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Tarifa de ônibus no Recife vai custar R$ 2,00

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O Conselho Superior de Transporte Metropolitano aprovou, na manhã de hoje, o reajuste de 8,66% nas tarifas do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife. O percentual aprovado equivale a variação do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA)/IBGE correspondente ao período compreendido entre 2009 e 2010 - tendo em vista que o último reajuste aprovado para o setor foi em janeiro de 2009, num total de 6,14%. A proposta apresentada ao CSTM pela Empresa de Transportes Integrado – Urbana-PE foi de 24,33%.
           
A tabela com os valores aprovados pelo conselho será encaminhada ainda hoje à Agência Reguladora de Pernambuco (ARPE), para que sejam arredondados e homologados. O reajuste, após a homologação, começa a valer a partir da 0h do próximo domingo (9).
           
O governo estadual, através do presidente do CSTM, o secretário das Cidades, Danilo Cabral, determinou ao setor o cumprimento de algumas metas de qualidade que deverão ser cumpridas ao longo dos próximos 12 meses, entre elas estão: a substituição de 400 veículos da frota atual por veículos novos; a instalação de GPS em 100% dos ônibus; a universalização da acessibilidade para 50% da frota e a imediata melhoria do atendimento aos usuários do VEM Estudante que utilizam o Posto de Carregamento da Praça Maciel Pinheiro. 
           
Com a instalação de GPS em 100% da frota, o Grande Recife poderá implantar a Central de Monitoramento, que passará a oferecer informações em tempo real sobre os horários e intervalos dos coletivos, possibilitando, inclusive o fornecimento de dados aos usuários pela internet e celular.
           
O secretário das Cidades, Danilo Cabral, enfatizou a importância da manutenção de utilização do IPCA para o reajuste do setor. “Desde 2008, o governo estadual optou por adotar o IPCA como balizador do reajuste para o transporte público de passageiro. Isso foi essencial para dar transparência ao processo. Afinal, estamos tratando de algo que é estabelecido a partir de critérios nacionais. Anteriormente, o uso de percentuais apontados por planilhas construídas pelo setor gerava muita confusão. O governo compreende que o reajuste é essencial para a manutenção do equilíbrio do setor, mas queremos manter as regras bem claras”, destacou o secretário.
           
A utilização do IPCA mantém uma política adotada desde 2008, quando foi concedido um reajuste de 8,59 %. Anteriormente, os cálculos eram baseados em uma planilha de custos do sistema, elaborada pelos operadores, considerando os custos gerais, incluindo insumos e impostos. Todos os 19 integrantes do CSTM estiveram presentes à reunião. Deste total, 18 votaram favoravelmente ao reajuste proposto pelo governo, e apenas um a proposição do Urbana-PE.
           
Antes da aprovação do reajuste, Recife ocupava o 24º lugar no ranking das capitais brasileiras com menor tarifa, composto por 27 cidades.  A partir da homologação, a capital pernambucana estará no 20º do ranking. Apenas sete cidades tem tarifas mais baratas que o Recife, são elas: João Pessoa (PB), Teresina (PI), Macapá (AP) e Rio Branco (AC), com tarifas de R$ 1,90; Belém (PA), com tarifa de R$ 1,85; Fortaleza (CE), com tarifa de R$ 1,80, e São Luís (MA), com tarifa de R$ 1,30. 

A reunião também serviu para que a Secretaria das Cidades determinasse o cumprimento de metas de qualidade, que deverão ser atingidas pelas empresas de ônibus ao longo deste ano. São elas:» a substituição de 400 veículos da frota atual por veículos novos;
» a instalação de GPS em 100% dos ônibus;
» a universalização da acessibilidade para 50% da frota;
» a imediata melhoria do atendimento aos usuários do VEM Estudante no posto de carregamento da Praça Maciel Pinheiro, na Boa Vista.


