Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Depois de caos, ônibus voltam a circular no Recife

sexta-feira, 14 de junho de 2013

A paralisação de advertência dos rodoviários na manhã desta sexta-feira, afeta não só a rotina dos usuários do transporte público de passageiros. Os motoristas também estão sendo impactados pelos grandes congestionamentos que estão se formando em diversas vias da cidade, como Avenida João de Barros, Ruas Fernandes Vieira, da Soledade, do Hospício e Manoel Borba. Sem conseguir atravessar o centro da cidade, as vias da área norte, como a Avenida Cruz Cabugá, estão praticamente vazias.
Foto: Renata Portini/DP/D.A Press
Para chamar a atenção para as reivindicações da categoria por reajuste salarial, os rodoviários se concentraram por volta das 6h e a partir das 8h pararam as atividades por uma hora. Na Avenida Conde da Boa Vista, Avenida Antônio de Goes, Avenida Guararapes, Rua do Sol, Rua do Príncipe, Cais de Santa Rita e no Terminal Integrado Tancredo Neves, os motoristas desceram dos coletivos e os passageiros tiveram que continuar o percurso a pé.
Foto: Renata Portini/DP/D.A Press
De acordo com o presidente da Oposição dos Rodoviários de Pernambuco, Juscelino Pereira Macedo, a paralisação dos motoristas, cobradores, despachantes e fiscais de ônibus terá, além da uma hora de advertência, mais duas horas de panfletagem e carros de som defendendo a proposta de reinvidicação da categoria. Segundo ele, a decisão sobre a mobilização foi tomada após o adiamento da primeira reunião de negociação entre patrões, sindicato e oposição para definir o reajuste salarial.

O protesto é pacífico, mas a Polícia Militar está nos locais de maior concentração. Policiais da cavalaria, de motos, a pé e em viaturas estão monitorando a manifestação.

Informações: Diário de Pernambuco

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Prefeitura de São Paulo abre licitação de R$ 46 bi para renovar transporte

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), abriu nesta quinta-feira licitação para a renovação dos serviços de transporte público feito na capital paulista por 15 mil ônibus coletivos e 7 mil peruas. Serão os maiores contratos feitos na história da Prefeitura: as duas consultas públicas (para ônibus e vans) somam R$ 46,3 bilhões, valor maior que todo o orçamento da capital para 2013, de R$ 42 bilhões.

A concessão do transporte público, pelo período de 15 anos, será mais uma vez conduzida por um governo do PT. Em 2003, a licitação que reorganizou linhas de ônibus e peruas foi feita pela prefeita Marta Suplicy (PT), pelo período de dez anos e valor de R$ 15 bilhões. A administração municipal vai agora reconfigurar o sistema de concessão dos transportes da cidade, que hoje é dividida em oito regiões (geridas por consórcios).


A partir de julho, a divisão será de três regiões: leste, noroeste e sul. De acordo com a gestão Haddad, a medida racionalizará a operação. Os contratos devem ser assinados em julho. O prefeito de São Paulo tem dito que o novo modelo ajudará a evitar novos aumentos da tarifa, hoje em 3,20 reais.

O prazo dos contratos desse serviço de concessão (geralmente, prestados por empresas e consórcios que operam os ônibus maiores, entre regiões diferentes do município) será de 15 anos. Já o da permissão (vans e ônibus menores geridos por cooperativas, num perímetro mais localizado) terá validade de sete anos, prorrogáveis por mais três, "quando houver interesse público".

Outra alteração diz respeito às áreas operacionais. Serão três, segundo o decreto: noroeste, leste e sul. A primeira abrangerá as atuais áreas de concessão 1, 2 e 8 e as de permissão 1.0, 2.0, 8.0 e 8.1. As da leste serão as áreas de concessão 3, 4 e 5 e de permissão 3.0, 3.1, 4.0, 4.1 e 5.0. A área de operação sul será composta pelas áreas de concessão 6 e 7 e pelas de permissão 6.0, 6.1 e 7.0.

