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Confira como será a operação das linhas da EMTU no feriado de Carnaval

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025


Durante o feriado de Carnaval, as linhas de ônibus metropolitanas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) terão ajustes na operação para atender à demanda de passageiros.

Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte, a circulação seguirá a seguinte programação:

  • Sábado (01/03) – Programação normal de sábados.
  • Domingo (02/03) – Programação de domingos e feriados.
  • Segunda-feira (03/03) – Programação de sábados, com monitoramento da demanda para possíveis reforços.
  • Terça-feira (04/03) – Programação de domingos e feriados.
  • Quarta-feira (05/03) – Programação de sábados, com monitoramento da demanda para possíveis reforços.

A operação será acompanhada em tempo real pela Central Operacional da EMTU, e ajustes poderão ser realizados conforme necessário para garantir o atendimento aos passageiros.

As informações detalhadas sobre os horários de partida e itinerários podem ser consultadas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU, disponível para iOS e Android, onde também é possível acompanhar as viagens em tempo real. Atente-se a olhar a programação correspondente ao dia, exemplo: terça-feira (04/03), olhar programação de domingos e feriados. 

Informações: EMTU

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Tarifa de ônibus em Belém deve ser reajustada nessa sexta-feira

Estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) divulgado ontem, 26, sobre os impactos do reajuste do preço da passagem do ônibus em Belém para a população, antecipa que a proposta enviada ao Conselho Municipal de Transporte (CMT) pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) foi de R$ 5,54 - na segunda-feira, 24, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Belém (Setransbel) enviou a proposição de R$ 5,85.
Mauro Ângelo/Diário do Pará

De uma forma ou de outra, o cidadão que depende de ônibus já pode se preparar para um aumento mensal de pelo menos 17,52% no custeio do transporte quando o reajuste, que precisa ser sancionado pelo prefeito municipal, for posto em prática. Hoje o valor da tarifa, ajustado pela última vez em março de 2022, está em R$ 4.

Convocação
Foi feita uma convocação para que amanhã, sexta, 28, as 18 entidades ligadas ao CMT compareçam à reunião extraordinária marcada para 9h30 no plenário da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), no bairro de Batista Campos, ocasião em que será feita a apreciação e votação de ambas as planilhas tarifárias. De acordo com o Dieese, no cenário de quaisquer das duas opções, o aumento será muito acima da inflação de cerca de 12% para o período (abril de 22 a fevereiro de 25): de no mínimo 38,5%, e no máximo de 46,25%.

Segundo as análises do Departamento, considerando a tarifa vigente, para um usuário de transporte coletivo na Grande Belém que utiliza duas conduções diárias e não tem vale transporte, o gasto mensal estimado é de R$ 192, impactando desta forma em cerca de 12,65% a remuneração de quem recebe mensalmente o valor de um salário mínimo (R$ 1.518).

Assim sendo, o Dieese informa que a planilha técnica elaborada e proposta pelo Setransbel aponta uma tarifa de ônibus urbano em Belém saindo dos atuais R$ 4 para R$ 5,85, neste caso um aumento de 46,25%. Se essa proposta for acatada, para um usuário de transporte coletivo na Grande Belém que utiliza duas conduções diárias e não tem vale transporte, o gasto mensal estimado deve ser de R$ 280,80 (aumento de 18,5% dos custos).

Entre as justificativas da patronal para esta proposta estão a defasagem da tarifa em quase três anos sem aumento, bem como o encarecimento dos custos (fixos e variáveis), com destaque para alta nos preços dos combustíveis, peças, pneus e despesas de pessoal (salário dos motoristas e cobradores). Outro fator que impacta diretamente o segmento também está na constante queda no número de passageiros transportados.

Já a planilha da Segbel aponta para uma tarifa de R$ 5,54, um reajuste que alcança cerca de 38,50%. Se essa proposta for acatada, para um usuário de transporte coletivo na Grande Belém que utiliza duas conduções diárias e não tem vale transporte, o gasto mensal estimado deve ser de R$ 265,92 (aumento de 17,52% dos custos).

Informações: DOL

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Linha 4-Amarela registra recorde com quase 760 mil clientes transportados em um dia


A Linha 4-Amarela, administrada pela ViaQuatro, transportou ontem (25) um total de 758.494 passageiros, maior número registrado desde o fim da pandemia de Covid-19. O recorde anterior havia sido registrado em 8 de outubro de 2024, quando a linha recebeu 757.752 clientes. 
 
O movimento crescente na Linha 4-Amarela fez com que em 2024 o ramal transportasse 198 milhões de passageiros, um crescimento de 4,3% na demanda em relação ao ano anterior. 
 
