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Metrô de Fortaleza recebe mais dois trens segunda-feira (09)

sábado, 7 de janeiro de 2012

Mais dois trens unidades elétricas (TUEs) que irão circular na linha Sul do metrô de Fortaleza chegam ao Ceará na segunda-feira (9). Cada trem é composto por três carros de passageiros. O desembarque será feito no Porto do Pecém. Com estas composições, chegam a quatro trens de um total de 20 adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Os outros 16 trens devem chegar até outubro deste ano.

Os trens estão vindo de Nápoles, na Itália, e serão montados no próprio Porto do Pecém. Para isso, uma equipe de técnicos italianos estará chegando. Segundo estimativa de Montini Silva Maranhão, gerente de material rodante da Diretoria de Implantação, os trens deverão iniciar os testes em fevereiro. “Quando os trens chegam, a Receita Federal precisa liberar os equipamentos. Depois disso, passamos 15 dias na pré-montagem. A partir daí eles já vão quase prontos para a oficina do Metrofor em Pacatuba”, afirma. O transporte dos trens do Pecém a Pacatuba irá utilizar a linha de transporte de cargas que já existe.

Os trens são elétricos com 40 metros de comprimento cada um e capacidade para 445 passageiros, sendo 50 sentados. Os veículos são fabricados em alumínio. A velocidade máxima operacional do trem será de 80 quilômetros por hora. Os trens foram comprados da empresa italiana Ansaldo Breda.

O presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, explica que a chegada dos trens está dentro do cronograma de montagem e testes dos trens. Dessa forma, será possível iniciar os testes assistidos no início do segundo semestre de 2012. Os testes assistidos, segundo Fortes, é feito com transporte de pessoas, mas sem cobrança de passagem, em determinados horários.

Testes
Os dois trens elétricos que já estão no Ceará estão passando por testes na oficina do Metrofor, em Pacatuba. Um deles já passou por testes estáticos e está na fase de testes dinâmicos. O segundo terá os testes estáticos iniciados no final de janeiro.

De acordo com Montini Maranhão, os testes estáticos demoram cerca de 20 dias. Já os testes dinâmicos levam cerca de 30 dias. Mas, de acordo com o gerente de material rodante, esse tempo pode ser bem menor. “À medida que você vai fazendo os testes, você vai ganhando tempo porque os ajustes feitos nos trens em teste já são feitos nas composições que estão na montagem. Estes trens que estão chegando agora, por exemplo, já serão montados com os ajustes identificados nos testes dos primeiros”, afirma.

Os testes estáticos são realizados na própria oficina, enquanto o teste dinâmico é feito na via num trecho entre o Centro de Manutenção, na Pacatuba, e a Estação de Raquel de Queiroz.

Fonte: Governo do Ceará



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Lei da mobilidade urbana pode ajudar prefeitos e população a melhorar cidades

A Lei de Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana é um importante instrumento colocado nas mãos de prefeitos e vereadores e também da sociedade civil e do Ministério Público para que se possa melhorar as condições de mobilidade urbana nas cidades, conforme avalia o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Alexandre Gomide.

Hoje (6), durante a divulgação do Comunicado 128 – A Nova Lei de Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, ele explicou que a legislação dispõe sobre os direitos dos usuários de serviços de trasporte público, regulamenta o planejamento e a gestão do setor e altera mecanismos de regulação e fixação das tarifas de transporte público.

“A sociedade civil vai ter que aprender a lógica dessa lei e o Poder Público também. O que garante mesmo a aplicabilidade vai ser a atuação do Poder Público em querer utilizar os instrumentos que a lei dispõe e, caso o Poder Público não fizer uso da lei, cabe à sociedade e ao Ministério Público exigir políticas mais efetivas e sustentáveis”, disse.

Uma das medidas previstas pela nova lei e destacadas pelo pesquisador trata da permissão para que municípios possam taxar o uso excessivo de automóveis em áreas de congestionamento. O texto prevê ainda que a receita obtida pela cidade por meio dessas tarifas seja direcionada para subsidiar o transporte público local.

