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Cuiabá terá tarifa zero e aumento da frota de ônibus no Dia das Mães

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Cuiabá terá tarifa zero e aumento da frota de ônibus no Dia das Mães, comemorado neste domingo (11). O reforço na operação ocorrerá, principalmente, nas linhas troncais, que concentram o maior fluxo de passageiros. No primeiro domingo deste mês, foram registradas 28.671 passagens gratuitas.

“Para maior operacionalização e conforto dos cidadãos, vamos dispor de um número maior de veículos na frota, não apenas para o próximo domingo, Dia das Mães, como também para os demais domingos com tarifa zero em Cuiabá. Os ajustes necessários para atingir esse objetivo já estão sendo realizados”, declarou a vice-prefeita e secretária da Semob, coronel Vânia Rosa.

De acordo com o diretor de Transportes da Semob, Nicolau Budib, as linhas que registraram aumento no número de passageiros já foram identificadas. “São as linhas já conhecidas: 605, 609, 711, 311, 313, 206 e 308”, elencou.

A linha 308, por exemplo, possui a rota mais longa entre as citadas, com 74 paradas, ligando o Terminal do CPA 3 ao Terminal Antártica. As demais linhas têm entre 34 e 55 paradas, partindo de bairros como Santa Terezinha, Parque Cuiabá, Pedra 90 e CPA 3 até a Estação Alencastro, no Centro de Cuiabá; uma do CPA 3 até a Fiemtec, na Avenida 15 de Novembro; e uma do CPA 1 até a Estação Bispo, também no Centro.

No dia 4, a população usufruiu pela primeira vez do benefício da passagem gratuita, instituído pela Lei 7.248, que criou a Tarifa Zero, sancionada pelo prefeito Abilio Brunini em 29 de abril. Com a legislação em vigor, todos os domingos do ano (36 no total) contarão com a gratuidade, podendo o benefício ser estendido a feriados e pontos facultativos por meio de decreto.

Grande adesão
No feriado de 1º de Maio, a tarifa zero também foi aplicada, registrando 27.722 passagens gratuitas. Somadas às do domingo (4), o total chega a 56.393. No domingo (4), foram contabilizadas 28.671 passagens, incluindo as do prefeito Abilio Brunini e da primeira-dama e vereadora Samantha Iris, que utilizaram o transporte coletivo do Centro até o bairro Tijucal para acompanhar de perto a implementação da Tarifa Zero.

Até o final do ano, a população ainda terá 33 domingos para aproveitar o benefício, planejar atividades de lazer com a família e amigos, além de conhecer novas pessoas e ampliar seu universo de experiências.

Informações a imprensa

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Curitiba produz primeiro biarticulado 100% elétrico da Volvo no mundo

Curitiba começa a testar, na próxima segunda-feira (12/5), o primeiro biarticulado 100% elétrico do País, produzido pela fábrica da Volvo na CIC. Nesta quinta-feira (8/5), o prefeito Eduardo Pimentel participou do evento que marca o início da produção em série do modelo.

Com zero emissões de CO2 e baixíssimo nível de ruído, o modelo BZRT, nas versões articulada e biarticulada, passa a ser fabricado exclusivamente na unidade da Volvo em Curitiba, que será também um centro de exportação do modelo para o mundo. A fábrica, que produz também caminhões da marca sueca, emprega 5,2 mil pessoas na capital.

“Estamos construindo um novo capítulo na história da cidade, com esse primeiro biarticulado elétrico.  A Volvo, que no passado construiu com a Prefeitura de Curitiba a inovação que foi o biarticulado a diesel, agora apresenta esse avanço, com um veículo zero emissões. Queremos muito ter esses veículos rodando nas nossas linhas de ônibus”, disse o prefeito.

Acompanhado do governador Ratinho Júnior e do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, Eduardo Pimentel citou a janela de oportunidade com a nova concessão do transporte coletivo, que tem como um dos pilares a descarbonização gradual da frota do transporte coletivo da capital.