Com 11 estações, da Luz, na região central, até Vila Sônia, zona oeste, é conhecida como a “Linha das Integrações” por fazer conexões com outras seis linhas: 1-Azul, 11-Coral e 7-Rubi na Estação da Luz, 3-Vermelha na Estação República, 2-Verde na Estação Paulista-Pernambucanas e com a 9-Esmeralda na Estação Pinheiros.   

Informações: ViaQuatro

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SPTrans altera itinerário da linha 746R/10 Real Pq. - Sto. Amaro


A SPTrans informa que, a partir de sábado (1°), a linha 746R/10 Real Pq. - Sto. Amaro terá seu itinerário alterado, no sentido Real Parque, e atenderá a Avenida Dr. Alberto de Oliveira Lima e a Rua Francisco Tramontano, na Zona Oeste da cidade.
 
Confira a alteração: 
 
746R/10 Real Pq. - Sto. Amaro
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a R. Min. Nelson Hungria, Av. Dr. Alberto de Oliveira Lima, R. Francisco Tramontano, Av. Duquesa de Goiás, prosseguindo normal.
 
Atenção
 
Os passageiros que utilizam a linha 746R/10 no ponto de ônibus localizado na R. Min. Nelson Hungria, 515 terão como opção a parada da Av. Duquesa de Goiás, 675. 
 
O atendimento do ponto da R. Min. Nelson Hungria, 515 será mantido para as linhas  807M/10 Term. Campo Limpo - Shop. Morumbi e 8028/10 Paraisópolis - Metrô Morumbi.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Prefeitura de São Paulo revoga edital que previa a construção de 160 quilômetros de ciclofaixas

A prefeitura de São Paulo revogou, nesta terça-feira, uma licitação no valor de R$ 357 milhões que previa a construção de 160 quilômetros de ciclofaixas na cidade. A decisão atende o Tribunal de Contas do Município (TCM-SP), que havia apontado problemas de qualificação técnica e a necessidade de se aprimorar a Matriz de Risco do contrato.

Sobre a matriz de risco, diz o TCM, é preciso “alocar corretamente a responsabilidade por custos com ‘dano a infraestrutura de concessionárias’, nos casos de imperícia ou negligência da contratada”. A necessidade de expertise na execução de ciclovias também é citada no documento.

Segundo o texto, o edital também tinha o potencial de “restringir a participação abrangente de mais empresas e de comprometer indevidamente o caráter competitivo do certame”.

Os três lotes previstos no edital propõem a construção de ciclofaixas que iam desde Perus, no extremo noroeste da capital, até pontos de ligação da Consolação com a Rebouças, no centro da cidade.

A prefeitura informou, via nota, que será feito um novo processo licitatório para a implantação dos 158 quilômetros de ciclovias “após realização de estudos técnicos e ajustes”. “A Prefeitura entregou 111,12 km de novas estruturas cicloviárias entre 2021 e 2024. Em janeiro deste ano foram entregues mais 9,98 km. O Programa de Manutenção Permanente da Malha Cicloviária, lançado em 2023, reformou mais de 60 km de ciclovias e ciclofaixas somente no ano passado”, destacou a gestão municipal.

Como mostrou o GLOBO, a meta da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) era inaugurar 300 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas até o fim de 2024, mas o mandatário encerrou seu primeiro mandato tendo entregue apenas um terço dessas ciclovias.

Informações: O Globo

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Em Salvador, Primeiros trilhos do VLT do Subúrbio são instalados

Os primeiros trilhos para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já estão sendo instalados na Estação Calçada, no Subúrbio de Salvador. A expectativa é que a obra ajude a melhorar o deslocamento na Região Metropolitana. 

Segundo o governo estadual, o projeto já contratou mais de 940 trabalhadores diretamente, com expectativa de alcançar 2 mil empregos diretos e indiretos no auge das obras. A maioria dos contratados (mais de 90%) é baiana, e cerca de 60% são moradores das Áreas Diretamente Afetadas (ADA).

Nos três trechos da obra, as contratações variam. No Trecho 1 (Calçada até Ilha de São João), o Consórcio Expresso Mobilidade Salvador emprega 667 pessoas, sendo 70% da ADA. No Trecho 2 (Paripe a Águas Claras), o Consórcio VLT Salvador tem 223 trabalhadores, com 36% da ADA. Já no Trecho 3 (Águas Claras a Piatã), o Consórcio Bahia Atlântico conta com 52 colaboradores, mais de 90% baianos. 

Segundo Ana Cláudia Nascimento, presidente da CTB, as contratações são realizadas pelos consórcios com apoio do SineBahia. Após a conclusão das obras, novas vagas serão abertas para operação e manutenção do sistema, como operadores, técnicos e agentes de segurança, garantindo um legado duradouro de desenvolvimento e qualidade de vida para Salvador.

