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Trens do VLT já estão em manutenção para chegada em Salvador

quinta-feira, 15 de maio de 2025

A maioria dos trens que compõem o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Salvador já está em manutenção para chegarem à capital baiana no próximo ano. Vinte e nove dos 40 trens foram entregues à unidade da fabricante Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF) em Hortolândia (SP), onde passam por revisão e adaptações técnicas.

As demais unidades devem chegar até o final de 2025. A previsão é que os testes nos trilhos comecem no início de 2026. As composições estão vindo de Cuiabá (MT), onde seriam usados em um sistema de VLT que acabou sendo descontinuado.

Na semana passada, o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, visitou a sede da CAF na cidade. Ele destacou que a retomada das atividades da fábrica foi impulsionada pelo contrato com o Governo da Bahia.

Segundo Zezé, o projeto tem gerado empregos e movimentado a economia local. “Com os investimentos no transporte ferroviário de passageiros e, agora, com a revisão dos VLTs de Salvador, a CAF voltou a operar ativamente em Hortolândia após um período de baixa atividade. A empresa já contratou mais de 60 novos funcionários e, com apoio do nosso PAT, deve ampliar ainda mais esse número, o que é muito positivo para a cidade”, afirmou o prefeito.

Visita do governador

Em fevereiro, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) fez uma vistoria técnica nos trens que serão usados no VLT, na sede da CAF, fabricante dos vagões. Jerônimo, que esteve ao lado da secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, avaliou os equipamentos como “de muita qualidade”.

O trem do VLT de Salvador é do tipo URBOS 100, considerado um dos melhores modelos devido à sua durabilidade, eficiência e conforto. O URBOS 100 foi lançado em 2008 e é fabricado, até hoje, pela CAF. Cada composição é formada por 7 vagões, com duas cabines e comportam 400 passageiros.

O Governo da Bahia investiu cerca de R$ 820 milhões para a compra das 40 composições em parceria com o Governo do Mato Grosso.

A obra
Orçado em mais de R$ 3,6 bilhões, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Salvador recebeu autorização para o início das obras em junho de 2024.

O modal visa substituir o antigo trem do subúrbio, conectando a Ilha de São João, o Subúrbio Ferroviário, o centro e a orla da cidade. No total, o modal terá 36,4 quilômetros, com 34 paradas. A expectativa é de que o primeiro lote, que liga a Calçada até a Ilha de São João seja entregue aos soteropolitanos ainda no primeiro semestre de 2026.

Informações: A Tarde

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No DF, Corredor de ônibus no Setor Policial Sul entra na fase final com nova sinalização horizontal

A implantação da nova sinalização horizontal no corredor exclusivo de ônibus da Estrada Setor Policial Militar (ESPM) marca a reta final do trecho que conecta a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) ao Terminal da Asa Sul. Essa importante obra integra o Corredor Eixo Oeste, projeto com 38,7 km de extensão que visa reduzir em até 30 minutos o tempo de deslocamento entre o Sol Nascente e o Plano Piloto.

Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Valter Casimiro, a nova sinalização faz parte de um conjunto de melhorias que inclui pavimento rígido de concreto, drenagem, calçadas acessíveis, ciclovia, nova iluminação e paisagismo. “Esse corredor será sinônimo de conforto, segurança e mais qualidade de vida para os usuários do transporte coletivo”, afirmou Casimiro.

A obra, dividida em duas etapas por questões logísticas e de segurança, teve início pelo trecho entre o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e o Terminal da Asa Sul, onde foram construídos e entregues dois viadutos. A segunda etapa, em fase de conclusão, consiste na implantação do corredor exclusivo de ônibus com pavimento de concreto em toda a extensão da ESPM. O investimento total na obra é de R$ 50 milhões, com geração de cerca de 120 empregos diretos e indiretos.

Além de melhorar a fluidez do tráfego, o corredor facilitará o acesso a importantes vias da capital, como o Eixo L, W3, L2 e L4 Sul, e beneficiará aproximadamente 45 mil pessoas diariamente.

