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Baixada Santista ganhará 22 VLTs, parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM)

sábado, 24 de novembro de 2012

Foi publicado nesta sexta-feira (23/11) no Diário Oficial do Estado o despacho de homologação da Concorrência nº 004/2012 para o fornecimento de 22 Veículos Leves sobre Trilhos na Região Metropolitana da Baixada Santista. Os VLTs fazem parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), empreendimento do governo do Estado que é gerenciado pela EMTU/SP, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

O ganhador foi o CONSÓRCIO TREMVIA SANTOS, formado pelas empresas TRANS SISTEMAS DE TRANSPORTES S.A. e VOSSLOH ESPANÃ S.A.

O edital para a compra dos veículos é uma concorrência internacional  publicada em 31/05. O primeiro veículo deve ser entregue em 18 meses (maio de 2014).  A entrega de todos os trens deve ser concluída até abril de 2015. A previsão de custo total é de R$ 284,3 milhões.

As principais características dos VLTs, previstas no edital, são: 2,65m de largura por 44m de comprimento; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.

A previsão é de que os veículos começarão a operar em 2014 no trecho de 11km entre Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos, além da  extensão de 6km entre as Estações Conselheiro Nébias e Valongo, também em Santos.

Informações: EMTU SP
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No Recife, Linhas de ônibus são reforçadas para vestibular da UPE

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Os vestibulandos que irão fazer as provas da Universidade de Pernambuco – UPE, neste domingo (25), contarão com um esquema especial de ônibus preparado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Para ajudar os candidatos no deslocamento aos locais de prova 24 linhas serão reforçadas. Ao todo, serão 228 veículos e 2.055 viagens realizadas, além da estocagem de nove coletivos distribuídos em quatro terminais integrados. 

Para atender a demanda do concurso, as linhas reforçadas contarão com 43 veículos e 283 viagens a mais, se comparadas com a programação de um domingo normal. Também serão estocados, das 6h às 14h, quatro veículos no TI da Macaxeira; três no TI da PE-15; um no TI Afogados e mais um no TI Aeroporto. Esses veículos estarão à disposição nos TI’s para que sejam utilizados conforme necessário pela equipe de operação. 

Outras informações como os horários que os coletivos saem do terminal e os itinerários das linhas, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, através do 0800.081.0158. 

SERVIÇO 

Estocagem 

TI Macaxeira – 4 veículos 
TI PE-15 – 3 veículos 
TI Afogados – 1 veículo 
TI Aeroporto – 1 veículo 
Total – 9 veículos 

Linhas reforçadas para o vestibular da UPE 2013: 

983 RIO DOCE (PRINCESA ISABEL) 
987 RIO DOCE (PRINCIPE) 
032 SETUBAL CONDE DA BOA VISTA 
061 PIEDADE 
331 TOTÓ PLANALTO 
445 TABATINGA 
442 JARDIM PRIMAVERA (VALE DAS PEDREIRAS) 
450 CAMARAGIBE (CONDE DA BOA VISTA) 
460 CAMARAGIBE (PRINCIPE) 
232 CAVALEIRO 
243 VILA DOIS CARNEIROS 
432 CDU (VÁRZEA) 
624 BREJO 
631 NOVA DESCOBERTA (CABUGÁ) 
645 AV. NORTE (MACAXEIRA) 
742 LINHA DO TIRO 
914 PE-15/AFOGADOS 
971 AMPARO 
973 CASA CAIADA 
913 PE 15/JOANA BEZERRA 
977 PAULISTA (CDE. DA BOA VISTA) 
920 RIO DOCE / CDU 
842 AGUAS COMPRIDAS 
118 PRAZERES (BOA VIAGEM) 

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Divulgação do edital do trem-bala é adiada novamente


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que o edital para a primeira fase de licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV) - que escolherá o operador do trem-bala - não será publicado na próxima segunda-feira, dia 26 de novembro, como era previsto. Segundo nota divulgada pelo órgão regulador, nessa data será publicado o relatório da audiência pública, com as respostas às contribuições recebidas para aprimoramento das minutas do edital e do contrato de concessão relativos ao processo de concessão do TAV, que vai ligar os municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.

A ANTT informa ainda que a publicação do edital e contrato de concessão ainda depende da aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) do primeiro estágio de fiscalização da outorga. A expectativa, diz a nota, é de que isso ocorra nos próximos dias.

Nesta semana, o diretor da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Hélio Mauro França, disse que a primeira etapa da licitação do trem-bala só deve ocorrer em julho ou agosto. Isso porque o prazo entre a publicação do edital e o leilão propriamente dito passou a ser de oito meses e não mais de seis meses. A expectativa, no entanto, era de que o edital fosse publicado na próxima segunda-feira, conforme prevê o último balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Informações:Exame Abril

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São Paulo: Tarifa de ônibus intermunicipal sofre reajuste de 6,85% neste sábado

As tarifas das linhas de ônibus intermunicipais vão ficar mais caras a partir deste sábado (24). Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), os preços vão ser reajustados em 6,85%.