“A lei também fornece meios para que a sociedade possa questionar investimentos associados ao incentivo do uso do automóvel”, ressaltou, ao citar, por exemplo, investimentos em viadutos e pontes em lugar de melhorias diretas no transporte coletivo. “O espírito da lei é tornar cada vez mais difícil a vida de quem usa automóvel de maneira excessiva”, completou.

Um dos temas considerados como problemáticos na nova legislação, segundo Gomide, trata dos benefícios tarifários para usuários específicos, como estudantes e idosos. De acordo com o pesquisador, a lei ainda permite que os demais usuários paguem pela concessão desses benefícios, já que os custos são rateados entre os pagantes.

“São políticas muito fáceis, sem estabelecer a fonte de recurso e com outras pessoas pagando. Por isso, as câmaras municipais sempre têm essas medidas, mas isso faz as tarifas subirem. A lei não enfrentou essa questão. Um dispositivo que foi vetado dizia que todos esses benefícios teriam que ser custeados pelas políticas que deram origem”, explicou.

Outro problema apontado pelo Ipea aborda a obrigatoriedade, prevista pela nova lei, de municípios com mais de 20 mil habitantes apresentarem um plano diretor de mobilidade urbana. Segundo Gomide, a medida deve apenas criar um grande mercado de consultorias privadas, já que a maioria das cidades pequenas não têm capacidade para fazer esse tipo de planejamento.

“A gente sabe que as questões de transporte urbano são uma questão das grandes cidades, com frota de veículos e sistema organizado”, disse. “A lei, enquanto medida institucional e regulatória, é um avanço, mas não é tudo. É uma condição necessária, mas não é suficiente para resolver. Há questões que não são de base legal, que dependem muito mais de vontade política e da própria sociedade ao exigir que isso aconteça. Demos mais um passo em direção à sustentabilidade da mobilidade das cidades, mas falta ainda uma longa caminhada, inclusive para fazer a lei pegar”, concluiu.

Paula Laboissière / Agência Brasil



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Prefeitura de Salvador mantém decisão sobre valor de passagens

Mesmo após as declarações do superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Salvador (Setps), Horácio Brasil, sobre as consequências do congelamento dos valores das passagens, classificando a ação da prefeitura como “uma decisão unilateral”, a Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura de Salvador (Setin), sustenta a decisão de manter o valor da tarifa do transporte coletivo.

De acordo com o superintendente, as empresas de transportes passaram por aumentos significativos de despesas. “Se não houver a desoneração de custos através de redução de impostos, por exemplo, ficará impossível trabalhar nestas condições”, destacou.

Em nota oficial, o secretário da Setin, José Mattos, informou que foram feitas análises minuciosas dos números apresentados pelo Setps e que “a conclusão sinalizou a possibilidade de reajustes operacionais que definiram pela manutenção da tarifa atual”.

Segundo a Setin, a decisão tem como objetivo buscar eficiência, produtividade e estabelecer um marco para a preparação do edital de Concessão do Sistema de Transporte Público Coletivo, com previsão início das audiências para março de 2012.




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Maceió pode ficar sem ônibus neste sábado e domingo

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O sindicato dos Rodoviários confirma que a categoria vai paralisar suas atividades neste sábado e domingo, dias 7 e 8. Com isso, quem depende de transporte público em Maceió não sabe como vai ao trabalho.

O secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes de Alagoas (Sinttro/AL), Ronaldo Leocolvino, explica que a classe reivindica a reforma dos terminais de ônibus de alguns bairros em Maceió, a construção de terminais onde não existe; além de um corredor de ônibus na Avenida Fernandes Lima, gargalo do trânsito na capital.

Segundo o sindicato, é preciso reformar os terminais dos bairros de Cruz das Almas, José da Silva Peixoto, Mercado da Produção, Vergel do Lago, Trapiche, Pontal da Barra, João Sampaio, Benedito Bentes, Mocambo, Osman Loureiro e Sanatório.

Ainda segundo Ronaldo, a paralisação pode se estender até a segunda-feira, 9. “Não temos interesse em prejudicar os usuários, mas se os responsáveis não firmarem acordo com a gente a greve vai até a próxima semana”, afirma. O secretário disse que 100% da frota estará parada, nas garagens das empresas. “Nenhum ônibus circula neste sábado”, garantiu.