Protótipo

O biarticulado elétrico que será testado em Curitiba é o protótipo já encarroçado, pela Marcopolo. Ele foi montado no ano passado e estava em fase de pré-teste em várias partes do Brasil.

Na segunda-feira, o veículo inicia o primeiro teste em linha, na 303-Centenário/Campo Comprido. O veículo vai circular sem passageiros, mas rodará com lastro (bombonas de água ou sacos de areia) simulando condições bastante severas de operação.  O teste deve durar 20 dias.

Com 28 metros de comprimento, o biarticulado tem capacidade para transportar até 250 passageiros. “O início da produção no Brasil marca um passo importante no compromisso da Volvo com a descarbonização dos transportes. Temos a meta de zerar as emissões de CO2 de nossos veículos até 2040. A oferta de ônibus elétricos de alta capacidade é parte dessa iniciativa”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

O novo chassi foi desenvolvido dentro do ciclo de R$ 1,5 bilhão de investimentos da Volvo no País, no período de 2023-2025. Segundo Marques, o Volvo BZRT biarticulado é um veículo de alta eficiência, capaz de levar o mesmo número de passageiros de um metrô, mas com custos de implantação e operação muito menores, e ainda com o mesmo benefício de zero emissões.

A apresentação contou com a presença de cerca de 200 funcionários da fábrica. Também participaram o presidente do grupo Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, os secretários do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, e da Comunicação, Marc Sousa, o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, e a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Zornig Jayme.

Eletromobilidade

O projeto de descarbonização da frota de Curitiba está alinhado ao PlanClima (Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba) e é considerado referência no país por unir um amplo programa de testes da tecnologia a um novo modelo de concessão, em 2025, que já contemplará a matriz energética não poluente.

“Desde 2018, estamos trabalhando no projeto de introdução de veículos elétricos no transporte coletivo. Agora, a eletromobilidade torna-se, aos poucos, real para a população que utiliza o transporte coletivo da cidade. Os usuários têm um meio de deslocamento não poluente, sem ruído e com conforto”, afirmou o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Desde julho do ano passado, sete veículos elétricos já fazem parte da frota de Curitiba – seis nas linhas 010- Interbairros I (horário) e 011-Interbairros I (anti-horário) e um na linha 863-Água Verde.

Além dos sete elétricos já entregues, a Prefeitura de Curitiba planeja comprar mais 54 veículos do gênero com recursos de R$ 380 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal.

Também já foi aprovado, na Câmara Municipal de Curitiba, o projeto para a aquisição de 70 ônibus, com investimento de R$ 317 milhões, e um empréstimo do KfW Bankengruppe, o banco de desenvolvimento alemão, de €$ 100 milhões, que será usado para a compra de 84 ônibus elétricos e para outros projetos de infraestrutura energética.

100% elétrico

O BZRT é um veículo 100% elétrico, equipado com dois motores de 200kW cada, totalizando 400kW, o equivalente a 540cv. Possui caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift. O chassi pode contar com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total. O tempo de recarga varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento.

Informações a imprensa

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Estação de metrô em Salvador oferece orientação gratuita a contribuintes para declaração de Imposto de Renda

A CCR Metrô Bahia, em parceria com a Fundação Visconde de Cairu, realiza entre os dias 12 e 23 de maio, uma ação de orientação gratuita sobre Imposto de Renda para os clientes que estiverem passando pela Estação Lapa. O atendimento será das 13h às 17h30. 

A iniciativa visa promover o acesso democrático à informação fiscal e facilitar o atendimento a quem tem dificuldade de acesso digital ou de compreensão das obrigações tributárias. Estudantes do curso de Contabilidade da Fundação Visconde de Cairu, supervisionados por professores, prestarão esclarecimentos e tirarão dúvidas.