As passagens compradas até está sexta-feira (23) com o valor antigo terão validade de até um ano, segundo a agência.

No Vale do Paraíba, o valor da passagem entre São José dos Campos e Taubaté passa de R$ 8,90 para R$ 9,50 e a linha que faz o trajeto entre São José dos Campos e Jacareí reajustou de R$ 2,85 para R$ 3,05.

No ano passado, o índice aplicado foi de 8,88%. O reajuste vale tanto para as linhas rodoviárias quanto para as suburbanas. O cálculo é feito pela Artesp com base na variação dos insumos do setor como, por exemplo, o óleo diesel que sofreu aumento de 10,66%. Os ônibus também estão até 27% mais caros.

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Governo eleva estimativa de custo do trem-bala para R$ 35,6 bilhões

O diretor da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Hélio Mauro França, disse nesta quarta-feira (21) que a estimativa de custo total do projeto do trem de alta velocidade (TAV) que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas (SP) subiu de R$ 33,2 bilhões para R$ 35,637 bilhões.

Trem Bala da China
Segundo a EPL, os números constam dos estudos do BNDES apresentados em audiência pública. Apesar da atualização, a maioria dos números referentes ao projeto é de setembro de 2008, quando foram concluídos os estudos de viabilidade técnica e econômica do trem-bala, que consideram demanda, custo de implementação e operação.

"Houve atualização do custo porque no estudo inicial o número de material rodante (trens) era inferior ao da demanda identificada", afirmou França no seminário Trens de Passageiros - uma necessidade que se impõe, realizado na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília.

De acordo com a previsão atual, a primeira etapa da licitação do empreendimento, relacionada à compra de trens, vagões e serviços complementares, envolverá custos de R$ 8,7 bilhões. Essa fase inclui a contração da empresa que será responsável por implementar a tecnologia do trem de alta velocidade e operar o serviço pelo prazo de concessão de 40 anos. Concluída essa etapa da licitação o governo lançará novo leilão pelo qual assinará o contrato das obras de construção civil. A instalação das estruturas de pontes e viadutos consumirá R$ 26,9 bilhões.

De acordo com o balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), apresentado na terça-feira, a EPL publicará o edital e a minuta de contrato na próxima segunda-feira (26).

Segundo França, a expectativa é que o leilão seja realizado em prazo de oito meses, ou seja em julho de 2013. A previsão anterior da EPL era que o leilão fosse realizado em junho.

A EPL explicou que, em razão de sugestões feitas durante a fase de consulta pública da minuta do edital, o prazo entre a publicação do edital e o leilão propriamente dito passou a ser de oito meses.

O modelo definido pelo governo prevê dois leilões: o primeiro vai escolher a empresa que fornecerá a tecnologia do veículo e que será o operador da linha; o segundo vai definir as empresas que construirão a infraestrutura para a passagem do trem (trilhos, estações etc.).

Vence este primeiro leilão a empresa que apresentar a melhor relação entre valor de outorga (paga ao governo para ter direito à exploração do serviço) e custo de construção do trem-bala (incluindo a tecnologia aplicada e a infraestrutura).

Informações: Valor Online

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Cariocas vão usar relógio de pulso para pagar passagem

A partir do ano que vem, usuários de meios de transporte público no Rio poderão pagar suas passagens usando um relógio de pulso que terá chip do RioCard.

Atualmente, 200 aparelhos estão sendo testados por voluntários em ônibus, trens, barcas, vans e no metrô. Os testes começaram em 2010 e devem se encerrar em 2013.

O equipamento, desenvolvido pela empresa austríaca Laks — pioneira em soluções de pagamento via relógio —, usa um dispositivo microeletrônico parecido com o que é usado nos celulares.

Ainda não há uma data certa para que comece a comercialização do relógio em larga escala, mas a Fetranspor adianta que a intenção é que a nova tecnologia esteja disponível para os grandes eventos esportivos que se aproximam, como a Copa das Confederações no ano que vem, a Copa do Mundo de 2014, e as Olimpíadas de 2016.

Pelo projeto, o relógio poderá ser recarregado pela internet ou em qualquer um dos mais de 1,2 mil endereços de recarga.

No sistema de bilhetagem eletrônica instalado nos meios de transportes, o débito dos valores das tarifas será efetuado em menos de um segundo, como ocorre com o cartão.

Há dois anos, durante o seminário Sistemas Inteligentes de Transportes, o executivo da RioCard, Edmundo Fornasari, já havia adiantado que o público jovem será o principal alvo da novidade.

O fabricante estuda a confecção de modelos masculinos e femininos de relógio, em diversas cores.

Para comprar ingresso

O relógio com chip que funciona como vale-transporte é usado em vários outros países e com outras funções. Em 2009, foi meio de pagamento dos ingressos para o jogo final da Liga dos Campeões, que aconteceu em Roma, na Itália.