“Não é aceitável essa situação do trânsito em Maceió. Existe um projeto antigo que prevê um corredor na Fernandes Lima, desde a época que o Judson Cabral era o responsável pela SMTT, mas falta vontade política para resolver esse caos que se tornou o trânsito aqui em Maceió. Quem precisa trabalhar pela manhã, tem que sair de casa cada vez mais cedo”, falou.

Para Ronaldo, o corredor de ônibus seria a solução mais viável para desafogar o trânsito na Avenida Fernandes Lima. Ele diz ainda que a Superintendência de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) poderia aplicar R$ 3 milhões do Fundo de Transporte Urbano (FTU) para resolver o problema.

Garantias
Ronaldo explica ainda que o sindicato quer garantias que as reivindicações serão, de fato, atendidas. Ele diz que a diretoria quer uma reunião com o prefeito Cícero Almeida, o presidente da CUT, Isaque Jackson e representantes do Sinttro/AL. Neste encontro, que ainda não foi agendado, o sindicato espera que o prefeito assine um documento se comprometendo a cumprir a pauta das reivindicações.

Outras reivindicações
O pagamento de ticket alimentação e plano de saúde por parte das empresas também serão discutidos, só que com os empresários. Ronaldo disse na manhã de hoje que o ticket alimentação deve ter um reajuste de R$ 30,00, mas ainda não há garantias que isso vai ocorrer. A data limite é o dia 15 de janeiro.
Caso as empresas não cumpram, outra paralisação pode ser deflagrada. Atualmente, o ticket está no valor de R$ 250,00 e deve ser reajustado para R$ 280,00.



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Em João Pessoa, Recarga com a tarifa antiga no ''Passe Legal'' vai até este sábado

A partir de zero hora da próxima segunda-feira (09), o valor cobrado pela passagem nos ônibus coletivos urbanos de João Pessoa passa a ser R$ 2,20. A importância, que antes era de R$ 2,10, teve um reajuste de apenas 4,76%, percentual inferior à inflação oficial de todo o ano de 2011, que foi de 6,56%, e bem abaixo da variação do salário mínimo que se elevou em 14,13% no dia 1º de janeiro (avançou de R$ 545 para R$ 622).

Mas, caso o usuário queira usufruir da antiga tarifa, ele deve se apressar e recarregar seu cartão “Passe Legal” até este sábado, 07 de janeiro, nos postos de atendimento dos Shoppings Tambiá (até às 13h) e Manaíra (até às 18h). Segundo o diretor executivo da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, os usuários que fizerem suas recargas poderão utilizá-las por até 30 dias. “Mesmo com o novo valor da tarifa passando a ser cobrado a partir desta segunda-feira, os passageiros que tenham recarregado seus cartões eletrônicos “Passe Legal” até o dia 07 de janeiro continuarão debitando desses cartões os valores anteriores a R$ 2,20.

Neste caso, as passagens recarregadas a preços antigos valerão por 30 dias”, explica, lembrando que o mesmo vale para os estudantes, que têm direito a 50% de desconto e também tem suas passagens reajustadas. Conforme o dirigente, por decorrência, a nova tarifa dos estudantes será acrescida de apenas R$ 0,05 (cinco centavos), passando, portanto para R$ 1,10. Vale destacar que o reajuste da tarifa de ônibus de João Pessoa, além de ficar abaixo da inflação e do percentual de aumento do salário mínimo homologado pelo Governo Federal, também ficou praticamente na metade do percentual de aumento salarial concedido aos operadores do sistema em julho de 2011, que foi de 9%. A autorização para a cobrança dessa nova tarifa foi do prefeito Luciano Agra, que anunciou o reajuste na última segunda-feira (02).

Fonte: PB Agora


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Rio: Obras do Porto Maravilha alteram itinerário de vans e ônibus intermunicipais

A partir deste sábado sete linhas de ônibus intermunicipais que vêm da Baixada Fluminense e seis de vans oriundas dos municípios de Alcântara, Maricá, Boa Vista e Rio Bonito que passam pela Praça Mauá terão seus itinerários alterados, em função das mudanças no trânsito da região portuária do Rio, para o prosseguimento das obras de revitalização da área, o projeto “Porto Maravilha”.

