Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No Recife, Terminal Integrado Aeroporto inicia operação

sábado, 7 de abril de 2012

O Terminal Integrado Aeroporto, inaugurado no último dia 03/04, começa a funcionar neste sábado (07.04) Com o início da operação, os usuários da área metropolitana Sul terão acesso a benefícios como a redução de custos com o transporte e novas opções de deslocamento.
O TI beneficiará diretamente cerca de 21 mil usuários das comunidades do Jordão Alto, Jordão Baixo, Jardim Jordão e QG Aeronáutica.

Construído em uma área de 6.123,00 m², com um investimento de aproximadamente R$ 3,8 milhões, o terminal irá operar com seis linhas integradas. O TI foi projetado dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e oferece uma estrutura moderna e funcional, incluindo os requisitos relacionados à acessibilidade para usuários com mobilidade reduzida.

As seis linhas contam com um serviço de 46 veículos e 616 viagens nos dias úteis. Aos sábados são 35 ônibus e 484 viagens; e aos domingos 24 coletivos e 369 atendimentos. Os intervalos, nos horários de pico, variam entre cinco e 23 minutos. Dentro do TI funcionam uma lanchonete, três guichês de atendimento, sendo um para portadores de necessidades especiais, além de seis banheiros públicos.

Benefícios – Um dos primeiros benefícios que serão sentidos, de imediato, pelos usuários será o acesso ao Sistema Estrutural Integrado (SEI) e a integração com o metrô. Todas as linhas operarão com tarifa A (R$ 2,15). Serão três linhas alimentadoras, que transportam os usuários do subúrbio para o terminal; uma linha circular atendendo os usuários de Boa Viagem; uma linha troncal e uma fazendo ligações com outros terminais integrados, levando os passageiros dos TI’s para vários destinos da RMR.

Já os usuários da extinta linha Curado IV/Boa Viagem, que cobrava uma tarifa de R$3,25, terão além da opção do SEI, a redução tarifária. Agora, os passageiros passarão a utilizar a nova 370- TIP/TI Aeroporto, com uma tarifa de R$2,15.
O início das atividades também proporcionou novas opções de itinerários para as comunidades - que até então só possuíam ligação direta com a região central da capital. A multiplicidade de deslocamentos, por exemplo, oferecerá ligações diretas, entre as linhas de ônibus, com outros três terminais integrados da RMR: Afogados, Tancredo Neves e TIP, sendo que os dois últimos ainda estão em obras. Além da integração com todas as estações do metrô.

No caso de Afogados, por exemplo, cria-se ainda a possibilidade do deslocamento até o Terminal Integrado de Joana Bezerra, podendo o usuário seguir até os municípios de Camaragibe e São Lourenço. Com o novo terminal, as comunidades de Jordão Alto, Jordão Baixo, Jardim Jordão e QG Aeronáutica, retornando do Centro do Recife, já podem se deslocar com uma tarifa mais barata, utilizando a Linha Sul do metrô, com custo de R$1,60.

Acessibilidade – Todo o entorno do TI conta com rampas de acesso. No interior do equipamento, foi colocado piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), além de mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. Nas áreas de atendimento, como o local destinado aos trabalhos do pessoal da Central Atendimento ao Cliente, também há acessibilidade.

Para informações complementares sobre a operação das linhas, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.0810158) ou acessar o site www.granderecife.pe.gov.br

Linhas e itinerários:

151 - Jardim Jordão/TI Aeroporto

Subúrbio/cidade – R. Acaré, R. Ipanema, Av. Gonçalves Dias, R.Boa Esperança, R. do Progresso, R. Ana Barreto, Estrada da Batalha, Av. Mascarenhas de Moraes, R. 10 de Julho.
Cidade/subúrbio – T.I Aeroporto, R.10 Julho, Av. Vinte de Janeiro, R.Barão de Souza Leão, Viaduto Norte, Av. Mascarenhas de Moraes, Estrada da Batalha, R. Ana Barreto, R.do Progresso, R. Boa Esperança, Av. Gonçalves Dias, R. Acaré.

152- Jordão Baixo/TI Aeroporto

Subúrbio/cidade – R. Álvaro Ferraz, R. Alberto Ludgren, Praça Sebastião Malta, Av. Maria Irene, Av. Alberto Santos Dumont, Estrada da Batalha, Viaduto Novo, Estrada da Batlha, Av. Mascarenhas de Moraes, R. 10 de Julho, TI Aeroporto.
Cidade/subúrbio – TI Aeroporto, R. 10 de Julho, Av. Vinte de Janeiro, R. Barão de Souza Leão, Viaduto Norte, Av. Mascarenhas de Moraes, Estrada da Batalha, Av. Alberto Santos Dumont, Av. Maria Irene, Praça Sebastião Malta, R. Alberto Ludgren, R. Álvaro Ferraz.