O Poder Executivo alega que essa mudança "permitirá melhor controle pelo poder público e facilitará o equilíbrio financeiro entre os lotes". Hoje, existem oito áreas operacionais. Com as mudanças, o Executivo espera melhorar a qualidade do transporte público, uma vez que serão pedidas mudanças como a inclusão de GPS nos validadores das catracas.

Em caso de pane no GPS, o validador travará e o ônibus não poderá sair da garagem. A medida ajudará a Secretaria Municipal dos Transportes a ter um maior controle sobre a localização da frota em tempo real. Os contratos são os maiores já assinados pelo Município desde 2004, quando Marta fez a licitação para a concessão dos serviços de limpeza urbana, pelo período de 20 anos (renovável por mais 10 anos) e valor de quase R$ 20 bilhões. O maior contrato assinado pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD) nos quase sete anos de mandato, em 2012, de R$ 3,36 bilhões, foi para a realização do programa, ainda em andamento, para a reurbanização de 118 favelas nos arredores das Represas Billings e Guarapiranga.

Informações: Diário do Grande ABC
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Curitiba terá informação de ônibus em tempo real no computador ou celular

Curitiba será a primeira cidade do País a contar, até o fim deste mês, com informações de itinerário e de horário de ônibus em tempo real, no serviço Google Maps. O novo serviço foi definido na tarde desta quinta-feira (13) pelo prefeito Gustavo Fruet, em reunião com o diretor de novos negócios do Google, Alessandro Germano, durante o lançamento do novo sistema de busca de itinerários, abrigado na funcionalidade Transit do serviço de mapas online do Google. 

Fruet testou o novo sistema, disponível na internet e para smartphones (iPhone e Android). A ferramenta indica a localização do ponto de ônibus mais próximo de onde está o usuário, as opções de linhas que levam ao destino pretendido, os horários de cada linha e a previsão do tempo de chegada. Por solicitação do prefeito, o serviço passará a incluir as informações em tempo real. Os dados, já disponíveis no Centro de Controle Operacional da Urbs, permitem saber a que distância o ônibus está da próxima parada e em quanto tempo vai chegar até ela. 

“Há cidades que têm este serviço na internet, mas não na base do Google, o que será possível em Curitiba dentro de poucos dias, em função do sistema já existente na cidade” explicou a gestora de relações governamentais do Google, Mariana Macário, que também acompanhou a apresentação do novo sistema em Curitiba. 

“Este é mais um passo para a melhoria do atendimento ao usuário de transporte. Vamos ampliar o alcance das informações disponíveis para beneficiar o usuário do ônibus”, disse o prefeito Gustavo Fruet. “Os curitibanos podem ter certeza de que, com seriedade e responsabilidade, vamos recuperar a qualidade do nosso transporte, do atendimento nos terminais. Estamos num grande esforço para sanear o sistema e permitir avanços. Não é um processo simples, que pode ser feito do dia para a noite, quando se tem um sistema que há anos vem enfrentando déficits”, afirmou. 

Como funciona

O sistema lançado nesta quinta-feira substitui o antigo sistema de busca da Urbs. Ele foi apresentado no painel formado por 21 telas de LCD de 42 polegadas  do Centro de Controle Operacional da Urbs.

As informações ficam disponíveis via internet e smartphones em todo o mundo e em todas as línguas servidas pelo Google Maps.  Até aqui, estavam disponíveis no Google Maps apenas as opções para deslocamentos a pé ou

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Veja como vai funcionar o sistema de Bilhete Único em Fortaleza

A partir de sábado (15) os usuários do transporte público urbano de Fortaleza poderão pagar apenas uma tarifa e pegar quantas linhas de ônibus precisar, em um prazo de duas horas, no Bilhete Único. Mas os usuários precisam ficar atentos quanto à modalidade de seu cartão - que pode ser estudante, vale-transporte eletrônico ou avulso - para conhecer os benefícios de cada um.