Conforme solicitado pela CET-Rio, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) já comunicou às empresas Trell e Viação União, sobre a necessidade de mudança no trajeto das seguintes linhas: Taquara – Praça Mauá (SA), Santa Cruz da Serra – Passeio (AC), Xerém – Passeio (SA), Xerém – Passeio (AC), Piabetá – Passeio (SA), Piabetá – Passeio (A) e Piabetá – Passeio (AC).

O órgão também informou as alterações aos permissionários das linhas de van Alcântara – Rio de Janeiro, Maricá – Rio de Janeiro, Boa Vista – Rio de Janeiro, Rio Bonito – Rio de Janeiro, Venda das Pedras – Rio de Janeiro e Boa Vista – São Cristóvão. No caso do transporte complementar, os trajetos mudam, entretanto, o ponto de parada permanece inalterado, no terminal rodoviário Procópio Ferreira.

Durante a primeira semana, a fiscalização do Detro estará no local, orientando os usuários sobre as mudanças.

Itinerário atual das vans:
Av. Rodrigues Alves, Rua Sousa e Silva, Av. Venezuela, Av. Barão de Tefé, Rua Barão de São Felix, Rua Camerino, Avenida Marechal Floriano, Rua Visconde da Gávea, Presidente Vargas e terminal rodoviário Procópio Ferreira..
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Itinerário dos ônibus a partir deste sábado: .
Av. Rodrigues Alves, Av. Professor Pereira Reis, Rua Santo Cristo, Viaduto São Pedro, Av. 31 de Março, Rua Benedito Hipólito, Rua General Caldwell, Rua Moncorvo Filho, Praça. da República, Presidente Vargas e terminal rodoviário Procópio Ferreira..
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Itinerário atual dos ônibus: .
Av. Rodrigues Alves, Av. Barão de Tefé, Rua Camerino, Rua Barão de São Felix e Rua Visconde da Gávea, Praça da República até a Rua da Constituição..
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Itinerário dos ônibus a partir deste sábado .
Av. Rodrigues Alves, Av. Barão de Tefé, Av. Venezuela, Rua Sacadura Cabral, Praça. Mauá, Av. Rio Branco, Av. Mal. Floriano, Rua Camerino,  Rua Barão de São Félix, Rua Visc. da Gávea, Praça. da República, Rua da  Constituição.



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Sistema BRT de Belém vai custar R$ 430 milhões

A construtora Andrade Gutierrez foi declarada oficialmente a vencedora da concorrência pública internacional da prefeitura de Belém e é ela quem vai fazer a obra de R$ 430 milhões do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), cujo prazo de conclusão é de 24 meses. A decisão da Comissão de Licitação, que abre mais um capítulo de irregularidades no polêmico edital da PMB, aconteceu na tarde de quarta-feira, 48 horas depois da apresentação e abertura dos envelopes da única empresa habilitada no certame: a Andrade Gutierrez.

A “análise criteriosa” que a Comissão de Licitação havia anunciado na segunda-feira, durante a apresentação dos envelopes, não passou de encenação. A convocação de técnicos para reforçar o trabalho dos quatro integrantes da Comissão no exame dos documentos apresentados pela Andrade Gutierrez, conforme fora prometido, sequer aconteceu. Na verdade, não havia o que analisar, pois a construtora paulista, sozinha na parada, já havia sido considerada habilitada por ter “atendido na íntegra” todas as exigências do edital, segundo palavras da presidente da Comissão, Suely Costa Lima de Melo.

Restou a Suely perguntar aos representantes da construtora, Edson Evangelista Marinho Filho e Edivaldo Corrêa Carvalho, seguindo o rito do edital, se eles iriam interpor algum recurso ou se manifestar a respeito da documentação de habilitação, mas ambos, é claro, informaram que não. A seguir, ela abriu o envelope contendo o preço da Andrade Gutierrez para fazer a obra. Não houve nenhum problema, como era esperado.

