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Bilhete Único Carioca tem nova tarifa a partir deste sábado

sábado, 7 de maio de 2011

A nova tarifa do Bilhete Único Carioca (BUC) entrou em vigor no primeiro minuto deste sábado (7). O aumento, de R$ 2,40 para R$ 2,50, foi publicado na quinta-feira (5) no Diário Oficial do Rio. Esse valor foi obtido com base na fórmula prevista no edital de licitação do serviço de transporte coletivo por ônibus, realizada no ano passado. As informações são da Secretaria municipal de Transportes.
Com o BUC, o usuário pode realizar duas viagens pelo preço de uma, num intervalo de duas horas, nos ônibus das linhas municipais.


A cláusula inclui projeções de preços de mercado do óleo diesel, pneus, componentes para veículos, mão de obra, entre outros itens. Segundo a Secretaria, a fórmula de cálculo tem como fontes indicadores da Fundação Getílio Vargas e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: g1.com.br

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Linha Sul do Metrô de Fortaleza vai beneficiar 350 mil passageiros por dia

A implantação da Linha Sul do Metrô vai beneficiar a população da Região Metropolitana, principalmente dos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Pacatuba, onde estão concentrados dois terços da demanda de transporte público de passageiros da região. Com a integração plena entre os modais de transporte, o sistema terá capacidade de transportar cerca de 350 mil pessoas por dia numa primeira etapa. São 24 quilômetros de extensão divididos em 18 km em trecho de superfície, 3,8 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.

O ritmo de trabalho de construção do Metrô é intenso. Cerca de 1.900 operários trabalham em mais de 40 frentes de serviço ao longo dos 24 quilômetros de linha. Até abril deste ano, 76,9% das obras civis foram executados. A obra terá um investimento de R$ 1,705 bilhão. Ainda no ano passado, chegaram ao Ceará os dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs), de um total de 20, comprados da Itália para operar no sistema e será iniciada a fase de testes. Em 2011, o Metrô deve entrar em operação comercial.

Atualmente, na Linha Sul, estão sendo executadas 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Raquel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Xico da Silva (antiga João Felipe). O Governo do Estado está trabalhando para a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek (antiga Montese) e Padre Cícero.

O Metrô vai reformular o sistema de transporte de Fortaleza e da Região Metropolitana. A implantação do sistema de integração modal (com outros meios de transporte) facilitará o deslocamento da população com economia de tempo e de dinheiro. O serviço vai possibilitar ainda a redução da poluição ambiental, pois ele é dotado de sistemas elétricos.

No segundo estágio do Metrô de Fortaleza, está prevista a construção da Linha Oeste, que liga Fortaleza a Caucaia. Nesse trecho, que é hoje operado pelo sistema diesel, estão sendo realizadas atualmente melhorias na via permanente, no material rodante e nas estações. As obras da linha metroviária, que serão feitas em uma etapa posterior, contemplarão 19 km, sendo 16.8 km em superfície e 2.2 km em elevado; a execução de 14 estações metroviárias; a construção de viadutos para eliminação das passagens de nível; e a eletrificação da linha. O empreendimento terá um investimento de R$ 847 milhões.


Fonte: Metrofor

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Integração dos ônibus de Santa Maria foi feita sem muitos estudos

A iniciativa de informatizar o transporte coletivo em Santa Maria, com a implantação das catracas eletrônicas nos ônibus e de um sistema que permite um controle maior e a coleta de dados para corrigir problemas de horários e evitar superlotações, por exemplo, foi um grande passo para futuras melhorias no serviço – até porque ainda problemas a resolver. Agora, a integração dos ônibus é outra tentativa de tornar o transporte mais eficiente, afinal, o objetivo principal do transporte coletivo é atender às necessidades das pessoas (ir de um lugar para outro da forma mais rápida e barata possível). Porém, é preciso ter muita atenção ao que irá ocorrer daqui para a frente na cidade. Primeiro, porque esse sistema de integração com base em cartão eletrônico e segunda passagem mais barata é apenas um dos sistemas existentes e, talvez, o mais fácil de ser implantado. Mas fica a dúvida: será que é o mais adequado?

