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Teresina terá 85% das linhas integradas a partir de amanhã

quinta-feira, 31 de maio de 2012

A Integração de transportes urbanos em Teresina cumpre a sua última etapa a partir desta sexta(01), com a implantação de mais 23 linhas no sistema. Agora, serão 56 linhas integradas, com 304 ônibus, o que significa 85% das linhas da capital. A maior beneficiada será a zona Sul que foi pouco contemplada nas etapas anteriores. 

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) a expectativa é que 200 mil pessoas sejam beneficiadas mensalmente com a gratuidade da tarifa, no segundo trecho de viagem, para chegar a seu destino.
 
Serão mais cinco linhas na zona Norte, cinco no Centro, quatro na zona Sudeste e nove na zona Sul. "As pessoas estão percebendo a economia no bolso. A integração trouxe para os trabalhadores uma redução considerável de gastos e percebemos que a integração tem mudado a vida de muitas pessoas", disse a superintendente da Strans, Alzenir Porto.

Com a implantação dessa nova etapa, o sistema vai contar com 304 veículos, reduzindo o tempo de espera nos abrigos. Antes eram 190 ônibus. "Na verdade, agora a integração está sendo ampliada, o que faz crescer o número de pessoas beneficiadas com o serviço", afirma Alzenir Porto.
 
O gerente de Planejamento da Strans, José Lopes, revela que serão instalados novos painéis explicativos em todos os abrigos que fazem parte do sistema de integração. "As pessoas que ainda tiverem alguma dúvida serão atendidas pelos nossos fiscais, que estarão nos abrigos para resolver qualquer tipo de problema. Além disso, a Strans está com o telefone 0800-086-3122 para que as pessoas recebam os esclarecimentos que acharem necessários", completa.

Lopes informa ainda que algumas linhas que fazem pequenas viagens vão permanecer sem a integração e a zona rural ainda não será atendida porque os carros não trabalham com a bilhetagem eletrônica. "Os resultados positivos do nosso trabalho são percebidos. As pessoas estão conseguindo ter um transporte público mais rápido e esperando muito menos pelos ônibus", finaliza.

Novas linhas da integração

Zona Leste

Vila Bandeirantes/Dom Severino
Planalto Uruguai/Avenida Jóquei Clube
Planalto Uruguai/São Cristóvão
Nova Theresina/São Cristóvão
Pedra Mole/Vila do Avião

Zona Norte

Primavera/Avenida Pinel
Mocambinho/Alto Alegre/Matadouro
Buenos Aires/Aeroporto
Santa Sofia/Avenida José dos Santos e Silva

Zona Sudeste

Redonda/Dirceu I/Miguel Rosa
Alto da Ressurreição/Redonda/Barão
São Paulo/Renascença I/ João XXIII

Zona Sul

Planalto/Bela Vista/Miguel Rosa
Sacy/Miguel Rosa
Santa Fé/Pedro Freitas
I.A.P.C./Cristo Rei
Lourival Parente/Morada Nova / Miguel Rosa
Três Andares/ Cidade Nova/Monte Castelo
Lourival Parente/Morada Nova/Shopping/São João
Cerâmica Cil/Miguel Rosa
Vila São Francisco/Promorar/Barão

Informações: cidadeverde.com
 
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Termina greve no transporte público de Rio Preto

O presidente do Sindicato dos Motoristas de Rio Preto, Daniel Caldeira, anunciou quinta-feira (31) à tarde que a categoria aceitou contraproposta de 9% de reajuste  salarial oferecida pela Riopretrans, consórcio criado entre as empresas Circular Santa Luzia e Expresso Itamarati.

O acordo prevê o reajuste imediato de 7,5%, com data retroativa a maio, e de 1,5% em janeiro de 2013. A decisão foi anunciada depois de  assembleia realizada com a categoria  na quinta no terminal central rodoviário. “Recusamos a primeira proposta de reajuste de 7% porque não achamos justa  para categoria”, disse Caldeira.

Além do aumento, a categoria conseguiu aumento de R$ 50 no ticket alimentação, que passará a ser de R$ 360. Com isso, segundo Caldeira, estão descartadas novas paralisações do transporte coletivo na cidade.

