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Rio de Janeiro: Detran diz que já multou quase 60 mil ônibus desde o início do ano

quinta-feira, 10 de junho de 2010


O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) informou nesta terça-feira (8) que já multou 57.491 motoristas de ônibus desde o início do ano no Rio. Segundo o Detran, a maior parte das infrações registradas de janeiro a abril foi por excesso de velocidade. O avanço de sinal vermelho ficou em segundo lugar.
De acordo com a Secretaria municipal de Transportes do Rio de Janeiro, a fiscalização é feita com base num ranking das reclamações dos usuários. Mas a Secretaria diz que ainda falta muito treinamento para os motoristas.“Ele é punido tanto nas infrações do código de trânsito brasileiro quanto no código disciplinar da modalidade. Além da empresa tomar ciência disso, ela deve trabalhar em cima disso, com o seu setor de recursos humanos, no treinamento desses motoristas”, disse o coronel Eduardo Frederico, subsecretário municipal de Transportes.Cerca de 19 mil ônibus circulam todos os dias pelas ruas da cidade. Os abusos praticados por motoristas não são apenas na forma de atender às pessoas que dependem desse tipo de transporte. O desrespeito às normas de trânsito também é facilmente flagrado.
Durante algumas horas, uma equipe do RJTV flagrou nesta terça-feira (8) motoristas de ônibus avançando o sinal vermelho e deixando passageiros a pé nos pontos. Para os pedestres, além de perigoso, invadir a pista para chamar a atenção dos motoristas não garante conseguir parar o veículo.
Nas imagens, um homem leva quase vinte minutos para conseguir parar um ônibus. Mesmo assim, ele precisou correr porque o motorista parou longe do ponto. Com o filho no colo, a dona de casa Iara Belmiro precisou esperar muito mais: "Se a gente espera ele aqui, ele passa pela outra faixa, então a gente é obrigado a ir mais para lá, dar sinal para ela parar. É mais arriscado, mas se não a gente nunca sai daqui”.
Bastam poucas horas de observação e as cenas de descaso com os passageiros se repetem. Num cruzamento perigoso, na Avenida das Américas, na Zona Oeste do Rio, apesar do sinal fechado, muitos ônibus passam direto. Um motorista foi flagrado dirigindo com apenas uma das mãos enquanto fuma, o que é proibido dentro de qualquer coletivo.



Carga horário influi na qualidade do serviço, diz sindicato

O Sindicato dos Rodoviários informou que a carga horária de trabalho influi na qualidade do serviço prestado pelos motoristas, e que já está negociando com os empresários reduzir a jornada de sete para seis horas diárias. Ainda de acordo com o Sindicato, cabe às empresas dar treinamento aos profissionais.

Já a Fetranspor, que representa as empresas de ônibus, afirma que desenvolve um programa de educação para os motoristas, e que dos 40 mil profissionais do estado, 14 mil já passaram pelo treinamento. Ainda de acordo com a Fetranspor, as reclamações podem ser feitas pelo telefone 0800 886 1000.

Fonte: RJTV
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Fortaleza: Greve dos motoristas continua por tempo indeterminado


O terceiro dia da greve dos motoristas começou e os usuários temem novas paralisações de linhas, a exemplo do que houve nesta quarta-feira (09), quando milhares de passageiros passaram por diversos constrangimentos e atrasos.
Todos esses transtornos que os fortalezenses que utilizam o transporte coletivo estão submetidos começam na garagens das empresas de ônibus, onde os grevistas fazem manifestações diariamente, reivindicando aumento de salário em torno de 45%.

De acordo com Domingos Neto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintro), as paralisações vão continuar até que seja iniciada uma nova negociação e o empresariado consolide um reajuste salarial que esteja de acordo com os anseios da categoria.

