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Centro do Recife com mudanças nas linhas de ônibus devido ao carnaval

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

A população que utiliza o transporte público no bairro de Santo Antônio, no Recife, deve ficar atenta às mudanças que estão sendo realizadas com a montagem do camarote do Galo da Madrugada. O Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, informa que paradas seletivas, localizadas no canteiro central da pista Leste da Av. Dantas Barreto, no trecho onde está sendo montado o Camarote do Galo, compreendido entre o Banco do Brasil e a Av. Nossa Senhora do Carmo, foram desativadas temporariamente.

Com a interdição, a linha 185 – TI CABO não atenderá as paradas seletivas, nº 180225, localizado no canteiro central, pista Leste da Av. Dantas Barreto, lado oposto ao imóvel nº 507, Edf. Antônio Barbosa, deixará de ser atendido pelas seguintes linhas; nº 180023, localizado na Av. Martins de Barros, lado oposto ao Posto de combustível Ypiranga; e nº 180266, localizado na Rua Siqueira Campos, em frente ao Banco Santander. A opção para o usuário é Parada 08 (180938), na Plataforma A do Terminal Cais de Santa Rita.

Já a linha 191 – RECIFE / PORTO DE GALINHAS (NOSSA SENHORA DO Ó) passará a atender a parada nº 180230, localizada na Av. Nossa Senhora do Carmo, lado oposto à loja Casa Pio, um pouco antes (próximo) da interseção com a Rua do Fogo. Tem também a opção do ponto anterior, nº 180327, no canteiro central da Av. Guararapes, em frente a Rua da Palma.

E as linhas 1973 – CASA CAIADA e 1993 – CONJUNTO PRAIA DO JANGA passarão a atender a parada nº 180230, localizada na Av. Nossa Senhora do Carmo, lado oposto à loja Casa Pio, um pouco antes (próximo) da interseção com a Rua do Fogo. Tem também a opção do ponto anterior, nº 180448, na Praça da República, defronte à Caixa Econômica Federal.

As linhas 117 – CIRCULAR – TI RECIFE/PCR (CABUGÁ) – AOS DOMINGOS, 331 – TOTÓ (JARDIM PLANALTO) – PRINCIPAL E VIA PCR, 342 – CURADOS (OPCIONAL) – VIA PCR, 414 – TORRE – VIA RUI BARBOSA, VIA BEIRA RIO e VIA PCR e 645 – TI MACAXEIRA (AV. NORTE) passarão a atender o ponto seletivo n. 180221, localizado na pista Oeste da Av. Dantas Barreto (pista da direita), defronte à Igreja de Santo Antônio.

As linhas 711 – ALTO DO PASCOAL – PRINCIPAL e VIA PCR, 712 – ALTO SANTA TEREZINHA – VIA PCR, 713 – BOMBA DO HEMETÉRIO – VIA CAIS DO APOLO, 714 – ALTO JOSÉ BONIFÁCIO – VIA PCR, 722 – CAMPINA DO BARRETO, 723 – CAJUEIRO, 724 – CHÃO DE ESTRELAS – PRINCIPAL e VIA PCR, 743 – ALTO JOSÉ BONIFÁCIO (JOÃO DE BARROS) – VIA PCR e 746 – ALTO DO CAPITÃO – PRINCIPAL e VIA PCR passarão a atender a parada nº 180230, localizada na Av. Nossa Senhora do Carmo, lado oposto à loja Casa Pio, um pouco antes (próximo) da interseção com a Rua do Fogo.

O Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, informa que as vinte e cinco linhas que circulam por esta via deverão acessar a pista da direita (pista Oeste da Av. Dantas Barreto), no acesso (“agulha”) localizado defronte a Igreja de Santo Antônio.

LINHAS:

513 – CÓRREGO DA AREIA – PRINCIPAL e VIA PCR
522 – DOIS IRMÃOS (RUI BARBOSA E PRÍNCIPE) – VIA PCR
612 – MORRO DA CONCEIÇÃO (CRUZ CABUGÁ) – PRINCIPAL e VIA PCR
621 – ALTO TREZE DE MAIO (PRÍNCIPE)
622 – VASCO DA GAMA (CRUZ CABUGÁ) – PRINCIPAL e VIA PCR
642 – GUABIRABA (CÓRREGO DO JENIPAPO) – PRINCIPAL e VIA PCR
711 – ALTO DO PASCOAL – PRINCIPAL e VIA PCR
712 – ALTO SANTA TERESINHA – VIA PCR
714 – ALTO JOSÉ BONIFÁCIO (AV. NORTE) – VIA PCR
722 – CAMPINA DO BARRET
723 – CAJUEIRO
724 – CHÃO DE ESTRELAS – PRINCIPAL e VIA PCR
741 – DOIS UNIDOS – VIA JOÃO DE BARROS
743 – ALTO JOSÉ BONIFÁCIO (JOÃO DE BARROS) – VIA PCR
746 – ALTO DO CAPITÃO – PRINCIPAL e VIA PCR
822 – JARDIM BRASIL I (CRUZ CABUGÁ)
824 – JARDIM BRASIL II (CRUZ CABUGÁ) – PRINCIPAL e VIA PCR
860 – TI XAMBÁ (PRÍNCIPE) – PRINCIPAL e VIA PCR
1911 – OURO PRETO (COHAB)
1921 – OURO PRETO (JATOBÁ I)
1926 – OURO PRETO (JATOBÁ II)
1946 – TI IGARASSU (BR-101)
1971 – AMPARO
1973 – CASA CAIADA
1993 – CONJUNTO PRAIA DO JANGA – PRINCIPAL e VIA PCR

Já 15 linhas que giravam à direita na pista Leste da Av. Dantas Barreto, agora vão girar à direita na pista Oeste da Av. Dantas Barreto.

LINHAS:

044 – MASSANGANA (BOA VISTA) – PRINCIPAL e VIA PCR
069 – CONJUNTO CATAMARÃ – VIA PCR
117 – CIRCULAR – TI RECIFE/PCR (CABUGÁ) – AOS DOMINGOS
191 – RECIFE / PORTO DE GALINHAS (OPCIONAL)
313 – SAN MARTIN (ABDIAS DE CARVALHO) – VIA PCR
321 – JARDIM SÃO PAULO (ABDIAS DE CARVALHO) – VIA PCR
331 – TOTÓ (JARDIM PLANALTO) – PRINCIPAL e VIA PCR
342 – CURADOS (OPCIONAL) – VIA PCR
411 – PLAZA SHOPPING (CONDE DA BOA VISTA) – PRINCIPAL e ATENDIMENTO AO IMIP
414 – TORRE – VIA RUI BARBOSA, VIA BEIRA RIO e VIA PCR
516 – CASA AMARELA (TORRE / RECIFE ANTIGO)
631 – NOVA DESCOBERTA (CABUGÁ) – PRINCIPAL e VIA PCR
645 – TI MACAXEIRA (AV. NORTE)
1974 – JARDIM ATLÂNTICO – VIA PCR
1994 – CONJUNTO BEIRA MAR – VIA PCR

Informações: GRCT

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EMTU renova a frota na Grande SP com mais 10 novos ônibus em operação na região de Cotia

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025


A região que engloba Cotia, Embu e Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo foi beneficiada com a inclusão de dez ônibus zero km na frota do Consórcio Intervias, que atende a Área 1 do sistema intermunicipal gerenciado pela EMTU. A novidade melhora o deslocamento intermunicipal de cerca de 30 mil passageiros que utilizam diariamente as linhas 035 Cotia (Mirante da Mata) – São Paulo (Metrô Butantã); 396 Cotia (Terminal Metropolitano Cotia) – São Paulo (Metrô Butantã); 422 Itapevi (Vila Nova Esperança) – São Paulo (Metrô Morumbi) e 297 Cotia (Caucaia do Alto) – São Paulo (Metrô Morumbi).

Os veículos, operados pela Viação Raposo Tavares, têm 13,2m de comprimento e são do modelo Caio Apache Vip 5, com motor Euro V, chassis Mercedes Benz OF1726 e suspensão automática. Contam com acessibilidade por elevadores, ar-condicionado e entrada USB para carregamento de celulares, três portas elétricas, vidros com tratamento para raios UV, câmera de ré e câmera que facilita o embarque e desembarque dos passageiros.

Desde janeiro de 2023, foram incorporados à frota metropolitana gerenciada pela EMTU na Grande São Paulo 602 ônibus zero km, substituindo os veículos mais antigos. 

