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CET começa a multar invasão de faixa de ônibus na avenida Paulista

sábado, 27 de julho de 2013

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a multar nesta segunda-feira carros que invadirem as faixas exclusivas de ônibus nos horários de proibição. O trecho, implantado no início do mês, fica entre a praça Oswaldo Cruz e a rua Augusta, em ambos os sentidos, e funciona de segunda a sábado, das 6h às 22h.

Também começa a ser fiscalizada a faixa exclusiva da Doutor Arnaldo, entre a rua Galeno de Almeida e 175 metros após a rua Teodoro São Paulo, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h.


Durante as primeiras semanas, a CET não multou os motoristas, mas, a partir de hoje, quem for flagrado invadindo o trecho proibido será multado em R$ 53 e perderá três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Novas faixas
Também nesta segunda, a CET implanta duas novas faixas exclusivas na capital paulista. De acordo com a companhia, os ônibus que circulam pelas ruas Brigadeiro Gavião Peixoto, na Lapa (zona oeste), e Ibitirama, na Vila Prudente (zona leste) poderão utilizar as faixas a partir de hoje.

Na rua Brigadeiro Gavião Peixoto, a faixa exclusiva à direita será implantada ao longo de 500 metros de extensão no sentido centro, entre a rua Barão da Passagem e a avenida Mercedes, se conectando com a faixa exclusiva já existente a partir desta avenida. No trecho  já existente nas ruas Brigadeiro Gavião Peixoto e Barão de Jundiaí, entre a avenida Mercedes e a rua Domingos Rodrigues, também será alterado o horário de funcionamento. A exclusividade será das 6h às 9h, de segunda a sexta-feira.

Já na rua Ibitirama, a faixa exclusiva à direita será implantada no sentido centro,  entre a rua José dos Reis e a avenida professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo. A faixa será operada de segunda à sexta-feira, das 6 às 20 horas.

Informações: Portal Terra
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São Paulo pode ter transporte público 24 horas em 2014

Uma das principais reivindicações dos paulistanos pode estar prestes a virar realidade: nesta quinta-feira (18), decreto publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo promete a implantação de um projeto piloto, em 2014, que permita o funcionamento do transporte público municipal durante 24 horas. 

A prefeitura, no entanto, ainda não detalhou como a medida funcionará. Uma das ideias é a criação de percursos de ônibus que façam o mesmo trajeto das linhas de metrô entre meia-noite e 4h40, quando o transporte metroviária não funciona na capital. 

O decreto estabelece ainda outras 99 metas para diversas áreas da administração municipal. Ainda no setor de transportes, a prefeitura promete mais 340 km de vias cicláveis - entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas - em 2014 e 44,2 km de faixas exclusivas para ônibus, como as que já existem nas Marginais do Tietê e do Pinheiros e na Avenida Paulista. 

Ampliar a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida também é uma promessa do governo, que em 2014 quer deixar 80% da frota de ônibus acessível - o que implica na substituição de cerca de 2.500 veículos que estão hoje em circulação. 

Já na área de meio ambiente, as metas da prefeitura têm prazo mais longo. O governo quer criar um programa de incentivos fiscais para carros elétricos e prédios verdes, mas em 2014 pretende, apenas, iniciar estudos preliminares a respeito do assunto. 

Outras metas são readequar 34 parques e unidades de conservação da capital - porém não há prazo para que isso aconteça - e ampliar a coleta seletiva municipal para os 21 distritos que ainda não são atendidos - mas, apenas, oito deles devem ser agraciados com a medida em 2014. 

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Região Metropolitana de Porto Alegre pode ter bilhetagem única

Um projeto piloto de bilhetagem única para o transporte da região Metropolitana deve ser implantado no ano que vem. O anúncio foi feito nessa terça-feira, em Porto Alegre, durante a Oficina Sistema Integrado de Transporte - Bilhete Único, evento promovido pela Metroplan e Secretaria de Obras Públicas Irrigação e Desenvolvimento Urbano. Na ocasião, foi apresentado o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana, que busca a integração do transporte público da região, que compreende cerca de 4 milhões de habitantes.

"Em 11 meses será implantado projeto piloto de bilhetagem única, junto com a Copa do Mundo", disse o presidente do Conselho Deliberativo Metropolitano e prefeito de Canoas, Jairo Jorge. Segundo ele, provavelmente será uma integração utilizando o eixo do trem. O secretário estadual de Obras Públicas, Luiz Carlos Busato, ressaltou que, hoje, o eixo Norte é o que se apresenta com mais possibilidade para iniciar a implantação, já que conta com todos os modais implantados.
O projeto contempla a bilhetagem eletrônica com uso de cartão. O sistema de tarifação será dividido em 13 bacias (referente aos municípios), em função das distâncias médias entre elas e valor para deslocamento dentro de cada uma, além de integração multimodal sem acréscimo tarifário. A interoperabilidade permitirá o uso do mesmo cartão em todo o trajeto. Além da união tarifária, será necessário integrar a rede estrutural intermodal, de intervenções urbanísticas-ambiental, de controle e informação ao usuário, de financiamento, e institucional, que prevê formar o Consórcio Metropolitano de Transporte. "A maior barreira é institucional, criar um consórcio de gestores para fazer a integração plena, operacional e tarifária entre municípios e sistema metropolitano", disse o diretor superintendente da Metroplan, Oscar Escher.