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o procedimento será o mesmo para todos: o usuário entra no ônibus, aproxima o cartão do validador, é debitada uma passagem e assim a catraca será liberada e será iniciado o período de duas horas para realizar quantas integrações forem necessárias.


Para realizar a integração o procedimento é o mesmo, a diferença é que em vez de debitar uma outra passagem aparecerá a mensagem “integra” e a catraca será liberada. E assim o passageiro poderá fazer quantas vezes quiser no intervalo de duas horas. Encerrado o período, uma nova passagem será debitada e um novo prazo de duas horas será iniciado.

O estudante que optar pelo Bilhete Único pagará meia-passagem (R$ 1,10) para realizar quantas integrações quiser, no intervalo de duas horas. Nesse caso, a carteira de estudante passará a ser utilizada somente para meia-cultura e identificação do aluno. O Bilhete Único de estudante poderá ser utilizado nos ônibus e vans com o benefício da meia passagem ilimitada e o aluno poderá colocar créditos para evitar o transporte de valores dentro do ônibus ou van.

Quem já possui o vale transporte eletrônico, fornecido pelas empresas, também poderá fazer a opção pelo Bilhete Único. O procedimento de carga e recarga continua o mesmo, ou seja, mensalmente o cartão será carregado com o valor, em reais, correspondente ao total das passagens que o funcionário irá precisar.

Já para o usuário que pretende adquirir passagens avulsas existe o Bilhete Único Avulso. Diferentemente dos cartões utilizados por funcionários de empresas, os cartões Avulsos podem ser adquiridos por qualquer usuário do sistema, sendo inteiramente aplicados a usuários que pagam inteira, profissionais liberais, turistas e trabalhadores domésticos. As recargas podem ser feitas em qualquer valor.

2ª Via
O cartão do Bilhete Único é pessoal e intransferível, segundo a Prefeitura de Fortaleza. Em caso de perda, roubo ou extravio, o usuário ou a empresa poderá solicitar o bloqueio junto a Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, no número 156 ou pelo Alô Sindiônibus, no número 4005.0956. Durante a ligação será preciso informar o número do documento de identidade e CPF. Com o bloqueio os créditos do cartão poderão ser recuperados, bastando tirar uma segunda via do cartão.

Informações: G1 Ceará
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Aplicativo sobre transporte público promete ajudar turistas no Rio

Uma parceria firmada entre a Fetranspor, federação de empresas transportadoras de passageiros do Rio, e os desenvolvedores do Moovit, um aplicativo para smartphones que fornece dados em tempo real sobre a situação do transporte público, promete ajudar torcedores e turistas durante a Copa das Confederações.

O aplicativo é atualizado a todo instante. Ao andar com o Moovit aberto, os usuários contribuem fornecendo velocidade e dados de localização sobre as viagens. Além disso, a própria pessoa pode enviar relatórios sobre as condições do veículo, como superlotação e limpeza.

“Para a Fetranspor, o Moovit  é um instrumento fundamental para obter informações em tempo real, seja do ponto de vista dos passageiros, seja do ponto de vista de nossa organização, que terá condições de tomar decisões mais rapidamente”, avalia Lélis Marcos Teixeira, presidente da Fetranspor.

Nir Erez, presidente do Moovit, acredita que o aplicativo ajudará muito os usuários do transporte público durante a competição. "É extremamente útil no dia a dia, mas em eventos do porte da Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, pode ajudar muito mais, pois os passageiros trocam informações entre si e com o sistema, sabendo em tempo real o que está acontecendo no trânsito e na malha de transportes em geral”. 

