Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Curitiba produz primeiro biarticulado 100% elétrico da Volvo no mundo

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Curitiba começa a testar, na próxima segunda-feira (12/5), o primeiro biarticulado 100% elétrico do País, produzido pela fábrica da Volvo na CIC. Nesta quinta-feira (8/5), o prefeito Eduardo Pimentel participou do evento que marca o início da produção em série do modelo.

Com zero emissões de CO2 e baixíssimo nível de ruído, o modelo BZRT, nas versões articulada e biarticulada, passa a ser fabricado exclusivamente na unidade da Volvo em Curitiba, que será também um centro de exportação do modelo para o mundo. A fábrica, que produz também caminhões da marca sueca, emprega 5,2 mil pessoas na capital.

“Estamos construindo um novo capítulo na história da cidade, com esse primeiro biarticulado elétrico.  A Volvo, que no passado construiu com a Prefeitura de Curitiba a inovação que foi o biarticulado a diesel, agora apresenta esse avanço, com um veículo zero emissões. Queremos muito ter esses veículos rodando nas nossas linhas de ônibus”, disse o prefeito.

Acompanhado do governador Ratinho Júnior e do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, Eduardo Pimentel citou a janela de oportunidade com a nova concessão do transporte coletivo, que tem como um dos pilares a descarbonização gradual da frota do transporte coletivo da capital.

Protótipo

O biarticulado elétrico que será testado em Curitiba é o protótipo já encarroçado, pela Marcopolo. Ele foi montado no ano passado e estava em fase de pré-teste em várias partes do Brasil.

Na segunda-feira, o veículo inicia o primeiro teste em linha, na 303-Centenário/Campo Comprido. O veículo vai circular sem passageiros, mas rodará com lastro (bombonas de água ou sacos de areia) simulando condições bastante severas de operação.  O teste deve durar 20 dias.

Com 28 metros de comprimento, o biarticulado tem capacidade para transportar até 250 passageiros. “O início da produção no Brasil marca um passo importante no compromisso da Volvo com a descarbonização dos transportes. Temos a meta de zerar as emissões de CO2 de nossos veículos até 2040. A oferta de ônibus elétricos de alta capacidade é parte dessa iniciativa”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

O novo chassi foi desenvolvido dentro do ciclo de R$ 1,5 bilhão de investimentos da Volvo no País, no período de 2023-2025. Segundo Marques, o Volvo BZRT biarticulado é um veículo de alta eficiência, capaz de levar o mesmo número de passageiros de um metrô, mas com custos de implantação e operação muito menores, e ainda com o mesmo benefício de zero emissões.

A apresentação contou com a presença de cerca de 200 funcionários da fábrica. Também participaram o presidente do grupo Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, os secretários do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, e da Comunicação, Marc Sousa, o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, e a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Zornig Jayme.

Eletromobilidade

O projeto de descarbonização da frota de Curitiba está alinhado ao PlanClima (Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba) e é considerado referência no país por unir um amplo programa de testes da tecnologia a um novo modelo de concessão, em 2025, que já contemplará a matriz energética não poluente.

“Desde 2018, estamos trabalhando no projeto de introdução de veículos elétricos no transporte coletivo. Agora, a eletromobilidade torna-se, aos poucos, real para a população que utiliza o transporte coletivo da cidade. Os usuários têm um meio de deslocamento não poluente, sem ruído e com conforto”, afirmou o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Desde julho do ano passado, sete veículos elétricos já fazem parte da frota de Curitiba – seis nas linhas 010- Interbairros I (horário) e 011-Interbairros I (anti-horário) e um na linha 863-Água Verde.

Além dos sete elétricos já entregues, a Prefeitura de Curitiba planeja comprar mais 54 veículos do gênero com recursos de R$ 380 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal.

Também já foi aprovado, na Câmara Municipal de Curitiba, o projeto para a aquisição de 70 ônibus, com investimento de R$ 317 milhões, e um empréstimo do KfW Bankengruppe, o banco de desenvolvimento alemão, de €$ 100 milhões, que será usado para a compra de 84 ônibus elétricos e para outros projetos de infraestrutura energética.

100% elétrico

O BZRT é um veículo 100% elétrico, equipado com dois motores de 200kW cada, totalizando 400kW, o equivalente a 540cv. Possui caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift. O chassi pode contar com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total. O tempo de recarga varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento.

Informações a imprensa

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960