153- Jordão Alto/TI Aeroporto

Subúrbio/cidade – Praça Circular, R. Dona Carentina, Praça Sebastião Malta, Av. Maria Irene, Av. Alberto Santo Dumont, Estrada da Batalha, Viaduto Novo, Estrada da Batalha, Av. Mascarenhas de Moraes, R. 10 de Julho, TI Aeroporto.

Cidade/subúrbio – TI Aeroporto, R. 10 de Julho, Av. Vinte de Janeiro, R. Barão de Souza Leão, Viaduto Norte, Av. Mascarenhas de Moares, Estrada da Batalha, Av. Alberto Santos Dumont, Av. Maria Irene, Praça Sebastião Malta, R. Dona Carentina, Praça Circular.

115- TI Aeroporto/TI Afogados

Subúrbio/cidade – TI Aeroporto, R. 10 de Julho, Av. Vinte de Janeiro, R. Barão de Souza Leão, Av. Mascarenhas de Moraes, Ponte Motocolombó, Av. Sul, R.Nicolau Pereira, Largo da Paz, Estrada dos Remédios, TI Afogados.

Cidade/subúrbio – TI Afogados, Estrada dos Remédios, Largo da Paz, Ponte Motocolombó, Av. Mascarenhas de Moraes, Viaduto de Retorno Aeroporto Sul, Av. Mascarenhas de Moraes, R. 10 de Julho, TI Aeroporto.

370- TIP/TI Aeroporto

Subúrbio/cidade – TI TIP, Acesso à BR-408, Curados, BR-232, BR-101 (Retorno no Viaduto da CEASA), Av. Recife, Av. Mascarenhas de Moraes, Viaduto Sul, Av. Mascarenhas de Moraes, R. 10 de Julho.

Cidade/subúrbio – TI Aeroporto, R. 10 de Julho, Av. Vinte de Janeiro, R. Barão de Souza Leão, Av. Mascarenhas de Moraes, Av . Recife, BR-232,Curados, Acesso ao TIP.

026- TI Aeroporto/ Boa Viagem

Subúrbio/cidade – TI Aeroporto, R. 10 de Julho, R. Capitão Zuzinha, R. Setúbal, Av. Conselheiro Aguiar, R. Ribeiro de Brito, R. Visconde Jequitinhonha, Pátio dôo Shopping Center Recife (Parada 02), R. Tenente Domingos de Brito, R. Ernesto de Paula Santos, Av. Conselheiro Aguiar, Av. Herculano Bandeira.

Cidade/Subúrbio – Av. Herculano Bandeira , Av. Domingos Ferreira,R. Padre Carapuceiro, R. Fernando Simões Barbosa, R. Jack Ayres, Pátio dôo Shopping Center Recife (Parada 01), R. Bruno Veloso, Av. Domingos Ferreira, R. Barão de Souza Leão, Viaduto Norte, Acesso ao Aeroporto, Av. Mascarenhas de Moraes, Praça Ministro Salgado Filho, Viaduto Sul, Av. Mascarenhas e Moraes, R. 10 de Julho, TI Aeroporto.

- Demanda diária de passageiros prevista (dias úteis): 21 mil
- Valor do investimento: R$ 3,8 milhões
- Linhas que irão trafegar no Terminal: Seis
- Tarifa das linhas – R$ 2,15

Informações: CGRT e Blog Meu Transporte

READ MORE - No Recife, Terminal Integrado Aeroporto inicia operação

Em abril, entrará em vigor lei que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana

Na primeira quinzena de abril de 2012, entrará em vigor Lei nº 12.587, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, aprovada pelo Congresso no final de 2011, sancionada com vetos pela presidente Dilma Rousseff em 3 de janeiro de 2012, e publicada no Diário Oficial da União em 4 de janeiro.
O presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, afirmou que a lei tem a condição de influenciar decisivamente, de forma positiva, a qualidade do transporte público nas cidades brasileiras. Ele informou que a primeira versão do texto do projeto mais antigo que deu origem à nova lei foi apresentada no 10º Congresso da ANTP, em São Paulo, em 1995. E disse que a ANTP está preparando um documento sobre a nova legislação.
CONHECER A NOVA LEI
A Lei nº 12.587 está estruturada em sete capítulos. No primeiro, de Disposições Gerais, em que são definidos o Sistema de Mobilidade Urbana e os elementos que o compõe: os modos de transporte, os serviços e as infraestruturas de mobilidade urbana. É ainda nesta parte inicial do texto que se encontram definições importantes como os princípios, as diretrizes e os objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Os outros capítulos focalizam as diretrizes para a regulação dos serviços de transporte público coletivo, dos direitos dos usuários, as atribuições, as diretrizes para o planejamento e gestão dos sistemas de mobilidade urbana, os instrumentos de apoio à mobilidade urbana.
No início de novembro de 2011, quando de sua 50ª Reunião, em Bertioga, o Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes de Transporte Público e Trânsito, recomendou que autoridades e técnicos do setor lessem atentamente o projeto de lei para compreender a profundidade do alcance de vários de seus dispositivos. Agora que o projeto se transformou em lei e que está próximo de entrar em vigor, a recomendação é certamente ainda mais útil.
VIRTUDES
Ainda quando da tramitação no Congresso, o secretário-executivo da Frente Parlamentar do Transporte Público, Ivo Palmeira, apontava algumas das principais virtudes do projeto que se transformou na lei que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Algumas dessas virtudes foram mantidas e outras foram barradas em razão dos vetos presidenciais.
Entre as virtudes mantidas, está o fato de tratar da regulação dos serviços de transporte público coletivo, disciplinando a concessão de benefícios e subsídios tarifários. Outro aspecto que Ivo Palmeira destacava e que está presente na lei é a possibilidade de as operadoras poderem oferecer descontos nas tarifas aos usuários, inclusive em caráter sazonal.
O projeto estabelece, ainda, prioridade para o transporte público sobre o individual no sistema viário urbano, o que, se efetivamente aplicado – com faixas de rolamento exclusivas para ônibus ou a implantação de corredores totalmente segregados, como os BRTs (Bus Rapid Transit) – deve contribuir para melhorar o desempenho dos transportes em pontos como velocidade comercial e redução do consumo energético. E considera o transporte público coletivo como elemento capaz de estruturar e induzir o desenvolvimento urbano integrado, favorecendo ainda aspectos como a utilização de combustíveis menos poluentes e a acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida.
A lei determina que o poder público combata o transporte ilegal. E estabelece que a política de mobilidade urbana deva ser estruturada de modo a reduzir as desigualdades e promover a inclusão social, favorecendo a equidade de oportunidades, além de apontar a acessibilidade universal como um dos princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Informações da ANTP
READ MORE - Em abril, entrará em vigor lei que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana

Usuários do transporte coletivo de Uberlândia devem trocar os cartões de embarque

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Usuários do transporte coletivo em Uberlândia já podem trocar os cartões de embarque para que sejam validados nas novas catracas, de cor azul, que foram instaladas nos ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT).

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves dos Santos, os novos validadores estão em funcionamento em toda a frota uberlandense, que possui 404 carros. “A troca do cartão antigo pelo novo deve ser feita na loja do SIT, no Terminal Central. A mudança dos cartões vai modernizar e agilizar o acesso dos passageiros”, disse.

As linhas do transporte coletivo de Uberlândia são operadas pelas empresas Autotrans Transportes Urbanos e Rodoviários, Viação Cidade Sorriso de Minas e Viação São Miguel de Resende. O secretário afirmou que o usuário que não tiver o novo cartão poderá continuar a utilizar o transporte coletivo com o pagamento em dinheiro.

Divonei Gonçalves disse ainda que o novo sistema de bilhetagem eletrônica visa à segurança de motoristas, trocadores e passageiros. A mudança não tem uma data limite, pois faz parte do planejamento da Prefeitura de Uberlândia a realização gradativa das trocas pelos novos cartões. “Ao evitarmos a circulação de muitas moedas e dinheiro, prezamos pela segurança de quem utiliza o transporte coletivo. E, futuramente, o cartão poderá ser carregado via internet”.

Novo sistema eletrônico

Embora o secretário Divonei Gonçalves tenha afirmado que todos os usuários devem fazer as trocas dos cartões “de forma tranquila”, ainda existe o desconhecimento da maioria dos passageiros em relação ao novo sistema de bilhetagem eletrônica. O fato foi constatado pela reportagem do CORREIO, que esteve nos terminais Central e Umuarama durante esta semana.

