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Túnel submerso de 29 metros vai ligar cidades de Itajaí e Navegantes

terça-feira, 6 de maio de 2025

Um ambicioso projeto de infraestrutura promete transformar a mobilidade urbana no litoral norte de Santa Catarina. Trata-se do túnel submerso de 29 metros de profundidade que ligará as cidades de Itajaí e Navegantes, cruzando o Rio Itajaí-Açu. A obra é um dos pilares do PROMOBIS – Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí – que deve beneficiar diretamente 11 municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).

Com investimentos estimados em US$ 342 milhões (aproximadamente R$ 1,9 bilhão), oriundos de parcerias entre o setor público e a iniciativa privada, o projeto é considerado um marco para a engenharia de transportes no Estado. Apenas o Governo de Santa Catarina garantiu uma contrapartida de US$ 24 milhões (R$ 136 milhões na cotação atual) para desapropriações, obras de infraestrutura e ações necessárias à execução do túnel e demais componentes do PROMOBIS.

“É um projeto que vai transformar essa região litorânea de Santa Catarina. Estamos falando de obras com uma engenharia avançada, e que vão facilitar o dia a dia de milhares de pessoas que se deslocam nos municípios da Foz do Rio Itajaí. São exemplos de mobilidade inteligente, que prometem atrair ainda mais visitantes e oportunidades de negócios para o nosso litoral. Seremos parceiros em todas as etapas desse processo”, anunciou o governador Jorginho Mello ao assinar, no fim de outubro de 2024, o protocolo de intenções com a AMFRI.

O túnel submerso será construído no modelo de Parceria Público-Privada (PPP) e terá múltiplas faixas de tráfego: uma exclusiva para o transporte público, outras para veículos de passeio e, ainda, passagem para pedestres e ciclistas. A estrutura deve atingir até 29 metros de profundidade, com tecnologia de ponta e foco na mobilidade urbana sustentável.

Além do túnel, o PROMOBIS contempla a implantação de um sistema regional de transporte coletivo 100% elétrico (BRT), corredores de mobilidade e obras de resiliência climática em Balneário Camboriú. Ao todo, os municípios contemplados são; Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luis Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

A expectativa é que o projeto gere cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos na região, impulsionando a economia local durante as fases de construção e operação. Os estudos de pré-viabilidade econômica do PROMOBIS começaram em 2019, por meio de uma parceria entre o consórcio CIM-AMFRI e o Banco Mundial.

Segundo o consórcio da AMFRI, a elaboração do projeto de engenharia do túnel deve levar cerca de um ano e meio. Embora o cronograma original, divulgado em 2021, previsse a abertura do túnel ao tráfego em 2028, novas atualizações de prazo ainda dependem da finalização dessa etapa técnica.

Informações: DCMais
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Aeromóvel de Guarulhos deve começar a operar com passageiros em 25 de julho

O Aeromóvel que liga a estação da Linha 13-Jade da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos deve iniciar a operação com passageiros no dia 25 de julho, segundo informações apuradas pelo Via Trolebus.

O sistema, que utiliza ar comprimido para mover os veículos, está atualmente em fase de testes. Um dos três trens produzidos pela Marcopolo Rail já percorreu 1.200 quilômetros durante os ensaios.

A previsão é que, a partir de agosto, o horário de funcionamento do sistema seja ampliado gradualmente, como costuma ocorrer em operações metroferroviárias. Inicialmente, no entanto, os ônibus que hoje fazem a ligação entre a estação da CPTM e os terminais do aeroporto continuarão operando paralelamente, até que o Aeromóvel atinja sua operação plena.

Quando estiver em operação total, o sistema vai ligar a Estação da CPTM ao Terminal 3 do aeroporto, passando pelos Terminais 1 e 2, em um percurso de cerca de seis minutos.

A tecnologia brasileira da empresa Aerom é baseada em propulsão pneumática, com veículos automatizados circulando sobre uma via elevada. O conceito lembra um “barco a vela invertido” e oferece uma alternativa sustentável, segura e econômica para o transporte urbano.

Informações: ViaTrolebus

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Três linhas de ônibus de Salvador passam a ter novo ponto final partir desta terça (6)

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informa que, nesta terça-feira (6), três linhas de ônibus terão os itinerários ajustados e passarão a ter como base operacional os finais de linha dos bairros que atendem. A mudança visa melhorar o atendimento à população, oferecendo maior eficiência na operação do transporte coletivo nas localidades.