*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF)

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Em Aracaju, Aprovado recursos de 136 milhões para compra de ônibus novos

A Prefeitura de Aracaju deu mais um passo em direção a um sistema de transporte público coletivo confortável, seguro, eficiente e sustentável.

Na terça-feira, 13, os vereadores de Aracaju aprovaram o Projeto de Lei n° 192/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Município a realizar a contratação de crédito junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 136 milhões. O recurso será utilizado no financiamento do projeto Mobilidade Urbana Sustentável - Renovação de Frota, inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), no Eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes.

O valor aprovado será destinado à aquisição de ônibus modelo Euro 6, movidos a diesel, equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, rastreamento e acessibilidade.

A prefeita Emília Corrêa comemorou a aprovação do projeto, ressaltando que a introdução de ônibus mais modernos e ecológicos reforça nosso compromisso com uma cidade mais resiliente e sustentável.

“Esse é mais um passo da nossa gestão rumo à melhoria da mobilidade urbana de Aracaju. Nosso desejo é ofertar aos usuários do transporte público coletivo veículos seguros, que transitem com eficiência e estejam em sintonia com a sustentabilidade”, disse a prefeita.

Informações: Prefeitura de Aracaju

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SPTrans muda itinerário da linha 5119/23 a partir de segunda-feira, 19


A SPTrans informa que, a partir de segunda-feira (19), a linha 5119/23 Term. João Dias - Instituto Lucy Montoro terá mudança em seu itinerário e deixará  de circular pela rua Clarindo e passará a trafegar pela Rua José Ramon Urtiza, na Vila Andrade, Zona Sul. A mudança visa melhor desempenho da linha na região.

Confira a mudança:

5119/23  Term. João Dias - Instituto Lucy Montoro

Sentido único: normal até Rua Nelson Gama de Oliveira, Rua José Ramon Urtiza, Av. Giovanni Gronchi, Av. João Dias, prosseguindo normal.

Confira os pontos de atendimento

R. José Ramon Urtiza, 762 
Opção: R. José Ramon Urtiza, altura do número 181

R. José Ramon Urtiza, 1082
Opção: Rua Itapaiúna, altura do número 1500, e então utilizar a linha 807P/10 Paraisópolis - Santo Amaro, que atende ao ponto de passagem da Av. João Dias e dá acesso direto ao 
Term. João Dias.

R. Itapaiúna, 1500, 1092, 2414 e 25
Opção: Linha 807P-10 Paraisópolis – Santo Amaro, que atende ao ponto de passagem da Av. João Dias e dá acesso direto ao Term. João Dias.

Av. Alberto Augusto Alves s/n
Opções: Linhas 6403/10 Term. João Dias – Term. Pq. Dom Pedro II ou 6041/21 Term. João Dias – Jd. Monte Azul, no sentido Term. João Dias, que atendem o 
Term. João Dias, ou 807P/10 Paraisópolis – Santo Amaro, que atende ao ponto de passagem da Av. João Dias e dá acesso direto ao Term. João Dias.

Informações: SPTrans

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Aquático-SP completa um ano com 500 mil passageiros transportados e mais de 90% de aprovação

O Aquático-SP completa um ano de operação nesta terça-feira (13/05) e o primeiro transporte hidroviário da cidade já transportou 500 mil passageiros. A marca expressiva foi alcançada no último domingo (11/05). Além da grande utilização, o Aquático chega ao seu primeiro aniversário com aprovação de 90,34% dos passageiros, segundo pesquisa realizada pela SPTrans com usuários do sistema que liga os terminais hidroviários Mar Paulista e Parque Linear Cantinho do Céu, na represa Billings.

O levantamento feito entre os dias 12 e 17 de abril mostra que a maioria dos entrevistados utiliza o serviço como parte da rotina de deslocamento para o trabalho, especialmente nos dias úteis. *Do total de 476 passageiros entrevistados, 90% se declararam satisfeitos com o Aquático-SP e 7% responderam não estarem nem satisfeitos, nem insatisfeitos. *

A pesquisa aponta também que 53,57% dos usuários usam o Aquático-SP para ir e voltar do trabalho. Esse dado se relaciona ao perfil de uso frequente: 69,54% dos passageiros utilizaram o serviço em sete dias ou mais nos últimos dois meses. Também é significativa a proporção de passageiros que viajam sozinhos (69,75%), o que reforça o uso como meio de transporte regular.