As novas Tarifas serão:

Anel A: R$ 2,00
Anel B: R$ 3,00 ou 3,05
Anel D: R$ 2,45
Anel G: R$ 130

Após homologados pela ARPE, é que teremos a definição do anel B.
Mais Informações nas próximas postagens.

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CMTC quer implantar corredor norte-sul em Goiânia

O re­cém-em­pos­sa­do pre­si­den­te da Com­pa­nhia Me­tro­po­li­ta­na de Tran­spor­tes Co­le­ti­vos (CMTC), Jo­sé Car­los Xa­vi­er “Gra­fi­te”, dis­se on­tem que a prin­ci­pal mis­são à fren­te do ór­gão é a cons­tru­ção do Cor­re­dor Nor­te-Sul, li­nha ex­clu­si­va que li­ga­ria os ter­mi­nais Vei­ga Jar­dim, em Apa­re­ci­da de Goiânia, até o Re­can­to do Bos­que, nor­te da ca­pi­tal. Pa­ra tan­to, é aguar­da­da a apro­va­ção de em­prés­ti­mo jun­to a Co­o­pe­ra­ção An­di­na de Fo­men­to (CAF), no va­lor de R$ 75 mi­lhões. 

O cor­re­dor te­ria ca­pa­ci­da­de pa­ra tran­spor­tar até 12 mil pes­so­as em ho­rá­rio de pi­co. Gra­fi­te de­cla­rou ainda que a in­ten­ção, além da im­plan­ta­ção do Nor­te-Sul, ain­da sem da­ta pre­vis­ta, é oti­mi­zar o tran­spor­te co­le­ti­vo por meio de re­for­mas e ade­qua­ções nos ter­mi­nais. 

O pró­xi­mo ter­mi­nal a pas­sar por ajus­tes é o Ter­mi­nal do Ga­ra­ve­lo, em Aparecida. O iní­cio das mu­dan­ças no lo­cal foi anun­ci­a­do du­ran­te a inau­gu­ra­ção do Ter­mi­nal Ban­dei­ras, no úl­ti­mo dia 22 de de­zem­bro, pa­ra o fim des­se mês. Já on­tem Gra­fi­te dis­se so­men­te que a obra de­ve ser con­cluí­da ain­da nes­te se­mes­tre, sem anun­ci­ar da­ta de iní­cio. 

Ele apro­vei­tou a opor­tu­ni­da­de pa­ra fa­lar so­bre os pro­ble­mas de in­fra-es­tru­tu­ra nas no­vas ins­ta­la­ções do Ter­mi­nal das Ban­dei­ras. In­for­mou que em pou­cos di­as a CMTC re­sol­ve­rá as fa­lhas e em re­la­ção ao Ei­xo Anhan­gue­ra, de­fen­deu a per­ma­nên­cia da con­ces­são com a es­ta­tal Me­tro­bus, des­de que cum­pra as exi­gên­cias e pri­o­ri­ze a me­lho­ra do ser­vi­ço ofe­re­ci­do.
 
Fonte: O Hoje
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Grande Recife cria atendimento opcional ao Paiva

Linha Opicional Candeias e Aeroporto
Criada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte especialmente para atender a demanda dos usuários que circulam no trecho entre as praias de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, e de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, a linha 160-Gaibu/Barra de Jangada começa a operar a partir amanhã (08/01). Com serviço diferenciado (do tipo Opcional) e integração temporal, a linha irá operar todos os dias da semana, com dois ônibus, realizando, diariamente, 30 viagens. Com a nova opção de transporte, o acesso a Reserva do Paiva também será facilitado. Obs: O Serviço será prestado pela empresa São Judas Tadeu.

Por se tratar de um serviço opcional, como são as linhas 042-Aeroporto (Complementar) e 072-Candeias (Complementar), os veículos estão equipados com ar-condicionado. A tarifa da linha, (assim como acontece em todo o serviço Opcional) será diferenciada e custará R$ 3,45. O pagamento poderá ser feito em dinheiro ou com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Trabalhador e Comum. As gratuidades (inclusive a meia passagem para estudantes) não são aceitas neste tipo de serviço, em acordo com o que prevê o Regulamento do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.

