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EMTU visita testes da primeira planta de hidrogênio renovável a partir do etanol

segunda-feira, 10 de março de 2025

A Universidade de São Paulo (USP) desenvolve testes da primeira estação experimental do mundo dedicada à produção de hidrogênio renovável a partir do etanol. O projeto, conduzido pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) da Universidade, representa um marco na busca por soluções energéticas limpas e na transição para uma economia de baixo carbono. 

Com um investimento de R$ 50 milhões, a estação está localizada na Cidade Universitária, em São Paulo, e é parte de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento que conta com a colaboração de grandes empresas e instituições, como Shell Brasil, Raízen, Hytron (agora parte do Grupo Neuman & Esser), SENAI CETIQT e a própria USP por meio do RCGI, além da Toyota, Hyundai, Marcopolo e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). 
 
A tecnologia desenvolvida visa demonstrar a viabilidade do etanol como vetor para a produção de hidrogênio sustentável, aproveitando a infraestrutura já existente no país. 

Capacidade e aplicações 

A planta-piloto tem capacidade para produzir 100 quilos de hidrogênio por dia, volume que será utilizado para abastecer três ônibus cedidos pela EMTU e dois veículos leves, entre outros. O hidrogênio gerado será testado em coletivos de transporte público da USP e nos veículos Toyota Mirai e Hyundai Nexo, ambos movidos a hidrogênio. Nesta fase, serão avaliados a taxa de conversão de etanol em hidrogênio e os índices de consumo e rendimento do combustível nos veículos. 

“Estamos promovendo uma revolução na matriz energética ao demonstrar que é possível produzir hidrogênio sustentável a partir do etanol, com grande eficiência logística”, explica Julio Meneghini, diretor científico do RCGI. “O Brasil tem condições únicas para esse desenvolvimento, considerando nossa infraestrutura já consolidada para o etanol. Isso abre possibilidades para a descarbonização da indústria em setores com alto nível de emissões, como a siderúrgica e a cimenteira, além dos setores químico e petroquímico, na produção de fertilizantes e no transporte de carga e passageiros em larga escala.” 

A produção de hidrogênio dessa planta-piloto ocorre por meio da reforma a vapor do etanol, um processo químico no qual o etanol reage com água sob altas temperaturas, resultando na liberação de hidrogênio. Esse método se destaca por sua eficiência e pela possibilidade de reduzir emissões de carbono, uma vez que o CO2 liberado no processo é biogênico, ou seja, pode ser compensado no ciclo do cultivo da cana-de-açúcar. 

Impacto na indústria e na mobilidade – A implantação da estação experimental abre caminho para o avanço da mobilidade sustentável. Fabricantes de aviões e montadoras de caminhões e ônibus podem se beneficiar diretamente da iniciativa, uma vez que terão acesso a uma fonte importante e sustentável de hidrogênio para o desenvolvimento de tecnologias baseadas em células a combustível. 

“O fomento dessa tecnologia pode trazer benefícios enormes para a indústria brasileira. A disponibilidade de hidrogênio em grande escala é fundamental para permitir avanços em diversas frentes, desde a mobilidade até a produção de fertilizantes sustentáveis”, destaca Meneghini. 

Perspectivas 

A partir dos resultados deste projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, espera-se obter dados que possam orientar estudos futuros sobre sua aplicação em maior escala. “Nosso objetivo é demonstrar o potencial dessa solução e gerar conhecimento técnico-científico sobre sua viabilidade, aproveitando a infraestrutura do etanol para viabilizar a produção e distribuição do hidrogênio renovável”, explica Meneghini. 
 