Informações: Estadão

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Após isenção de impostos, prefeituras reduzem tarifas de ônibus

Em meio aos protestos violentos contra o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo, as prefeituras de diversas cidades brasileiras anunciaram para os próximos dias a redução no preço da passagem, após a vigência, a partir do dia 1º de junho, da isenção dos impostos PIS e Cofins para as empresas do setor.

Em Campinas (SP), o prefeito Jonas Donizette anunciou na quarta-feira a redução de 3% na tarifa, que passará de R$ 3,30 para R$ 3,20 a partir de 30 de junho. Durante o evento de homenagem a funcionários da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Donizette afirmou que era necessário repassar a desoneração dada pelo governo federal ao valor da tarifa. "Os empresários alegaram que teriam um prejuízo de R$ 870 mil por mês com a redução na tarifa, mas preferi pensar em primeiro lugar nos usuários do transporte, que vão economizar na passagem e poder contabilizar um dinheiro no final do mês", disse. Donizette lembrou também que não haverá aumento no subsídio atual da prefeitura ao sistema de transporte, que está atualmente em R$ 36 milhões por ano.

Também nesta semana, cinco cidades da região do Grande ABC de São Paulo - São Bernardo, Santo André, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires - terão a tarifa de transporte coletivo reduzida de R$ 3,30 para R$ 3,20. O novo preço passará a valer a partir do próximo sábado.

O anúncio foi feito na semana passada pelo prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Luiz Marinho (PT), durante reunião da entidade. Em Diadema, onde o preço da tarifa já era de R$ 3,20, o valor será mantido. Nessa cidade, o reajuste passará a ser feito de dois em dois anos, como ocorre nos demais municípios do ABC. Em Rio Grande da Serra, onde a tarifa é de R$ 3, o valor será mantido.

Pelo Brasil

A partir de domingo, os ônibus da rede não integrada da região metropolitana de Curitiba terão a tarifa de ônibus reduzida em dez centavos, passando de R$ 2,85 para R$ 2,75. "O Paraná hoje dá um exemplo para o Brasil de trabalho em favor da sua população. Investimos em mobilidade e garantimos assim mais dinheiro no bolso do trabalhador", anunciou o governador Beto Richa (PSDB), ao lembrar que a isenção de ICMS era um compromisso do plano de governo.
Curitiba terá redução
Em Goiânia (GO), a redução passou a valer já a partir desta quinta-feira, após decisão da Justiça de Goiás que suspendeu o aumento de R$ 2,70 para R$ 3, ocorrido no dia 21 de maio. Após uma série de protestos, o reajuste foi cancelado pela Justiça na última segunda-feira, mas somente ontem a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) foi oficiada.

Desde a última segunda-feira, os usuários do transporte coletivo de Manaus (AM) convivem com tarifas reduzidas. O valor foi reajustado de R$ 3,00 para R$ 2,90 pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que usou como argumento a redução nos tributos federais.

Em Natal (RN), onde o preço da tarifa é alvo de uma série de protestos desde o mês passado, a prefeitura também determinou a redução da tarifa em dez centavos. Desde o dia 4 de junho, a passagem de ônibus passou a valer R$ 2,30. Apesar da redução, o valor não voltou ao mesmo patamar de antes do último reajuste, ocorrido no dia 18 de maio, quando a tarifa passou de R$ 2,20 para R$ 2,40. O prefeito Carlos Eduardo solicitou à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana novos cálculos no valor da passagem, logo após o governo federal anunciar a decisão de zerar o pagamento do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Informações: Portal Terra
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Metrô SP fecha estacionamento ao lado da estação Marechal Deodoro

O Metrô de São Paulo desativou o estacionamento integrado à estação Marechal Deodoro, da linha 3-vermelha, no centro de São Paulo.

O espaço fazia parte do E-fácil, lançado pela companhia em 2009 e que previa garagens ao lado de estações.

