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Em Curitiba, Meia tarifa de ônibus aos domingos e feriados já beneficiou R$ 1,4 milhão de passageiros

quarta-feira, 19 de março de 2025

Mais de 1,46 milhão de passageiros já se beneficiaram da meia tarifa no transporte coletivo aos domingos e feriados, segundo levantamento da Urbanização de Curitiba (Urbs), desde o início do programa Domingão Paga meia, em 5 de janeiro, até 9 de março. Foram dez domingos, mais a terça-feira de carnaval. O movimento representa um aumento de cerca de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 1,33 milhão de pessoas.

O Domingão Paga Meia foi o primeiro projeto anunciado pelo prefeito Eduardo Pimentel na sua gestão e prevê a meia tarifa de R$ 3 para todas as 242 linhas de ônibus de Curitiba aos domingos e feriados, com exceção da Linha Turismo.

O pagamento pode ser feito em dinheiro, cartão-transporte Urbs e cartões de crédito e débito (no caso destes dois últimos, há a cobrança de uma taxa pelas operadoras de cartões de R$ 0,07 por passagem, totalizando R$ 3,07).

“A população adotou a meia tarifa para passear, visitar parentes, ir na igreja ou ao culto e ainda aproveitar as atrações que a Prefeitura oferece no Domingo no Centro, que leva programação cultural, esportiva, infantil e gastronômica para a Rua Emiliano Perneta. Uma cidade inteligente é aquela que dá acesso para a população ocupar os espaços e se deslocar de maneira rápida e barata”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

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“A ideia é que a população realmente aproveite a cidade e todas as atrações que o município oferece. Para o transporte coletivo, é uma forma de aumentar a ocupação dos ônibus aos domingos”, diz o  presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Os ônibus trabalham aos domingos com uma ociosidade de 40% a 50% em relação aos dias úteis. “Com a meia tarifa vamos aos poucos reduzindo esse índice e os ônibus vão circular com mais pessoas”, explicou Maia Neto. O subsídio estimado para a meia tarifa é de R$ 27 milhões por ano.

Sem aumento
Além da meia tarifa aos domingos, a Prefeitura já anunciou que a tarifa social de R$ 6 para os demais dias da semana não terá aumento em 2025 pelo segundo ano consecutivo. Ao contrário de várias capitais que anunciaram reajustes no início de ano, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Belo Horizonte, Curitiba não reajusta sua tarifa desde 2023.

Tarifa Zero
Outro projeto que vem beneficiando a população é o Tarifa Zero a Caminho do Emprego, lançado em 21 de fevereiro e voltado principalmente a pessoas com renda familiar de até três salários. O programa garante passagem gratuita de ônibus para quem está desempregado e à procura de uma colocação no mercado de trabalho em Curitiba.  

O trabalhador tem direito a duas passagens (ida e volta) para cada encaminhamento de entrevista feito pelo Sine Municipal, limitado a três indicações no mês. Com o recurso, ele pode se deslocar para a entrevista ou processo seletivo sem se preocupar com o gasto com o transporte. 

Informações: URBS

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Em SP, Totalmente automatizado, monotrilho começa a operar sem condutor

terça-feira, 18 de março de 2025

Neste último final de semana, os trens da linha 15-Prata do monotrilho de São Paulo começaram a funcionar totalmente automatizados, sem maquinistas a bordo.

Como o monotrilho funciona sem operador?
De acordo com o metrô, trata-se do mais alto nível de automação. Chamado de GoA4/UTO, o sistema já é utilizado em linhas modernas ao redor do mundo, como em Sidney e em Paris, e também na linha 4-Amarela, na capital paulista.

GoA4 reduz tempo de resposta do controle humano. Segundo a WSP, empresa canadense especializada em sistemas de transporte e automação, a tecnologia utiliza equipamentos a bordo e ao longo da via para trocar dados e realizar as seguintes funções:
  • Garantir movimento seguro
  • Dirigir, acelerar e frear
  • Operar portas dos trens e organizar transferência de passageiros
  • Supervisionar a via e identificar obstáculos
  • Detectar situações de emergência, como incêndios ou descarrilamentos
Grupos industriais, como a Alstom, defendem a operação sem condutor. Segundo eles, a automatização pode fazer com que as linhas operem com mais trens, com maior previsibilidade e com custos mais baixos.

Esse avanço tecnológico garante uma operação segura e eficiente, com sistemas redundantes que evitam falhas graves, seguindo o conceito de "falha segura". Isso significa que qualquer anormalidade é imediatamente detectada e controlada para impedir riscos. - Metrô SP

Linha 15-Prata surgiu para ser automatizada
A transição está sendo feita de forma gradual. Nas primeiras semanas, a operação automatizada ocorrerá apenas aos finais de semana e, com o tempo, será ampliada para os horários durante os dias úteis de menor demanda. Ainda não há data definida para a implementação completa.