A implantação do plano deve ser concluído em 2033. O metrô de Porto Alegre terá importante papel no plano, constituindo eixo de orientação e assegurando conexão entre os corredores de transporte e ligação entre 32 bairros. Porém, os prazos para a obra ainda são incertos. "Estão sendo revistos custos. Tanto o governador quanto o prefeito de Porto Alegre estão trabalhando junto ao governo federal", assegurou Escher.

Informações: Correio do Povo
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Os futuros novos ônibus de Recife já com licitação em andamento

sexta-feira, 26 de julho de 2013


Por até R$ 135 milhões, o governo de Pernambuco está disposto a comprar 180 ônibus BRTs para os Corredores Norte-Sul e Leste-Oeste, aposta para a mobilidade da Região Metropolitana do Recife da RMR, que são objetos do primeiro lote das licitações dos novos operadores do Sistema de Transporte Público de Passageiros, aberta dia 27 pelo Consórcio Grande Recife.

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O edital de Pregão Eletrônico (Nº 030/2013) com as exigências foi publicado na terça-feira (9/7) com prazo de apresentação de propostas para o dia 23. Pelo edital, a Secretaria de Administração se dispõe a comprar os 180 veículos num lote único divididos em dois itens. Um de 92 ônibus (que devem ser utilizados para o corredor Norte-Sul) ao preço de até R$ 69 milhões e outro de 88 veículos (para o corredor Leste-Oeste) ao preço de até R$ 66 milhões.
Com a circulação desses futuros ônibus, os usuários do sistema de transporte coletivo de Recife e região metropolitana terão mais conforto, qualidade e segurança, com deslocamentos mais rápidos em veículos com maior capacidade de passageiros e que dispõem da mais completa tecnologia.
Os corredores terão um investimento de R$ 940 milhões, sendo R$ 180 milhões para o Leste-Oeste, que vai da Praça do Derby até a Estação Cosme e Damião, em São Lourenço da Mata (Cidade da Copa), R$ 280 milhões para o Norte-Sul, que sairá de Igarassu até o Recife, e R$ 480 milhões para a BR-101, que será requalificada e terá um corredor exclusivo de ônibus.
A escolha do modal para os corredores é um assunto polêmico, inclusive para o meio técnico. Alguns especialistas apontam o BRT (Bus Rapid Transit) como o sistema mais adequado para o Recife, e ele já consta inclusive na Matriz de Responsabilidades.

Meu Transporte/Clayton Leal

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Metrô curitibano vai custar o dobro do previsto

A prefeitura de Curitiba solicitou R$ 2,1 bilhões adicionais ao governo federal para viabilizar a construção da primeira fase do metrô curitibano. Somado ao valor inicial, a nova projeção é de que essa etapa do projeto poderá custar pelo menos R$ 4,4 bilhões – quase o dobro do valor estimado em 2011.

Houve, porém, uma ampliação no trajeto do primeiro trecho. Inicialmente, essa etapa ligaria a Cidade Industrial (CIC) ao Centro, na altura da Rua XV de Novembro. Agora, caso a verba federal seja confirmada, poderá chegar até o Terminal do Cabral – quatro estações a mais em relação à primeira projeção.

De acordo com a Secretaria Municipal do Planejamento, o pedido foi repassado na última semana aos Ministérios das Cidades e do Planejamento, durante a reunião na qual foram discutidos projetos que serão contemplados com os R$ 50 bilhões prometidos pela presidente Dilma Rousseff para a área de mobilidade urbana. O aporte financeiro foi uma das respostas do governo federal aos protestos do último mês de junho.
Apesar de a União ainda não ter sinalizado a forma como esses R$ 50 bilhões serão repassados, a prefeitura formalizou o pedido via fundo perdido, ou seja, sem necessidade de devolução. A antiga administração municipal já havia garantido outros R$ 1 bilhão de repasse federal para o metrô via PAC Grandes Cidades. “O aumento do custo deve-se à inflação acumulada no período, à variação do câmbio e à ampliação da primeira fase, que poderá passar até o Cabral. Mas ainda não podemos dizer que esse é custo final, até porque o mercado ainda se posicionará na PMI [Procedimento de Manifestação de Interesse]”, disse o secretário do Plane­jamento, Fábio Scatolin.