O projeto foi uma das principais bandeiras da gestão José Serra (PSDB) para incentivar a troca do carro pelo transporte público.
Joel Silva/Folhapress
O fechamento, na última semana de maio, surpreendeu os usuários do local, que pagavam R$ 12,10 para estacionar o carro por até 12 horas e recebiam duas passagens de metrô, trem ou ônibus.

"O que me deixou mais irritado foi que não avisaram antes. Cheguei na porta e vi tudo fechado", diz o jornalista Fabiano Angélico, que acabou usando outro estacionamento -que cobrou R$ 27.


Ele mora na zona norte e costumava usar o serviço toda semana, para evitar a lentidão do centro histórico.

Segundo o Metrô, o estacionamento foi desativado devido ao fim do contrato de concessão. A empresa Maxipark, que operava o espaço, "não demonstrou interesse em renovar o contrato".
A empresa foi escolhida por licitação e recebia uma taxa por carro estacionado. Procurada, a Maxipark não informou o motivo que a levou a deixar o negócio.

PROCURA EM BAIXA

A procura pelo local, diz o Metrô, era pequena em comparação aos outros pontos da rede. A taxa de ocupação dos mais lotados é de 100%, enquanto na Marechal Deodoro ficava próxima de 30%.

Moradores da região contestam. "Ele vivia lotado, no último dia tinham uns 150 carros. Fechou sem aviso prévio, e desde então um monte de gente já deu com a cara, quer dizer, com o carro no portão" conta o jornaleiro Márcio Ribeiro da Costa, que tem banca em frente ao local.

Com o E-fácil fechado, quem quiser continuar com o esquema carro-metrô terá que gastar mais que o dobro.

Há um estacionamento em frente que cobra R$ 23 por 12 horas. Somando o valor das passagens, o custo vai a R$ 29,40. E, ao contrário do E-fácil, não funciona 24 horas.

REDE

Com 193 vagas, o estacionamento era o menor e mais caro da rede, que ainda mantém cinco espaços: nas estações Imigrantes (linha 2-verde), Brás, Bresser e Itaquera (3-vermelha) do metrô e Guaianazes (11-coral), da CPTM.

Com o fechamento, a rede perdeu 12% das vagas. O Metrô afirma que os pontos restantes vão continuar abertos e que o terreno ao lado da Marechal Deodoro terá outro uso, ainda indefinido.
Editoria de arte/Folhapress
Comuns em países ricos, os estacionamentos integrados à rede de transporte público são apontados como uma opção para resolver os congestionamentos e dificuldades de deslocamento nas grandes metrópoles.

Luiz Figueira de Mello, professor de engenharia do Mackenzie, diz que o fechamento é "um retrocesso, pois é preciso incentivar as pessoas a andarem de metrô".

O professor defende que, mesmo sendo menos vantajoso economicamente, "o estacionamento deveria ser mantido como uma opção ao paulistano".

Informações: Folha SP
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Nova linha de ônibus começa a circular na zona norte de Manaus

No início desta semana começou a circular a linha 560-T4/ Cidade de Deus/ Nova Cidade/ T1 Centro, para atender moradores da zona norte de Manaus. 

A linha 560 possui uma frota diária de 10 ônibus articulados novos. Além das ruas locais dos bairros atendidos, a linha percorre ainda as avenidas Autaz Mirim, Margarita, Monsenhor Pinto, Curaçao, Sete de Maio, Torquato Tapajós e Constantino Nery. A circulação e o atendimento da nova linha são fiscalizados pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

A Prefeitura de Manaus implantou, nos últimos meses, três novas linhas para atender usuários de várias zonas da cidade: 358 - Residencial Viver Melhor/ T2/ Cachoeirinha; 041 - T4/ Nova Cidade/ Residencial Viver Melhor - e agora a 560 - T4/ Cidade de Deus/ Nova Cidade/ T1/ Centro.  

A SMTU ainda analisa outras áreas que também podem ser beneficiadas com novas linhas de ônibus.

Informações: http://www.d24am.com

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