Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Capital chilena investe em vias exclusivas para ônibus

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Santiago, no Chile, tem ao todo 212 km de corredores, onde os ônibus trafegam com velocidade média de 24 km/h. Diferente do que acontece em São Paulo, que hoje tem 120 km de vias exclusivas e velocidade média de 13 km/h, a capital chilena, ainda criou pontos de ultrapassagem para que os coletivos não fiquem parados esperando o outro para sair.

São duas faixas dedicadas aos ônibus ao lado de duas faixas para carros. O uso da avenida é compartilhado com carros de uma maneira mais justa, mais uniforme.  Na Rua San Martin, no centro da cidade, das 7h30 às 10h e das 17h às 21h só circulam ônibus e táxis.

“É muito importante, sobretudo nas vias onde passam bastante ônibus, que se tenha mais uma pista para que um possa ultrapassar o outro. Às vezes o ônibus não para em todos os pontos, então é importante ultrapassar o que está parado para ter mais fluxo”, diz o ministro dos Transportes do Chile, Pedro Pablo Errázuriz.

Dos 120 km de corredores da capital paulista em apenas 16 km, nas avenidas Santo Amaro, Ibirapuera e Nove de Julho têm duas faixas para os ônibus.

Em Santiago, com mais espaço, os ônibus andam mais rápido. A velocidade média deles na capital chilena é de 24 km/h. Quase o dobro de São Paulo, que é de apenas 13 km/h.

“Um sistema de ônibus que anda e entre 10 e 15 km/h nos horários de pico ou daí para menos, é ridículo, ele não atrai ninguém. Nós temos que trabalhar numa velocidade entre 22, 25 até 30 km/h”, fala o consultor de Transportes, Horácio Figueira.

Informações: G1 São Paulo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960