Informações: Correio 24 Horas

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Em São Vicente, Obras do VLT na Área Continental são iniciadas

Com os 500 anos de São Vicente batendo na porta, os moradores já olham para o futuro e avistam um novo horizonte, garantido por diversos fatores, em especial a chegada do VLT à Área Continental. Desde o ano passado, o que era sonho tem se tornado realidade com a realização das obras que resultarão na construção de quatro novas estações para a região: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Terminal Samaritá.

Dividida em duas etapas, a Fase 3 do VLT, que beneficiará mais de 150 mil pessoas com a extensão do meio de transporte até a Área Continental, foi iniciada com as obras do trecho ferroviário da Ponte dos Barreiros. Os trabalhos seguem o cronograma estabelecido, e, neste mês de março, será dada continuidade ao processo de recuperação estrutural das estacas de concreto e das estruturas de concreto armado da ponte ferroviária.

Além da linha ferroviária até o Samaritá, a estrutura terá uma nova ciclovia e passarela para pedestres.

Vale ressaltar que o segundo estágio, cujo projeto contempla as intervenções relativas ao trecho pós-ponte, na Avenida Angelina Pretti, está em fase de preparo para abertura da licitação. As devidas licenças ambientais já foram emitidas.

“Por muito tempo o vicentino sonhou com algo que parecia distante. Agora, você anda pela ponte e já se depara com as intervenções. Já é realidade! Um investimento que conseguimos junto ao Governo do Estado, com aporte de mais de R$500 milhões, para trazer qualidade de vida e mais desenvolvimento à nossa Área Continental. Tá acontecendo!”, celebrou o Prefeito Kayo Amado.

Com fiscalização da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e apoio da Prefeitura, a Fase 3 do VLT deve ser totalmente concluída até o final de 2028, de acordo com a empresa de transportes urbanos.

Trânsito - Toda obra requer adaptações no dia a dia. A fim de garantir a devida segurança aos condutores e pedestres e dar suporte aos profissionais para o andamento dos trabalhos, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) implementará operação ‘Pare e Siga’ na noite desta quarta-feira (26), das 21h às 4h. Agentes de trânsito estarão no local para garantir a fluidez do tráfego

Informações: Prefeitura de São Vicente

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João Pessoa ganha 60 ônibus 100% elétricos e projeto de R$ 400 milhões

A cidade de João Pessoa tem novidade na mobilidade urbana. Nesta quarta-feira (26), o prefeito Cícero Lucena apresentou o novo modelo de ônibus 100% elétrico, que será integrado ao sistema de transporte da capital. A iniciativa faz parte de um projeto de mobilidade urbana, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, que prevê a criação de quatro novos corredores viários e cinco terminais de integração.

A frota de 60 ônibus elétricos, que não emitem gases poluentes, promete oferecer mais conforto, acessibilidade e segurança aos usuários. O modelo foi testado pelo prefeito durante uma solenidade no Terminal de Integração do Valentina Figueiredo e estará em circulação para testes a partir desta quinta-feira (27), na linha 1500. O valor da passagem será o mesmo do “Geladinho”, o ônibus convencional da cidade.

“Estamos trazendo o que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologia de transporte urbano com o sistema de ônibus. Isso mostra que estamos no caminho certo, que vamos avançar com equipamentos como esse, que proporciona conforto com ar-condicionado, Wi-Fi, carregador para quem usar o celular, para quem tiver sentado ou em em pé. Nos corredores, eles vão dispensar a questão do elevador e, também, facilitar o acesso, não só do cadeirante, mas também do idoso. Quando se aproximarem dos sinais, os sinais vão abrir, vai diminuir o tempo da viagem das pessoas e com mais conforto”, explicou Cícero Lucena.

O gerente institucional do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (Sintur-JP), Isaac Moreira Junior, destacou as inovações do novo modelo.

“Ele vai entregar praticamente zero de resíduos sólidos, zero, porque ele é 100% elétrico. E isso demonstra exatamente para onde a gente está indo. Ele é bem mais seguro, ele é muito mais confortável. É um outro patamar que João Pessoa agora passa a ser uma das cidades que estarão equipadas com 100% com ônibus elétricos”, afirmou.

Marcílio HBE, superintendente de Mobilidade Urbana da capital, reforçou que a chegada dos ônibus elétricos é mais um avanço na gestão.

Projeto de R$ 400 milhões
O grande projeto de mobilidade urbana de Joao Pessoa já obteve aprovação para financiamento de R 400milhoes junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Os recursos serão destinados à construção de cinco terminais de integração e quatro corredores viários: Metropolitano, Cruz das Armas, Pedro II, 2 de Fevereiro e Bessa.

Os novos terminais contarão com estacionamentos, bicicletários, serviços públicos, comércio, garagens e oficinas, ampliando a infraestrutura e a qualidade do transporte na cidade.

Informações: WSCOM

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