A ação reforça o compromisso social da concessionária com a promoção de serviços de utilidade pública, utilizando o espaço como ponto de conexão entre educação, cidadania e mobilidade. "Essa ação é mais um exemplo do nosso compromisso em utilizar o espaço do metrô para promover serviços de utilidade pública e contribuir para o bem-estar da comunidade", diz Rodrigo Rainer, Gerente de Comunicação da CCR Metrô Bahia.

Para a secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira,  " a orientação sobre o Imposto de Renda, oferecida de forma gratuita e acessível ao usuário do Sistema Metroviário de Salvador na Estação da Lapa, é um ato de inclusão social e fiscal importante, especialmente para quem enfrenta dificuldades no uso das plataformas digitais. E iniciativas como essa sempre serão valorizadas e apoiadas pela SEDUR ", avaliou ela.

Informações: CCR

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Em Campinas, Nova linha 245 ligará as regiões da Vila Teixeira e do Parque Itália

A ligação entre os bairros Vila Teixeira e Parque Itália poderá ser realizada a partir de uma nova linha do transporte público coletivo, a partir da próxima segunda-feira, 12 de maio. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) criou a linha 245 (Vila Teixeira / Parque Itália), passando pela região Central.    

Na Vila Teixeira, o ponto inicial será na rua Mário Nogueira de Almeida, com partidas entre 5h e 23h, em dias úteis. Do Parque Itália, a 245 vai partir da rua Madre Mariana de Jesus de Souza Leite, entre 5h e 22h15 em dias úteis.
 
Serão dois veículos circulando e os intervalos serão de 35 e 45 minutos em dias úteis. Na região central, a linha vai atender pontos nas avenidas Senador Saraiva, João Jorge, Prefeito Faria Lima e Benjamin Constant.
 
Novo atendimento agiliza trajetos de três linhas complementares
Na prática, a medida adotada pela Emdec otimiza os trajetos de duas linhas diametrais de maior extensão – a 173 (Jardim São Vicente / Parque Itália) e a 244 (Vila Teixeira / Shopping Dom Pedro), transformando os atendimentos em três linhas com trajetos mais rápidos. As linhas terão quilometragem e tempos de ciclo mais equilibrados.
 
O novo atendimento também foi planejado pela Emdec de modo a viabilizar a conexão dos usuários entre as três linhas, atendendo às diferentes demandas de deslocamento.
 
A 245 vai atender os usuários das regiões de menor demanda e mais próximas ao Centro – Vila Teixeira e Parque Itália. A 173 deixa de atender ao bairro Parque Itália. O tempo de ciclo nos picos, em dias úteis, passa de 66 para 48 minutos e os intervalos de 22 para 19 minutos.
 
A 244 deixa de circular na Vila Teixeira. O tempo de ciclo nos picos, em dias úteis, passa de 70 para 48 minutos e os intervalos de 20 para 16 minutos.
 
Juntas, essas duas linhas transportaram, em março, quase 3,5 mil passageiros em dias úteis (passagens pela catraca).
 
Consulte sua linha 
Para informar os usuários sobre as mudanças, cartazes informativos foram fixados nos veículos pelos operadores. Assim que as mudanças começarem a valer, os usuários poderão consultar as mudanças no trajeto e na programação horária no site da Emdec, pelo endereço portal.emdec.com.br/consultalinha
 
Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Kim ou Bus2, que informam onde embarcar, desembarcar e que ônibus municipais utilizar. Também é possível consultar as previsões de chegada dos ônibus em tempo real, selecionando os pontos no mapa.

Informações: EMDEC

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Ônibus de São Paulo terão telas digitais com notícias e conteúdo

A Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans informam que, a partir desta terça-feira, 6 de maio, ônibus de São Paulo passam contar com telas digitais exibindo conteúdo para os passageiros. Os monitores exibirão notícias de entretenimento, esporte, utilidade pública e anúncios publicitários. Os equipamentos atuais são de responsabilidade da empresa C2R | Maely OOH.
Os primeiros 111 coletivos estão distribuídos nas zonas Sul, Oeste e no centro, em veículos operados pelas concessionárias Ambiental, Campo Belo, Gatusa e Transpass. A quantidade de veículos é definida por cada operadora, podendo ser ampliada para mais empresas e regiões da cidade.