As linhas que passam por alteração são a 1521 – Conjunto Pirajá 1 / Rua Nova x Estação Pirajá, a 1522 – Pirajá / Rua Velha x Estação Pirajá e a 0325 – Marechal Rondon x Estação Pirajá. Com o ajuste, essas linhas deixarão de ter como ponto final a Estação Pirajá e passarão a encerrar o trajeto dentro dos respectivos bairros de origem.

A medida é parte de um conjunto de ajustes operacionais que visam otimizar o fluxo de veículos e garantir uma melhor cobertura do transporte público nos trajetos de maior demanda. A Semob reforça que técnicos da pasta acompanharão a operação para garantir a eficácia da mudança e orientar os usuários quanto aos novos locais de embarque e desembarque.

Informações: Jornal da Mídia

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Prefeito de Curitiba anuncia criação da Patrulha da Guarda Municipal para segurança no transporte coletivo

O prefeito Eduardo Pimentel abriu nesta segunda-feira (5/5), no dia mundial do trânsito, a programação da Campanha Maio Amarelo 2025 e anunciou a criação de uma patrulha da Guarda Municipal para ampliar a segurança no transporte coletivo de Curitiba. A patrulha contará com equipes treinadas para coibir furtos, casos de assédio e a prática de “rabeira” - em que ciclistas se penduram nos ônibus em movimento nas vias exclusivas do transporte.

“Nós buscamos morte zero no trânsito da cidade e vamos fortalecer ainda mais as campanhas educativas e de prevenção que já ocorrem o ano inteiro. A transparência na gestão do trânsito de Curitiba também será ampliada. Vamos divulgar a arrecadação e a aplicação dos recursos arrecadados com as infrações registradas nas ruas", afirmou o prefeito, ao lado do secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna.

Maio Amarelo 
O tema da campanha deste ano é “Desacelere, seu bem maior é a vida”. Ao longo do mês, a Superintendência de Trânsito (Setran), através da Escola Pública de Trânsito ABC, vai realizar uma série de ações voltadas à prevenção e educação.

A programação começa com palestras em escolas municipais e empresas e blitze educativas nas ruas, canaletas e demais faixas exclusivas do transporte coletivo.  

'O objetivo é reduzir pela metade os números que nós temos hoje. Vamos focar a educação crianças e a conscientização dos adultos. O trânsito é feito de escolhas e escolhas corretas e seguras salvam vidas", destacou Melissa Puertas Sampaio, diretora da Escola Pública de Trânsito ABC.

De acordo com o relatório anual do Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, com base no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) da Secretaria Municipal da Saúde, em 2024 foram registradas 141 mortes em 136 acidentes de trânsito em Curitiba, queda de 5,4% em relação a 2023, quando houve 149 mortes.

Desde o início do Programa Vida no Trânsito (2011) até 2024, Curitiba registrou uma redução significativa de 54,5% no número de mortes. Em 2024, o município registrou o menor número absoluto de mortes desde o início do programa (141).  Em 2011, no início do programa,  310 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito no município. 

Os dados refletem o trabalho educativo e de fiscalização da Setran e da Escola Pública de Trânsito ABC.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Prefeitura de Japeri lança Tarifa Zero no transporte público municipal

Nesta segunda-feira (05), Prefeitura Municipal de Japeri deu mais um importante passo rumo à mobilidade urbana gratuita e acessível. inaugurou mais uma linha de ônibus com tarifa zero, beneficiando diretamente os moradores dos bairros Chacrinha, Beira Rio e Nova Belém.

Nas casinhas, enquanto o ônibus circulava, os moradores aplaudiam. O primeiro coletivo partiu pontualmente às 5h da manhã, das Casinhas, no bairro Chacrinha, e contou com a presença da prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, que acompanhou o trajeto e conversou com os passageiros.

“Hoje celebramos mais uma linha em operação. Estamos investindo em políticas públicas que promovem inclusão e qualidade de vida. A Tarifa Zero é uma conquista de todos os japerienses”, declarou a gestora, que anunciou que nesta terça-feira, 06, serão os moradores do bairro Belo Horizonte que vão amanhecer com a novidade.

As novas linhas fazem parte do programa municipal de transporte gratuito, que tem como objetivo assegurar o direito ao deslocamento digno para trabalhadores, estudantes e toda a população. A iniciativa tem sido bem recebida pelos moradores, aliviando os custos com transporte e ampliando o acesso a diferentes regiões do município.

Os ônibus já estão circulando com intervalos regulares e paradas estratégicas, promovendo uma maior integração entre os bairros e o centro da cidade.