A experiência de viagem foi amplamente elogiada. Os principais atributos destacados foram a limpeza das embarcações (97,48%), o tempo de viagem dentro da embarcação (95,59%) e o conforto durante o trajeto (93,70%). Além disso, 92,23% dos entrevistados recomendariam o serviço a parentes ou amigos.

Entre os aspectos positivos mais citados, a rapidez em relação ao ônibus e à ausência de trânsito foi o item mais mencionado, especialmente entre quem utiliza o serviço nos dias úteis (57,14%). Outros destaques incluem o atendimento dos operadores, a paisagem do trajeto e a organização do serviço.

Mesmo com a forte adesão para fins de trabalho, o Aquático-SP também tem sido opção de lazer para parte da população. Entre os usuários que declararam utilizar o serviço aos finais de semana, 40,72% indicaram passeios como principal finalidade, seguidos por visitas a parentes e amigos (28,05%).

O serviço gratuito, em operação assistida, conecta os terminais Mar Paulista e Cantinho do Céu e funciona diariamente das 5h às 21h. Com a consolidação do primeiro ano de operação, a SPTrans segue acompanhando os dados de desempenho e a experiência dos usuários para aprimorar cada vez mais a mobilidade na região.

Informações: SPTrans

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Prefeitura e investidores se reúnem em prol do BRT em Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, e o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, receberam nesta segunda-feira (12), na Prefeitura de Maceió, representantes do New Development Bank (NDB), banco financiador da operação de crédito internacional que apoia a implantação do BRT em Maceió. Durante a reunião, foram apresentados o andamento do projeto e os aspectos técnicos envolvidos.

Para o prefeito JHC, a implantação do BRT vai ser um ponto de virada de chave para Maceió. “O BRT Maceió vai mudar as discussões sobre mobilidade urbana na nossa cidade, vai mudar o futuro da nossa cidade e também das cidades circunvizinhas. Estamos apostando muito no transporte coletivo, na mobilidade ativa, e esse projeto vai além do BRT em si, porque vai conectar outros meios de transporte e fazer a conexão com diversos modais, para a gente dar mais eficiência para a espinha dorsal que vai ser o BRT, incentivando as pessoas a utilizarem cada vez mais o transporte público”, pontuou.

“Quando falamos da importância do BRT, falamos em diminuir o tempo para chegar em casa, de diminuir o tempo do trabalhador chegar ao seu local de trabalho, em tornar mais atrativo o transporte coletivo, deixando o trajeto mais rápido, mais confortável e fazendo com que as pessoas busquem o transporte coletivo com prioridade. É um projeto inovador que dará qualidade de vida para os maceioenses”, completou o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Cunha.

O encontro faz parte da agenda denominada “Missão de Avaliação do NDB”, que vai até o dia 21 de maio. Neste momento, o projeto está em fase de avaliação final pelo NDB, etapa anterior à contratação formal da operação, prevista para o segundo semestre de 2025.

“Essa missão é, sobretudo, para obter todos os detalhes técnicos do projeto. Quando concluirmos a avaliação, vamos estar certos de todo o planejamento inicial do projeto e, então, poderemos dar continuidade ao que foi acordado”, explicou Yang Ji, líder do projeto pelo NDB.

BRT em Maceió

O sistema de transporte público de Maceió, utilizado por mais de 600 mil pessoas, passará a contar com o modelo BRT, sigla para Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus, em português). Serão 28 km de faixa exclusiva para os ônibus do BRT Maceió no principal corredor de transportes da capital alagoana, formado pelas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. O espaço ficará à esquerda da via, junto ao alinhamento do canteiro central.