Todo o conteúdo divulgado obedece aos critérios estabelecidos pela SMT em portaria municipal e regulamento específico, que determinam que apenas notícias de entretenimento, esporte e mensagens institucionais, além de conteúdo publicitário previamente aprovado pela SPTrans, podem ser exibidos no interior dos ônibus.
Os equipamentos instalados também estão de acordo com as normas  definidas pela SPTrans para o layout interno dos veículos. Apenas após aprovação da gestora do transporte, esses veículos podem operar com o monitor instalado e funcionando.

O objetivo da SPTrans em permitir a instalação dos monitores é tornar as viagens mais agradáveis, além de oferecer informações úteis para o dia a dia dos passageiros.

Distribuição de veículos por empresas

Ambiental (centro) - 35 veículos
Campo Belo (zona Sul) - 20 veículos
Gatusa (zona Sul) - 4 veículos
Transpass (zona Oeste) - 52 veículos

Informações: Prefeitura de São Paulo

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Ônibus de Curitiba ganham adesivos de sinalização nos chamados pontos cegos

terça-feira, 6 de maio de 2025

Os ônibus do transporte coletivo de Curitiba ganharão adesivos de sinalização nos chamados pontos cegos - áreas onde o motorista,  mesmo usando espelho retrovisor, não consegue detectar outros veículos ou pedestres que se aproximam. O projeto, batizado de Blitz Educativa - Ponto Cego, foi lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel na abertura das ações do Maio Amarelo 2025, na manhã desta segunda-feira (5/5) no Parque Barigui.

Acompanhado do presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto, e do secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, o prefeito adesivou o primeiro ônibus, da categoria expresso, que faz a linha Atuba/Pinheirinho. Toda a frota do transporte coletivo de Curitiba, de 1,5 mil ônibus, será sinalizada até o fim do primeiro semestre.

Os pontos cegos são áreas ao redor do ônibus, principalmente nas laterais e na traseira, onde o motorista tem dificuldade em ver devido à angulação do veículo. A distância e a localização dos pontos cegos dependem do modelo e do tamanho do ônibus, mas variam de seis a dez pontos. No caso do expresso, são oito pontos cegos. 

“Os adesivos servem para alertar as pessoas, porque quando elas estão perto do ônibus podem entrar em ponto cego. Ou seja, uma área de risco maior, onde o motorista não consegue visualizá-las. Isso acontece dentro do carro e também no transporte coletivo. Queremos ao máximo diminuir o número de acidentes e buscar morte zero no trânsito da cidade”, disse o prefeito.

Além da sinalização dos ônibus, o projeto terá também ações educativas nas próximas semanas. Durante as ações, que serão realizadas em pontos estratégicos da cidade durante o mês de maio, a população será convidada a sentar no banco do motorista de ônibus para conferir como é o campo visual de quem dirige um veículo do transporte coletivo e verificar os pontos cegos.

“Muitas pessoas acreditam que motoristas de ônibus tenham uma visão melhor porque são veículos mais altos e têm espelhos retrovisores grandes. Na verdade, os pontos cegos nos ônibus são muito maiores que os de um automóvel. Agora as pessoas vão tomar conhecimento desses pontos, pois a conscientização é vital no esforço para reduzir acidentes. E o nosso foco é não ter mortes no trânsito de Curitiba”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Maia Neto.

A diretora da Escola Pública de Trânsito de Curitiba, Melissa Puertas Sampaio, explica que o ponto cego é uma das causas de vários acidentes de trânsito, pois limita a visão do motorista. “O ponto cego impede que o motorista enxergue outros veículos, em especial motocicletas e bicicletas, além de pedestres, que são os mais vulneráveis, por isso a importância de sempre regular os retrovisores. A atenção deve ser redobrada, especialmente nas ultrapassagens, mudanças de faixa e conversões”, afirmou.