“Tatuzão”

Outra explicação para as diferenças no custo está nas modalidades construtivas que serão adotadas durante a obra. O projeto da gestão Luciano Ducci previa construir os 22 quilômetros de linha do metrô exclusivamente nas modalidades Cut and Cover (túnel mais raso em um sistema em que se escava e se cobre) e NATM (túnel escavado próximo à superfície). Agora, a prefeitura admite um terceiro método, o Shield. Essa última modalidade, conhecida como “tatuzão”, é mais rápida e apropriada para longas escavações, interferindo menos na superfície.

Tanto o custo final quanto os métodos construtivos, porém, serão conhecidos apenas no dia 12 de agosto, data-limite para a conclusão da PMI. No final de agosto, a prefeitura ainda terá de sinalizar oficialmente ao governo se pretende construir o metrô para garantir a inclusão do R$ 1 bilhão no orçamento federal.

Informações: Gazeta do Povo
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Obras do VLT de Santos passaram por vistoria

O presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, e o Secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana estiveram em São Vicente, no litoral de São Paulo, neste fim de semana para vistoriar as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na linha amarela.

De acordo com o secretário nacional de transporte e mobilidade, Júlio dos Santos, os trens devem chegar à região em junho de 2014, mas a ideia é antecipar a entrega para maio."Nós temos uma etapa que ainda não foi licitada, mas que o governo do estado está licitando, que é a etapa que vai levar da conselheiro até o porto, onde vai ser o pátio de manutenção e o pátio dos trens", disse Santos.

As obras do VLT começaram há quase um mês e devem ser encerradas em junho de 2014, quando os veículos entraram em circulação. No entanto, já há uma previsão do valor da tarifa que será cobrado aos usuários."Vai custar o que custa a passagem hoje. Não tem alteração de preço. Exatamente a passagem do ônibus hoje", comentou o o presidente da EMTU.

Informações: G1 Santos

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Capital chilena investe em vias exclusivas para ônibus

Santiago, no Chile, tem ao todo 212 km de corredores, onde os ônibus trafegam com velocidade média de 24 km/h. Diferente do que acontece em São Paulo, que hoje tem 120 km de vias exclusivas e velocidade média de 13 km/h, a capital chilena, ainda criou pontos de ultrapassagem para que os coletivos não fiquem parados esperando o outro para sair.

São duas faixas dedicadas aos ônibus ao lado de duas faixas para carros. O uso da avenida é compartilhado com carros de uma maneira mais justa, mais uniforme.  Na Rua San Martin, no centro da cidade, das 7h30 às 10h e das 17h às 21h só circulam ônibus e táxis.

“É muito importante, sobretudo nas vias onde passam bastante ônibus, que se tenha mais uma pista para que um possa ultrapassar o outro. Às vezes o ônibus não para em todos os pontos, então é importante ultrapassar o que está parado para ter mais fluxo”, diz o ministro dos Transportes do Chile, Pedro Pablo Errázuriz.

Dos 120 km de corredores da capital paulista em apenas 16 km, nas avenidas Santo Amaro, Ibirapuera e Nove de Julho têm duas faixas para os ônibus.

Em Santiago, com mais espaço, os ônibus andam mais rápido. A velocidade média deles na capital chilena é de 24 km/h. Quase o dobro de São Paulo, que é de apenas 13 km/h.

“Um sistema de ônibus que anda e entre 10 e 15 km/h nos horários de pico ou daí para menos, é ridículo, ele não atrai ninguém. Nós temos que trabalhar numa velocidade entre 22, 25 até 30 km/h”, fala o consultor de Transportes, Horácio Figueira.

Informações: G1 São Paulo

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Idosos terão ônibus intermunicipais gratuitos em São Paulo

Idosos com mais de 60 anos terão ônibus intermunicipais rodoviários gratuitos em todo o Estado de São Paulo. A medida foi anunciada nesta terça-feira (23) pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.

Segundo a medida, assinada por Alckmin e encaminhada à Assembleia Legislativa, os idosos terão obrigatoriamente dois lugares a sua disposição em cada um dos 2.800 ônibus rodoviários que operam 670 linhas intermunicipais.

Além de garantir os assentos, as empresas terão a responsabilidade de disponibilizá-los em locais de fácil acesso, tanto para embarque quanto para desembarque, nos ônibus. Para garantir o benefício, os idosos deverão apresentar o documento de identidade e realizar a reserva com até 24 horas de antecedência.

Após esse prazo, os idosos poderão embarcar nesses lugares, caso os bilhetes correspondentes não tenham sido vendidos ainda. A multa para a empresa que descumprir a lei será de R$ 3.874 (200 UFESP’S).

De acordo com o governador, a iniciativa vai permitir que pessoas acima de 60 anos possa conhecer melhor o Estado de São Paulo.

— Isto vai movimentar as nossas cidades, ajudar no turismo e melhorar a saúde mental das pessoas.

Sete milhões de idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência já eram beneficiados em 476 linhas intermunicipais suburbanas. Nas linhas da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), está prevista também a gratuidade para idosos a partir de 65 anos nas aproximadamente 800 linhas de ônibus que operam na Grande São Paulo, Baixada Santista e Campinas.

Informações: R7.com

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