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Projeto de lei quer vagões de trem e metrô exclusivos para mulheres

sexta-feira, 28 de junho de 2013

O PL (Projeto de Lei) que obriga que trens, metrô e ônibus de São Paulo destinem vagões e assentos exclusivos para mulheres foi aprovado pela Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O PL 341/2005, de autoria do então deputado Geraldo Vinholi (PSDB), obriga que as empresas tenham espaço somente para mulheres durante os horários de pico do transporte público.

Segundo o PL, no caso do Metrô e da CPTM, as empresas devem destinar um vagão inteiro para as mulheres. Para os ônibus, pode haver assentos específicos ou até mesmo, dependendo da linha e da disponibilidade de veículos, um coletivo específico para transporte feminino.

O projeto teve parecer favorável do deputado Gerson Bittencourt (PT), que apresentou duas emendas ao PL. Bittencourt alterou o período para adaptação das empresas de transporte, caso o PL entre em vigor, de 90 para 180 dias. Além disso, o deputado acrescentou ao texto que o espaço feminino nos trens e ônibus deve ser identificado.

Na justificativa do PL, Vinholi disse que muitas mulheres são assedias no transporte público e ficam indefesas por causa da superlotação dos horários de pico. A medida de destinar vagão específico para mulheres já existe em trens e Metrô do Rio de Janeiro. 

De acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia, ainda não há previsão de quando o PL será votado em plenário.

Informações: R7.com

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Recife terá greve de ônibus na próxima segunda-feira

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Com o fracasso das negociações entre os rodoviários e os donos das empresas de ônibus, motoristas e cobradores da Região Metropolitana do Recife decidiram entrar em greve a partir da 0h da próxima segunda-feira (1º). Os rodoviários vão manter apenas 30% da frota rodando. 

A reunião entre os rodoviários e os empresários teve início por volta das 16h desta quinta-feira (27) e foi mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), sendo realizada na sede do órgão, no bairro do Espinheiro, no Recife. Após quatro horas, a reunião foi encerrada sem acordo. Os rodoviários reivindicam um aumento de 33%, mas a proposta da classe patronal foi de 3%.

"O percentual oferecido é muito baixo, impossibilitando qualquer diálogo", afirmou Noelia Brito, advogada da Oposição Rodoviária de Verdade, grupo dissidente do Sindicato dos Rodoviários. A reunião contou com a participação de representantes do sindicato e da oposição.

Ainda de acordo com Noelia Brito, o MPT considerou o movimento legal e proibiu a classe patronal de contratar terceirizados para susbtituírem os grevistas durante a paralisação.

Informações: NE10

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Em São Paulo, Passageiros aprovam faixas para ônibus, mas carros continuam invadindo as vias destinadas aos ônibus

A Prefeitura de São Paulo criou, desde o começo do ano, quase 60 km de faixas exclusivas para ônibus. No total, a cidade tem hoje 210 km de faixas. Os passageiros e especialistas aprovam a iniciativa e dizem que as faixas agilizam o caminho, mas, para eles, outros fatores têm que mudar para o transporte público ficar bom, como a qualidade do veículos e a superlotação.
“Precisamos de novos corredores e mais corredores. Nós temos muitos poucos corredores na cidade de São Paulo. E nós também temos que melhorar a qualidade de veículos”, fala o professor de transporte público da USP, Jaime Waisman.

Nas ruas João Rudge e Alfredo Pujol, na Zona Norte da capital, as faixas começaram a funcionar há um mês e estão agradando os usuários. “Acho muito importante, na verdade facilita bastante para nós trabalhadores que acordamos cedo, não corre risco de chegar atrasada, então facilita muito”, fala a operadora de turismo Camila Moreira.


A administração pública diz ainda que a meta é instalar, até 2016, 150 km de faixas exclusivas e mais 150 km de corredores de ônibus na cidade. “Hoje para você tirar um usuário do transporte individual para o transporte coletivo, os ônibus têm que andar no mínimo a 20 km/h e com ultrapassagem você pode criar serviços diferenciados, o parador, o semi-expresso e o expresso e aí você tem públicos diferentes”, orienta o consultor de engenharia de tráfego Horácio Figueira.
A faixa exclusiva da Avenida Engenheiro Caetano Álvares, também na Zona Norte, existe desde abril, mas os motoristas não respeitam as regras e trafegam pelo corredor. A infração rende multa de R$ 53 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A responsabilidade de punir essas infrações é da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da SPTrans.

Os motoristas de ônibus dizem que a invasão dos carros atrapalha e quem anda de carro reclama que o caminho ficou mais estreito por causa dos ônibus ao lado. “As linhas, não de corredores, devem não passar nas avenidas para que não tenha nenhum conflito de interesse”, diz o consultor de engenharia urbana Luiz Célio Bottura.

