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Recife: Terminal Integrado de Paulista é inaugurado

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A população que reside nos municípios de Paulista, Igarassu e Abreu e Lima não vai mais precisar pagar duas passagens para sair de casa para o trabalho em outros municípios, como Recife e Olinda. Isso porque foi inaugurado nesta quinta-feira pela manhã o Terminal Integrado Pelópidas Silveira, na PE-15, em Paulista. O novo terminal vai beneficiar cerca de 85 mil pessoas que passarão a pagar apenas uma tarifa por dia. Para deixar mais uma unidade do Sistema Estrutural Integrado (SEI) pronto, foram investidos R$ 6,5 milhões em uma área de 29 mil metros quadrados, que terá a capacidade para operar 19 linhas e receber até 181 ônibus simultaneamente. O novo terminal agradou a população, que já começa a fazer as contas de quanto vai economizar após a chegada do SEI. “Tenho um filho que pagava até dois vales B e quatro vales A por dia para chegar ao trabalho. Com esse terminal ele vai pagar uma passagem B para ir e uma A para voltar. Agora vamos ter mais dinheiro para podermos colocar as coisas em casa”, disse a aposentada Alaíde Martins.No caso de Alaíde Martins, a economia diária será de R$ 8,35. “Se fizermos as contas, ele vai ganhar praticamente metade de um salário por mês”, comemorou a aposentada. “Esse sempre foi um grande problema de quem mora em Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, pois quando vão procurar um emprego e diz que mora nesses locais as empresas não querem pagar as passagens”, comentou o governador Eduardo Campos durante a inauguração, quando reiterou a promessa de entregar mais 11 terminais até o final do próximo ano.Para ajudar os deficientes, o Terminal Pelópidas Silveira foi construído com todas as sinalizações também em braile e piso tátil para facilitar a orientação dos deficientes visuais, rampas de acesso e uma Central de Atendimento ao Cliente totalmente adaptada.“A estrutura foi pensada para todo mundo. Gostei muito do que vi. Na verdade nunca pensei que isso um dia fosse sair do papel. Agora vamos realmente ser inserido na sociedade por completo”, disse a dona de casa Creonice Lima, que foi fiscalizar se os oito boxes para o comércio, as duas lanchonetes, os quatro banheiros públicos e os pontos de embarque e desembarque ficaram corretos.
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Em dez anos, São Paulo fica mais lenta

Há cerca de dois meses, na véspera do feriado de Corpus Christi, a cidade de São Paulo registrou seu último recorde de congestionamento. No final da tarde, indicadores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) marcaram 293 km de vias congestionadas. Trocando em miúdos, se enfileirássemos todos os veículos presos no trânsito naquele dia, a extensão iria desde a praça da Sé até a cidade de Jaú, no interior do estado de São Paulo.
Os índices médios de congestionamento na cidade estão longe de poderem ser considerados satisfatórios: dados da CET mostram que, no ano passado, a média de congestionamentos na cidade foi de 138 km de extensão – distância suficiente para chegar próximo ao município de Limeira, por exemplo. Nos horários de pico da tarde – entre 17h e 20h – a velocidade média dos veículos, em 2008, não chegava aos 15h km/h.
Com 3,5 milhões de veículos que efetivamente circulam pelas ruas diariamente, São Paulo está se transformando cada vez mais em uma cidade lenta. “A situação é muito preocupante. Estamos tendo um aumento crescente do uso do automóvel e um não suficiente aumento do uso do transporte coletivo”, alerta o professor e urbanista Cândido Malta, autor de um recente estudo sobre o transporte e o uso do solo em São Paulo. “A capacidade de suporte já é insuficiente. Se essa perspectiva não for mudada, teremos a paralisação da cidade, com todos os prejuízos que você possa imaginar”, alerta.

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João Pessoa: Integração Metropolitana elevou em 40% número de usuários