Informações: EMTU

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Transporte Coletivo de Londrina ganha 25 novos ônibus com ar-condicionado

A aquisição dos 25 ônibus faz parte do contrato de concessão, que entrou em vigor em 2019, após processo licitatório, cujo investimento foi de R$ 22,5 milhões. Os novos veículos fazem parte da substituição da frota e são equipados com ar-condicionado, rede wi-fi, e têm carregadores USB individuais de celulares em todos os bancos. Com isso, Londrina passa a ter 101 veículos com ar-condicionado, número que chegará a 178 até o mês de maio.

Possuem, ainda, piso emborrachado, que garante isolamento térmico e acústico, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários, além de suspensão pneumática (suspensão a ar). Os veículos também possuem sistema de comunicação entre o motorista e a concessionária, em tempo real, e também com os passageiros. A orientação por áudio aos passageiros sobre rota dos veículos e pontos de parada está em fase de implantação.

O prefeito Tiago Amaral ressaltou que os 25 ônibus têm muita qualidade. “Eu tenho um pensamento muito claro de que o serviço público tem que ter qualidade. Não porque é público que o serviço tem que ser ruim, que a obra tem que ser de baixa qualidade, que a estrutura tem que ser defasada. Por isso, nós estamos exigindo das empresas que têm a concessão do transporte coletivo de Londrina que realmente entreguem para o cidadão londrinense o que nós temos de melhor. Hoje estamos falando de 25 novos ônibus e, na sequência, anunciaremos mais 77, chegando a quase 50% da nossa frota de ônibus com ar-condicionado”, disse.

Amaral ressaltou que Londrina precisa criar ferramentas que façam com que o usuário se sinta mais atraído a andar de ônibus. “Esse é o grande desafio e essa é a determinação que eu já passei para as equipes da Prefeitura, da CMTU e das empresas. Por exemplo, as pessoas precisam demorar menos para chegar do seu local de origem para o seu local de destino. Coloquei a meta 70/30, que significa que 70% dos passageiros do transporte coletivo não podem demorar mais do que 30 minutos para chegar até o seu local de destino. Isso é uma determinação, pois precisamos alcançar esse patamar”, afirmou.

Outra novidade, anunciada pelo prefeito, é que o transporte coletivo de Londrina começa a pensar na redução da emissão dos gases poluentes, por meio de veículos movidos à biometano, um gás totalmente sustentável e renovável. “O biometano passa a chegar na cidade de Londrina, conforme anunciado pelo governador Ratinho Júnior e pela Compagás. No dia 20 nós teremos um evento para falar sobre isso e, na sequência, até outubro, este gás também chegará à casa dos cidadãos. Por isso, já estamos em conversação com as empresas de ônibus para que, de fato, a gente consiga fazer de Londrina uma cidade que tenha equilíbrio na sua eficiência, na geração de receitas, e também na redução da emissão de gases”, salientou.

Com relação ao biometano, o diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Fabrício Bianchi, ressaltou que um dos critérios para que Londrina seja de fato uma cidade inteligente é a sustentabilidade. “Os ônibus entregues hoje são convencionais, movidos à diesel, mas os que serão entregues ainda este ano nós já estamos nas tratativas para conseguir com que 40 ônibus, pelo menos, já venham com a tecnologia do biometano. Isso já é realidade em grandes centros, como em São Paulo e outras cidades, está chegando uma estrutura robusta para Londrina, de biometano, e não teria motivos para não aproveitarmos isso e incentivarmos as empresas a se programarem”, detalhou.

O presidente da Acil, Ângelo Pamplona, representando a sociedade civil organizada, disse que o modelo de ônibus entregue hoje, com ar-condicionado, wifi, piso emborrachado, importante para os dias de chuva, é digno de parabéns. “Será um conforto para o trabalhador chegar até o seu local de trabalho sem estresse e isso é muito importante”, frisou.

Linhas – Os novos ônibus vão atender 16 linhas em todas as regiões da cidade. Na zona leste, serão atendidas as linhas 106 (Guilherme Pires), 110 (Mister Thomas), 111 (Eucaliptos), 112 (Alexandre Urbanas) e 902 (Maritacas/Cidade Industrial).

Serão duas linhas na zona sul, 210 (União da Vitória) e 217 (Vivendas do Arvoredo) e uma na zona oeste: 307 (Avelino Vieira). A zona norte será contemplada com oito linhas: 404 (Heimtal), 405 (Maria Cecília), 406 (Aquiles Stenghel), 501 (Parador Terminal Vivi Xavier), 801 (Terminal Vivi Xavier/Centro Cívico/Acapulco), 803 (Terminal Vivi Xavier/Estação Catuaí), 806 (Saul Elkind/Estação Catuaí) e 904 (Terminal Vivi Xavier/Terminal Acapulco).