Outro sistema de integração, mais complexo, mas talvez mais adequado é o adotado em cidades como Cascavel (PR), que é do mesmo tamanho de Santa Maria, onde há grandes terminais de ônibus e em que todos os passageiros pagam só uma passagem e podem andar em quantos ônibus quiserem. Isso é possível lá porque, em cada canto da cidade, há linhas curtas que levam os passageiros dos bairros até grandes terminais cobertos e fechados. E depois, há linhas rápidas, que partem a cada dois, três, cinco ou 10 minutos, indo de um terminal até outro. Com isso, a pessoa pode pegar um ônibus para ir de casa para o terminal, desembarcar e pegar rapidamente um ônibus para ir para o terminal no Centro ou em outro canto da cidade e, ainda, pegar um terceiro ônibus para chegar onde quer. Tudo isso com o valor de uma só passagem.

Por sinal, a tarifa em Cascavel está em R$ 2,40 hoje e permite tudo isso. Era R$ 2,20 até o mês passado. Para implantar um sistema desses, seria preciso um grande estudo e grande investimento em obras, reformulando todo o sistema. Se funcionaria aqui em Santa Maria, só estudos iriam dizer. Mas seria mais difícil de implantar, pois dependeria de obras caras e de uma reformulação completa no sistema.

A integração vai mesmo funcionar bem?
Eu disse antes que a integração implantada aqui é uma tentativa de melhorar o transporte porque só o tempo dirá se esse sistema dará mesmo certo. Ele funcionará bem se permitir que mais gente ande de ônibus e que se pague menos (na prática, isso vai ocorrer inicialmente para quem usa dois ônibus e passará a pagar uma passagem e meia em vez de duas passagens).

Porém, a impressão é que esse sistema foi implantado muito depressa, por pressão da prefeitura, mas sem estudos de impacto econômico e que apontem a melhor maneira de fazer a integração. Por exemplo: será que, na realidade de Santa Maria, fazer uma segunda passagem a 50% é o mais adequado? Será que se fosse só 20% ou 30% do valor não aumentaria muito mais o número de passageiros (o que, por outro lado, também exigiria mais ônibus nas ruas)? Ou, se a segunda passagem fosse de graça, não seria mais eficiente, atraindo mais usuários para compensar os gastos maiores? Essas são dúvidas que só seriam respondidas com um grande estudo e plano do transporte. Mas está sendo implantada a integração mais de forma intuitiva do que científica.

O temor é que, se não der certo, o tiro pode sair pela culatra. Sabe por quê? Porque há uma estimativa da prefeitura de que, hoje, 7 mil a 10 mil pessoas precisam pegar dois ônibus para ir trabalhar ou estudar na cidade. Com a integração, elas passarão a pagar o equivalente a uma passagem em meia, o que provocará uma redução inicial da receita das empresas de ônibus. Para compensar isso, será preciso que esse novo sistema seja mais atraente e consiga captar novos usuários – seja de pessoas que passarão a usar o transporte coletivo a partir de agora ou de usuários que já pegam um ônibus e começarão a pegar um segundo ônibus em vez de caminhar um trecho da viagem até o trabalho, à escola e a sua casa. Mas a própria ATU acredita que esse crescimento se dará a médio prazo. Se isso ocorrer, a receita das empresas irá se manter ou até crescer. Porém, se a receita das empresas de ônibus cair, como deve ocorrer inicialmente, daqui a alguns meses isso provocará uma pressão por novo aumento da tarifa, pois isso é levado em conta na hora de calcular o valor da passagem.

Apesar dessas preocupações, a torcida é para que a integração implantada dê mesmo certo, fazendo com que as pessoas possam andar mais de ônibus e pagar menos. Torço para que essas preocupações não se tornem realidade em breve, pois toda a cidade sairia perdendo.

