O sistema “Olho Vivo” da SPTrans, que fornece desde o dia 26 de março informações via internet aos usuários de ônibus da cidade foi testado pelo Jornal DIÁRIO na qual constatou que o serviço funciona com precisão em 90% dos casos.
Em 10 ônibus verificados no ponto Faria Lima do corredor Rebouças, apenas um, o 8705-10 Anhangabaú, teve um atraso de cinco minutos do previsto. Os outros nove chegaram precisamente no horário apontado pelo “Olho Vivo”.
Em 10 ônibus verificados no ponto Faria Lima do corredor Rebouças, apenas um, o 8705-10 Anhangabaú, teve um atraso de cinco minutos do previsto. Os outros nove chegaram precisamente no horário apontado pelo “Olho Vivo”.
A SPTrans já disponibilizava desde 2008 um serviço que mostra a velocidade média e tempo de percurso do ônibus nos principais corredores da cidade. Agora o serviço foi ampliado para facilitar ainda mais a vida dos 6,2 milhões de usuários, que utilizam os 15 mil ônibus da frota da capital.
A partir de agora, quem acessa a página olhovivo.sptrans.com.br pode buscar nos links “De Olho na Linha”, “De Olho no Ponto” e “De olho na Via” informações úteis sobre o tempo que falta para a chegada do próximo ônibus . Assim, o passageiro pode monitorar, em tempo real, todo o sistema de ônibus de São Paulo, tendo acesso a várias informações: em quanto tempo o ônibus vai passar, em que posição do itinerário está o próximo ônibus dessa linha e qual o tempo médio do percurso do ônibus nos principais corredores.
O “De Olho na Linha” localiza os ônibus que poderão atender o usuário ao longo do trajeto da sua linha. Ele está disponível para as 1360 linhas de ônibus da cidade. O “De Olho no Ponto” mostra em quanto tempo e quais linhas de ônibus se aproximam do ponto que o usuário está ou irá utilizar em um dos corredores de ônibus. Esse serviço está disponível nos corredores Rio Bonito, Santo Amaro, Rebouças, Pirituba e Expresso tiradentes.
Todas as informações podem ser acessadas via internet, de casa ou do trabalho, e também estão disponíveis para celulares smartphones e equipamentos móveis com acesso a internet, rodando Android e iOS da Apple. No corredor Rebouças e no Terminal Santo Amaro está disponível o sistema wi fi aos usuários.
O Sistema “Olho Vivo” foi criado em 2005 com objetivo de ampliar a fiscalização dos 15 mil ônibus da frota da cidade. A partir de maio de 2008, os dados sobre velocidade e previsão de partidas começaram a ser disponibilizados aos passageiros, que conseguiam acompanhar on-line a velocidade dos principais corredores e, nos pontos com Painéis Eletrônicos, o tempo de espera para o próximo ônibus. Agora o serviço completo já foi acessado por 80 mil usuários, desde o dia 26.
O Sistema “Olho Vivo” foi criado em 2005 com objetivo de ampliar a fiscalização dos 15 mil ônibus da frota da cidade. A partir de maio de 2008, os dados sobre velocidade e previsão de partidas começaram a ser disponibilizados aos passageiros, que conseguiam acompanhar on-line a velocidade dos principais corredores e, nos pontos com Painéis Eletrônicos, o tempo de espera para o próximo ônibus. Agora o serviço completo já foi acessado por 80 mil usuários, desde o dia 26.
Por Fernando Granato / Diário de SP
0 comentários:
Postar um comentário