O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, também celebrou o desenvolvimento de testes e ressaltou a relevância do projeto: “O papel das universidades é desenvolver tecnologias que ainda não existem para permitir que o Brasil faça uma transição energética e, com isso, possa se posicionar como um país de primeiro mundo. Se conseguirmos oferecer uma energia mais barata e com menor pegada de carbono, certamente seremos lideranças mundiais. Para isso, é fundamental que a universidade gere conhecimento e que as empresas acreditem e invistam na industrialização dessas ideias. Grandes avanços tecnológicos começaram dessa forma: com pesquisa acadêmica transformada em inovação para a sociedade.” 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou a importância da iniciativa para a economia do estado e seu potencial de expansão em sua visita à planta, no dia 19 de fevereiro: “Estamos entrando na fase de emergência climática e precisamos ter velocidade em apresentar respostas. A ciência brasileira sempre nos brinda com soluções: quando o mundo atravessou as crises do petróleo, ela desenvolveu o álcool, o etanol e os motores a álcool. Hoje temos grandes potenciais de desenvolvimento para o futuro: a transição energética e a economia do conhecimento. A USP está na vanguarda em todos eles. Aproveitamos essas oportunidades que vão diferenciar o estado de São Paulo e ajudar o Brasil”, disse. 

O avanço da planta experimental da USP marca um passo significativo para a produção de hidrogênio sustentável no Brasil. Julio Meneghini prevê que “a tecnologia contribuirá para consolidar o país como um dos líderes mundiais na produção de energia limpa, reduzindo dependência de combustíveis fósseis e impulsionando diversos setores econômicos de maneira sustentável”. 

Informações: EMTU

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Estação de trem em SP terá sistema com trilho extra para diminuir lotaçãO

A estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 8-Diamante, na zona oeste de São Paulo, receberá um trilho extra para diminuir a lotação das plataformas, em especial no horário de pico. O ramal é administrado pela ViaMobilidade.

O sistema, chamado de “novo Y da Barra Funda”, entrará em funcionamento entre o fim de março e o início de abril. A via auxiliar ficará localizada na parte final da estação Palmeiras-Barra Funda, entre os trilhos dos sentidos Júlio Prestes e Itapevi.

Com isso, um trem vazio poderá ficar sobre o trilho extra e entrar em operação durante superlotação. A concessionária, que costuma ser alvo de críticas por uma série de falhas no sistema, estima que o intervalo entre trens pode ser reduzido de um a dois minutos. Atualmente, o intervalo é de até seis minutos. 

Além disso, o novo sistema pode servir para os trens conseguirem fazer um “retorno” e iniciar a viagem a partir da Barra-Funda, sem precisar ir até a última estação. Atualmente, a linha se conecta somente na estação Júlio Prestes e em Itapevi.

A operação será semelhante ao que já ocorre entre Pinheiros e Varginha, da Linha 9-Esmeralda, também gerida pela ViaMobilidade.

Informações: Uol

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Prefeitura de Curitiba entrega mais 42 ônibus para a frota do transporte coletivo

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

O prefeito Eduardo Pimentel entregou, nesta quarta-feira (26/2), no Terminal Boqueirão, mais 42 novos ônibus para a frota do transporte coletivo de Curitiba. É a segunda grande entrega de novos ônibus em 20 dias. No dia 5 de fevereiro, Eduardo entregou outros 60 ônibus no Parque Cambuí, no bairro Fazendinha.

“Vamos entregar mais 60 veículos até o fim do de março, o mês de aniversário da cidade. São ônibus acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção, com comunicação em áudio para as que têm deficiência auditiva e também com comunicação em braile para as pessoas com deficiência visual ou baixa visão", disse Eduardo Pimentel.

Para o combate à criminalidade e ao assédio dentro do transporte, todos os novos ônibus são equipados com câmeras interligadas à Muralha Digital, o cerco de monitoramento da segurança pública de Curitiba. 

“Eles também têm entradas USB para os carregadores de celular, uma ação muito importante. Hoje todo mundo anda com o celular, com o carregador do bolso, e no transporte coletivo de Curitiba você pode carregar o aparelho caso queira usá-lo”, completou o prefeito.

Dos ônibus apresentados nesta quarta-feira, 28 são do tipo padron e 14 são articulados. Eles vão circular em toda a cidade, mas principalmente na região do Boqueirão, em linhas como 545-Trabalhador, 629-Alto Boqueirão, 507-Ligeirinho S.Cercado (horário e anti-horário) e 506-Bairro Novo. 

Os veículos fazem parte de um pacote de 187 novos ônibus que devem ser entregues até o fim do primeiro trimestre. Com esse pacote de aquisições, serão 730 novos ônibus adquiridos para o transporte coletivo de Curitiba de 2017 a 2025, o que representa 62,45% de renovação da frota operante atual, de 1.168 ônibus. 