Para ajustar-se ao menor preço, exigido pelo edital, a empresa decidiu reduzir em R$ 5 milhões o valor total do serviço. O que era R$ 396.544.112,22, acabou reduzido para R$ 391.949.071,08. O menor preço da Andrade Gutierrez, no frigir do omelete, ficou em R$ 4,6 milhões. A prefeitura deve um esclarecimento: no pedido aprovado às pressas pela base política aliada do prefeito Duciomar Costa é dito que a obra custará R$ 430 milhões. Será que isso já inclui o valor das desapropriações, o que não aparece no edital?

MENSAGEM

Das 30 empresas que compraram o edital, 19 restaram na concorrência, mas 18 decidiram abandoná-la, denunciando a existência de direcionamento para favorecer a construtora favorita do prefeito Duciomar Costa. O projeto que será executado num trecho de 20 km entre a entrada do distrito de Icoaraci e o bairro de São Brás, em Belém, envolve terraplenagem, pavimentação, obras de arte especiais, estações e terminais de passageiros e urbanização.

No dia 27 passado, o DIÁRIO antecipou em uma mensagem cifrada, na página 14 do caderno de classificados Tem!, que a Andrade Gutierrez sairia vencedora, como foi confirmado, do edital da prefeitura. Sob o título “Por uma Graça Alcançada”, o texto dizia: “A fé alavanca as grandes obras do Senhor. DC ouviu tuas preces. AG, és a vencedora. Juntos, agora, multiplicaremos o pão nosso de cada dia. Feliz 02/01/2012. PB”.

MPF ANALISA EDITAL

O chefe do Ministério Público Federal (MPF) no Pará, Ubiratan Cazetta, informou que o edital da prefeitura está sob análise do órgão, assim como outros documentos, para que uma ação rigorosa seja tomada. Na próxima segunda-feira o MPF escolherá o procurador que vai atuar no caso. O trabalho preliminar que está sendo feito, segundo Cazetta, visa identificar a origem dos recursos para a obra e se estão sendo cumpridas as condicionantes para um empreendimento desse porte, que mexerá com os interesses de 600 mil pessoas.

“Queremos saber se a fonte desses recursos é federal e se envolve também financiamento internacional”, explicou o procurador da República. Ele já observou que, no edital, a parte que trata de recursos estabelece as regras em que o dinheiro será gasto, mas é preciso saber de onde virá o dinheiro.

Para Cazetta, é pouco provável que a prefeitura disponha de verba própria para bancar parte da obra. “Pode ser que haja recursos internacionais do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) ou mesmo que tudo seja do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), resumiu, acrescentando ainda não dispor dessas informações.

O procurador disse que o fato de a concorrência pública também usar a denominação de internacional pode ensejar duas interpretações: a primeira teria o sentido de excluir eventuais empresas concorrentes que não teriam condições de fazer a obra por não cumprir as exigências. A segunda interpretação é de que também ela pode ter sido feita com essa denominação porque já existiria uma espécie de pré-contrato da prefeitura ou do Ministério das Cidades, que apoia o projeto da prefeitura, com alguma instituição financeira internacional.

Como o projeto é nebuloso e não identifica as fontes de despesa, Cazetta admite que tudo só ficará mais claro depois que o MPF fizer uma “checagem completa”, para depois decidir qual o caminho legal a tomar. A possibilidade maior é de uma ação para anular o edital.

ENTENDA - O QUE É O BRT?

O BRT é um sistema de ônibus sobre trilhos de alta capacidade, utilizado em mais de 20 países em todos os continentes, concebido para servir pelo menos 45 mil passageiros por hora.

ONDE FUNCIONARÁ?

O projeto será executado num trecho de 20 quilômetros entre a entrada do distrito de Icoaraci e o bairro de São Brás, em Belém.

TCM vai pedir hoje documentos à PMB

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM/PA) informou ontem que uma comissão de técnicos do tribunal está analisando o edital de licitação da Prefeitura de Belém para a obra do BRT, no valor total de R$ 430 milhões. Segundo o conselheiro Cezar Colares, corregedor do TCM, o tribunal já estava atento ao edital devido ao alto valor, mas com a repercussão na mídia de denúncias de possíveis irregularidades no processo licitatório, reforçado com o pedido de anulação do edital protocolado no tribunal pelo vereador Carlos Augusto Barbosa nesta quarta-feira (04), o TCM passa a dar prioridade ao caso.