Fonte: Click RBS

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A realidade do sistema de transporte coletivo de Teresina

O transporte coletivo é um bem, que deveria oferecer o mínimo de conforto aos usuários, por se tratar de um serviço público, operado por empresas privadas. Mas, não é bem isso que acontece de fato, para falar, todos falam, dizem que o sistema está funcionando às mil maravilhas, porém, a realidade é outra, e todos nós sabemos disso.
Infelizmente, o que se ver, principalmente nos horário de pico, é um verdadeiro caos enfretado por todos que depende deste serviço. Ônibus super lotados, onde passageiros seguem viagem com a porta aberta, o que representa um perigo, isso quando um ônibus para, pois na maioria das vezes, ônibus vindo do centro, sentido zona leste, ao chegar na altura do Horto Florestal, como diz o ditado popular: “Já não cabe mais nem recado”.
Agora fica a pergunta: Porque não licitar novas linhas, já que as atuais não estão atendendo a demanda? Talvez a Prefeitura de Teresina, tenha uma resposta, ou será que não?
O que acontece, é que é bem mais simples elevar o preço da passagem, do que licitar novas linhas de ônibus, afinal, aumentar o preço das passagens, prejudica “apenas” o usuário e licitar novas linhas…bem licitar novas linhas, todos sabem quem prejudica.
Para mudar uma realidade como essa, onde todos fazem ‘vista grossa’ para o problema, só mesmo o usuário prejudicado pode fazer isso, não deixando levar-se por promessas mirabolantes no período eleitoral, que diga-se de passagem, não está muito longe e votando de acordo com suas convicções e ideiais.

Fonte: Dono da Notícia

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Salvador terá novas paralisações de ônibus na próxima semana

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O impasse entre rodoviários de Salvador e Região Metropolitana e empresários continua. Membros do Sindicato dos Rodoviários da Bahia ainda não chegaram a um consenso com a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (ABEMTRO) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (SETPS) em relação às reivindicações da categoria. 
Na quinta-feira (5), membros do sindicato se reuniram com representantes da ABEMTRO e do SETPS, mas a proposta de reajuste oferecida não foi aceita pelos rodoviários. A ABEMTRO representa os empresários das companhias de transporte intermunicipal do estado da Bahia.
Os rodoviários reivindicam 18% de reajuste salarial, pagamento de tickets alimentação e folga aos finais de semana. No caso das empresas intermunicipais, os trabalhadores querem a extinção dos refeitórios para que a alimentação seja fornecida, exclusivamente, através do pagamento dos tickets.
Segundo Hélio Ferreira, tesoureiro do sindicato da categoria, novas paralisações irão ocorrer na próxima semana. O sindicato volta a ser reunir com integrantes da ABEMTRO e do SETPS na terça-feira (10). Já na quarta-feira, será realizada uma assembleia para avaliar as propostas apresentadas.



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Belo Horizonte terá mais 720 abrigos para ônibus

A Prefeitura de Belo Horizonte (MG) abriu licitação para instalar 720 novos abrigos de ônibus em ruas e avenidas fora do perímetro da avenida do Contorno. A mesma concorrência pública também trata da manutenção de 150 abrigos já existentes e que foram depredados ou avariados. Os abrigos serão instalados em pontos com maior demanda de embarque de passageiros, nas diversas regiões.
O valor total da licitação é de R$ 5 milhões. Cada um dos 720 novos abrigos terá custo total instalado entre R$ 4.700 e R$ 4.800, conforme previsão da BHTrans (Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte).

Atualmente, Belo Horizonte tem 9.200 pontos de embarque e desembarque de passageiros. Desses, 676 contam com abrigos para calçadas estreitas, nos moldes dos 720 que serão instalados. A cidade ainda possui outros 1.250 pontos com abrigos maiores, com estrutura diferenciada.
De acordo com o analista de Administração da Gerência de Sinalização da BHTrans, Carlos Alberto Gonzaga, cerca de dez abrigos são depredados ou avariados todos os meses. O custo mensal com a manutenção dessas unidades fica próximo de R$ 10 mil.
- O edital prevê a imediata manutenção dos abrigos com problemas e a instalação dos 720 em um prazo de 90 dias.

