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Devido a greve na Trensurb, frota de ônibus terá reforço

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Em virtude da greve da Trensurb, que será realizada a partir da meia-noite pelos metroviários do Rio Grande do Sul (Sindimetrô), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que reforçará o atendimento das linhas 701 (Vila Farrapos - Voluntários) e 704 (Humaitá). Os seis veículos extras deverão estar à disposição a partir das 5h.

O Sindimetrô decidiu por unanimidade, em assembleia na tarde desta quarta-feira, paralisar as atividades por 24 horas na Região Metropolitana. Apesar do concenso no índice de reajuste, o sindicato alega que a manutenção das escalas prejudica a categoria.

Em nota, a Trensurb informou que fará uma reunião ainda hoje no Ministério Ministério Público do Trabalho, entre a direção da empresa e o Sindimetrô, a fim de buscar uma solução para o impasse e a manutenção dos serviços do metrô, que, segundo a Trensurb, deve ser mantido nos horários de maior movimento. O Sindimetrô descarta disponibilizar funcionários para os horários de pico do funcionamento dos trens.

A empresa disse, ainda, que não está tirando "nenhum direito adquirido" da categoria, e que propõe a renivação de cláusulas sociais, sindicais e econômicas na íntegra. 

Confira a nota: NOTA DE ESCLARECIMENTO DA TRENSURB À POPULAÇÃO

A Direção da Trensurb, no sentido de esclarecer com toda a transparência, diante da decisão da assembléia geral dos trabalhadores de deflagrar greve a partir da zero hora de amanhã, 18, faz os seguintes esclarecimentos à população e, em especial, ao seu quadro de trabalhadores e aos usuários do metrô gaúcho:
1. A Trensurb NÃO ESTÁ TIRANDO NENHUM DIREITO ADQUIRIDO DOS SEUS TRABALHADORES e está propondo à categoria dos metroviários A RENOVAÇÃO NA ÍNTEGRA DE TODAS AS CLÁUSULAS SOCIAIS, SINDICAIS E ECONÔMICAS DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO;
2. A Trensurb está propondo REAJUSTE DE 6,36% com impacto sobre todas as cláusulas econômicas;
3. Fechamento de Acordo de Escalas MANTENDO AS ATUAIS ESCALAS DE TRABALHO e incluindo uma nova escala fixa 4x2x6x4 (quatro dias trabalhados, duas folgas, seis dias trabalhados, quatro folgas).
4. Estudo conjunto entre TRENSURB e SINDIMETRÔ, no prazo de 90 dias, para proposição de melhorias no Plano de Saúde;
A Direção da Trensurb informa, ainda, que:- Não mede esforços para a manutenção dos direitos dos seus trabalhadores e conta com o discernimento, comprometimento e responsabilidade de todos, pois tem consciência que a empresa passa hoje por um dos momentos mais importantes dos seus 26 anos de operação;
- Nesse sentido, será realizada reunião a partir das 18h de hoje, 17, no Ministério Público do Trabalho, entre a direção da empresa e o Sindimetrô, com a interveniência do MPT, buscando uma solução para o impasse e a manutenção dos serviços do metrô;
- A empresa vive um momento histórico e de grandes transformações, com a realização das obras de expansão até Novo Hamburgo e a construção da ligação por Aeromovel da Estação Aeroporto ao Aeroporto Internacional Salgado Filho.

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Trensurb sofrerá paralisação de 24h nesta quinta-feira

O Sindicato dos Metroviários do Rio Grande do Sul (Sindimetrô) anunciou uma greve de 24h que deve iniciar a partir da meia-noite deste quinta-feira (18). O anúncio foi feito após uma assembleia geral realizada nesta tarde.

Com a greve, o Trensurb - rede de transporte público entre Porto Alegre e as cidades da Região Metropolitana - não deverá operar, já que os sindicalistas afirmam que a paralisação será total e ainda descartam uma possível disponibilização de funcionários para os horários de pico. Cerca de 175 mil pessoas, média diária de transportados pela Trensurb, devem ser afetados.

Segundo nota do próprio Sindimetrô, "a greve dos metroviários é uma luta justa e limpa que visa sim a reposição salarial, mas - acima de tudo - a manutenção dos nossos direitos como trabalhadores".

Os metroviários pedem aumento salarial de 6,36%, o que a empresa aceitou já na útlima assembleia da categoria. O impasse, contudo, está em exigências de mudança nas escalas e na carga horária de trabalho.