O número de passageiros que utilizam a Integração Temporal Metropolitana vem aumentando mês a mês desde que o sistema foi lançado em maio deste ano. Até julho, o número de usuários apresentou um crescimento de 40,4%, saindo de 113.105 passageiros para 158.795. Nos últimos três meses, 411.716 pessoas utilizaram esse tipo de integração para se deslocarem entre os municípios da Região Metropolitana. A estimativa da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) é que o número de passageiros continue aumentando ao longo dos meses, assim como aconteceu com a Integração Temporal de João Pessoa.
O sistema de Integração Temporal Metropolitana começou a funcionar no dia 1º de maio e foi proposto pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Com ele, os usuários de transporte público coletivo urbano dos municípios da Capital, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde e Alhandra passaram a ter a vantagem de pagar a metade do valor da passagem sempre na segunda viagem.
Para participar da Integração Temporal Metropolitana o usuário tem que possuir o cartão "Integra Bem" ou "Passe Legal", que pode ser adquirido gratuitamente no posto da Associação Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), que fica localizado no Terminal Rodoviário, na Capital. O cartão está disponível nas versões "Estudante", "Vale Transporte" (aquele que é adquirido pela empresa para o deslocamento do trabalhador), além do "Cartão Cidadão" (que atende os demais usuários do sistema).
A Integração Temporal Metropolitana funciona da seguinte forma: o usuário de transporte coletivo tem o tempo normal da sua viagem, da cidade em que reside ou trabalha até o seu destino, mais 30 minutos. Ou seja, após desembarcar do ônibus, o passageiro terá, pelo menos, 30 minutos para trocar de linha.
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Corredores de ônibus em Florianópolis estão liberados para táxis

terça-feira, 18 de agosto de 2009


A prefeitura de Florianópolis liberou nesta segunda-feira os corredores de ônibus para que os taxistas também utilizem essas rotas, criadas para encurtar o tempo de deslocamento do transporte coletivo. A medida promete facilitar o trajeto de 700 táxis que percorrem todos os dias as ruas da Capital, mantendo o principal objetivo que é motivar o uso do transporte coletivo como alternativa para reduzir o congestionamento na cidade. Florianópolis possui três corredores de ônibus: dois são preferenciais — um no acesso à ponte Colombo Salles e outro na Avenida Ivo Silveira — o terceiro é exclusivo e funciona entre 17h30min e 20h na Avenida Jorge Lacerda, sentindo Centro-Sul da Ilha. Para o secretário de transportes, João Batista Nunes, as mudanças já são positivas e devem melhorar com o aumento da fiscalização. Nunes afirma que estão na fase do educativo/preventivo, mas que vai chegar a hora de serem altamente rigorosos aplicando multas como medida corretiva para quem não cumpre a legislação.
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SPTrans suspende transmissão de conteúdo da Globo em ônibus

A São Paulo Transporte (SPTrans) suspendeu nesta terça-feira, 18, a transmissão de conteúdo pela Rede Globo em cerca de 300 ônibus da capital paulista. Em fase de teste, segundo a Prefeitura, a programação parou de ser transmitida nas TVs dos veículos porque a empresa responsável, a Bus Mídia, não teria enviado o material para avaliação com antecedência.
A avaliação do conteúdo a ser transmitido está prevista no contrato entre as empresas de mídia em ônibus - Bus Mídia, TVO e BusTV- com a SPTrans. O material deve ser enviado todas as segundas-feiras para que possa ser veiculado a partir da semana seguinte. Segundo a SPTrans, isso permite "verificar se o conteúdo é adequado" para ser transmitido e "não tem conotação ofensiva" aos passageiros.
O Ministério Público (MP) Estadual também informou que vai investigar essa parceria. A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social enviou nesta terça um ofício para saber se a transmissão da programação apenas da Rede Globo nos coletivos é legal e se ouve algum tipo de licitação para que fosse feita.
O conteúdo, formado por capítulos de novelas e outros programas, além de material jornalístico, começou a ser transmitido na segunda-feira, segundo o MP. De acordo com a SPTrans, a Bus Mídia possui contrato para veiculação televisiva com a empresa Viação Itaim Paulista. A Rede Globo informou que só mantém vínculo com a Bus Mídia, para quem o material da emissora é licenciado, e que por isso não tem nada a declarar sobre o assunto. A Bus Mídia não retornou o contato do estadao.com.br até a publicação desta matéria.
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Aracaju: Gratuidade nos ônibus a partir dos 60 anos é debatido pelos vereadores


A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu na segunda-feira, 17/8, o diretor Estadual de Assuntos Previdenciários e presidente do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas de Sergipe, José Salomé dos Santos, que ocupou o espaço da tribuna livre, para defender gratuidade no transporte público para pessoas a partir dos 60 anos.

Atualmente o beneficio atende apenas quem tem idade acima de 65 anos, mas o Estatuto do Idoso permite e orienta que a idade minima para que este benefício seja reduzida para 60 ano.