O gráfico Fausto Pinheiro de Melo disse que reparou os novos validadores azuis, mas não foi orientado a trocar seu cartão. “Meu vale-transporte é da empresa onde trabalho. E ela não me explicou até hoje como trocar o cartão pelo novo”. A universitária Camila Silva Borges também não tem informações sobre a mudança. “Uso meu passe escolar e não vi cartazes ou avisos, aqui no Terminal Umuarama ou em outro local, com orientações sobre essa mudança”, disse.

Troca dos novos cartões
Loja SIT no Terminal Central
Segunda a sexta, das 8h às 17h
Informações: 3210-5557

Fonte: Correio de Uberlândia

READ MORE - Usuários do transporte coletivo de Uberlândia devem trocar os cartões de embarque

Em Rio Preto, Região Norte ganha novas linhas de transporte coletivo

Duas linhas de transporte coletivo para usuários residentes na região Norte de São José do Rio Preto (SP), serão criadas neste mês. Serão linhas perimetrais que irão fazer trajeto direto bairro a bairro sem passar pelo terminal de ônibus do centro.

Uma das linhas sairá da região Norte com destino aos condomínios residenciais e será feita com sete mini-ônibus. A outra sairá da região Norte com destino ao Distrito Industrial utilizando três mini-ônibus e fará o trajeto contrário em ambas as linhas.

As novas linhas visam atender os trabalhadores que residem naquela região e diariamente tem que fazer o trajeto até o terminal e depois para o destino final. Essa alteração foi a primeira medida apontada após a avaliação inicial do sistema de transporte coletivo. As novas linhas tem previsão de entrar em funcionamento a partir da segunda quinzena de abril. Primeiro será feita a divulgação da mudança aos usuários para evitar transtornos.

Fonte: G1 SP

READ MORE - Em Rio Preto, Região Norte ganha novas linhas de transporte coletivo

Metrô de Salvador começa a transportar passageiros em junho

O prefeito de Salvador, João Henrique (PP), anunciou nesta semana que o metrô estará em sua primeira fase de operações ainda no primeiro semestre deste ano. Segundo o alcaide, o cronograma foi acordado entre a Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) e a prefeitura. Até junho, a Linha 1 (Lapa- Acesso Norte) já transportará passageiros.

Em visita à sede da CBTU, no Rio de Janeiro, o presidente do órgão, Francisco Colombo, ratificou ao prefeito o prazo final de entrega da primeira etapa do sistema de transporte da capital baiana. “O metrô beneficiará já neste primeiro trecho dezenas de milhares de pessoas diariamente e na Copa do Mundo será uma importante via de acesso à Arena Fonte Nova”, comemorou o gestor. 

Fonte:  Bahia Notícias

READ MORE - Metrô de Salvador começa a transportar passageiros em junho

Lei proibe música alta nos ônibus de Florianópolis

Em trâmite desde agosto de 2011, a medida proíbe que usuários de transporte urbano escutem música alta dentro dos coletivos na Capital. Ou seja: música no ônibus, só com fones de ouvido.

Se for aprovada pelo prefeito, a lei deve entrar em vigor até o final do mês, a exemplo do que já ocorre em cidades como Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Sorocaba (SP).

Lei com caráter educacional
O texto prevê que a fiscalização fique a cargo dos fiscais de terminal da prefeitura, mas autoriza motoristas e cobradores a solicitarem aos passageiros com música alta que desliguem o aparelho ou utilizem fones de ouvido. Se o usuário resistir, será convidado a se retirar do ônibus.

Para o autor da proposta, vereador César Faria, a lei possui caráter educacional. Mais do que punir, visa conscientizar de que é preciso respeitar o espaço do outro.

- O projeto ainda precisa ser aperfeiçoado e pode ser modificado afirma, explicando que algumas questões não foram previstas na lei, como o caso de os próprios motoristas e cobradores escutarem música alta dentro dos ônibus.

Com o pé atrás
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Setuf), Waldir Gomes, avalia que o projeto é delicado, pois pode provocar conflitos entre passageiros, motoristas e cobradores.

Outra questão é se o passageiro for menor de idade, pois não se pode expulsá-lo do ônibus. O órgão vai aguardar a lei ser sancionada para saber como proceder.

Saiba mais:

O que diz o texto?
- Proíbe o uso de aparelhos de telefonia celular ou similares com sistema de reprodução e amplificação de som no transporte coletivo de Florianópolis.

Quais as penalidades?
- Solicitação para que o passageiro desligue o aparelho sonoro.
- Havendo recusa, o condutor deverá solicitar a saída do passageiro infrator.
- O projeto não estabelece multa para os infratores.

O que falta para entrar em vigor?
- É preciso fazer uma versão final do texto na Comissão de Constituição e Justiça.
- Depois, segue para sanção do prefeito.