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Pesquisa revela que 61% da população depende do transporte público

Pesquisa CNI/Ibope sobre locomoção divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que menos da metade dos brasileiros, 42% ao todo, afirmam usar o transporte coletivo como primeira opção para chegar ao trabalho ou escola. O levantamento foi realizado entre os dias 20 a 23 de março deste ano em 141 municípios.
Segundo a pesquisa, o transporte coletivo (ônibus, micro-ônibus, van, metrô, trem, bonde e barca) é utilizado por 61% dos entrevistados, mas apenas 42% o utilizam como seu principal meio de locomoção da casa para a escola ou local de trabalho ou para realizar alguma outra atividade rotineira.
Para 37%, o tempo é o principal fator na escolha do transporte. Ao todo, 24% dos entrevistados afirmaram demorar mais de uma hora para chegar ao trabalho ou escola. Nos municípios com mais de 100 mil habitantes, o percentual sobe para 32%. 
Fonte: Pesquisa CNI/IBOPE: retratos da sociedade brasileira: locomoção urbana – Agosto 2011 (Foto: Pesquisa CNI/IBOPE)
Fonte: Pesquisa CNI/IBOPE: retratos da sociedade brasileira: locomoção urbana – Agosto 2011
A maioria dos brasileiros (68%) também utiliza mais de um tipo de transporte para se locomover. O tempo de locomoção é maior para quem tem maior renda, o que sugere, segundo os pesquisadores, que essas pessoas moram mais afastadas do local de trabalho ou estudo.

Meios de locomoção
O principal meio é o ônibus (34% afirmam utilizá-lo como principal meio de locomoção). Em seguida aparece a caminhada, com 24%, o automóvel da família, com 16%, e a bicicleta, escolhida por 8% da população.
O meio de transporte que obteve pior avaliação foi o ônibus: 24% dos entrevistados o consideram ruim ou péssimo, mas 46% consideram que o serviço melhorou nos últimos dois anos.
Mais da metade da população também diz ter medo sempre ou na maioria das vezes de sofrer um acidente ou ser assaltado em meios de transporte.
Fonte: Pesquisa CNI/IBOPE: retratos da sociedade brasileira: locomoção urbana – Agosto 2011 (Foto: Pesquisa CNI/IBOPE)
 
Fonte: Pesquisa CNI/IBOPE: retratos da sociedade brasileira:
locomoção urbana – Agosto 2011

A falta de transporte foi apontada como um problema das cidades pequenas e no interior. Nas capitais, as principais razões para a não utilização do transporte público são a falta de conforto (19%), o longo tempo de locomoção (16%) e o alto custo (16%).
A pesquisa mostra ainda que, embora menos da metade dos brasileiros utilize um transporte público como principal meio de locomoção, a maioria necessita desse tipo de meio de maneira complementar.
O uso do transporte coletivo é mais intenso no Sudeste (71%) e menos intenso no Norte/Centro-Oeste (45%) e Sul (48%).
Os entrevistados avaliaram ainda a percepção negativa sobre o transporte utilizado. Ao todo, 33% afirmaram não perceber nenhum aspecto negativo, resposta mais usada pelos que utilizam automóvel da família para se locomover (62%). Já 20% responderam ser cansativo, 18% alegam ser muito lotado, e “É caro” e “Vou em pé” foram opções escolhidas, cada uma, por 11% dos brasileiros.
Ao todo, foram entrevistadas 2.002 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro estimada da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: G1.com.br

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Transporte coletivo de São José dos Campos pode ganhar sistema de SMS

Já imaginou estar no ponto esperando ônibus e poder acompanhar o itinerário da sua linha em tempo real? A Secretaria de Transportes de São José dos Campos prepara essa inovação para os próximos meses. O sistema vai funcionar por meio de mensagens de texto (SMS) de celular.

O início da operação do serviço está previsto para dezembro e vai abranger inicialmente o terminal central e os corredores principais de ônibus. Com a ajuda dos usuários, o sistema deverá ser aprimorado e ampliado com o passar dos meses.

Outra novidade será a instalação de painéis eletrônicos nos pontos de ônibus. Eles vão informar as linhas que estão mais próximas e o tempo para que o próximo veículo passe no local, facilitando a vida do usuário, que vai saber quanto tempo deverá aguardar para que sua linha chegue.

As informações disponibilizadas nos painéis também poderão chegar ao telefone celular. O usuário vai enviar uma mensagem de texto com um determinado código e em menos de 2 segundos recebe a informação com as linhas de ônibus que passam pelo local e o tempo de aproximação de cada uma delas.
Implementação

A Secretaria de Transportes confirma que trabalha para que o serviço esteja disponível em dezembro, porém o sistema de gerenciamento ainda está sendo finalizado. Atualmente, 100% das linhas do Transporte Coletivo da cidade possuem GPS.