A CET disse que este ano intensificou a fiscalização contra os motoristas que invadem a faixa exclusiva de ônibus. Segundo a companhia, de janeiro a abril deste ano, o número de multas cresceu mais de dez vezes comparado com o mesmo período do ano passado. A CET informou ainda que a fiscalização é feita por equipamentos eletrônicos, agentes da companhia e também fiscais da SPTrans.

Informações: G1 SP
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Câmara aprova proposta que ajuda a reduzir tarifa do transporte coletivo

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (26) a redução para zero das alíquotas das contribuições sociais para o PIS/Pasep e a Cofins que incidem sobre o transporte coletivo. A medida abre caminho para novas reduções nos preços das tarifas. O texto, que agora será enviado para votação no Senado, não estipula prazo de validade para o benefício fiscal.

A proposta aprovada pelos deputado é uma emenda de plenário, em substituição ao projeto original do deputado Mendonça Filho (DEM-PE). O projeto zera a alíquota nas modalidades de transporte terrrestre (rodoviário, metroviário e ferroviário) e também de transporte aquaviário.

Pela proposta inicial, a desoneração estava prevista somente para o transporte terrestre, mas uma emenda estendeu o benefício também para o aquaviário.

Segundo parecer favorável ao projeto do deputado Milton Monti (PR-SP), a redução das alíquotas atende às reivindicações por tarifas de transporte mais baixas apresentadas durante os protestos de rua em todo o país.

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No Recife, Usuários de ônibus protestam contra forma de operação do Terminal Tancredo Neves

Moradores do Ibura e adjacências realizaram um protesto que durou cerca de 3 horas, tendo início às 6h desta quinta-feira (27). O ato se deu contra as operações do Terminal Integrado Tancredo Neves. Os manifestantes se aglomeraram entre a avenida Dois Rios e o fim da rua Rio Xingu, fechando as vias de acesso, com um carro de som, interditando o trânsito.
Foto: Blog Meu Transporte
Entre as reivindicações estão a insuficiência no número de ônibus; o aumento do tempo de espera dos coletivos; o sucateamento das linhas que atendem a população e, ainda, a falta de infra-estrutura para idosos, gestantes e deficientes como a inatividade da escada rolante do terminal. Os manifestantes também querem que seja construídas faixas exclusivas para ônibus da avenida Recife até a Mascarenhas de Moraes.

Até as 10h, o trânsito ficou complicado na Zona Sul da capital pernambucana. Mesmo estando atrasados por causa do congestionamento, motoristas, cobradores e passageiros que estavam dentro dos ônibus apoiaram a manifestação. Os manifestantes também reclamam de ônibus quebrados constantemente. Os moradores ainda pediram melhorias nas estradas que dão acesso ao Ibura e uma faixa preferencial para o transporte coletivo na Avenida Recife.


Por meio de nota enviada por e-mail, o Grande Recife Consórcio de Transporte comunicou que o órgão participará ainda nesta quinta-feira (27) de uma reunião com representantes da comunidade para ouvir as principais reivindicações dos moradores. "Em paralelo a isso, o Consórcio está com uma equipe de fiscais nas ruas para acompanhar quais as interferências estão ocorrendo na operação do Terminal Integrado Tancredo Neves".

Informações: Folha de Pernambuco e TV Jornal





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São Bernardo do Campo terá R$ 500 mi para corredores

A Prefeitura de São Bernardo assinou nesta terça-feira (25), em Brasília, um contrato de US$ 250 milhões com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a construção de 11 corredores de ônibus na cidade - são US$ 125 milhões do BID e o mesmo valor será investido pela Prefeitura. A assinatura foi realizada na sede do BID entre o prefeito Luiz Marinho e a representante do banco no Brasil, Daniela Carrera-Marquis.

Com a assinatura do contrato, a Prefeitura já começa a preparar a licitação do primeiro lote de obras das intervenções, que compreende três corredores: Alvarenga, João Firmino e Rudge Ramos (Vergueiro). "A partir de setembro já vamos abrir a licitação para o primeiro lote, no valor de R$ 120 milhões", afirma o secretário de Transportes, Oscar Silveira Campos, que acompanhou o prefeito.

No total, a obra será dividida em outros três lotes. A expectativa é de que as obras já comecem no início do ano que vem, pelo corredor Alvarenga. 

"Com esse conjunto de intervenções vamos transformar a cidade e fazer com que São Bernardo alcance um novo patamar em mobilidade urbana. Essas obras são voltadas para o transporte público mas vão interferir, com certeza, no transporte individual na nossa cidade", afirmou Marinho.

"Estamos muito contentes em contribuir para a melhoria do transporte em São Bernardo", disse Daniela.

O prefeito também falou sobre a possibilidade de novos investimentos na cidade. "Podemos começar diálogos para novos projetos a partir de 2014", afirmou.

