovia Anhanguera e facilitar a vida de toda a região. O corredor inteiro vai passar Santa Bárbara, Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Campinas e beneficiará 220 mil usuários por dia", disse o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que esteve em Americana no sábado para o lançamento da nova fase de obras.

O trecho entre Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara terá 24,3 quilômetros, sendo 13,6 km de faixas exclusivas para ônibus e 10,7 km de adequações e melhorias no traçado viário já existente.

Haverá ainda a construção de dois terminais (em Americana e Santa Bárbara), três estações de transferência (em Santa Bárbara, no limite com Americana, e em Nova Odessa) e reforma no terminal de Nova Odessa. O custo do lote é de R$ 145 milhões. A empresa que venceu a licitação para executar a obra é a Estacon Infraestrutura S/A. A concorrência pública para o projeto executivo foi iniciada em maio de 2011.

Segundo levantamento da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, neste trecho cerca de 40 mil usuários serão atendidos por dia. Conforme a pasta, os ônibus vão circular no corredor a 25 km/h, velocidade 17% superior à média atual, que é de 21,4 km/h.

O projeto também inclui a instalação de ciclovias ao longo da Avenida Ampelio Gazzetta, em Nova Odessa, e na Avenida Europa, em Americana. Além disso, nos novos terminais haverá bicicletários disponíveis nas estações de embarque e desembarque de passageiros ao longo do corredor. Os terminais também serão acessíveis a deficientes, de acordo com o governo.

Trecho Sumaré-Campinas
O Corredor Metropolitano Noroeste terá obras complementares no trecho entre Sumaré (SP), Hortolândia (SP) e Campinas. As intervenções devem começar no primeiro trimestre de 2014 e terminar em dezembro. Para o trecho entre Americana e Santa Bárbara, Alckmin disse que a intenção é concluir um mês antes. "O corredor vai estimular o desenvolvimento metropolitano e melhorar a mobilidade com qualidade", afirmou o governador.

Informações: G1 Piracicaba e Região


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