Entre os presentes na solenidade, estiveram o diretor-executivo de Transporte Coletivo Grande Londrina, Rogério Martins; o diretor-operacional de Transporte Coletivo Grande Londrina, Daniel Martins; o vice-presidente da LondriSul, Estefano Boiko Junior; o gerente operacional da LondriSul, Marcelo Adamuz; os vereadores Marcelo Oguido, Santão, Sidnei Matias, Marinho, Matheus Thum, Régis Choucino, Giovani Mattos, Anne Ada, e Mestre Madureira; o diretor-regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Antônio Carlos Barreto; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), Ovhanes Gava, além de secretários municipais, servidores, e outros representantes da sociedade civil organizada.

Informações: Prefeitura de Londrina

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Em Porto Alegre, Operação Ar-Condicionado da EPTC realiza 505 vistorias no início de fevereiro

Nos dias 3 e 9 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizou vistoria em 505 ônibus em diferentes terminais da cidade para verificar o funcionamento do ar-condicionado, o que resultou em 28 autuações de veículos flagrados pelos agentes de Fiscalização do Transporte com o equipamento inoperante. 

Dentre os locais que foram fiscalizados estão os terminais Parobé e Rui Barbosa, Salgado Filho, Polônia, das Linhas T11 e T5, Triângulo e bairro das linhas 704 e 703. “A fiscalização intensificou nesta semana a operação devido às altas temperaturas. Além disso, estamos em contato constante com as empresas, reforçando a importância de priorizarem os veículos com ar-condicionado na operação”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

A Operação Ar-Condicionado tem o objetivo de verificar o funcionamento dos equipamentos nos ônibus da Capital. Conforme o Decreto 19.836/2017, é obrigatório o acionamento do sistema de ar-condicionado nos veículos a partir dos 24 graus. A população pode colaborar informando, pelos telefones 118 ou 156, prefixo do veículo, linha, horário e sentido do ônibus que possui o equipamento e não está em funcionamento.

Atualmente, a Capital tem uma frota com 1.193 ônibus, sendo 1.085 o número de veículos que circulam diariamente na Capital. Desse total, há 934 carros com ar-condicionado.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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EM SP, Campanha reforça os alertas com relação aos riscos do uso de mototáxis na capital

A Prefeitura de São Paulo lançou uma campanha para reforçar os alertas com relação aos riscos do uso de mototáxis na capital. Maior cidade do Brasil, com um volume de tráfego intenso e os mais variados tamanhos e categorias de veículos, além de sua infraestrutura urbana complexa, São Paulo está travando uma batalha contra as mortes no trânsito, sobretudo as de usuários de motocicleta, grupo que mais teve alta de mortes em 2024. Foram 483, o maior da história, 20% superior a 2023, que teve 403 óbitos.

Na campanha, a Prefeitura ressalta que a vida está em primeiro lugar e, por isso, já implantou 215 km da Faixa Azul, sinalização preferencial para motos que está sendo ampliada em toda a cidade.

Por essa razão, a Justiça determinou no dia 27 a suspensão imediata do serviço de mototáxi na cidade até o julgamento definitivo da ação movida pela Prefeitura contra as tentativas das empresas Uber e 99 de desrespeitar a legislação municipal e outras decisões da Justiça ao exercer essa atividade de forma irregular e irresponsável na cidade.

Dessa forma, de acordo com a decisão da 7ª Câmara de Direito Público, o Decreto nº 62.144/2023, que proíbe o transporte remunerado de passageiros por motocicletas na cidade de São Paulo, continua em vigor.

A Prefeitura de baseou em evidências de mortes e sinistros, além de critérios técnicos previstos nas leis 15.676/2012 e 16.344/2016, nas regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), na Lei 12.009/2009 e nas resoluções do CONTRAN. Além disso, o Art. 11-A da Política Nacional de Mobilidade Urbana estabelece que compete exclusivamente aos municípios regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros.

Em 2023, a Prefeitura criou um Grupo de Trabalho para analisar a possibilidade de utilização de motocicletas no transporte individual de passageiros, concluindo que a implantação desse modal causaria um grande risco para a saúde pública, envolvendo a integridade de condutores e usuários, com potencial aumento no risco de acidentes. Foram ouvidos especialistas da CET, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Corpo de Bombeiros, SPTrans, Abraciclo e representantes das empresas de aplicativos, incluindo a 99 e a Uber, entre outros, que apresentaram elementos para elaboração do parecer.