O prefeito estava acompanhado do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, e do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. 

Acessibilidade
Todos os novos veículos dispõem de dois espaços para cadeirantes, sinais sonoro e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em braile, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante e estofamento em todos os bancos, sendo 20% destes destinados às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Além da iluminação interna em LED para melhor eficiência e segurança dos passageiros, todos os ônibus também estão equipados com placa lateral eletrônica para melhor identificação do trajeto do veículo e ainda com calhas verticais nas janelas para que possibilitem melhor circulação interna do ar em dias chuvosos.

“Os novos ônibus tem tecnologia Euro 6, a menos poluente na categoria diesel no mundo, e permitirão uma redução de emissões em torno de 1.850 toneladas de CO2 por ano, tem bancos estofados, tem USB, são totalmente acessíveis, tem inscrição em braile e também tem as câmeras de segurança. São cinco câmeras nos ônibus padrons e oito nos articulados”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.

Prioridade
O transporte coletivo é uma das prioridades da nova gestão. Desde o início do ano, esta é a quarta ação anunciada pelo prefeito Eduardo Pimentel. “Na minha primeira ação como prefeito lancei o Domingão paga Meia, com tarifa a R$ 3 para a população passear, ir à igreja, ao culto e visitar a família no domingo. Entregamos 60 novos ônibus dia 5 e na sexta passada apresentamos o Tarifa Zero para quem está à procura de emprego. Estamos levando o transporte coletivo de Curitiba a um novo patamar, com melhoria de serviço e economia para os passageiros”

Ônibus elétricos
Além de ônibus a diesel menos poluentes, a Prefeitura já adquiriu, no ano passado, sete ônibus elétricos, com zero emissões, que estão em operação nas linhas Interbairros I e Água Verde, e programa a aquisição, para 2025, de 54 ônibus elétricos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). 

Modelos adquiridos
- 8 Padrons para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Mercedes Benz O 500MA;

4 Padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Volvo B 320R;

1 Padron para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Mercedes Benz O 500M;

15 Padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Caio Millennium V, chassi Volvo B 320R;

14 Articulados para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Caio Millennium V, chassi Mercedes Benz O 500MA.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Emdec lança “Motorista Nota 10” com ação nos Terminais Central e Mercado

Ser um bom motorista de ônibus vai além de levar passageiros ao seu destino. É uma profissão que envolve desde a atenção para a direção segura, até a gentileza e empatia no atendimento. E para fortalecer a qualificação dos profissionais que atuam como motoristas de ônibus na metrópole, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) lança, nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, um programa de desenvolvimento de condutores do transporte público coletivo: o “Motorista Nota 10”.
O pontapé inicial será dado com a realização de esquetes teatrais, encenados pelo grupo Ateliê Teatro, e a distribuição de folhetos informativos para motoristas e passageiros, no Terminal Central. A ação educativa, com foco em comportamentos seguros e boas práticas, acontecerá pela manhã, das 7h às 8h. Já das 11h30 às 12h30, a programação será realizada no Terminal Mercado.

“Com esta iniciativa, daremos início a uma série de ações voltadas a estes profissionais, que incluem desde treinamentos e o desenvolvimento de conteúdos específicos para a atualização de motoristas, até o reconhecimento dos profissionais que se destacam em sua rotina de trabalho”, explica a gerente de Desenvolvimento Institucional da Emdec, Débora Damasco.
 
Para esta valorização dos condutores, ela adianta que haverá a inclusão da categoria “Motorista Nota 10”, no “Prêmio Boas Práticas na Mobilidade Urbana de Campinas”, que será realizado no segundo semestre de 2025. Também serão realizadas vivências educativas nas garagens.
 
Segundo Débora, o objetivo do programa “Motorista Nota 10”, como um todo, é desenvolver habilidades e competências dos profissionais, contribuindo para a melhora da segurança viária e do serviço oferecido aos cidadãos. Os passageiros, por sua vez, serão alvo de campanhas sobre práticas que proporcionam viagens mais tranquilas e seguras para todos, como o respeito aos assentos preferenciais, o uso de fones de ouvido, e a luta contra o assédio.
 