A categoria ameaçava cruzar os braços pela terceira vez na terça-feira. Na primeira paralisação, feita na sexta-feira passada, das 4h as 8h, pelo menos 30 mil pessoas ficaram sem o transporte. Já na segunda paralisação,  na terça-feira, no mesmo horário, 162 ônibus não circulavam e pelo 35 mil pessoas ficaram sem transporte.

Riopretrans /O Consórcio Riopretrans informou na noite de ontem, por meio de nota à imprensa, que o reajuste é válido para todos os motoristas do transporte público. “Esse será o maior reajuste concedido até agora no estado de São Paulo para a categoria”, consta na nota da Riopretrans.

A assessoria de imprensa do consórcio informou ainda que  as partes iam assinar um documento ontem à noite, oficializando o acordo, para a suspensão da audiência de conciliação e instrução agendada hoje no Tribunal Regional do Trabalho de Campinas.

Fonte: Rede Bom Dia


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Ônibus voltarão a circular parcialmente em Ponta Grossa nesta sexta-feira

Está previsto para a madrugada desta sexta-feira o retorno parcial das atividades do transporte coletivo em Ponta Grossa. No final da tarde de ontem, o escritório Salamacha & Advogados Associados, responsável pelo setor jurídico da Viação Campos Gerais (VCG), conseguiu - na justiça - liminar que determinava, ao menos, o retorno parcial das atividades, sob pena de multa diária de R$ 100 mil aplicada ao sindicato da categoria. Nos horários de pico, 70% da frota deve circular pelas ruas; nos intervalos 50% dos ônibus devem estar a serviço da população. Mais detalhes ao longo do dia ou na edição impressa desta sexta-feira.

Fonte: Diário dos Campos

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No Rio, Primeira etapa da Transoeste será inaugurada no dia 6 de junho

O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta terça-feira (29) que vai inaugurar no dia 6 de junho a primeira etapa da Transoeste, via expressa de transporte coletivo que vai ligar Santa Cruz à Barra da Tijuca pelo sistema BRT (Bus Rapid Transit). O trecho que entra em operação fica entre Santa Cruz e o terminal Alvorada, na Barra.

Pelo projeto, o tempo de espera entre os ônibus deve ser entre um minuto e um minuto e meio, com a intenção de que o passageiro consiga programar a sua chegada . As informações serão fornecidas por painéis de LCD instalados no interior das estações, que também vão alertar sobre o funcionamento do sistema.

As estações BRT  terão acessibilidade a portadores de deficiência, idosos ou mesmo mulheres com carrinhos de bebê. As plataformas estão instaladas no mesmo nível do piso dos ônibus, a 95 cm do solo, vai permitir que isso aconteça sem o uso de mecanismos de elevação, como os utilizados na frota comum.

O corredor Transoeste terá 64 estações BRT, algumas delas integradas a outros meios de transporte, como trens e metrô. A previsão é que o sistema beneficie 220 mil pessoas por dia, reduzindo pela metade o tempo de viagem entre os bairros da zona oeste.


Fonte: R7.com

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Após três dias, motoristas de ônibus encerram greve em Florianópolis

Os motoristas e cobradores de ônibus de Florianópolis decidiram encerrar a greve iniciada à 0h da segunda-feira (28), informou o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Florianópolis (Setuf).

A decisão foi tomada na noite desta quarta, diz o sindicato. A proposta de conciliação foi elaborada pelo Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) para pôr fim à greve.
Os trabalhadores reivindicavam aumento real de 5% mais reajuste de acordo com o INPC, além da redução da jornada de trabalho.

A greve foi encerrada após um acordo para aumentar o salário da categoria de R$ 1.517 para R$ 1.591, e o vale-refeição subiu de R$ 380 para R$ 420. Os trabalhadores também terão jornada de trabalho será reduzida de 6h40 para 6h30. Inicialmente os motoristas pediam redução para 6h de jornada.

Nesta quinta, está marcada uma audiência no TRT que servirá para ratificar os termos do acordo firmado entre patrões e empregados, formalizando o fim da greve, informou o tribunal.