As informações de localização, itinerário, velocidade, número de passageiros, e tempo de aproximação dos pontos para os computadores de uma central, o que facilita a fiscalização por parte da Secretaria de Transportes e das concessionárias que atuam na cidade.

Ainda de acordo com a Secretaria de Transportes, todos os pontos de ônibus já tiveram a longitude e latitude marcados para que sejam 'vistos' pelo satélite; o que falta é todo o gerenciamento do sistema e a tecnologia que será utilizada para que o funcionamento seja correto e eficaz.

Com a implementação do sistema, São José dos Campos será a cidade pioneira nesse tipo de facilidade ao usuário do transporte público.


Fonte: VNews

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Mais de 50 Milhoões de Brasileiros levam mais de 1 hora para chegar a escola ou trabalho

O  tempo gasto por 24% (cerca de 50 milhões) dos brasileiros para se deslocar entre suas casa e o trabalho ou escola é de, no mínimo, uma hora, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o levantamento do órgão sobre locomoção urbana, 15% dos entrevistados afirmaram gastar entre uma hora e duas horas por dia no deslocamento, enquanto 9% disseram que levam mais de duas horas para ir e voltar.

A maior parte dos entrevistados (43%) afirmou que o tempo de deslocamento é inferior a meia hora. A CNI entrevistou 2.002 pessoas entre 20 e 23 de março deste ano. Segundo a confederação, o tempo de locomoção é proporcional ao tamanho da cidade. Nos municípios com até 20 mil habitantes, 12% da população gasta mais de uma hora. Esse percentual sobre para 32% nas cidades com mais de 100 mil habitantes.

Menos da metade dos entrevistados (42%) utiliza o transporte coletivo como meio de locomoção. O mais habitual é o ônibus, com 34% da preferência. Em segundo lugar, vem a caminhada: 24% dos entrevistados afirmaram que vão a pé para a escola ou trabalho. O carro aparece apenas em 3º lugar, com 16%, e a bicicleta ocupa 4º lugar, com 8% das respostas. O levantamento aponta, ainda, que o uso de transporte coletivo é maior nas grandes cidades.

Nos municípios com até 20 mil habitantes, 44% dos entrevistados responderam que se locomovem a pé, enquanto que nas cidades com mais de 100 mil habitantes, 58% afirmaram utilizar o transporte coletivo. Entre os meios de transporte coletivos, o ônibus é o pior avaliado pelos entrevistados: 24% consideram que a qualidade dos coletivos é ruim ou péssima. Mesmo assim, esse meio de locomoção tem a aprovação de 45% da população pesquisada. Não há consenso sobre a avaliação geral da qualidade do sistema de transporte público: 39% dos entrevistados consideram que o sistema é ótimo ou bom, 26% julgam regular e 28% acham que é ruim ou péssimo.

Apesar dos ônibus terem tido a pior avaliação entre os meios de locomoção urbanos, 46% dos entrevistados afirmaram ter percebido uma melhora na condição do sistema nos últimos dois anos. Na opinião dos brasileiros, o tempo de viagem foi o aspecto que mais melhorou em relação ao transporte público. Grande parte dos entrevistados também revelou otimismo sobre a perspectiva para os próximos três anos. Para 49% da população haverá melhora no sistema de transporte urbano, contra 12% que acreditam que vai piorar.

Segurança
Mais da metade dos entrevistados (52%) afirmou ter medo "sempre" ou "na maioria das vezes" de sofrer um acidente ou ser assaltado utilizando o meio de transporte de sua preferência. Os mais preocupados são os que andam de moto (68%) e os menos, os que escolheram se locomover a pé (39%).

Fonte: Terra

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Metroviários da Trensurb decidem se entram em greve hoje

Os metroviários gaúchos decidem nesta quarta-feira (17), em assembleia, se iniciam ou não iniciam greve no dia seguinte. Na semana passada eles aprovaram indicativo de greve a partir da zero hora do dia 18. Até a assembleia os trabalhadores vão esperar nova proposta salarial da Trensurb.
Através de Assembleia Geral Extraordinária realizada na tarde da última quarta-feira (10/08), os metroviários deliberaram sobre os rumos da Campanha Salarial e, por unanimidade, resolveram lançar indicativo de greve para a zero hora da próxima quinta-feira, dia 18 de agosto de 2011. A paralisação é motivada por uma série de fatores. Geralmente, o senso comum, impede que as pessoas visualizem num movimento com essa dimensão outra possibilidade que não seja “ganhar dinheiro”.
A greve dos metroviários é uma luta justa e limpa que visa sim a reposição salarial, mas - acima de tudo - a manutenção dos nossos direitos como trabalhadores. E essa é uma luta que todos os cidadãos tem que tomar para si, já que o Brasil enfrenta uma crise nas relações governamentais que, em nome do crescimento/desenvolvimento, vem gradativamente espoliando a classe trabalhadora. Não faz parte da nossa pauta de reivindicações apenas as “lutas particulares” de nossa categoria, mas também uma série de problemas administrativos observados na Trensurb e, como cidadãos, temos o dever de denunciar e combater. Terceirizar, assediar, dividir iguais, retirar direitos... Esse não é o caminho!