Com a criação do programa, a oferta de treinamentos da Emdec aos motoristas de ônibus - que já era realizada como grade complementar às capacitações oferecidas pelas empresas que operam o transporte - é reforçada.
 
Em 2024, a Emdec realizou 411 horas de treinamentos diversos voltados aos motoristas do transporte público coletivo. Em alguns casos, os cursos contaram com parceiros, como o SEST SENAT e a Transurc. No total, mais de 947 participantes foram alcançados, de janeiro a dezembro.
 
As capacitações incluíram o uso de simuladores para o treino de condução em situações de risco e simulados de sinistros (acidentes) envolvendo vítimas.
 
No curso “Motoristas em Ação – Boas práticas no transporte coletivo”, que teve início em setembro de 2024 e ainda tem turmas em andamento, os profissionais participam de dinâmicas diversas, como circular com os olhos vendados, para a conscientização sobre a inclusão de pessoas com deficiência visual na mobilidade urbana. Mais de 320 condutores já passaram pelo curso. Até o término, ainda em 2025, o treinamento deve alcançar mais de 1,6 mil motoristas das empresas concessionárias e cooperativas do sistema de transporte público coletivo de Campinas.

Informações: EMDEC

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Passagem do metrô do Rio pode passar para R$ 7,90, a mais cara do país

A agência reguladora de transportes concedidos no estado do Rio de Janeiro – Agetransp – autorizou o reajuste do preço da passagem de metrô de R$ 7,50 para R$ 7,90 a partir de 12 de abril.

A decisão foi tomada por conselheiros da Agestransp durante a segunda sessão regulatória deste ano, realizada na terça-feira (25). A Agetransp informou à Agência Brasil que, uma vez autorizado o reajuste, a decisão de implantá-lo cabe à Secretaria estadual de Transporte e Mobilidade, que representa o poder concedente.

De acordo com a agência reguladora, o reajuste anual é previsto no contrato de concessão.

“O MetrôRio informa que, conforme previsto no contrato de concessão, apresentou à Agetransp no início de fevereiro, o cálculo do reajuste tarifário com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses”, informou a concessionária que opera o sistema metroviário na cidade do Rio. 

Mesmo sem reajuste, o metrô carioca tem a tarifa mais cara do país.

Há no Rio de Janeiro, no entanto, a tarifa social de R$ 5, destinada exclusivamente a pessoas com renda mensal declarada de, no máximo, R$ 3.205,20. Para esses casos, o subsídio é pago pelo governo do estado.

Na reunião que decidiu a autorização do reajuste, a Agetransp recomendou que a Secretaria estadual de Transporte e Mobilidade prorrogue a vigência da tarifa social. A Agência Brasil questionou a secretaria sobre a renovação do subsídio, mas não obteve resposta.

Veja a comparação das tarifas de metrô no país:

Rio de Janeiro: R$ 7,90, a partir de 12 de abril
Belo Horizonte : R$ 5,50
Brasília: R$ 5,50
São Paulo: R$ 5,20
Porto Alegre: R$ 4,50
Recife: R$ 4,25
Salvador: R$ 4,10
Fortaleza: R$ 3,60 (Linha Sul)
Teresina: gratuita

Informações: Agência Brasil

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Confira como será a operação das linhas da EMTU no feriado de Carnaval


Durante o feriado de Carnaval, as linhas de ônibus metropolitanas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) terão ajustes na operação para atender à demanda de passageiros.

Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte, a circulação seguirá a seguinte programação:

  • Sábado (01/03) – Programação normal de sábados.
  • Domingo (02/03) – Programação de domingos e feriados.
  • Segunda-feira (03/03) – Programação de sábados, com monitoramento da demanda para possíveis reforços.
  • Terça-feira (04/03) – Programação de domingos e feriados.
  • Quarta-feira (05/03) – Programação de sábados, com monitoramento da demanda para possíveis reforços.

A operação será acompanhada em tempo real pela Central Operacional da EMTU, e ajustes poderão ser realizados conforme necessário para garantir o atendimento aos passageiros.