A definição dos pontos que irão receber os abrigos será feita com base no fluxo de usuários do transporte coletivo. As 720 novas unidades serão destinadas apenas a vias com calçadas estreitas, com largura mínima de 1,5 m. A licitação aberta será na modalidade concorrência pública, do tipo menor preço, mas a expectativa com base em licitações anteriores, é de que o valor por abrigo fique entre os R$ 4.700 e R$ 4.800.

O transporte coletivo gerenciado pela BHTrans em Belo Horizonte conta com cerca de 1,5 milhão de usuários todos os dias. A região central da cidade já é totalmente atendida por abrigos, mas na periferia o usuário ainda é obrigado a ficar sujeito ao sol e à chuva.

Caso da estudante Raquel Oliveira, 17 anos, que todos os dias úteis pega o ônibus Céu Azul (2215) na avenida Portugal, no bairro Céu Azul, em ponto que ainda não conta com abrigo, para se deslocar até a região central, onde cursa o ensino médio.
- Pior do que o sol forte é quando chove e quem está no ponto não tem como se esconder. Aqui não tem nenhuma loja perto.

Além da instalação do abrigo, a empresa vencedora da licitação também terá que fazer a recomposição da calçada e a instalação de piso sinalizador para deficientes visuais, disse o analista da BHTrans.
- Vamos atender inicialmente as regiões com maior demanda de usuários do transporte coletivo na periferia da cidade. Os pontos com menor demanda de embarque, de pessoas aguardando o coletivo, ficarão para uma nova etapa.


Fonte: R7.com

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Em São Paulo, Metrô usará torpedo para avisar usuário sobre problemas em linhas

O Metrô de São Paulo vai começar a enviar no próximo mês mensagens de celular para alertar passageiros sobre problemas nas linhas, incluindo trechos onde trens operam com velocidade reduzida ou mesmo interrupção do funcionamento. O cadastro começa nesta sexta-feira (6), no site do Metrô.
O conteúdo será "personalizado": cada usuário vai receber apenas informações referentes às linhas e estações que estão em seu caminho. O cadastro para receber SMSs começa hoje.
O objetivo do novo serviço é avisar usuários com antecedência sobre problemas na rede, para que eles possam organizar-se melhor, optar por outros meios e minimizar transtornos - optando, por exemplo, por ir de ônibus. Para a rede de metrô, um dos benefícios é contribuir para que as estações não fiquem superlotadas.
Os usuários vão receber torpedos do tipo "trens da Linha 1-Azul operam com velocidade reduzida" ou "problema interrompe momentaneamente a circulação na Linha 3-Vermelha". Haverá informações sobre praticamente todas as linhas, com exceção da 4-Amarela, cuja administração é de responsabilidade de uma empresa privada.


Fonte: g1.com.br

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No Rio, Prefeitura anuncia novo reajuste do Bilhete Único Carioca

Foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Município a nova tarifa do Bilhete Único Carioca (BUC), que entrará em vigor no primeiro minuto de sábado, dia 7. Em nota, a secretaria de Transporte afirma que o valor de R$ 2,50 foi obtido com base na fórmula prevista no edital de licitação do serviço de transporte coletivo por ônibus, realizada no ano passado.


"Essa cláusula inclui projeções de preços de mercado do óleo diesel, pneus, componentes para veículos, mão-de-obra, entre outros itens. A fórmula de cálculo tem como fontes indicadores da Fundação Getílio Vargas e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), diz nota.

Em novembro, a passagem dos ônibus já havia subido, com a adoção do BUC, de R$ 2,35 para R$ 2,40. O edital de licitação previa que as concessionárias poderiam ter reajustes a partir de maio. Segundo a secretaria, a regra do reajuste considera a variação dos índices entre os meses de março de 2010 a março de 2011.



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