Também participaram do percurso os secretários municipais de Mobilidade Urbana, Marcelo Damasceno, e de Direitos Humanos, Pessoas com Deficiência, Mulher e Cidadania, Luiz Henrique e a vereadora Dani Barros.

Desde o último sábado (03), entraram em funcionamento o Tarifa Zero que circula em Engenheiro Pedreira, contemplando os bairros Guandu, Santa Terezinha e Cosme & Damião.

“Muito boa essa modalidade de transporte gratuito. Antes eu pagava pelo bicicletário para ir até a estação. Agora, vamos economizar”, declarou a doméstica que trabalha no Jardim Botânico.

Aprovação da comunidade

A população comemorou. Márcia Cassin, de 56 anos, trabalha em uma cooperativa de reciclagem aprovou o transporte“Agora conseguimos chegar ao centro de Japeri sem andar mais de 40 minutos. Merece muitos aplausos, até porque não tinha ônibus por aqui”.Ângela Vieira, de 49 anos, moradora de Nova Belém , também opinou.

Sua irmã, Andréia Vieira Gomes, de 45 anos, reforçou os elogios, assim como Rosa Maria da Silva, de 58 anos, que atua na limpeza urbana. “Fiquei sabendo no grupo de trabalho e vou divulgar para todos aqui da região. Com o ônibus é muito mais rápido e seguro”, destacou.

Informações: Prefeitura de Japeri

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Transporte sobre trilhos: crescimento, desafios e a urgência de uma Autoridade Metropolitana

segunda-feira, 5 de maio de 2025

O transporte metroferroviário no Brasil vive um momento de crescimento, mas enfrenta desafios estruturais que exigem atenção. O Balanço do Setor Metroferroviário 2024, divulgado pela ANPTrilhos, apresenta números que reforçam a relevância desse modal para a mobilidade urbana e evidenciam a necessidade de políticas públicas que garantam sua expansão e eficiência.

Com um aumento de 3,6% na demanda em 2024, os sistemas metroferroviários transportaram 2,57 bilhões de passageiros ao longo do ano.

Esse crescimento sinaliza a constante retomada do setor após os impactos da pandemia e confirma que a população continua a confiar no transporte sobre trilhos como uma alternativa segura, eficiente e sustentável para os deslocamentos urbanos.

No entanto, esse avanço teria sido mais expressivo se tivesse acompanhado de uma maior expansão proporcional da malha metroferroviária, que teve um aumento operacional de apenas 2,9 km, somando hoje 1.137,5 km de trilhos, distribuídos em 49 linhas e 633 estações em todo o país.

Impactos na qualidade de vida

O Brasil ainda enfrenta um déficit significativo de transporte de passageiros sobre trilhos, o que impacta negativamente a qualidade de vida nas cidades. O Brasil possui 5,2 km de trilhos por milhão de habitantes, enquanto países como a China e a Espanha já superam os 30 km por milhão de habitantes.

O custo da ineficiência na mobilidade urbana é alto: gera prejuízos econômicos e sociais, incluindo aumento da poluição e impactos na saúde pública, além de ampliar desigualdades sociais ao dificultar o acesso a oportunidades.

Em termos de benefícios, o setor metroferroviário evitou a emissão de 2,4 milhões de toneladas de poluentes e permitiu a economia de 1,2 bilhão de litros de combustíveis fósseis. Além disso, a redução do tempo de deslocamento gerou um ganho de 1,5 bilhão de horas economizadas, o que impacta diretamente a produtividade da população e a qualidade de vida nas cidades.

No entanto, há desafios. Os investimentos ainda estão aquém das necessidades do setor e o volume investido em anos anteriores não foi suficiente para impulsionar novas expansões significativas. É necessário superar barreiras técnicas e regulatórias, bem como a importância de planejamento e gestão eficazes para assegurar que os benefícios sejam realizados de forma plena.

Falta de integração

Um dos maiores entraves ao desenvolvimento do setor metroferroviário no Brasil é a falta de integração entre modais e a fragmentação da gestão do transporte público.

Hoje, as decisões sobre mobilidade são pulverizadas entre diferentes esferas de governo, o que impede um planejamento eficiente e coordenado. A ausência de uma governança centralizada nas regiões metropolitanas leva a sobreposições de serviços, falta de conectividade e tarifas desintegradas, prejudicando os passageiros.

O modelo de gestão integrada para a mobilidade já é realidade em diversos países, como França, Reino Unido e Alemanha. Essa estrutura permitiria um planejamento estratégico de longo prazo, integrando metrôs, trens urbanos, ônibus e outros modais, garantindo previsibilidade para investimentos e um transporte público mais eficiente e acessível.