Na terça, o TRT havia determinado que toda a frota deveria circular em dois períodos - entre 5h30min e 8h e das 17h30min às 20h; e a metade entre 11h30min e 14h metade. Se não houvesse acordo, o tribunal julgaria nesta quinta pedido do Ministério Público do Trabalho para que essa decisão fosse cumprida, sob pena de multa ao sindicato.

De acordo com a Secretaria de Transportes, cerca de 500 mil pessoas em Florianópolis e da Grande Florianópolis foram afetadas pela paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus.

Fonte: g1.globo.com


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Monotrilho uma boa opção para cidade de São Paulo

Uma viagem a 18,5 metros de altura, a até 80 km/h. Segundo imagens divulgadas pelo Metrô, o trecho mais elevado do monotrilho da Linha 17-Ouro terá altura de um prédio de seis andares e passará sobre a Ponte do Morumbi, na Marginal do Pinheiros. O trajeto total terá 17,9 quilômetros e ligará o bairro ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul.

Após cruzar o rio e a linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a altura dos pilares será reduzida para 14 metros, em média, mas deve voltar a oscilar durante o restante do percurso, especialmente no cruzamento com avenidas e viadutos existentes.
Nas imagens divulgadas pela empresa é possível visualizar, por exemplo, as intervenções previstas na Avenida Jornalista Roberto Marinho. O monotrilho passará por baixo da alça de acesso da Ponte Octavio Frias de Oliveira, a estaiada da Marginal do Pinheiros, e por cima dos viadutos localizados nos cruzamentos com as Avenidas Santo Amaro e Vereador José Diniz.
Toda essa região, que corta os bairros de Campo Belo, Brooklin e Jardim Aeroporto, é palco hoje de lançamentos imobiliários de alto padrão, com apartamentos avaliados em mais de R$ 2 milhões. Com a chegada do monotrilho, os imóveis correm o risco de perder valor.
Segundo Antonio Claudio Fonseca, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, quanto mais próxima estiver a estrutura do edifício, pior será o efeito. "Isso deve ocorrer, por exemplo, na chegada ao Aeroporto de Congonhas pela Avenida Washington Luís. Ali, segundo mostram as imagens do Metrô, os pilares não ficarão no canteiro central, mas na lateral da via, bem perto dos prédios."
Fonseca ainda cita outras soluções preocupantes do ponto de vista urbanístico. "São os cruzamentos da nova linha com viadutos já existentes, como a ponte estaiada. Serão muitos componentes juntos."
Obras. Em construção desde o dia 1.º de abril, a Linha 17-Ouro já interdita uma faixa de 400 metros da Avenida Jornalista Roberto Marinho, no sentido Marginal do Pinheiros. Ao longo do trecho, 110 imóveis serão desapropriados para permitir a construção da linha, que terá 18 estações. Na lista há terrenos comerciais e residenciais espalhados pela Avenida Jorge João Saad e pelas Ruas Senador Otávio Mangabeira e Doutor Flávio Américo Maurano, na região do Morumbi, além de áreas localizadas na região do Jabaquara.
Segundo o governo estadual, a primeira fase - com 7,7 km - deve ser entregue em 2014, a tempo de atender os turistas que desembarcarem em São Paulo para a Copa do Mundo. O trecho ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda da CPTM.
Para Kazuo Nakano, arquiteto e urbanista do Instituto Pólis, o impacto paisagístico talvez nem seja o mais grave, mas a funcionalidade do projeto. "O monotrilho é usado hoje em lugares menores, como em aeroportos, não em ambiente metropolitano. Com um grande número de viagens e de passageiros, como o monotrilho vai se comportar? Se já estamos vendo um grande número de problemas nas linhas do metrô e da CPTM, como será com o monotrilho?", questiona. / COLABOROU RODRIGO BRANCATELLI
Adriana Ferraz - O Estado de S. Paulo
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Ônibus articulado futurista pode ser adotado no transporte público de Campo Grande

quarta-feira, 30 de maio de 2012

O transporte coletivo de Campo Grande poderá ter ônibus com design futurista, usados em grandes cidades do País. Um modelo, que custa cerca de R$ 800 mil, foi apresentado na manhã de desta quarta-feira (30) para o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) e empresários do setor.