O mecanismo é utilizado para pagamentos de passagens nos transportes públicos de Xangai, na China, uma das cidades mais movimentadas do mundo.

Nos Estados Unidos, o relógio também serve como cartão de crédito, função que poderá estar disponível também no relógio RioCard. Ao todo, os relógios Laks já têm mais de 17 milhões de usuários em todo o mundo.

Dentro do relógio, há um chip semelhante ao de telefone celular que é lido pelo validador do meio de transporte a uma distância de até 5 cm. A leitura ocorre em menos de um segundo. Pesa 20 gramas e é resistente a água

Aqui no Rio, o acessório terá a mesma tecnologia de transmissão de dados do RioCard. Os cartões smartcard funcionam por radiofrequência, comunicando-se com o equipamento que faz a leitura dos cartões, o validador, para débito da passagem e liberação da roleta ou recarga de créditos.

Hoje, o Rio de Janeiro tem 2,5 milhões de usuários diários de ônibus, 390 mil de trens, 645 mil de metrô e um milhão de passageiros de vans. A maioria utiliza RioCard.

Informações: O Dia Online

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Em Curitiba, Usuários de ônibus terão de ser informados sobre seguro

O sistema de transporte coletivo de Curitiba deverá se adaptar à lei municipal que torna obrigatória a existência e a forma de acesso à cobertura, pela concessionária, de acidentes pessoais ao usuário. A informação precisará constar em cartazes, afixados no interior de todos os veículos e terminais. 

O projeto, aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba em outubro, foi apresentado pelo vereador Pedro Paulo (PT). A norma foi sancionada no último dia 8 e já foi oficializada no Diário Oficial do Município. O texto prevê que a lei entre em vigor um ano após a publicação. 

O seguro, apesar de desconhecido por usuários e operadores do sistema, é previsto pela lei municipal dos transportes (12.597/2008). A divulgação do direito dos usuários será feita por meio de cartaz colocado em local visível, com a a dimensão mínima de 0,50 m x 0,30 m.

Informações: bonde.com.br

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Usuários do transporte público de Maceió reclamam da falta de abrigos

As reclamações de quem depende do transporte coletivo em Maceió e Região Metropolitana são quase sempre as mesmas: veículos velhos, demora, superlotação e falta de estrutura nos pontos de ônibus. Esperar ônibus em alguns pontos da cidade é estar sujeito às intempéries, assaltos e acidentes.

A reportagem percorreu toda a Avenida Menino Marcelo, conhecida como Via Expressa, na tarde quarta-feira (21), e constatou a insatisfação da população, que reclama do desrespeito da gestão municipal.
Railton Teixeira/Alagoas24Horas
Morador do Benedito Bentes, o ajudante de predeiro Magdiel Felisdoro, relatou alguns dos problemas enfrentados diariamente, “A população é transportada em coletivos velhos, cheios de buracos e muitos sem vidraças. Aqueles adesivos indicando "ônibus novo" são apenas de enfeite. E o mais grave é esperar o ônibus em locais sem as mínimas condições, enfrentando sol e chuva”, disse indignado.

“Aconselho ao senhor prefeito que antes de encerrar o seu mandato saia do Benedito Bentes até o Centro e verá como é a realidade do transporte público”, recomendou Felisdoro. “Ele (prefeito) diz que foi cobrador de ônibus, mas esqueceu essa realidade e só beneficia a Ponta Verde”.

As reclamações não param por aí. A população também reclama da falta de segurança nos pontos de ônibus, principalmente nos localizados no bairro do Tabuleiro do Martins. De acordo com Ristony Inaldo, morador do Graciliano Ramos, muitos amigos já foram vítimas da ação de assaltantes. “Este matagal localizado próximo ao ponto é que nos deixa com medo. Depois das 17h só um doido fica aqui, pois um amigo foi roubado neste horário”, disse Inaldo, se referindo a um ponto de ônibus nas proximidades do Residencial Tabuleiro do Martins.

Para Valter Souza, além da segurança, um problema sério que precisa ser observado é a falta de sinalização nas vias. "A ausência de faixas de pedestre tem ocasionado inúmeras colisões, inclusive com mortes”, observou Souza.

“Na semana passada mesmo, estava aqui e uma gestante quase foi colhida por um veículo. Isso porque não tem passagem para que o pedestre possa se locomover, principalmente quando descemos dos ônibus. Se não tomarmos cuidado, podemos ser mais uma notícia e apenas um número nas estatísticas de acidentes no trânsito”, finalizou Souza.

Alguns pontos de ônibus são considerados desnecessários pelos usuários, já que são colocados em locais inadequados. "Algumas paradas só servem para colocar propagandas, porque ninguém espera ônibus em um local repleto de mato. Só foi demarcando pela prefeitura, mas não serve”, relatou um comerciante da região próxima à Polícia Rodoviária Federal.

Informações: alagoas24horas.com.br

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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