Caso opte pelo uso do VEM, nas modalidades Trabalhador ou Comum, o usuário contará com o benefício da integração temporal, por bilhete, com a linha 072-Candeias. Ou seja, o passageiro paga apenas uma passagem podendo utilizar as duas linhas, em ambos os sentidos. Este formato de integração, no entanto, só poderá ser realizada no terminal da linha 072-Candeias, que fica localizado na Rua Cruz Alta, no bairro de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes.

OPERAÇÃO - O itinerário da nova linha terá como ponto de partida, sentido Gaibu/Barra de Jangada, a Praça das Artes (Terminal da linha Gaibu), passando pela PE-28, Enseada dos Corais, Itapuama, Praia do Paiva, Ponte do Paiva, Estrada de Curcurana, Rua Porto Alegre e chegando à Rua Cruz Alta - terminal da linha e onde poderá ser realizada a integração. Na volta, sentido Barra de Jangada/Gaibu, o itinerário inicia na Rua do Sol (em Jaboatão), seguindo pela Estrada de Curcurana, Ponte do Paiva, Praia do Paiva, Itapuama, Enseada dos Corais e PE-28 até - a Praça das Artes, em Gaibu.
Para informar aos usuários, o Consórcio disponibilizou cartazes nos ônibus das linhas 072-Candeias (Opcional), Gaibu/TI Cabo e panfletos, que estão sendo distribuídos em pontos estratégicos no entorno do Terminal de Barra de Jangada e da Reserva do Paiva.
Para informações sobre o itinerário das linhas, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158.
Outras dúvidas, sugestões e reclamações também podem ser esclarecidas/realizadas pelo telefone citado ou através da Ouvidoria pelo link www.granderecife.pe.gov.br/ouvidoria.asp.

Fonte: CGRT
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Goiânia: CMTC já está sob o comando de seu novo presidente

A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) tem novo presidente. Apesar de não ter sido empossado oficialmente, o engenheiro civil José Carlos Xavier, mais conhecido como Grafite (PT), já assumiu o comando da Companhia, em substituição ao então presidente Marcos Massad.

José Carlos Xavier é engenheiro civil, formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 1982. Casado, dois filhos e um neto. Ele é especialista em Planejamento de Transporte pela EBTU-GEIPOT (Empresa Brasileira de Transportes Urbanos - Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes),  UNB - Universidade de Brasília.

Confira a seguir parte da experiência profissional do novo presidente da CMTC:
- Grafite trabalhou no Plano Diretor de Transporte Urbano de Goiânia - 1984/1986;
- Na transurb, no período de 1986/1993;
- Superintendência Municipal de Trânsito - 1993/1996;
- Diretor geral do Departamento Metropolitano do Transporte Urbano - DF - 1997;
- Assessor de Planejamento do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Goiânia (Setransp)- 1998/2001;
- Presidente do Grupo Executivo de Gestão da Rede de Transporte (Getrans) - 2002;
- Secretário Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana - Ministério das Cidades - 2003/2007;
- Coordenador nacional do Projeto Pensar o Brasil do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea)  - 2008/2011.
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Grande Recife: Usuários de Parque Capibaribe farão parte do SEI

A partir amanhã (08/01), o Grande Recife Consórcio de Transporte inicia a operação de uma nova linha de ônibus para atender a comunidade de Parque Capibaribe, em São Lourenço da Mata. A linha 492 – Parque Capibaribe (Integração), que irá operar com tarifa do anel A (R$1,85), fará parte do Sistema Estrutural Integrado – SEI, integrando no Terminal de Camaragibe. Com a nova linha, os usuários terão acesso a benefícios como a redução de custos com o transporte e mais opções de deslocamento.