O veículo articulado, com chassi da Mercedes Bens e carroceria do Marcopolo. lembra um vagão de metrô. Ele é maior e mais espaçoso que os ônibus do mesmo tipo utilizados atualmente na Capital. Ele mede 2,30 metros de altura por 2,60 m de largura e pode transportar 120 passageiros, incluindo pessoas em pé e sentadas, enquanto que o atual tem 2,10 m de altura por 2,50 m de largura e transporta até 90 passageiros.

O modelo apresentado será utilizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
“Ele é mais espaçoso e possibilita o transporte de um maior número de passageiros”, explicou André Oliveira, gerente de marketing da Marco Polo.
O ônibus é dotado de GPS, que informa ao usuário o local por onde o ônibus está circulando e qual será o próximo ponto de parada. Tudo isso mostrado em monitores e com alerta sonoro. Além de ter ar condicionado, ele possui bancos ergométricos, que não absorvem líquidos e não incendeiam.

Todo esse conforto e tecnologia têm um alto custo, cerca de R$ 800 mil, valor que pode aumentar ou diminuir dependendo da quantidade de acessórios adaptados no veículo, explica o gerente.
O valor dos articulados que circulam na Capital é de R$ 650 mil.
De acordo com o presidente da Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano), João Resende, quem vai escolher o modelo adotado são as empresas que vencerem a licitação do transporte coletivo que será aberta em junho.

Segundo ele, é possível melhorar e modernizar os veículos utilizados, mas é preciso ter cautela e não gastar dinheiro com itens desnecessários. “Já que no final quem paga a conta é o usuário”, afirma detalhando que o ar condicionado é o acessório “desnecessário neste momento”.
João Resende explica que para a compra de novos ônibus, a Prefeitura oferece incentivos para os empresários e facilita aquisição.

Exigências
Conforme o diretor da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Rudel Trindade, as empresas que vencerem a licitação terão que adquirir ônibus mais modernos. Segundo ele, a frota deverá ser ampliada de 539 para 600. Desses, 60 terão de ser articulados. Hoje, são 45.

O prefeito fez uma avaliação positiva do veículo após um rápido passeio pelas ruas da cidade. Trad explicou que a tendência é que as empresas troquem os ônibus antigos por novos, deixando o transporte mais seguro. “Nós queremos que as pessoas deixem o transporte individual para o coletivo”,

Trad Filho comentou ainda sobre a licitação para o setor. Lembrou que as empresas que quiseram atuar no transporte da Capital terão que atender uma série de exigências. Cada uma, citou, terá que colocar em circulação pelo menos cinco novos veículos.

A modernização do transporte público faz parte do projeto apresentando pela Prefeitura ao Ministério das Cidades para que a Capital fosse incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade.
A cidade está entre os 51 municípios brasileiros com mais de 700 mil habitantes que tiveram projetos habilitados. Segundo Trad, a Prefeitura está esperando o aval da Caixa para apresentar o projeto executivo.

No total o município irá receber R$ 180 milhões. Entre as obras previstas está a construção de 55 quilômetros de corredores para circulação de ônibus.

Fonte: campograndenews.com.br

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Cai o IPI sobre veículos. E, com ele, a qualidade de vida

O frio vai chegando à capital paulista. Daqui a pouco, voltaremos a conviver com uma faixa bege, levantando o horizonte em alguns centímetros. Porque São Paulo não poderia ter o horizonte no mesmo patamar das outras cidades, de jeito nenhum. Mesmo que isso custe a qualidade de vida de milhões de pessoas que diariamente estão envolvidas em um chumaço de poluição gerada por milhões de felizes condutores de veículos que surgem a cada dia como se fossem Gremlins em dia de chuva. O pior é que quem calcula o número de anos perdidos pelos citadinos paulistanos por respirar meleca é considerado entrave ao desenvolvimento. É mais patriótico comemorar os recordes de fabricação de veículos do que o número de baixas direta ou indiretamente causadas por eles.

Ah, mas o dinheiro público que despejamos na indústria automobilística nos ajudou a sair da crise econômica! Será mesmo? O governo brasileiro acordou para a vida e vai começar a checar se o tamanho do apoio que dá à indústria se traduz na melhora da economia. Vão analisar pelo viés do preço ao consumidor, o que já um começo, mas não deveria ficar por aí. Mas, ao mesmo tempo, e mais uma vez, reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), para aumentar o consumo de automóveis.