Linha 15-Prata foi projetada desde o início para ser automatizada, segundo o Metrô. Apesar da ausência dos maquinistas dentro das cabines dos veículos, as estações continuarão com equipes especializadas para dar suporte aos passageiros ou auxílio com necessidades técnicas.

Metrô afirmou que nenhum operador perderá o emprego. Segundo a Companhia, esses funcionários continuarão trabalhando na linha Prata, ou então, serão realocados de acordo com suas preferências ou necessidades operacionais.


O Sindicato dos Metroviários expressou preocupação com a segurança dos passageiros e com o futuro do Metrô. ''Tarcísio de Freitas quer tirar os operadores do monotrilho para cortar gastos, de forma a deixar a linha mais atrativa para a iniciativa privada numa futura concessão. Retirar o operador de um trem a 15m de altura é colocar a população em risco de vida'', escreveu nas redes sociais.

Informações: Uol Notícias

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Em Porto Alegre, Projeto determina prazo para instalação de bike racks nos ônibus

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que determina prazo para instalação de bike racks nos veículos do transporte coletivo e multa em caso de descumprimento. A proposta tem a autoria do vereador Giovani Culau e Coletivo (PCdoB), e refere-se à Lei n° 12.104, de 28 de julho de 2016, que obriga a instalação de bike racks nos veículos do sistema de transporte coletivo por ônibus do município de Porto Alegre.

A proposição prevê que a instalação de bike racks nos veículos do sistema de transporte coletivo por ônibus será gradativa e anual, devendo atingir, no mínimo, 10% da frota por ano. De acordo com o texto, o descumprimento de tal disposto acarretará multa de 18 Unidades Financeiras Municipais (UFMs), por dia e por veículo, às permissionárias ou concessionárias prestadoras do serviço de transporte coletivo por ônibus, até que se adequem à legislação.

Para o autor do projeto, a crescente busca por alternativas sustentáveis de mobilidade, em especial o uso de bicicletas, tem se consolidado como uma solução eficaz para reduzir o trânsito urbano, diminuir a emissão de gases poluentes e promover a saúde pública. “Dessa forma, este projeto de lei visa garantir a instalação gradativa de suportes para o transporte de bicicletas nos ônibus do transporte público municipal, além de estabelecer penalidades para as empresas que não cumprirem a medida, incentivando a melhoria da infraestrutura de mobilidaAde urbana e o uso de transportes mais ecológicos”, aponta Culau.

Informações: Câmara Municipal de Porto Alegre

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Em Porto Velho, Prefeitura anuncia passagem de ônibus por R$ 3


A Prefeitura de Porto Velho anunciou a redução na passagem do transporte coletivo de Porto Velho. A passagem que custa R$ 6 deve ser reduzida para metade do valor.

A mudança deve ocorrer a partir da próxima segunda-feira (24) e será válida tanto no dinheiro, quanto no cartão da empresa de ônibus. Para os estudantes, o valor de R$ 2,25 será reduzido para R$ 1,50.

Segundo a prefeitura, a iniciativa não vai gerar custos adicionais para a Prefeitura. 

Informações: g1 Rondônia

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Tarifa de ônibus em Uberaba é reajustada para R$ 5,50

segunda-feira, 17 de março de 2025

A partir desta segunda-feira (17), entra em vigor a nova tarifa do transporte coletivo urbano em Uberaba. Com a atualização, o valor passa a ser de R$ 5,50 para pagamentos via cartão pré-pago e R$ 6 para pagamentos em dinheiro.

Para os itinerários na zona rural de Uberaba, a tarifa vai variar entre R$ 7,40 a R$ 21. Veja tabelas abaixo.

O reajuste, congelado desde 2023, foi oficializado no Diário Oficial do Município, Porta-Voz, desta quinta-feira (13), por meio de decreto.

O Executivo decidiu o novo valor da tarifa após diversas reuniões da equipe técnica da Secretaria de Defesa Social (SDS) com o Conselho Municipal de Transporte Público de Uberaba (CMTP), desde janeiro, além de apresentação do estudo técnico sobre o reajuste aos vereadores.

O levantamento incluiu a prestação de contas dos serviços de transporte coletivo de 2023 e 2024 e a planilha de cálculos atualizada em 1º de janeiro de 2025. Esses dados e a indicação do Conselho também foram apresentados em Audiência Pública, realizada no dia 21 de fevereiro.