A nova linha ofertará um serviço de 77 viagens aos domingos, 93 aos sábados e 119 viagens diárias (dias úteis). O início da operação também proporcionará novas opções de itinerários para a comunidade - que até então só possuíam ligação direta com a região central da capital, através da linha 456 – Parque Capibaribe. Com a mudança, a linha 456, que realiza viagens diretas ao centro do Recife cobrando a tarifa do anel B (R$ 2,80), sem direito ao SEI, terá sua operação suspensa também neste sábado.

Além da criação da nova linha o Consórcio reforçará o serviço de outras quatro linhas (ver lista abaixo) que integram no Terminal Integrado de Camaragibe. O reforço proporcionará aos usuários, além da redução do tempo de embarque nestas linhas - que irá variar entre cinco e 12 minutos nos horários de pico - opções de deslocamento para os bairros da Macaxeira, Derby, Rua do Príncipe e a Avenida Conde da Boa Vista, pagando apenas uma tarifa do anel A (equivalente a R$1,85).

Benefícios – O primeiro benefício a ser sentido, de imediato, pelos usuários será a redução do custo, já que a tarifa da linha que oferece a opção da integração cairá do anel B (R$ 2,80) para o A (R$ 1,85). Isso significa, por exemplo, que um usuário que reside na comunidade e precisava se deslocar diariamente (durante a semana) para o bairro de Boa Viagem, para trabalhar ou estudar, pagava quatro passagens - sendo duas do anel A e duas do anel B todos os dias, totalizando um gasto diário de R$ 9,30.

Agora, este mesmo usuário passará a pagar apenas duas tarifas (do anel A) por dia, totalizando uma economia de R$ 5,60 diariamente, já que ao apanhar o ônibus em Parque Capibaribe, seguirá até o TI Camaragibe, onde irá descer e pegar outro coletivo sem a necessidade de pagar uma nova passagem. O mesmo acontecerá no seu retorno.

Os usuários estão sendo informados através de cartazes afixados nos coletivos, panfletos distribuídos nas linhas que operam no TI Camaragibe, além de um carro de som anunciando a novidade dentro da comunidade. Para mais informações sobre o itinerário da nova linha, os interessados podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158. Dúvidas, sugestões e reclamações também podem ser esclarecida/realizadas pelo telefone citado ou através da Ouvidoria pelo link www.granderecife.pe.gov.br/ouvidoria.asp.

TIP - Além da nova linha o Grande Recife também irá proporcionar a partir de sábado (08/01) uma nova opção de integração. A linha São Lourenço TIP irá realizar integração, por bilhete, no Terminal Integrado de Passageiros (TIP).

A integração funcionará da seguinte forma:

Sentido São Lourenço/TIP:
Em dinheiro – O usuário paga R$2,80 (tarifa R$ 1,85 + complemento de R$ 0,95) e recebe um bilhete para integrar com o Metrô.

Com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) – O passageiro paga a tarifa “A” (R$1,85) e ao utilizar o validador do Metrô será descontado o complemento de R$ 0,95.

Sentido TIP/São Lourenço:
Em dinheiro – Em qualquer estação o usuário informa que deseja realizar a Integração. Para isso ele deve pagar R$ 2,80 (tarifa de R$1,40 + complemento de R$1,40) e recebe um bilhete para integrar nos ônibus.

Com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) – O passageiro deve pagar a tarifa do Metrô, equivalente a R$1,40; no validador será descontado o complemento de R$1,40.

Fonte: CGRT
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Ônibus utilizam combustível menos poluente em Campinas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

As empresas de ônibus de Campinas começaram a utilizar, nesta quarta-feira (5), um combustível menos poluente. É o Diesel S-50, que emite apenas 50 partes por milhão (ppm) de enxofre (S) após a queima no motor. O anterior liberava dez vezes mais enxofre.