A experiência internacional demonstra que a criação de uma entidade metropolitana melhora a gestão financeira do setor, reduz custos operacionais e amplia a cobertura e qualidade dos serviços. Sem essa coordenação, o setor metroferroviário brasileiro continuará enfrentando dificuldades para expandir e atender a crescente demanda por transporte público de qualidade.

Para que o Brasil consiga evoluir na mobilidade urbana, é essencial estabelecer um modelo de financiamento sustentável, garantindo recursos contínuos para a ampliação da malha metroferroviária e a evolução da infraestrutura existente.

O transporte sobre trilhos deve ser protagonista na transformação da mobilidade urbana brasileira. Para isso, é fundamental que governo, iniciativa privada e sociedade trabalhem juntos, garantindo que os investimentos necessários sejam feitos e que a mobilidade seja tratada como prioridade nacional.

Informações: Estadão

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Prefeitura do Rio adquire 50 novos ônibus articulados para o BRT

domingo, 4 de maio de 2025


A Prefeitura do Rio finalizou a licitação para a compra de 50 ônibus articulados, reforçando a modernização do sistema BRT. O objetivo da aquisição é renovar a frota, aumentar a capacidade do transporte público e atender padrões ambientais mais rigorosos.

Resultado da licitação divulgado pela SMTR
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) divulgou o resultado do Pregão Eletrônico nº 90016/2025, que selecionou fornecedores para a entrega dos novos  veículos. A licitação ocorreu no dia 15 de abril, com publicação da ata no portal oficial de compras do governo federal.

Divisão dos lotes e empresa vencedora
O processo foi dividido em dois grupos. O Grupo 2, com 30 ônibus, e o Grupo 1, com 20  veículos. Em ambos os casos, a empresa Guanabara Diesel S.A. apresentou o menor preço por unidade: R$ 3.795.000,00, valor abaixo da estimativa inicial. A empresa representa a marca Mercedes-Benz no setor de veículos comerciais.

A licitação adotou o critério de menor preço por grupo na modalidade Aberto/Fechado, com concorrência transparente e homologação regular.

Características dos novos veículos
Os ônibus articulados terão capacidade para pelo menos 180 passageiros e atenderão ao padrão ambiental PROCONVE P-8, equivalente ao EURO VI. Com isso, os novos modelos utilizarão tecnologia a diesel menos poluente, contribuindo para a redução de emissões e melhoria da qualidade do ar na cidade.

Objetivo da renovação da frota do BRT
A medida busca modernizar o sistema BRT do Rio de Janeiro, aumentar a eficiência operacional e proporcionar maior conforto e segurança aos passageiros. Os novos veículos deverão reforçar os corredores de alta demanda, contribuindo diretamente para a mobilidade urbana e o transporte coletivo de qualidade.

Informações: Mobilidade Rio

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Câmara de Goiânia aprova projeto que exige frota 100% de ônibus elétricos

A Câmara de Goiânia aprovou em última votação, na quarta-feira (30), um projeto do vereador Igor Franco (MDB) que autoriza a Prefeitura a exigir que toda a frota de ônibus do transporte urbano seja movida a eletricidade. A proposta também permite ao prefeito cobrar das empresas a instalação de ar-condicionado nos veículos. Além disso, o texto determina que, a partir de 2025, apenas 10% dos passageiros poderão ser transportados em pé.

As concessionárias que não cumprirem a lei, caso seja sancionada pelo prefeito, poderão perder a concessão. Elas também ficarão impedidas de participar, direta ou indiretamente, de nova licitação pelo período de dez anos.
 
Igor explicou que “os veículos movidos por combustíveis prejudicam o meio ambiente". Ele afirma que a queima de gasolina, álcool e óleo diesel produz moléculas de gás carbônico e compostos de óxidos de nitrogênio, que contribuem significativamente para o efeito estufa, além do enxofre, que, em contato com a umidade do ar, se transforma em gás de ácido sulfúrico.”
 
O parlamentar justificou que os veículos elétricos, além de não poluírem a atmosfera, geram economia aos cofres públicos a curto e médio prazo. Os custos de manutenção são de 20% a 30% inferiores aos de um veículo convencional.
 
De acordo com a justificativa do projeto, os ônibus elétricos também são mais silenciosos, pois não possuem queima de combustível nem sistema de escape. A ausência de ruído proporciona maior sensação de conforto e bem-estar a bordo.

Informações: A Redação

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