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Recife: Já está em andamento o processo licitatório das linhas da região metropolitana.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

O objetivo do processo licitatório é regulamentar a prestação do serviço de transporte público por ônibus da RMR, por parte da iniciativa privada, dando condições e garantias na operação das linhas e dos coletivos que passarão a atuar no novo modelo em toda a RMR. Além de estabelecer regras de operação e fiscalização, a licitação também vai buscar melhorar o padrão tecnológico e os critérios de renovação da frota, garantindo a qualidade na oferta de serviço à população.
A licitação das 359 linhas de ônibus, responsáveis por transportar 1,8 milhão de pessoas diariamente na Região Metropolitana, é esperada há anos, além de ser obrigatória desde 1993, quando a lei 8.666 entrou em vigor. Hoje, as empresas de ônibus rodam em áreas e operam linhas escolhidas mediante um simples regulamento. Nenhuma foi legalmente designada. Há um controle do Estado, sem dúvida, mas nada comparado aos futuros contratos de concessão que serão firmados. Tecnicamente, a licitação deverá provocar disputa entre os operadores, forçando-os a oferecer um serviço cada vez melhor. Não é garantia de sucesso, mas com certeza, como defendem os técnicos do setor, acabará com vícios e, além do mais, é exigida por lei. Isso já é mais do que suficiente para ser realizada.

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Curitiba: Ampliação de estações-tubo agiliza operação do Inter 2

Até o fim deste ano, os usuários da Linha Direta Inter 2 serão beneficiados com um atendimento mais eficiente e rápido, graças à ampliação das estações-tubo no itinerário percorrido pelos ônibus articulados.Os trabalhos de ampliação estão sendo executados nas estações-padrão que ficam perto da Assembléia Legislativa, no Centro Cívico; na rua Teffé e também na Praça da Bandeira, ambas no bairro Pilarzinho. A capacidade de embarques e desembarques, nestas estações, aumentará em aproximadamente 30%.O benefício estende-se também às estações maiores do Xaxim, Salgado Filho, Colégio Militar, Praça das Nações e Agrárias. Nesse caso, a capacidade de embarque e desembarque será de 80% a 100% maior que atualmente. As estações-tubo serão também ampliadas nos terminais Capão da Imbuia, Cabral, Hauer, Campina do Siqueira, Capão Raso e Portão, todos servidos pela linha Inter 2."As obras, além da ampliação propriamente dita das estações-tubo, incluem ainda a reconstrução das calçadas dos entornos de cada unidade, a instalação de rampas de acesso e de elevadores para facilitar o deslocamento de pessoas deficientes, a substituição de catracas, de vidros, luminárias, comunicação visual e a completa recuperação das estruturas metálicas", explica a gestora da Área de Mobilidade da Urbanização de Curitiba S/A (URBS), arquiteta Olga Prestes.Olga disse ainda que os trabalhos nas estações e terminais são feitos de forma a não prejudicar a circulação de passageiros nesses locais.

Melhorias
A Linha Inter 2 tem 70 ônibus e até o fim deste ano, 40 deles serão articulados. Isso significará um aumento de 31% na oferta de lugares na linha. A reforma nas estações vai permitir que os articulados possam abrir as três portas o que representará além de mais lugares, maior rapidez no embarque e desembarque. O Ligeirinho Inter 2 tem um percurso circular cobrindo a cada viagem 38 quilômetros em 12 bairros da cidade, passando por Cabral, Jardim Social, Jardim das Américas, Capão da Imbuia, Hauer, Xaxim, Capão Raso, Portão, Santa Quitéria, Campina do Siqueira, Mercês e Centro Cívico.
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Aracaju: Promessa de nova Frota

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) informou que as empresas estão investindo R$ 30 milhões na frota de 100 novos veículos que substituirão os obsoletos. O prazo para que os veículos sejam postos nas ruas, previsto para o mês de junho, foi transferido para agosto. A decisão foi resultante de audiência pública ocorrida no último dia 30 de junho, no Ministério Público do estado (MPE).
“Junho foi mês de referência, mas a compra dos ônibus envolve um processo longo: empréstimos junto ao BNDES, documentação, encomenda. Mas cumpriremos o prazo”, disse o superintendente do Setransp José Amâncio, em entrevista recente ao Portal Infonet. Segundo o sindicato, a última renovação ocorreu em 2001, quando 67 novos ônibus passaram a integrar o sistema. A divisão dos ônibus por linha ficará a cargo da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Os veículos novos estarão adaptados para idosos e deficientes. Atualmente trafegam em Aracaju cerca de 550 ônibus; destes, 163 veículos já têm entre 14 e 16 anos de funcionamento.