Tarifa do transporte coletivo de Uberaba aumenta R$ 0,50
Botão do pânico e monitoramento em tempo real: transporte público de Uberlândia tem melhorias de segurança em ônibus e estações
Mais de 7 mil cartões da 'Tarifa Zero' aguardam retirada nos terminais de ônibus em Uberlândia

Linhas rurais
As tarifas das linhas rurais, que também estavam sem reajuste desde 2023, terão os seguintes valores:

Pagamento via cartão pré-pago:

Linha 12 - Capelinha do Barreiro: R$ 7,40
Linha 16 - Santa Fé: R$ 7,90
Linha 58 - Ponte Alta: R$ 7,55
Linha 61 - Distrito Industrial III: R$ 7,70
Linha 63 - Palestina: R$ 20,70

Pagamento em dinheiro:

Linha 12 - Capelinha do Barreiro: R$ 7,70
Linha 16 - Santa Fé: R$ 8,20
Linha 58 - Ponte Alta: R$ 7,80
Linha 61 - Distrito Industrial III: R$ 8
Linha 63 - Palestina: R$ 21

Informações: g1 Triangulo Mineiro

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Blumenau registra recorde de passageiros após pandemia e anuncia novas viagens no transporte coletivo

Blumenau registrou na última terça-feira, dia 11, o maior número de passageiros diários no transporte coletivo desde o fim da pandemia de Covid-19. Ao todo, 82.603 passageiros foram transportados pelos ônibus urbanos da cidade durante o dia.
Foto: Giovanni Silva

De acordo com o prefeito Egidio Ferrari, o número comprova a eficácia das ações adotadas nos primeiros meses de governo, como a implantação de 26 novas viagens e as adequações de trajetos e horários em 104 viagens já existentes. Além disso, três ônibus da reserva – utilizados no dia a dia para substituir os veículos em manutenção ou com problemas mecânicos – foram incluídos à frota principal, e 15 novas viagens serão incluídas na programação diária na próxima segunda-feira, dia 17.

“Temos trabalhado para melhorar o transporte coletivo na cidade. Nesta semana, anunciamos a criação de 20 novos horários e a adequação de 37 viagens. Na próxima segunda-feira, mais 15 novas viagens serão incluídas e outras 16 serão ajustadas. Tudo feito com responsabilidade, com base em estudos técnicos e para melhor atender a população blumenauense”, destaca o prefeito.

Os novos horários válidos a partir de segunda-feira podem ser conferidos on-line. Já os horários e trajetos ajustados podem ser conferidos clicando aqui.

Conforme a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em breve serão anunciadas novas viagens aos domingos e feriados. “Vamos acrescentar mais de 100 viagens a partir do dia 23, aos domingos e feriados, o que representa um aumento de 15,7% se comparado à programação atual. Isso vai beneficiar diretamente trabalhadores de diversas áreas, como do comércio, serviços e saúde”, afirma o secretário Fábio Campos.

Informações: Prefeitura de Blumenau

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No Recife, Linha 2434 – TI Getúlio Vargas/Tamarineira entra em operação

Objetivando desenvolver ações para melhorias na gestão do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/RMR, considerando o melhor atendimento aos passageiros do transporte público, o Consórcio de Transportes Metropolitano – CTM, na 42ª reunião ordinária do Conselho Superior de Transporte Metropolitano – CSTM, que aconteceu no dia 30 de dezembro de 2024, aprovou a criação da linha 2434 – TI Getúlio Vargas/Tamarineira, que será ativada a partir de amanhã (15), para dias úteis, sábados e domingos, quando contemplará os usuários dos bairros do Cordeiro, Parnamirim, Tamarineira, Torre e áreas adjacentes.

Os veículos da nova linha terão ar-condicionado e a tarifa a ser cobrada será Bilhete Único de R$ 4,30 (quatro reais e trinta centavos), adotando o sistema de bilhetagem eletrônica e permitindo o pagamento da passagem através dos Cartões Eletrônicos VEM. A linha fará parte da rede de integração temporal do TI Getúlio Vargas.

A linha passará pelo Atacado dos Presentes, Carrefour, Shopping Plaza, Mateus Hiper Casa Forte, Shopping Parnamirim, Policlínica Albert Sabim, Home Center Ferreira Costa, Hospital Santa Helena, Parque Tamarineira, Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Maria Lucinda.