Transtorno
Nos terminais de ônibus e nas principais avenidas da cidades, usuários se amontoam e chegam a aguardar horas por um ônibus que nem sempre abre as portas, por já estarem completamente lotados.
O tempo de duração entre a vinda de um coletivo para o outro chega a ser de duas horas, como informou alguns usuários no terminal do Papicu.

Fonte: Diário do Nordeste
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BH: Ponto de ônibus mais informado


Visando garantir aos usuários de ônibus acesso às informações sobre linhas e horários do transporte coletivo nos respectivos pontos de embarque e desembarque, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) criou o serviço Infoponto. Para isto estão sendo instalados nos abrigos de ônibus mapas esquemáticos afixados em suporte metálico, informando o trajeto principal e a freqüência horária das linhas que param em cada ponto. Acredita-se que mais de 1.300.000 usuários de ônibus serão beneficiados com a divulgação destas informações.

A primeira etapa do projeto consiste na instalação de painéis em 230 abrigos de ônibus dentro da área Central de Belo Horizonte, contemplando um mapa esquemático com os principais pontos de interesse a partir do ponto, um quadro de freqüência por faixa horária e o itinerário resumido. A segunda etapa abrange a instalação destas mesmas informações nos corredores de transporte e nos principais pontos de embarque e desembarque dos bairros.

A solução tecnológica escolhida para este serviço gera automaticamente os mapas esquemáticos, os quadros de freqüência e de itinerário em formato PDF a partir das bases de dados do sistema Ônibus (BH03), que utiliza desenho vetorial e de georreferenciamento. Os arquivos são impressos em placas de poliestireno (tamanho A3) para posterior fixação nos suportes metálicos instalados nos abrigos de ônibus.

Fonte: BHTrans
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Metrô do Cariri apresenta problemas


O Metrô do Cariri mal começou a operar comercialmente e já apresentou problema. Desde esta quarta-feira (9), apenas uma composição está funcionando. De acordo com o Metrofor, responsável pela operação, uma das máquinas foi retirada de circulação depois de apresentar defeito no alternador do motor de tração.

O equipamente foi encaminhado para a empresa fabricante, em Barbalha, e deve voltar a operar normalmente no próximo sábado, dia 12. Enquanto isso, o trajeto entre Crato e Juazeiro do Norte está sendo feito pela outra composição e o tempo entre uma viagem e outra, que era de 35 minutos, aumentou para uma 1h30.

A operação comercial do Metrô do Cariri foi iniciada no dia 31 de maio, com a cobrança de passagens, depois de 6 meses de operação assistida, que teve como objetivo o treinamento do pessoal, o ajuste das composições e a adaptação dos passageiros ao novo sistema de transporte.

Fonte: Verdesmares
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Salvador: Trens voltaram a funcionar nesta quinta-feira


Os trens voltaram a funcionar nesta quinta-feira, 10, depois que a Companhia de Transportes de Salvador (CTS) liberou, na tarde desta quarta, o salário e tíquete-alimentação dos funcionários referentes ao mês de maio. "Eles fizeram um acordo com a gente para pagar o vale-transporte entre hoje e amanhã (quinta e sexta) e estão pagando o táxi de quem pega o trabalho às 5h30 ou sai às 23h", explica Pedro França, diretor do Sindicato dos Ferroviários da Bahia (Sindiferro).

A categoria entrou em greve nesta terça, 8, a partir de 11h, reclamando do atraso no pagamento do salário e benefícios. O quinto dia útil do mês de junho caiu na segunda, 7. Na ocasião, a assessoria da Secretaria de Infra-estrutura e Transporte informou que a verba já estava liberada para a CTS e que seria repassada para os funcionários.A paralisação prejudicou cerca de 17 mil usuários que acessam a ferrovia diariamente. Eles pagam a passagem de R$ 0,50 (inteira) para o trecho entre Calçada e Subúrbio (e vice-versa) sendo que, durante a greve, a opção era o transporte com ônibus, que cobra R$ 2,30 (inteira) pela passagem.