Informações: Prefeitura de Maceió

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Transporte coletivo de Caxias do Sul conta com seis novos ônibus

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa que iniciaram nesta terça-feira (13/05) as entregas dos novos ônibus adquiridos pela concessionária que opera o serviço do transporte coletivo em Caxias do Sul. Nesta semana serão entregues seis unidades beneficiando os bairros Campos da Serra, Século XX, Serrano, Bela Vista, Iracema e Nossa Senhora das Graças. A partir da próxima semana, serão entregues os outros três veículos, com linhas ainda a definir.
Os novos ônibus são dos modelos Torino Volksbus 14.545m e Torino Volksbus 12.565m. Ambos os modelos possuem a tecnologia Euro 6 para liberação de menor volume de gases poluentes, tomadas USB para carregamento de celulares e smartphones e sistema de ventilação CitVent.
Confia a seguir os dias e horários das primeiras seis entregas.

13/05/2025 (terça-feira), às 9h30, na linha L83 – Campos da Serra
13/05/2025 (terça-feira), às 10h45, na linha L21 – Século XX
13/05/2025 (terça-feira), às 14h30, na linha L57 – Serrano
14/05/2025 (quarta-feira), às 9h30, na linha L17 – Bela Vista
16/05/2025 (sexta-feira), às 9h, na linha L29 – Iracema
16/05/2025 (sexta-feira), às 14h, na linha L85 – Nossa Senhora das Graças

Informações: Prefeitura de Caxias do Sul

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Prefeitura obtém linha de crédito de R$ 1,4 bilhão no BID para compra de mais ônibus elétricos

quarta-feira, 14 de maio de 2025

Menos de um mês de concretizar uma linha de crédito de US$ 100 milhões com o Banco da China para aquisição de mais ônibus elétricos para o sistema municipal de transporte, a Prefeitura de São Paulo conseguiu nesta segunda-feira (12) a liberação de R$ 1,4 bilhão (US$ 248,3 milhões) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a eletrificação da frota de ônibus da capital.

A cidade tem implementado um programa ambicioso de aquisição de ônibus elétricos, com 527 veículos já incorporados e meta de incorporar 2.200 carros movidos a energia limpa entre 2025 e 2028.

“Temos orgulho dos nossos avanços em sustentabilidade, com destaque para a preservação dos mananciais, parques e da qualidade do ar”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes, que contabiliza também as vantagens econômicas dos ônibus elétricos a longo prazo, porque o custo de operação dos ônibus a diesel é de R$ 25 mil e, com o elétrico, a manutenção do veículo vai cair para R$ 5 mil. O ganho é de R$ 20 mil de economia por mês com cada ônibus. “Teremos ganho ambiental, ganho na qualidade do transporte, tanto para o passageiro como para os operadores, motorista, cobrador, como também essa questão do ganho financeiro.”

O programa de tornar a frota de ônibus mais limpa beneficia diretamente os 7 milhões de passageiros diários, mas também serão beneficiados de maneira indireta pela melhora na qualidade do ar os 11,5 milhões de habitantes da cidade e os 21,5 milhões de moradores da região metropolitana.

A substituição de veículos a diesel pelos movidos a bateria traz uma significativa redução de emissão de poluentes na atmosfera.

“É parte central da estratégia de apoio do BID para o Brasil impulsionar iniciativas como esta, que permitam avançar em questões ambientais e sociais. Um transporte público mais eficiente, pontual e limpo é também um importante vetor de combate às desigualdades, e é uma honra apoiar a Prefeitura de São Paulo nessa pauta”, afirma Annette Killmer, chefe da Representação do BID no Brasil.  

Além do impacto positivo no meio ambiente, a eletrificação da frota também traz maior conforto e qualidade de vida aos usuários do transporte público, motoristas e cobradores. Isso porque os veículos elétricos são silenciosos, possuem ar-condicionado, entradas USB e conexão de internet por Wi-Fi.

A Prefeitura de São Paulo tem realizado importantes ações no sentido da eletrificação da frota por meio de operações de crédito que superam os R$ 6 bilhões e fazem parte do maior programa de investimentos em ônibus elétricos do país.
 
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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