Segundo a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), com o novo combustível a redução de material particulado emitido para a atmosfera é de 5%, mas pode chegar a 70% no futuro.
O material particulado é um conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho, têm potencial de causar riscos à saúde e são responsáveis pela chuva ácida.

Fonte: EPTV
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Feira de Santana já conta 70 ônibus com GPS

Parte da frota do Sistema Integrado de Transportes (SIT) de Feira de Santana já conta com sistema de GPS instalados em ônibus do transporte coletivo de passageiros. São 70 equipamentos, utilizando-se de sinais de satélites, para fornecer a posição exata dos veículos em suas respectivas rotas de tráfego.
O GPS está presente em 70 dos 207 ônibus do transporte coletivo urbano. A medida é uma ação do Governo Municipal que prima por um transporte mais organizado e que possa corresponder às expectativas do usuário do sistema.
Todos os novos veículos introduzidos à frota em 2010 já contam com GPS. Os novos ônibus, que ainda este semestre devem substituir os antigos, também serão equipados com o sistema de rastreamento.
O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, credita que muito em breve toda frota do SIT já estará equipada com o sistema. “O objetivo do Governo Municipal é dotar todo sistema desse equipamento”, disse.
Com a instalação do GPS nos veículos, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vai poder fiscalizar com maior eficiência o serviço prestado pelas empresas de ônibus coletivo.
“O GPS vai substituir a fiscalização feita pelos fiscais. Nos grandes terminais, por exemplo, terão telões informando o horário dos veículos, itinerário dos coletivos e o próprio cidadão, se desejar, poderá informações via celular sobre o horário exato que o seu carro estará passando pelo ponto desejado”, informa o secretário Flailton Frankles.
O secretário Flailton Frankles também ressaltou a instalação de câmeras de segurança em vários ônibus do transporte coletivo da cidade. “Todos os novos ônibus introduzidos à frota em 2010 contam com o esse sistema”, comenta.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, mais de 3 milhões de pessoas utilizam, por mês, o sistema de transporte coletivo na cidade.
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São Paulo: Metas na área do transporte não saem do papel

A tarifa aumentou, mas as melhorias prometidas pela prefeitura para o usuário do transporte público da capital continuam no papel. Nos últimos dois anos, a gestão Gilberto Kassab (DEM) pouco avançou em obras importantes, como a implantação de novos terminais urbanos --dos 13 previstos, apenas 1 foi entregue à população.
A mesma demora é observada no ritmo de criação de novos corredores de ônibus, essenciais para aumentar a velocidade das viagens, reduzir as filas nos pontos e melhorar a satisfação dos usuários. Nenhum dos 66 km previstos começou a operar.
Mesmo sem receber a esperada contrapartida, o paulistano vai pagar mais caro a partir de hoje --a passagem subiu de R$ 2,70 para R$ 3. O valor é R$ 0,35 mais caro que o aplicado pelo Metrô e pela CPTM, o que pode causar uma migração de usuários entre os sistemas de transporte.

'Velocidade média dos ônibus vai aumentar'
A Secretaria Municipal dos Transportes informou ontem que os projetos previstos no plano de metas estão mantidos. Segundo a pasta, as zonas leste e sul, que registram maior procura por transporte público, serão priorizadas. A prefeitura também afirmou que trabalha para melhorar a fluidez dos ônibus.
"A meta é aumentar a velocidade média dos ônibus entre 10% e 15%, o que equivale ao acréscimo de 1.500 a 2.250 veículos", informou a pasta, que citou a implantação de uma faixa reversível na estrada do M'Boi Mirim (zona sul) como forma de reorganizar o sistema e reduzir o tempo da viagem.
Sobre o reajuste da tarifa, a secretaria afirmou que o aumento proporcionará uma redução de cerca de R$ 150 milhões no subsídio pago às concessionárias, investindo em outras áreas. A prefeitura ainda disse que pode remanejar recursos, se necessário. Adriana Ferraz
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