O conselheiro Cezar Colares informou que a comissão do TCM irá, possivelmente nesta sexta-feira, até a Prefeitura de Belém requisitar cópias de documentos do processo licitatório para que seja procedida uma análise técnica sobre os aspectos legais da licitação em andamento. Ele acredita que dentro de uma semana seja possível o TCM emitir um parecer sobre a legalidade ou a ocorrência de possíveis irregularidades ou falhas no processo licitatório.

O conselheiro Cezar Colares esclareceu que o trâmite normal é o jurisdicionado proceder à licitação e após o processo concluído submeter o contrato com o vencedor para análise e cadastramento pelo Tribunal.

Vereador diz que pedirá CPI no caso

O vereador José Scaff criticou ontem a forma como o prefeito Duciomar Costa obteve autorização da Câmara Municipal para obter o financiamento do projeto do BRT. Ele afirma que o prefeito, utilizando-se do conhecido rolo compressor de partidos aliados, fez a matéria ser votada às pressas sem passar pelas comissões de Obras e Transporte, que Scaff preside. “Fazer isso eles, não podiam, mas fizeram, na marra”, afirmou.

Os métodos pouco ortodoxos de Duciomar Costa no tratamento que dispensa ao poder legislativo, na avaliação do edil, é uma rotina. Outros projetos de interesse do prefeito seguem sempre o ritual de ir a plenário sem tramitar pelas comissões da Casa.

A repercussão do caso BRT junto à opinião pública levou o vereador a adiantar que pedirá a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), após o recesso parlamentar, para passar a questão a limpo, investigando todas as irregularidades que foram denunciadas à Justiça pelas empresas que participaram do edital da prefeitura. Para que uma CPI seja aberta é necessário que haja um fato determinado. Para Scaff, esse fato já existe, é público e precisa ser apurado.

Como integrante da bancada do PMDB na Câmara Municipal, Scaff observa que antes de fazer o pedido irá consultar os dirigentes de seu partido, o senador Jader Barbalho, presidente de honra, e o presidente do Diretório Municipal de Belém, o deputado federal José Priante. “Se eles autorizarem, nós ingressaremos com o requerimento para a formação dessa CPI”. O vereador acredita que a ideia seria encampada pelos partidos que fazem oposição ao prefeito.

JUSTIÇA

Ao comentar a nota oficial da PMB publicada ontem no DIÁRIO, Scaff chamou a atenção para um fato que considera gracioso. “O prefeito Duciomar reclama daqueles que cobram celeridade da Justiça, mas o que ele não diz é que a Justiça é morosa quando interessa a ele, como no caso do pedido de cassação do mandato por crimes eleitorais, que se arrasta há anos, mas é rápida também quando é para atender os interesses dele, como ocorre na abertura do edital do BRT”.

Fonte: Diário do Pará

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Em Pernambuco, Começam as obras do Corredor Exclusivo de Ônibus Norte-Sul

“Está é uma obra muito importante para a população da Região Metropolitana Norte do Recife, pois irá diminuir significativamente o tempo de viagem na ida para o trabalho e na volta para a casa dos usuários. O nosso cálculo é que haja um ganho de tempo de 15 minutos por viagens. Isso nos fez ver que as pessoas terão ao longo de um ano dez dias fora de um ônibus. Isso reflete diretamente na qualidade de vida da população”. Foi com essas palavras que o governador do Estado, Eduardo Campos, deu o pontapé inicial nas obras do Corredor Exclusivo de Ônibus Norte-Sul. A intervenção, que tive início na manhã de sexta-feira (06), com a restauração, reforço e substituição das placas de concreto do canteiro central ao longo da BR-101 (Km 42 da BR-101 até o Km 47 da via, próximo a UPA de Cruz de Rebouças), também contou com a presença do secretário das Cidades, Danilo Cabral.