Fonte: Infonet
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Curitiba: Acordo garante uso de combustível de soja na Linha Verde

O presidente da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, Marcos Isfer, e o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, assinaram, na tarde desta quarta-feira (22), com empresas operadoras do transporte coletivo, fabricantes de motores e chassis e produtor e distribuidor de biocombustível, acordo que garante a operação de ônibus da Linha Verde integralmente com biocombustível, B-100, sem mistura de diesel convencional. A assinatura do acordo contou com a presença do prefeito em exercício, Luciano Ducci.Inédito no país e, até onde se tem notícia, também no mundo, o projeto será iniciado a partir de agosto com seis ônibus da Linha Verde.
A idéia é que, na sequência, todos os 18 ônibus da Linha Verde, que fazem a linha Pinheirinho-Carlos Gomes, passem a operar com o B 100."Com a preocupação ambiental em foco desde a década de 1970, Curitiba se antecipa outra vez, ao usar em caráter pioneiro um combustível 100% verde, não poluente, servindo outra vez como exemplo nacional. Combustíveis limpos poderão, no futuro, ser diretamente responsáveis pela redução de custos com despesas ligadas à Saúde Pública, garantindo a desejada qualidade e vida de todos", disse Ducci.O presidente da Urbs, Marcos Isfer, disse que a entrada em operação, de ônibus com 100% de biocombustível é mais uma prova de que quando uma cidade se preocupa de fato com o meio ambiente e com o transporte coletivo, consegue colocar em prática inovações como esta.
"Termos ônibus rodando só com biocombustível será mais um momento marcante na história da cidade que é referência mundial em transporte e meio ambiente. Isfer fez questão de parabenizar os técnicos da Urbs que se dedicaram ao projeto e conseguiram reunir, em torno de uma mesma idéia, todos os setores da área.O secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, disse que a assinatura do acordo representou uma grande vitória. "É a vitória do que tínhamos em estudo, a de ter um eixo de transporte em que se pudesse utilizar integralmente o biocombustível, reduzindo a emissão de poluentes. Este eixo é a Linha Verde, onde também este projeto começa a se viabilizar", afirmou.
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Campo Grande: Plano cria ciclovia, 12 corredores de ônibus e calçadões

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Campo Grande poderá ganhar mais 12 corredores exclusivos de transporte coletivo, ciclovias e calçadões. Estas são as principais propostas do projeto final do PDTMU (Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana), que será apresentado amanhã, a partir das 19h, em audiência pública no auditório do Sebrae/MS. Segundo a diretora-presidente do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Marta Lúcia da Silva Martinez, a mobilidade urbana prevê mudanças para priorizar o pedestre, mudando a cultura atual de se valorizar o veículo com a construção de enormes avenidas e ruas. “Por isso, o PDTMU prevê diretrizes que priorizam o direito de ir e vir do cidadão, com rapidez e segurança”, explicou Marta, destacando melhorias no transporte coletivo, na intermodalidade dos meios de locomoção e novas alternativas. Calçadões – Após a redução do calçadão da Rua Barão do Rio Branco, um dos principais pontos de encontro na Capital, a prefeitura começa a estudar a criação de novos calçadões na Capital. O Planurb e a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) vão apresentar novos espaços para passeio na região central da cidade, com a redução do espaço destinado para carros e motocicletas. A prefeitura deverá construir ciclovias. Em alguns casos, elas vão ser interligadas com o sistema de ônibus, bicicleta e carro. As primeiras vias a receberem as mudanças são as avenidas Júlio de Castilho e Bandeirantes. Ônibus - O PDTMU prevê a criação de 12 corredores do transporte coletivo, dando maior agilidade ao sistema e reduzindo o tempo das viagens feitas por 230 mil usuários por dia. As plataformas de embarques serão modernizadas. O projeto prevê a criação de novos pontos de ônibus e ampliação da frota atual de 535 veículos. De acordo com as sugestões previstas no PDTMU, os corredores exclusivos para os ônibus poderiam ser implantados em trechos das seguintes vias:
– Avenida Costa e Silva;
– Avenida Marechal Deodoro;
– Avenida Afonso Pena;
– Rua Coronel Antonino;
– Avenida Mascarenhas de Moraes;
– Avenida Bandeirantes;
– Rua Brilhante;
– Avenida Calógeras;
– Rua Bahia;
– Rua 25 de Dezembro;
– Rua Rui Barbosa;
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Está descartada greve no transporte coletivo em Londrina