O estudo do grupo aponta, ainda, que o transporte de passageiros por motocicletas “não se mostra aderente aos elementos de segurança viária em face da realidade da cidade de São Paulo”, considerando os dados de saúde pública e o potencial aumento do risco com a ampliação do número de pessoas em motos circulando no viário. Especialistas também consideram um risco o fato de passageiros diversos utilizarem o condutor como seu apoio na motocicleta, o que altera o ponto de equilíbrio do condutor a cada viagem, gerando perigo de acidentes.

O crescimento de sinistros e mortes é proporcional ao da frota, que teve um salto de 35% nos últimos dez anos, passando de 833 mil em 2014 para 1,3 milhão em 2024.  Os casos de sinistros envolvendo motocicletas refletem em sobrecarga no sistema público de saúde, mais custos e prejuízo incalculável com vidas perdidas ou casos de invalidez de jovens. Anualmente, o município gasta cerca de R$ 35 milhões com cuidados de pacientes vítimas de acidente de moto na cidade.

Informações: Todospelocentro

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BRT Metropolitano de Belém receberá 265 ônibus incluindo 40 elétricos com ar e Wi-Fi

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

A entrega dos 265 ônibus do BRT Metropolitano está prevista para o final de abril. A frota incluirá 40 ônibus elétricos, que possuem zero emissão de carbono, e 225 ônibus a Diesel, que emitem 15 vezes menos carbono em comparação com os veículos atualmente em operação em Belém. Todos os ônibus terão ar-condicionado e Wi-Fi. O investimento do Governo do Pará é de 388 milhões de reais, com recursos do Tesouro do Estado e financiamento através do programa pró-transporte do Ministério das Cidades.

Além dos veículos elétricos, já chegou o primeiro lote completo dos veículos a diesel (Euro 6), que possuem tecnologia para redução de emissão de gases poluentes, incluindo os modelos que circularão no corredor central do BRT Metropolitano e os alimentadores, que circularão dentro dos municípios contemplados, acrescentou o diretor da Artran. 

Os ônibus elétricos adquiridos pelo Governo do Pará possuem tecnologia sustentável, com zero emissão de gases poluentes, ar condicionado e Wi-Fi, além da redução no ruído dos motores, destacou o representante da empresa Caio Eletra. “O ônibus elétrico é a benesse do cuidado do meio ambiente e da natureza. Esse é o primeiro ponto positivo. O segundo ponto é que é um veículo que tem uma viagem muito confortável. O usuário vai poder ver isso no dia a dia. A terceira coisa é que essa viagem, por ser confortável e ter um consumo infinitamente menor de recursos do meio ambiente, está diretamente fazendo um bem. É um ônibus que, do ponto de vista técnico, é tão bom ou melhor que o ônibus tradicional”, enfatizou o representante.

Os veículos elétricos têm autonomia de 220 quilômetros por carga. Segundo a empresa Caio Eletra, saindo de Marituba até o terminal de São Brás (em Belém), poderão fazer, em média, 16 viagens por carga.

Informações: Agencia Pará

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Progresso anuncia aquisição de 40 novos veículos Marcopolo G8


É com imensa satisfação que a AUTO VIAÇÃO PROGRESSO, empresa pioneira no transporte Rodoviário de passageiros e concessionária pública dentro do Estado do Pernambuco, vem anunciar a aquisição de 40 novos veículos Marcopolo G8 para renovação de sua frota.

Os novos ônibus serão incorporados ainda no primeiro semestre do ano de 2025. E serão todos no modelo DD Double Decker, que são ônibus de dois andares, nas categorias de serviço Semi-leito no piso superior e Leito no piso inferior.

Isso demonstra, o quanto a organização presa pelo bem estar de seus clientes, procurando oferecer o melhor serviço possível dentro do Estado.

Com esta aquisição, todas as linhas operadas pela companhia receberam uma renovação nos veículos que atualmente realizam os serviços, demonstrando o compromisso da empresa com a melhoria contínua.

Informações: Progresso

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Trem bala entre São Paulo e Rio é viável após correções, afirma secretário de Transportes

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, afirmou ao podcast EXAME INFRA que o trem de alta velocidade ligando as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro está "muito bem endereçado para o caminho correto".