No total a Secretaria das Cidades irá investir R$ 151 milhões em todo o corredor que vai contar com 33 estações, indo do Terminal Integrado de Igarassu até o Terminal Integrado do Recife, no centro da Cidade, passando pela PE-15, pelo Complexo de Salgadinho e pela Avenida Cruz Cabugá. Será um percurso de 33,2 km que vai facilitar a vida de mais de 146 mil passageiros de ônibus que utilizam o trecho, sobretudo os usuários que utilizam os Terminais Integrados de Igarassu, Pelópidas Silveira e PE-15. Um viaduto e um elevado serão construídos nos Bultrins e outro elevado em Ouro Preto. A obra terá duração de 18 meses.

O Governador, Eduardo Campos, também pontuou que a Região Metropolitana do Recife passará a ter mais de 100 km de via exclusiva para o transporte público após a implantação dos corredores. “Esse projeto tem inspiração no Sistema de Transporte de Ônibus de Curitiba e de Bogotá, mas vale salientar que até 2014, teremos mais de 100 km de vias exclusivas para ônibus, o que significa um percentual bem maior do que temos em Bogotá”, reforçou.

O secretário das Cidades, Danilo Cabral, reforçou que além da construção do corredor Norte-Sul, o Governo do Estado tem investido em vários projetos de mobilidade para a RMR. “Iniciamos no final de dezembro as obras do corredor exclusivo de ônibus Leste-Oeste, também já iniciamos as obras do Ramal Cidade da Copa e já demos a ordem de serviço para o início das obras do Terminal Integrado Cosme e Damião. Essas obras ficarão prontas até 2014 e receberam investimentos do PAC da Copa. Estamos avançando nessas obras e queremos mudar o perfil do transporte público da RMR”, afirmou o secretário.

A construção do Corredor Norte-Sul está sendo executada pelas empresas consorciadas EMSA-ATERPA, ganhadoras da licitação. Para esse primeiro trecho, serão necessários cerca de R$ 6 milhões e 90 dias para conclusão.

O primeiro trecho irá refletir na alteração do ponto de parada de cinco linhas que utilizam o corredor exclusivo de ônibus da via. Ao todo, serão alterados os locais de 15 paradas no sentido Igarassu/Recife e 10 pontos de embarque e desembarque no sentido Recife/Igarassu. Todos os pontos desativados serão substituídas por paradas provisórias localizados nas calçadas ao longo da via. Um grupo de divulgação do Grande Recife Consórcio de Transporte estará no local durante uma semana distribuindo cartazes e informando as mudanças aos passageiros. Todos os ônibus que trafegam no local e as paradas também estão com cartazes informando sobre as mudanças.

As mudanças – As linhas 946-Igarassu (BR-101); 956-Igarassu (Bacurau); 964-Igarassu/Macaxeira; 967-Igarassu (Sítio Histórico) e 905-Igarassu/Paulista serão atingidas com a mudança (toda a programação segue abaixo).

Os divulgadores estarão ainda nos Terminais Integrados de Igarassu, Pelópidas Silveira e PE-15 distribuindo folhetos informativos sobre toda a operação. Os usuários podem ligar para a Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife Consórcio de Transporte, pelo telefone 0800 081 0158, ou fazer seus questionamentos pelo site www.granderecife.pe.gov.br.

Também faz parte do projeto de implantação do corredor Norte-Sul, a construção de quatro viadutos que vão cruzar a Avenida Agamenon Magalhães, entre a Ilha do Leite e o Parque Amorim: um na entrada para a Rosa e Silva (do Português/Mac Donald); um iniciando na Rui Barbosa, em frente ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), e cruzando a Agamenon Magalhães até o Americano Batista; outro do Colégio Contato, na Dom Bosco, até o Hospital da Restauração e o último saindo da Paissandu e indo até o outro lado da pista, no canteiro central. O Estado estima que o investimento para construção dos Viadutos da Avenida Agamenon Magalhães seja de R$ 132 milhões. A obra está em processo de licitação.

Confira aqui os novos pontos de embarque e desembarque das cinco linhas envolvidas na intervenção:

As linhas:

946-Igarassu (BR-101)

956-Igarassu (Bacurau)

964-Igarassu/Macaxeira

Param em todas as paradas (detalhadas abaixo) em ambos os sentidos.

Com exceção das linhas:

905-Igarassu/Paulista

967-Igarassu (Sítio Histórico):

Que não irão atender, no sentido Igarassu/Recife as paradas provisórias 1,2 e 3. E, no sentido Recife/Igarassu as linhas não irão parar nos abrigos 1 e 2.


