Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Mais de 50 Milhoões de Brasileiros levam mais de 1 hora para chegar a escola ou trabalho

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O  tempo gasto por 24% (cerca de 50 milhões) dos brasileiros para se deslocar entre suas casa e o trabalho ou escola é de, no mínimo, uma hora, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o levantamento do órgão sobre locomoção urbana, 15% dos entrevistados afirmaram gastar entre uma hora e duas horas por dia no deslocamento, enquanto 9% disseram que levam mais de duas horas para ir e voltar.

A maior parte dos entrevistados (43%) afirmou que o tempo de deslocamento é inferior a meia hora. A CNI entrevistou 2.002 pessoas entre 20 e 23 de março deste ano. Segundo a confederação, o tempo de locomoção é proporcional ao tamanho da cidade. Nos municípios com até 20 mil habitantes, 12% da população gasta mais de uma hora. Esse percentual sobre para 32% nas cidades com mais de 100 mil habitantes.

Menos da metade dos entrevistados (42%) utiliza o transporte coletivo como meio de locomoção. O mais habitual é o ônibus, com 34% da preferência. Em segundo lugar, vem a caminhada: 24% dos entrevistados afirmaram que vão a pé para a escola ou trabalho. O carro aparece apenas em 3º lugar, com 16%, e a bicicleta ocupa 4º lugar, com 8% das respostas. O levantamento aponta, ainda, que o uso de transporte coletivo é maior nas grandes cidades.

Nos municípios com até 20 mil habitantes, 44% dos entrevistados responderam que se locomovem a pé, enquanto que nas cidades com mais de 100 mil habitantes, 58% afirmaram utilizar o transporte coletivo. Entre os meios de transporte coletivos, o ônibus é o pior avaliado pelos entrevistados: 24% consideram que a qualidade dos coletivos é ruim ou péssima. Mesmo assim, esse meio de locomoção tem a aprovação de 45% da população pesquisada. Não há consenso sobre a avaliação geral da qualidade do sistema de transporte público: 39% dos entrevistados consideram que o sistema é ótimo ou bom, 26% julgam regular e 28% acham que é ruim ou péssimo.

Apesar dos ônibus terem tido a pior avaliação entre os meios de locomoção urbanos, 46% dos entrevistados afirmaram ter percebido uma melhora na condição do sistema nos últimos dois anos. Na opinião dos brasileiros, o tempo de viagem foi o aspecto que mais melhorou em relação ao transporte público. Grande parte dos entrevistados também revelou otimismo sobre a perspectiva para os próximos três anos. Para 49% da população haverá melhora no sistema de transporte urbano, contra 12% que acreditam que vai piorar.

Segurança
Mais da metade dos entrevistados (52%) afirmou ter medo "sempre" ou "na maioria das vezes" de sofrer um acidente ou ser assaltado utilizando o meio de transporte de sua preferência. Os mais preocupados são os que andam de moto (68%) e os menos, os que escolheram se locomover a pé (39%).

Fonte: Terra

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960