Informações do Sindimetro-RS
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Transporte coletivo em Florianópolis pode ter reajustes nas tarifas de ônibus

O Setuf (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis) solicitou à Prefeitura da Capital o reajuste no preço das passagens de ônibus. Atualmente, quem utiliza o cartão paga R$ 2,38. O valor para quem paga com dinheiro é R$ 2,95. O último reajuste foi em maio do ano passado.

De acordo com o presidente do sindicato, Waldir Gomes da Silva, o pedido foi motivado, entre outros fatores, pelo aumento do preço do combustível. “Desde 1º de janeiro, o óleo diesel, que representa o segundo maior custo do sistema de transporte, subiu 3%”, explica. Segundo Silva, o Setuf já solicitou a pauta de reivindicações do dissídio coletivo, normalmente elaborada em maio, para antecipar a negociação deste ano e evitar greves e paralisações.

A tarifa do transporte coletivo normalmente é reajustada com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que fechou 2010 acumulado em 6,47%. Se este índice for utilizado no cálculo, a passagem paga com cartão subiria de R$ 2,38 para R$ 2,53. Já a passagem comprada com dinheiro, atualmente em R$ 2,95, ficaria em R$ 3,14.

A Secretaria de Transporte, Mobilidade e Terminais da Capital informou que, ao receber o pedido de reajuste, deve marcar uma reunião com o Conselho Municipal de Transporte, formado por empresas e entidades ligadas ao setor. O conselho verifica a planilha de custos das empresas e autoriza o aumento, mas é o prefeito Dário Berger quem definirá qual o percentual a ser reajustado e a partir de quando a nova tarifa entrará em vigor, o que ainda não tem data para ocorrer.

Últimos reajustes
Período
Cartão (R$)
Dinheiro (R$)
Janeiro de 2008
1,98
2,50
Janeiro de 2009
2,10
2,70
Agosto de 2009
2,20
2,80
Maio de 2010
2,38
2,95
2011*
2,53**
3,14**



Fonte: ND Online


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Corredor de ônibus da Av. Presidente Kennedy em Olinda será entregue em setembro

Uma obra que começou a mais de 03 anos parece que finalmente será entregue, a construção do corredor de ônibus da av. presidente Kennedy em Olinda vem com suas obras se arrastando a muito tempo, a situação prejudica as mais de 75 mil pessoas que moram nos bairros de Peixinhos, Sapucaia, Jardim Brasil, Vila Popular, São Benedito e Aguazinha, todos cortados pela Avenida Presidente Kennedy. São 4.400 metros de problemas.
A obra só inclui a implantação de um corredor central de ônibus com oito paradas, parecido com o que existe na Avenida Caxangá no Recife. Orçada em R$ 7,5 milhões, ela deve ser concluída no mês de setembro. Para muitos usuários de ônibus, este novo corredor de ônibus vai significar bastante no que diz respeito a pontualidade dos coletivos, sem falar que os ônibus não precisarão mais andar junto dos carros, fazendo com que a viagem seja mais rápida.
Visando melhorar ainda mais a mobilidade na cidade, a Prefeitura de Olinda também está planejando obras viárias como: o vetor Norte-Sul pela avenida Olinda até Paulista; o vetor Norte-Sul pela PE-15 e o Vetor Oeste, pela avenida Presidente Kennedy.
Confira as linhas que passam por esta avenida:

881         Caenga/Rio Doce (Getúlio Vargas)
883         Caenga/Rio Doce (II Perimetral)
884         Jardim Brasil/Rio Doce
885         Sítio Novo/Rio Doce
886         Ouro Preto/Rio Doce
907         Paulista/Rio Doce
911         Ouro Preto (Cohab)
916         Ouro Preto/Joana Bezerra
920         Rio Doce/CDU
930         Rio Doce/Dois Irmãos
981         Rio Doce (Conde da Boa Vista)
983         Rio Doce (Princesa Isabel)
985         Rio Doce (Bacurau)
986         Rio Doce/Derby
996         Arthur Lundgren II/Rio Doce (Paratibe)


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