Localização – PARADAS PROVISÓRIAS

IGARASSU/RECIFE

1.ABRIGO METÁLICO – LADO OPOSTO AO Nº920, JUNTO AO POSTE DE CONCRETO S/Nº

2.ABRIGO METÁLICO – EM FRENTE A FACULDADE ADIMISTRAÇÃO E TEOLOGIA

3.ABRIGO METÁLICO – LADO OPOSTO AO GALPÃO ARTE E SOLDA, JUNTO AO POSTE DE CONCRETO Nº15

4.ABRIGO METÁLICO – PRÓXIMO AO POSTO DE GASOLINA TEXACO, JUNTO AO POSTE DE CONCRETO S/Nº

5.ABRIGO METÁLICO – EM FRENTE A EMPRESA SH, JUNTO AO POSTE DE CONCRETO NºSO00922

6.ABRIGO METÁLICO – AO LADO DA EMPRESA ADELTEC, JUNTO AO POSTE DE CONCRETO NºSO00925

7.ABRIGO METÁLICO – EM FRENTE A FAFIG (FACULDADE IGARASSU)

8.ABRIGO METÁLICO – EM FRENTE AO FERRO VELHO PRIMAVERA

9.ABRIGO METÁLICO – JUNTO AO POSTE DE CONCRETO Nº407/01, LADO OPOSTO A ENTRADA DA FESTA SANTA LUZIA

10.COLUNA METÁLICO – EM FRENTE A MERCEDESDIESIL

11.ABRIGO METÁLICO – LADO OPOSTO AO DESIGN GESSO, APÓS A ESTRADA DE MOJOPE

12.ABRIGO METÁLICO – AO LADO DA BADU TINTAS

13. ABRIGO METÁLICO – AO LADO DA LOTERIA CRUZ DE REBOUÇAS, NO GALPÃO ABANDONADO

14. ABRIGO METÁLICO – EM FRENTE AO ESPAÇO BOA IDADE

15. ABRIGO METÁLICO – EM FRENTE A POUSADA SHALON, PRÓXIMO AO POSTE DE CONCRETO Nº AO.32278



RECIFE/IGARASSU

1.ABRIGO METÁLICO – EM FRENTE A CAEL PEÇAS E SERVIÇOS

2.ABRIGO METÁLICO – EM FRENTE A SEMENTEIRA SANTA AMÉLIA

3.ABRIGO METÁLICO – AO LADO DO HOTEL SERTÃ, PRÓXIMO AO POSTE DE CONCRETO S/Nº

4.ABRIGO METÁLICO – EM FRENTE A SUVINIL/UNILEVER

5.ABRIGO METÁLICO – LADO OPOSTO A EMPRESA ADELTEC, JUNTO AO POSTE DE CONCRETO Nº420/01

6.COLUNA METÁLICA – EM FRENTE AO DEPÓSITO DE BEBIDAS CAMARÃO E CIA/RAINHA DA COXINHA

7.COLUNA METÁLICA – LADO OPOSTO AO JOAUTOPEÇAS, JUNTO AO POSTE DE CONCRETO S/Nº

8.ABRIGO METÁLICO – AO LADO DA ENTRADA DO CENTRO FEIRA LIVRE E SULNCA DE CRUZ DE REBOUÇAS, EM FRENTE AO BANCO BMC

9.ABRIGO METÁLICO – EM FRENTE A SAINT-GOBAIN ABRASIVES/GERDAU

10.ABRIGO METÁLICO – LADO OPOSTO A UPA, JUNTO AO POSTE DE CONCRETO Nº81963.



NOVOS ITINERÁRIOS:
Sentido cidade/terminal:

...Rodovia BR-101 (Corredor exclusivo), BR-101 (Pista local - saída próxima a UPA de Cruz de Rebouças), BR-101 (Pista local), Terminal Integrado de Igarassu...

Sentido terminal/cidade:

...Terminal Integrado de Igarassu, BR-101 (Pista local), BR-101 (Pista local - saída próxima a UPA de Cruz de Rebouças)...
Informações: Secretaria das Cidades

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