Está descartada greve no transporte coletivo em Londrina nos próximos dias. Nesta terça-feira (21), o procurador do Trabalho, Luis Carlos Michele Fabre, intermediou um acordo entre os sindicatos que representam as empresas de ônibus da cidade e os trabalhadores - Metrolon e Sinttrol, respectivamente. O compromisso garante o pagamento de abono de 7% aplicado sobre os salários de junho e julho - a categoria tem data-base em 1º de junho.
A categoria já havia aprovado indicativo de greve e cumprido o prazo legal para a deflagração do movimento, o que poderia acontecer já nesta quarta-feira. O acordo, emergencial, afasta temporariamente a paralisação. Uma assembléia dos trabalhadores nesta quarta-feira (22)deverá referendar a posição da direção do sindicato, que recomendará o acordo.
As empresas adiaram a negociação salarial propriamente - o abono é apenas um paliativo - até que o prefeito Barbosa Neto (PDT) defina se atenderá pedido de aumento da tarifa - hoje fixada em R$ 2. As direções da Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e Francovig condicionam a concessão de reajuste aos trabalhadores ao aumento da tarifa. A alegação é a de que, sem aumento há 42 meses, não teriam margem financeira para conceder o reajuste salarial.
Nesta quarta-feira (22), após retornar de viagem oficial a Brasília, o prefeito promete se pronunciar sobre o preço da passagem do ônibus. Técnicos da Procuradoria do Município e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU - empresa que gerencia o sistema de transporte coletivo) analisam relatório entregue nesta terça-feira ao Executivo por uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal.
O documento, que ainda precisa da aprovação do plenário, denuncia supostas irregularidades no contrato e propõe a suspensão do processo licitatório que delegou o serviço às duas empresas - TCGL e Francovig. Além disso, sugere o congelamento da tarifa e o indiciamento de dois altos funcionários do governo Nedson Micheleti (PT) por supostas irregularidades - Wilson Sella, ex-secretário de Fazenda, e Mauro Yamamoto, ex-presidente da CMTU.
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BH: Soluções de mobilidade são debatidas em seminário

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Relações Internacionais e a BHTrans, realizou, dia 17 de julho, o Seminário sobre Mobilidade Urbana. Durante o evento, foi assinado um convênio de cooperação entre o Município e o Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento (ITDP, na sigla em inglês), que desenvolve planejamentos estratégicos para soluções em mobilidade urbana em vários países.O seminário contou com a presença do presidente do ITDP e ex-prefeito de Bogotá, na Colômbia, Enrique Peñalosa, que ministrou uma palestra sobre a sua experiência na adoção de medidas para contribuir com o incremento da mobilidade urbana. Durante o mandato como prefeito da capital colombiana (1998-2001), Peñalosa desenvolveu um novo e muito bem sucedido modelo de gestão do trânsito, com a criação de corredores rápidos de ônibus, ciclovias e áreas para pedestres.
Em Belo Horizonte, de acordo com o prefeito Marcio Lacerda, a previsão é que esse sistema, com o nome de Transporte Rápido por Ônibus (TRO), seja implantado nas Avenidas Senhora do Carmo, Antônio Carlos, Amazonas, Pedro I, Pedro II, Carlos Luz e Cristiano Machado. "Esses projetos estão entre nossas prioridades.
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DFTrans faz licitação para compra de câmeras para ônibus

No próximo dia 29, às 10h, o DFTrans realizará um pregão para a compra de câmeras de segurança, que serão instaladas em ônibus e micro-ônibus do Sistema de Transporte Público do Distrito Federal. O edital foi publicado na sexta-feira (17), no Diário Oficial do Distrito Federal.
A ação visa reduzir o número de assaltos aos ônibus do DF. “Além de um transporte público de qualidade, devemos oferecer segurança aos passageiros”, afirma Munhoz.A empresa vencedora deverá fornecer e instalar 2.850 kits com duas câmeras e uma unidade de gravação de vídeo digital (DVR). Também deverá fornecer configuração de programa de reprodução de imagens a ser instalado nos computadores da DFtrans.O secretário de Transportes, Alberto Fraga, explica que as cidades com maiores índices de assaltos a ônibus terão prioridade. “Vamos começar a instalação das câmeras de monitoramento obedecendo a um levantamento feito pela Polícia Civil. Ceilândia, Samambaia, Itapoã e Santa Maria são as regiões com maiores índices de furtos e roubos em coletivos”, afirmou.
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