Diário Catarinense

READ MORE - Lei proibe música alta nos ônibus de Florianópolis

No Distrito Federal, Falta de estrutura emperra funcionamento do metrô e mobilidade urbana

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Única solução para resolver a sobrecarga do sistema viário do Distrito Federal, o transporte público ainda produz flagrantes da falta de planejamento, o que distancia a cidade de uma resposta para um dos problemas mais dramáticos enfrentados na capital do país. É nesse contexto que a dificuldade do metrô em operar em sua capacidade máxima agrava as limitações de mobilidade urbana. Dos 32 trens que a empresa pública comprou ao longo dos últimos 15 anos, 24, no máximo, podem rodar ao mesmo tempo. Isso ocorre porque não há energia suficiente para alimentar as composições, o que daria conforto e rapidez às viagens, especialmente nos horários de pico.

Do total de veículos comprados pelo GDF, três são, rotineiramente, reservados para a manutenção (seja em caráter preventivo ou para o caso de reposição). Ainda assim, das 32 composições existentes, restam 29. E o ideal é que todas pudessem entrar em atividade simultaneamente nos períodos de maior demanda. Cada trem tem quatro vagões com capacidade para transportar, em média, por dia, até 6.250 pessoas. A subutilização do sistema metroviário em sua máxima potência, além de desencorajar novos usuários (o que resolveria parte do inchaço de carros nas vias do DF), exige dos passageiros mais tempo de espera.



READ MORE - No Distrito Federal, Falta de estrutura emperra funcionamento do metrô e mobilidade urbana

São Paulo: ''Olho Vivo” da SPTrans funciona com precisão de 90%, as informações são via internet

O sistema “Olho Vivo” da SPTrans, que fornece desde o dia 26 de março informações via internet aos usuários de ônibus da cidade foi testado pelo Jornal DIÁRIO na qual constatou que o serviço funciona com precisão em 90% dos casos.

Em 10 ônibus verificados no ponto Faria Lima do corredor Rebouças, apenas um, o 8705-10 Anhangabaú, teve um atraso de cinco minutos do previsto. Os outros nove chegaram precisamente no horário apontado pelo “Olho Vivo”.

A SPTrans já disponibilizava desde 2008 um serviço que mostra a velocidade média e tempo de percurso do ônibus nos principais corredores da cidade. Agora o serviço foi ampliado para facilitar  ainda mais a vida dos 6,2 milhões de usuários, que utilizam os 15 mil ônibus da frota da capital.

A partir de agora, quem acessa a página olhovivo.sptrans.com.br pode buscar nos links “De Olho na Linha”, “De Olho no Ponto” e “De olho na Via” informações úteis sobre o tempo que falta para  a chegada do próximo ônibus . Assim, o passageiro pode monitorar, em tempo real, todo o sistema de ônibus de São Paulo, tendo acesso a várias informações: em quanto tempo o ônibus vai passar, em que posição do itinerário está o próximo ônibus dessa linha e qual o tempo médio do percurso do ônibus nos principais corredores.

O “De Olho na Linha” localiza os ônibus que poderão atender o usuário ao longo do trajeto da sua linha. Ele está disponível para as 1360 linhas de ônibus da cidade. O “De Olho no Ponto” mostra em quanto tempo e quais linhas de ônibus se aproximam do ponto que o usuário está ou irá utilizar em um dos corredores de ônibus. Esse serviço está disponível nos corredores Rio Bonito, Santo Amaro, Rebouças, Pirituba e Expresso tiradentes.

Todas as informações podem ser acessadas via internet, de casa ou do trabalho, e também estão disponíveis para celulares smartphones e equipamentos móveis com acesso a internet, rodando Android e iOS da Apple. No corredor Rebouças e no Terminal Santo Amaro está disponível o sistema wi fi aos usuários.

O Sistema “Olho Vivo” foi criado em 2005 com objetivo de ampliar a fiscalização dos 15 mil ônibus da frota da cidade. A partir de maio de 2008, os dados sobre velocidade e previsão de partidas começaram a ser disponibilizados aos passageiros, que conseguiam acompanhar on-line a velocidade dos principais corredores e, nos pontos com Painéis Eletrônicos, o tempo de espera para o próximo ônibus. Agora o serviço completo já foi acessado por  80 mil usuários, desde o dia 26.

Por Fernando Granato / Diário de SP

READ MORE - São Paulo: ''Olho Vivo” da SPTrans funciona com precisão de 90%, as informações são via internet

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960