Sempre optamos pela saída mais fácil, sem pensar nas consequências. Como boa parte do capital não aceita condicionantes, contrapartidas sociais, ambientais ou trabalhistas decentes pelo dinheiro investido só quando um fusca falar.

E se os mesmos recursos fossem investidos no transporte público, favorecendo a coletividade e não o individualismo? E se o Estado optasse por gerar empregos na fabricação e veiculação de ônibus, trens, bondes e na reestruturação da malha urbana para acolher ciclistas e pedestres, ao invés de incentivar que pessoas comprem seus bólidos, cada vez mais planejados para suprimir as frustrações do dia-a-dia? Respire fundo! Vocês e seus filhos vão viver menos por conta da poluição e do estresse, mas felizes, porque estarão motorizados.
E se a primeira parte desse debate poderia ser traduzia com a pergunta “é racional ter tanto carro assim?”, a segunda poderia ser “quem afinal de contas ganha com isso?”

Sou a favor de defender a indústria nacional, básico, por várias razões (exceto os argumentos brotados de babaquices patrióticas). Mas isso não significa que tenhamos que, no intuito de apoiar o desenvolvimento nacional, fechar os olhos para a caca feita em nosso quintal. Ou ignorar que contrapartidas existem para serem exigidas.

Por exemplo, durante o pico da crise econômica mundial, a General Motors demitiu 744 trabalhadores de sua fábrica em São José dos Campos (SP) sob a justificativa de “diminuição da atividade industrial”. Mesmo após ter recebido apoio da União e do governo do Estado de São Paulo no sentido de facilitar a compra de seus produtos por consumidores. Vale destacar que o setor também foi beneficiário de recursos oriundos de fundos públicos, como o Fundo de Amparo ao Trabalhador e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, ou seja, pertencentes aos trabalhadores.

A verdade é que as grandes beneficiárias do apoio financeiro dado às montadoras durante a crise de 1998, mais do que a economia brasileira, foram elas próprias. Muitas encararam as operações brasileiras com sua âncora de salvação, diante da queda livre nos Estados Unidos e na Europa.

Alguns “especialistas” disseram e escreveram que o Ministério do Trabalho e Emprego e sindicatos faziam uma chiadeira irracional, quando pediam contrapartidas à cessão de linhas de crédito ou corte de impostos vinculada à manutenção de empregos. Juravam que empresas não podem operar esquecendo que estão inseridas em uma economia de mercado. Em outras palavras, defendiam que não dava para esperar que o capital fosse dilapidado da mesma forma que o trabalho em uma crise. Diretores de federações de patrões e economistas ligados a empresas que pediram a redução salarial com manutenção de jornada durante a crise se arrepiam até hoje quando sindicatos e alguns parlamentares pressionam pela diminuição de jornada de 44 para 40 horas semanais com manutenção salarial. Para eles, isso é pecado, coisa do mal.

Essa “regra do jogo” me faz lembrar um restaurante self-service. Você passa com a bandeja e escolhe o que quer e o que não quer para o almoço. O que é bom coloca no prato, o que é ruim vira xepa para a massa se servir depois. Traduzindo: o Estado tem que garantir e ajudar o funcionamento das empresas, mas as empresas não podem sofrer nenhuma forma de intervenção em seu negócio. Um liberalismo de brincadeirinha, de periferia do mundo, com um Estado que despeja grana, mas subserviente ao poder econômico, em que o (nosso) dinheiro público deve entrar calado para financiar os erros alheios. Privatizam-se lucros, estatizam-se prejuízos.

O governo tem a obrigação sim de exigir contrapartidas de quem vai receber recursos ou benefícios devido a uma crise econômica – aliás, esse era o momento ideal para isso – e mesmo fora dela. De tanto bater em pedra surda, obteve-se algumas contrapartidas da indústria quanto à manutenção de empregos. Mas isso é apenas parte do que deve ser exigido, a parte mais lógica.

Fonte: Blog do Sakamoto

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