Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Trens do VLT já estão em manutenção para chegada em Salvador

quinta-feira, 15 de maio de 2025

A maioria dos trens que compõem o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Salvador já está em manutenção para chegarem à capital baiana no próximo ano. Vinte e nove dos 40 trens foram entregues à unidade da fabricante Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF) em Hortolândia (SP), onde passam por revisão e adaptações técnicas.

As demais unidades devem chegar até o final de 2025. A previsão é que os testes nos trilhos comecem no início de 2026. As composições estão vindo de Cuiabá (MT), onde seriam usados em um sistema de VLT que acabou sendo descontinuado.

Na semana passada, o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, visitou a sede da CAF na cidade. Ele destacou que a retomada das atividades da fábrica foi impulsionada pelo contrato com o Governo da Bahia.

Segundo Zezé, o projeto tem gerado empregos e movimentado a economia local. “Com os investimentos no transporte ferroviário de passageiros e, agora, com a revisão dos VLTs de Salvador, a CAF voltou a operar ativamente em Hortolândia após um período de baixa atividade. A empresa já contratou mais de 60 novos funcionários e, com apoio do nosso PAT, deve ampliar ainda mais esse número, o que é muito positivo para a cidade”, afirmou o prefeito.

Visita do governador

Em fevereiro, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) fez uma vistoria técnica nos trens que serão usados no VLT, na sede da CAF, fabricante dos vagões. Jerônimo, que esteve ao lado da secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, avaliou os equipamentos como “de muita qualidade”.

O trem do VLT de Salvador é do tipo URBOS 100, considerado um dos melhores modelos devido à sua durabilidade, eficiência e conforto. O URBOS 100 foi lançado em 2008 e é fabricado, até hoje, pela CAF. Cada composição é formada por 7 vagões, com duas cabines e comportam 400 passageiros.

O Governo da Bahia investiu cerca de R$ 820 milhões para a compra das 40 composições em parceria com o Governo do Mato Grosso.

A obra
Orçado em mais de R$ 3,6 bilhões, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Salvador recebeu autorização para o início das obras em junho de 2024.

O modal visa substituir o antigo trem do subúrbio, conectando a Ilha de São João, o Subúrbio Ferroviário, o centro e a orla da cidade. No total, o modal terá 36,4 quilômetros, com 34 paradas. A expectativa é de que o primeiro lote, que liga a Calçada até a Ilha de São João seja entregue aos soteropolitanos ainda no primeiro semestre de 2026.

Informações: A Tarde

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960