"A ideia é que, sabendo onde está o ponto cego, pedestres e veículos saiam do local, se protejam, para que Curitiba tenha um transporte coletivo e um trânsito seguro e sem nenhuma morte”, completou o secretário Rafael Vianna. 

Informações: Prefeitura de Curitiba

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No Recife, Novo ponto de embarque no TI Joana Bezerra


O Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, visando garantir mais organização nos embarques e otimizar a ocupação dos espaços de plataforma do Terminal Integrado Joana Bezerra, a partir de amanhã (07), será criado um novo embarque naquele equipamento. 

O novo local será o embarque da linha 104 – CIRCULAR – TI J. BEZERRA/TI RECIFE (IMIP), e ficará localizado em uma posição anterior ao embarque da linha 080 – TI Joana Bezerra / Boa Viagem. No embarque onde antes era compartilhado entre as linhas 104 – Circular (IMIP) e 021 – TI Joana Bezerra/Shopping Rio Mar, será exclusivo para a linha 021.

Informações: GRCT

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Trinta novos ônibus reforçarão linhas do Ouro Verde, Jambeiro e Nova Europa

A Prefeitura de Campinas informou que 30 dos 50 novos ônibus que vão reforçar a frota do transporte público coletivo de Campinas estarão disponíveis ao longo das próximas semanas. O prazo inicialmente acordado para a operação de parte dos veículos precisou ser estendido em função dos procedimentos que envolvem a compra e a locação dos ônibus. Após a incorporação, os operadores devem iniciar os procedimentos de revisão e adequação (pintura da carroceria e regularização da documentação), que precedem o início da operação.

A Prefeitura de Campinas, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp), vem acompanhando junto aos operadores a incorporação novos ônibus à frota do transporte público coletivo, desde o início de abril, quando a medida foi anunciada.

“A escolha das regiões que vão receber o reforço na operação foi realizada a partir do monitoramento diário realizado pela Emdec. A ideia é estudar também a ampliação da frota que circula no BRT”, destacou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Linhas contempladas

O planejamento inicial é que o primeiro lote de 30 veículos reforce a operação do transporte nas seguintes regiões:

Ouro Verde:

114 (Jardim Melina / Corredor Central).
115 (Adhemar de Barros).
117 (DIC VI).
125 (Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi).

Previsão de criação de uma linha semi expressa, partindo da região dos DIC’s

Nova Europa / Parque Jambeiro / Swiss Park:

402 (Parque da Figueira).
404 (Jardim Maria Rosa).
429 (Swiss Park II).
430 (Swiss Park).

Neste primeiro lote, a VB vai incorporar 20 veículos e outros 10 serão incorporados pela empresa Onicamp.  Além destes, outros 20 veículos serão incorporados pela empresa VB no segundo lote, completando os 50 ônibus previstos. Os novos carros vão contar com ar-condicionado e carregadores USB.

A modernização dos veículos do sistema de transporte público está atrelada à nova licitação, que prevê renovação de 100% da frota, inclusive do BRT, e ar-condicionado em todos os veículos, além de Wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo, ao longo do contrato. A minuta do edital da licitação foi publicada no dia 2 de abril e segue aberta para consulta pública até o dia 2 de julho.

A consulta à minuta e o envio de sugestões podem ser feitas pelos sites da Prefeitura de Campinas e da Emdec, no hotsite http://www.emdec.com.br/novotransporte.

Entre os pontos contemplados na nova licitação estão a sustentabilidade, com a previsão de 60 ônibus elétricos, que não emitem poluentes e circulam com baixo ruído; mais transparência na gestão da remuneração, com o Sistema de Arrecadação e Remuneração sendo gerido pelo Poder Público e pelas operadoras; e a incorporação do PAI-Serviço, que terá novos índices de desempenho, sistemas de gestão e incorporação de novas tecnologias nos veículos.

Informações: HoraCampinas

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