Itinerário

Terminal / Ponto de Retorno

TI Getúlio Vargas, Rua Manoel Moreira, Av. Caxangá, Av. Gen. San Martin, Rua Honório Correia, Rua Gregório Júnior, Rua Souza Bandeira, Rua Tomaz Gonzaga, Rua Conselheiro Teodoro, Praça Prof. Barreto Campelo (Praça da Torre), Rua Dom Manoel da Costa, Rua Padre Anchieta, Rua José Bonifácio, Ponte/Viaduto Cordeiro de Farias (Torre/Parnamirim), Rua João Tude de Melo, Rua Abelardo Carneiro Leão, Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, Praça Jornal do Comércio, Av. Dezessete de Agosto, Praça de Parnamirim, Av. Parnamirim, Rua Tito Rosas, Rua Padre Roma, Rua Cônego Barata, Av. Norte.

Ponto de Retorno / Terminal

Av. Norte, Rua Gen. Abreu e Lima, Rua Regueira Costa, Rua Dr. José Maria, Av. Conselheiro Rosa e Silva, Estrada do Arraial, Rua Desembargador Góes Cavalcante, Praça de Parnamirim, Av. Dezessete de Agosto, Praça de Parnamirim, Av. Parnamirim, Av. Rui Barbosa, Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, Praça Jornal do Comércio, Av. Dezessete de Agosto, Rua Virgínia Loreto, Rua João Tude de Melo, Ponte/Viaduto Cordeiro de Farias (Torre/Parnamirim), Rua José Bonifácio, Rua Prof. Trajano de Mendonça, Rua Real da Torre, Rua Conde de Irajá, Praça Prof. Barreto Campelo (Praça da Torre), Rua Marquês de Maricá, Rua Dianápolis, Av. Prof. Estevão Francisco da Costa, Av. Gen. San Martin, TI Getúlio Vargas.

Informações: GRCT

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Projeto bilionário pretende ligar Porto Alegre a Gramado e Canela com nova linha de trem

Um dos diretores da SulTrens, Renato Ely, explicou que uma das justificativas para a construção da nova ferrovia – que contará com investimentos estimados em R$ 3 bilhões – é oferecer aos turistas um acesso mais rápido e agradável a Gramado. Não são incomuns os congestionamentos na BR-116, acesso rodoviário entre as duas cidades, pontua Ely.

“Em um dia típico, o turista que chega a Porto Alegre leva cerca de 40 minutos para sair do aeroporto de carro e chegar ao acesso da serra. Depois, a ida a Gramado vai depender do nível de congestionamento. É um trajeto que é feito em duas, três, até quatro horas. Com o trem esse mesmo turista vai aproveitar o visual da Serra Gaúcha e chegar, sem estresse, em uma hora ao seu destino”, comentou.

O projeto prevê a construção de uma passarela de 700 metros entre o aeroporto e a nova estação ferroviária. O diretor da SulTrens disse que a empresa fez contato com engenheiros especialistas na idealização de parques temáticos dos Estados Unidos para fazer com que os turistas possam “viver uma experiência” antes ainda do embarque.

“Conversei com um desses especialistas, que são chamados de imagineers, por misturarem a engenharia com a imaginação, a criatividade. A atração começa antes de entrar no trem. E uma vez embarcado, esse turista vai contar com comodidades como wi-fi e a degustação de bebidas produzidas na Serra Gaúcha”, disse.

A grande movimentação de turistas é evidenciada nos números do Observatório do Turismo implantado pela prefeitura de Gramado. O boletim mais recente mostra que mais de 6,5 milhões de turistas visitaram a cidade no último ano. O número é 18% menor do que o registrado em 2023 (mais de 8 milhões), impactado pelas cheias que devastaram o estado no mês de maio e tiveram reflexo nos meses seguintes.

Gramado recebeu nos últimos seis anos uma média de mais de 2 milhões de turistas que chegam à cidade de carro. O recorde do período ocorreu em 2023, quando mais de 3 milhões de pessoas subiram a serra em veículos particulares de passeio. Para que o novo trem seja viável, explicou Ely, a meta é conquistar 10% deste público.

A cidade de Gramado recebeu, em 2024, mais de 6,5 milhões de turistas. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Gramado)
“Nossos estudos de viabilidade mostram que esse é um número possível de ser alcançado. Como diferenciais, o trem até Gramado e Canela vai oferecer um nível de conforto completamente diferente. E, acima de tudo, a segurança de se evitar uma rodovia como a BR-116. Eu posso ser um motorista cuidadoso, mas por melhor que eu seja não consigo controlar os outros. A estrada conta com um risco permanente”, ponderou.

A linha deve operar com horários adequados ao fluxo de passageiros. Inicialmente, o projeto estima que poderão ser ofertadas viagens a cada hora entre as 7h e as 9h. A partir das 10h e até às 22h, as partidas em ambos os lados da linha seriam feitas a cada meia hora. A velocidade máxima da composição pode chegar a 135 km/h.

Informações: Gazeta do Povo

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