Fonte: A Tarde
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Paralisação relâmpago dos ônibus prejudica e revolta brasilienses


A população brasiliense foi bastante prejudicada com a paralisação relâmpago dos rodoviários na manhã desta quinta-feira (10/06). Cerca de 300 mil passageiros ficaram sem transporte, e muita gente teve dificuldade de chegar a seus compromissos.

Segundo Sandra Lopes, a paralisação prejudicou muita gente. "Inclusive as pessoas que utilizam o metrô, pois o mesmo encontrava-se muito cheio. Hoje na estação terminal de Ceilândia os passageiros não conseguiam entrar", explica a leitora. Sandra sugeriu que na segunda-feira (14/06), quando os rodoviários entram oficialmente em greve, o metrô funcione com trens extras para atender à comunidade.

Rodrigo de Jesus Santos é morador do Itapoã e afirma que os problemas relacionados ao transporte público do Distrito Federal são apenas reflexo da falta de compromisso do governo. "As paralisações, greves, falta de manutenção nos veículos, descasos e falta de respeito com os estudades e usuários é apenas um reflexo da falta de compromisso dos governos e dos donos de empresas", assinala, lembrando aos governantes que em outubro haverá eleições. "A população tem que usar as eleições para mandar seu recado", finaliza.

Trânsito

O tráfego de veículos também foi prejudicado por causa da paralisação. Muitos optaram por tirar o carro da garagem para conseguir chegar aos compromissos, tornando o trânsito ainda mais intenso do que o normal.O motorista Rogério Silva classifica a paralisação como "um absurdo completo". Para ele, a paralisação só veio mostrar que a situação do trânsito na cidade é caótica.

"Hoje a lentidão era absurda. Como se não bastasse a obra no Balão do Gama e em Taguatinga, que nunca terminam, e faz com que diariamente os motoristas enfrentem engarrafamento. Essa paralisação só veio mostrar que a situação é caótica. Para nós motoristas já é cansativo nessa rotina, imagina para quem pega ônibus", assinala.


Notícias sobre o Transporte de Brasília

Fonte: Correio Brasiliense
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DF: Estudantes terão que esperar pela recarga do Passe Livre


Tem parlamentar que continua defendendo o benefício pra todos os alunos: de escolas públicas e particulares. Só que tendo um maior controle. “É preciso saber controlar o Passe Livre, e pagar aquilo que efetivamente é usado. E não da forma como está sendo feito atualmente, sem nenhum controle, simplesmente enriquecendo os bolsos dos empresários do DF”, ressalta o líder do PT Paulo Tadeu.

A deputada Eliana Pedrosa (DEM) recebeu os relatórios da Fácil. Segundo ela, R$ 4 milhões serviriam para pagar o sistema, se o governo repassasse para a empresa apenas 1/3 da passagem, como os alunos faziam antes.

“O custo não é de um passe livre. O custo é, na verdade, de um aumento de passagem que está sendo camuflado”, afirma a deputada.

Como há polêmica quanto ao novo Passe Livre, a expectativa era de aprovação do crédito extra para a Fácil. Mas é aí que a coisa está pegando. Pelo projeto do GDF, os R$ 20 milhões sairiam de emendas que os parlamentares têm direito para realização de pequenas obras e eventos religiosos e culturais. Só que até o líder do governo reagiu.

“Conversei com todos os parlamentares, e eles não aceitam do jeito que está este projeto. Preciso discutir esse projeto com o governador, que irá chamar uma reunião com todos os parlamentares, porque precisamos descobrir de onde vamos tirar esta receita para atender o Passe Livre”, avalia o líder do governo Aguinaldo de Jesus (PRB). E essa queda de braço entre GDF e Câmara Legislativa pode demorar.