As informações detalhadas sobre os horários de partida e itinerários podem ser consultadas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU, disponível para iOS e Android, onde também é possível acompanhar as viagens em tempo real. Atente-se a olhar a programação correspondente ao dia, exemplo: terça-feira (04/03), olhar programação de domingos e feriados. 

Informações: EMTU

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Tarifa de ônibus em Belém deve ser reajustada nessa sexta-feira

Estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) divulgado ontem, 26, sobre os impactos do reajuste do preço da passagem do ônibus em Belém para a população, antecipa que a proposta enviada ao Conselho Municipal de Transporte (CMT) pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) foi de R$ 5,54 - na segunda-feira, 24, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Belém (Setransbel) enviou a proposição de R$ 5,85.
Mauro Ângelo/Diário do Pará

De uma forma ou de outra, o cidadão que depende de ônibus já pode se preparar para um aumento mensal de pelo menos 17,52% no custeio do transporte quando o reajuste, que precisa ser sancionado pelo prefeito municipal, for posto em prática. Hoje o valor da tarifa, ajustado pela última vez em março de 2022, está em R$ 4.

Convocação
Foi feita uma convocação para que amanhã, sexta, 28, as 18 entidades ligadas ao CMT compareçam à reunião extraordinária marcada para 9h30 no plenário da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), no bairro de Batista Campos, ocasião em que será feita a apreciação e votação de ambas as planilhas tarifárias. De acordo com o Dieese, no cenário de quaisquer das duas opções, o aumento será muito acima da inflação de cerca de 12% para o período (abril de 22 a fevereiro de 25): de no mínimo 38,5%, e no máximo de 46,25%.

Segundo as análises do Departamento, considerando a tarifa vigente, para um usuário de transporte coletivo na Grande Belém que utiliza duas conduções diárias e não tem vale transporte, o gasto mensal estimado é de R$ 192, impactando desta forma em cerca de 12,65% a remuneração de quem recebe mensalmente o valor de um salário mínimo (R$ 1.518).

Assim sendo, o Dieese informa que a planilha técnica elaborada e proposta pelo Setransbel aponta uma tarifa de ônibus urbano em Belém saindo dos atuais R$ 4 para R$ 5,85, neste caso um aumento de 46,25%. Se essa proposta for acatada, para um usuário de transporte coletivo na Grande Belém que utiliza duas conduções diárias e não tem vale transporte, o gasto mensal estimado deve ser de R$ 280,80 (aumento de 18,5% dos custos).

Entre as justificativas da patronal para esta proposta estão a defasagem da tarifa em quase três anos sem aumento, bem como o encarecimento dos custos (fixos e variáveis), com destaque para alta nos preços dos combustíveis, peças, pneus e despesas de pessoal (salário dos motoristas e cobradores). Outro fator que impacta diretamente o segmento também está na constante queda no número de passageiros transportados.

Já a planilha da Segbel aponta para uma tarifa de R$ 5,54, um reajuste que alcança cerca de 38,50%. Se essa proposta for acatada, para um usuário de transporte coletivo na Grande Belém que utiliza duas conduções diárias e não tem vale transporte, o gasto mensal estimado deve ser de R$ 265,92 (aumento de 17,52% dos custos).

Informações: DOL

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Linha 4-Amarela registra recorde com quase 760 mil clientes transportados em um dia


A Linha 4-Amarela, administrada pela ViaQuatro, transportou ontem (25) um total de 758.494 passageiros, maior número registrado desde o fim da pandemia de Covid-19. O recorde anterior havia sido registrado em 8 de outubro de 2024, quando a linha recebeu 757.752 clientes. 
 
O movimento crescente na Linha 4-Amarela fez com que em 2024 o ramal transportasse 198 milhões de passageiros, um crescimento de 4,3% na demanda em relação ao ano anterior. 
 
Com 11 estações, da Luz, na região central, até Vila Sônia, zona oeste, é conhecida como a “Linha das Integrações” por fazer conexões com outras seis linhas: 1-Azul, 11-Coral e 7-Rubi na Estação da Luz, 3-Vermelha na Estação República, 2-Verde na Estação Paulista-Pernambucanas e com a 9-Esmeralda na Estação Pinheiros.   

Informações: ViaQuatro

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