BID 2 / Na gestão passada, do ex-prefeito William Dib, houve uma empreitada semelhante. Na oportunidade, foram US$ 254 milhões, quase R$ 440 milhões, destinados aos projetos do São Bernardo Moderna.

Na ocasião, porém, mesmo sendo assinado em 2007, foi concluído apenas no ano passado, já na administração petista de Luiz Marinho.

MAIS

Reestruturação
A assinatura do contrato faz parte do projeto de modernização do transporte coletivo da cidade. Os 11 corredores cortarão o traçado do Monotrilho (Metrô ABC), previsto para ser concluído em 2016. Com os novos corredores, os ônibus deixarão de passar pelas vias da região central como Faria Lima e Jurubatuba. 

R$ 250 
milhões é a contrapartida da prefeitura

Ônibus
O investimento é concretizado no período em que uma multidão sai às ruas para protestar contra o reajuste da tarifa (cai para R$ 3 na segunda)

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Prefeitura de Teresópolis reduz passagem de ônibus

Nesta quarta-feira (26), Arlei Rosa, prefeito de Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, assinou um decreto municipal que reduz o preço da passagem de ônibus. O novo valor, para a zona urbana, caiu de R$ 2,90 para R$ 2,75. Já na zona rural, a queda foi de R$ 0,20 e o novo preço passou para R$ 4,80.

Os valores reduzidos entram em vigor cinco dias após a publicação do decreto em Diário Oficial. A decisão foi tomada depois da última reunião no gabinete do prefeito entre Arlei Rosa e um grupo de oito manifestantes que integram a Comissão do Movimento Popular.

A queda no valor das passagens de ônibus aconteceu após uma manifestação na cidade, que aconteceu na última quinta-feira (20). Segundo a Polícia Militar, cerca de mil pessoas, a maioria jovens e estudantes, fecharam a Rua Feliciano Sodré, principal via da cidade.

Entre as reivindicações, estavam a redução imediata do valor da passagem de ônibus de R$ 2,90 para R$ 2,00. O transporte público da cidade é considerado um dos mais caros da Região Serrana. Um grupo de manifestantes também cobrou melhorias na área de saúde do município.

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Em Ponta Grossa, Greve do transporte é mantida com circulação parcial da frota

Reunidos em assembleia no final da tarde desta quinta-feira (27), funcionários da Viação Campos Gerais (VCG) decidiram manter a greve no transporte intramunicipal em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. No entanto, os motoristas e cobradores aceitaram cumprir a liminar do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que determina a circulação parcial dos ônibus para não pagar multa diária de R$ 100 mil. Uma nova audiência no TRT, na próxima segunda-feira (1º), vai definir o rumo da greve.

O sindicato da categoria orientou que os motoristas circulem com velocidade normal e não promovam danos nos ônibus. Após a decisão da assembleia, o ônibus articulado que estava em frente à garagem da VCG foi retirado para que os demais ônibus voltassem a circular, conforme previa a liminar. Os funcionários que não estão na escala de plantão estão sendo orientados a ficar em frente à garagem da empresa. Duas tendas, com três banheiros químicos e até uma churrasqueira foram montados no canteiro central da avenida que fica em frente à garagem da VCG para acolher os funcionários grevistas.

A retomada parcial do serviço iniciou às 17 horas desta quinta-feira (27). Segundo a liminar, 70% dos ônibus devem rodar nos horários de pico, ou seja, das 5 às 8h30, das 11 às 14 horas e das 17 às 20 horas. Nos demais períodos, 50% da frota deve estar em circulação.

A categoria pede reajuste salarial de 12% e vale-alimentação de R$ 240 (hoje o vale é de R$ 120). Durante audiência realizada na manhã desta quinta-feira (27), na sede do TRT em Curitiba, a empresa propôs reajuste de 10% e vale-alimentação de R$ 170. Em assembleia, os funcionários decidiram manter a proposta e, caso não sejam atendidos durante a audiência da próxima semana, voltarão a paralisar 100% da frota, desrespeitando a liminar.

A paralisação começou à 0 hora de quarta-feira (26) deixando cerca de 100 mil pessoas sem transporte coletivo em Ponta Grossa. A prefeitura estabeleceu multa de R$ 50 mil à VCG devido à paralisação total.

A VCG emprega 1.250 funcionários, entre motoristas, cobradores e o pessoal do administrativo. O salário inicial de um motorista é de R$ 1.318, enquanto que um cobrador em início de carreira ganha R$ 789.

Com o receio de que o reajuste dos funcionários eleve o valor da tarifa (que hoje é de R$ 2,60 para usuários em geral e R$ 2,50 para quem usa bilhete eletrônico), os vereadores de Ponta Grossa aprovaram na quarta-feira (26) a isenção do Imposto sobre Serviços (ISS), sugerida em projeto de lei do Executivo. O projeto segue agora para sanção. 

Por Maria Gisele da Silva
Informações: Gazeta do Povo

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