E, por enquanto, nem previsão de retomada da recarga dos cartões. “Direto eu venho no posto e as filas estão lotadas, nunca tem recarga. Acho que eles ficam enrolando muito, ficam com esse negócio de aprovar, aprovar e nunca a gente sabe”, reclama o estudante Luisa Cavalcanti.

O custo do repasse chega a R$ 12 milhões, por mês.

Notícias sobre o Transporte de Brasília

Fonte: DFTV
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Cidade do Recife é carente de Corredores exclusivos para ônibus


Os corredores de trânsito do Recife lembram um campo de batalha. Com ruas e avenidas asfixiadas pelo aumento da frota, automóveis, ônibus e motos disputam, em movimentos nem sempre seguros, os metros livres que surgem à frente. O confronto é desigual. Por tamanho, perde o automóvel. Em quantidade perde o ônibus. Com a relação de um ônibus para 94,2 automóveis na cidade, os coletivos, embora maiores, ficam presos a uma teia de pequenos veículos.

A guerra então está declarada. Os grandões pulam de uma faixa a outra, enquanto os miúdos invadem a faixa preferencial dos ônibus, responsáveis pelo transporte diário de mais de um milhão de passageiros na cidade. O número é mais do que o dobro do total levado pelos 334,5 mil automóveis com placas do município. Estima-se que esses carros transportariam, com base na média de 1,5 pessoa por veículo, cerca de 501,8 mil pessoas. Mesmo com tal vantagem, os ônibus têm poucos atrativos para a população, que reclama da qualidade. Daí, a corrida para os carros.

"Reconheço quea opção oferecida pelo sistema de ônibus ainda não é a ideal para atrair quem opta pelo carro. A classe média principalmente", afirmou o secretário estadual das Cidades e presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Dilson Peixoto. Entenda-se, por ideal, a capilaridade do sistema, o respeito aos horários das viagens, a velocidade e o conforto dos veículos. A mea culpa de Peixoto coincide com as queixas dos usuários.

O desconforto dos ônibus e o longo percurso para se chegar ao trabalho depois de descer do ônibus estimulou a estudante Maria Olívia Mendonça, 19 anos, a optar pelo carro. "Era sacrifício se deslocar de ônibus todos os dias", argumentou.

O poder público sabe que está numa corrida desigual. Nela, o baixo número de corredores exclusivos para ônibus, a exemplo das avenidas Caxangá e Conde da Boa Vista, colaboram para a perda de dezenas de viagens. Isso porque, em horas de rush, algumas linhas dobram o tempo das viagens. Casos assim são facilmente contabilizados nas avenidas Rosa e Silva e Rui Barboa, que cortam bairross da Zona Norte, e da Domingos Ferreira, em Boa Viagem.

"A gente se acostuma com o ritmo das viagens, mas isso não é bom", avalia o condutor de ônibus Edgar Rodrigues, 41. As viagens feitas por ele na linha Córrego do Euclides/ Derby no começo da manhã e ao meio-dia, na Rui Barbosa e Rosa e Silva, são completadas em 30 e 40 minutos, quando poderiam ser executadas na metade do tempo.

Por isso, o sindicato dos empresários do setor de transporte público de passageiros (Setrans) insiste na criação de corredores exclusivos de ônibus. Foi assim que se implantou o corredor da Avenida Conde da Boa Vista, integrado ao corredor Norte-Sul. As mudanças na Conde da Boa Vista, embora bastante criticadas, são apontadas pelo Setrans como positivas e modelo a ser copiado em outros corredores.

A criação de novas faixas exclusivas para os coletivos, segundo o secretário Dilson Peixoto, é certa para se implantar em dois anos. Na lista, um corredor interligando Jaboatão dos Guararapes a Paulista e outro pela BR-101. Os veículos, por sua vez, teriam ar-condicionado e suspensão a ar, o que resultaria em mais conforto. O projeto soa como atrativo de parcela da população, mas muito ficará de fora. E isso exige mais projetos e esforços.

Fonte: Diário de Pernambuco
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