"Ainda não saiu o EVTEA [Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental], mas o governo tem um 'cheiro' muito bom de que ele seja viável. O traçado está diferente do projeto original que o governo federal fez, corrigiu vários problemas, inclusive de limitações de licenciamento ambiental, e mitiga riscos", disse Santoro.

O plano de execução e operação do trem-bala vem sendo desenhado pela empresa TAV Brasil, criada em 2021 com o propósito de atuar com trens de alta velocidade.


Em 2023, a companhia conseguiu uma autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para construir e explorar o projeto pelo período de 99 anos.

O cronograma aprovado estabelece que o trem deverá estar em operação em um prazo de 10 anos. Para isso, a TAV ainda precisa realizar estudos sobre a viabilidade técnica, econômica e social e, posteriormente, obter as licenças prévias.

A ideia de ligar as duas principais cidades do país por um trem-bala foi proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda em seu segundo mandato, em 2010. À época, o objetivo era deixar a obra pronta para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, que aconteceram em 2016.

O projeto, no entanto, não saiu do papel, especialmente por dificuldades em tornar a iniciativa rentável. O custo inicialmente estimado é de R$ 50 bilhões.

Receitas do setor imobiliário e o trem-bala
De acordo com Santoro, a TAV Brasil tem avançado nas etapas necessárias para a implementação e caminha para finalizar o EVTEA e dar início ao processo de licenciamento ambiental. "Cabe ao Ministério dos Transportes, à Infra S.A. e a todo o nosso ecossistema apoiar as iniciativas de autorização. Estamos acompanhando e incentivando esse processo", afirmou o secretário.

Um dos pontos disruptivos para viabilizar o projeto, segundo ele, é a possibilidade de incluir receitas do setor imobiliário. Desde 2021, a lei de autorização ferroviária permite que o projeto, além de captar tarifas de uso, possa desapropriar áreas ao longo do traçado para a instalação de shoppings, condomínios, postos de gasolina e terminais logísticos.

Essa estratégia de "real estate", avalia o secretário, confere ao projeto uma capacidade ampliada de levantar recursos, proporcionando maior poder de barganha para a iniciativa.

Diálogo com Paes e Nunes
O secretário ressaltou ainda a importância do diálogo com as prefeituras para a definição dos pontos de parada e a implantação das estações.

Ele citou a parceria já estabelecida com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e destacou que novas reuniões serão agendadas — inclusive com a participação do ministro dos Transportes, Renan Filho — para articular a visão de onde as estações devem ser implantadas.

"Com o prefeito [de São Paulo] Ricardo Nunes [MDB], a gente fez uma uma prévia, mas nós vamos marcar uma reunião para ele falar a visão dele de onde gostaria de ter essa estação, porque tudo isso envolve na mudança da cidade", disse Santoro.

Além das duas cidades, o trem-bala, que tem como objetivo o transporte de passageiros, percorrerá outras 27 cidades ao longo dos seus 380 quilômetros de extensão.

O projeto do TAV Brasil prevê a construção de quatro estações, além das capitais, uma na cidade de São José dos Campos (SP) e outra em Volta Redonda (RJ). O empreendimento será todo custeado pelo setor privado, como destacou o secretário.

"A empresa tem a ideia de fazer um trem direto e um trem com algumas paradas. Então, precisamos apoiá-la nessas conversas com as prefeituras, porque é o papel do ministério fazer isso", disse.

Impactos do trem-bala SP-RJ
Santoro destaca que a interconexão dos dois principais centros econômicos do país tornará o deslocamento mais acessível.

"Atualmente, a ponte aérea tem custos elevados e o transporte rodoviário apresenta diversas implicações logísticas. Um TAV pode interligar essas cidades com baixo custo e impacto ambiental muito menor", destacou o secretário, ressaltando que o trem de alta velocidade gera externalidades positivas ao reduzir a emissão de poluentes.

Além disso, segundo ele, o projeto pode criar sinergias econômicas ainda maiores entre as duas metrópoles, favorecendo a mobilidade de trabalhadores, a integração dos mercados e até mesmo atividades de lazer, como facilitar o acesso a eventos culturais e esportivos.

Cerca 35 milhões de habitantes no eixo Rio-São Paulo poderão ser atendidos com o trem, que tem entrega prevista para 2032.

Informações: EXAME

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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