Nesse sentido, o vereador Elber Batalha Filho (PSB) deu entrada em um projeto para adequar a lei a esta orientação.José Salomé apresentou um abaixo assinado com centenas de assinaturas que apoiam a aprovação do projeto que tramita na CMA. O orador argumentou que município tem autonomia para definir a gratuidade do transporte para idosos e esta alteração na idade deve ser feita com urgência, pois a lei determina que a família, o Governo e o Estado têm obrigação de amparar os idosos.
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SPTrans implanta 11 novas linhas para facilitar o deslocamento de passageiros de fretados

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Desde o final de Julho passaram a funcionar 11 novas linhas, para atederem os passageiros que utilizam fretados e desembarcam em vários pontos da cidade.
A nova regulamentação para o serviço de fretamento estabelece, entre outras medidas, a criação de uma área de restrição à circulação ao redor da região central da cidade (a chamada Zona de Máxima Restrição de Fretamento). Os usuários poderão fazer a integração com o ônibus, trem e metrô a partir de pontos de contato.
Por esse motivo, a SPTrans criou estes serviços para aumentar a oferta aos destinos mais procurados. O estudo para criar as linhas utilizou dados da pesquisa Origem/Destino, de 2007, dados coletados na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pesquisas de campo da SPTrans. O usuário ainda poderá usufruir dos benefícios do Bilhete Único, podendo realizar até quatro embarques com o pagamento de uma passagem no período de três horas.
Estima-se que serão transportados por essas linhas aproximadamente 8.800 passageiros. O horário de funcionamento de todas as linhas será das 5h30 às 9h e das 16h às 20h nos dias úteis.
907M - Metrô Vila Madalena - Berrini

  • 3360 - Itaim Paulista - Metrô Paraíso (via Radial Leste)
  • 4301 - Itaquera - Paulista (via Av. 23 de Maio)
  • 6004 - Metrô Conceição - Berrini
  • 7080 - Nações Unidas - Berrini (Circular)
  • 9080 - Nações Unidas - Faria Lima (Circular)
  • 9201 - Metrô Brás - Paulista (Via Rua São Carlos do Pinhal) - Circular
  • 9202 - Metrô Brás - Paulista (via Alameda Santos) - Circular
  • 9203 - Metrô Brás - Berrini
  • 9550 - Metrô Imigrantes - Chácara Santo Antônio/Berrini
  • 9551 - Metrô Imigrantes - Pinheiros/Faria Lima
Os itinerários das linhas estão no link abaixo:

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Ônibus em SP tem 205 queixas por dia


O serviço de ônibus municipal recebeu 205 queixas por dia de passageiros descontentes com o transporte coletivo oferecido na capital nos primeiros cinco meses deste ano. De janeiro a maio, a São Paulo Transporte (SPTrans), empresa que gerencia o sistema, recebeu 30.964 reclamações. A Prefeitura afirma que o número é pequeno e disse que a média do ano passado foi de 230 por dia.
Segundo relatório da SPTrans as queixas mais frequentes neste ano e em 2008 foram:
  • Intervalo excessivo da linha (20%)
  • Motorista que não atende o sinal de embarque e desembarque (18%)
  • Conduta inadequada do operador (9%)
  • Conduzir o veículo com direção perigosa (9%)
  • Tratar usuário com falta de urbanidade e destrato (6%).
Também aparecem no relatório reclamações sobre motoristas com sinais de embriaguez. Veículo superlotado, falta de limpeza dos carros, motorista conversando ao volante, mau estado de conservação do coletivo, demora na partida, luzes do letreiro apagadas à noite, motorista se recusar a prestar informações sobre o itinerário, ou interromper ou atrasar propositalmente estão entre os problemas apontados.
A campeã das queixas foi a linha 6291/10, que faz o trajeto Inocoop Campo Limpo ao Terminal Bandeira, ligando o extremo da zona sul ao centro da capital. A Central de Relacionamento com o Cidadão recebeu 380 reclamações de passageiros sobre essa linha. A maioria dos usuários (310) ligou para reclamar que os ônibus descumprem ou não realizam partidas programadas. Isso pode significar que a empresa não está cumprindo o total de viagens por trajeto acordado no contrato, afirma o promotor Saad Mazloum, autor de um inquérito civil que apura a atuação da Secretaria Municipal de Transportes, que firmou os contratos com as empresas de ônibus, e a SPTrans.
Outros 44 passageiros que usam a linha 6291/10 queixaram-se também de intervalo excessivo entre os ônibus. ?Se ao invés de passar dez vezes naquele trecho o ônibus passa apenas seis vezes, com certeza vai gerar superlotação, demora entre um veículo e outro, além de excesso de velocidade.
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