Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Curitiba está perto de garantir mais recursos para investir em novos ônibus e terminais elétricos

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Especialistas financeiros das áreas ambiental, social e de mobilidade urbana do KfW Bankengruppe, o Banco de Desenvolvimento Alemão, iniciaram nesta segunda (27/1) a segunda fase de uma missão para confirmar o empréstimo de €$ 100 milhões para a Prefeitura de Curitiba. A operação de crédito foi autorizada pelo governo federal em setembro de 2024 e prevê €$ 25 milhões em contrapartidas do município para investimentos no setor de eletromobilidade e eficiência energética. 

Baseada no Hipervisor Urbano, braço de inteligência de dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a comitiva do KfW vai cumprir uma agenda intensa de imersão na estrutura institucional da prefeitura. Os representantes do banco alemão também vão avaliar o plano de aquisições, cronograma e aplicações do programa Curitiba Carbono Neutro. Os recursos serão aplicados na compra de 84 ônibus elétricos, construção de dois eletroterminais, instalação de painéis fotovoltaicos em 27 equipamentos urbanos e a construção da fase dois da Pirâmide Solar de Curitiba - Parque Fotovoltaico da Caximba.  

“A meta agressiva de zerarmos as emissões de carbono até 2050 exige políticas públicas que estimulem mudanças de comportamento. É a liderança pelo exemplo. A Prefeitura assume compromissos para alavancar a mudança da matriz energética do sistema de transporte e amplia os investimentos em produção de energia limpa”, afirmou Ana Zornig Jayme, presidente do Ippuc.

O programa Curitiba Carbono Zero complementa outras ações de mobilidade sustentável e eficiência energética da Prefeitura. Na nova concessão de transporte público, os ônibus comprados pelo financiamento da KfW serão usados na eletrificação total das linhas do Interbairros II e das que circulam no eixo Leste-Oeste.  A ampliação da Pirâmide Solar e os painéis fotovoltaicos darão continuidade ao investimento na produção de energia limpa para a autossuficiência energética nos equipamentos públicos. 

Presenças
Participaram do trabalho: a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; a secretária municipal da Mulher e da Igualdade Racial, Marli Teixeira Leite; o secretário municipal de Finanças, Vitor Puppi; o controlador geral do município, Bruno Pandini; além de técnicos das secretarias de Finanças, do Meio Ambiente, da Controladoria-Geral do Município, do Desenvolvimento Humano, do Hipervisor Urbano, do Ippuc e da Urbs. 

Pelo KfW, participaram Luis Abalo, gerente de portfolio para América Latina, Sebastian Ebert; especialista técnico para Brasil e Índia; Fabrício Pietrobelli, gerente de projetos no Brasil; e Claudia Levy, especialista técnica em Análise de Critérios Ambientais e Sociais.

Nesta terça-feira (28/1), serão detalhados os planos de aquisição, matrizes de risco e resultados e as formas de contratação dos executores do programa. Também será feita a visita técnica em áreas que estão sendo avaliadas para a instalação dos eletroterminais e equipamentos públicos elegíveis para os painéis fotovoltaicos.

Informações a Imprensa

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Governo de SP entrega Estação Varginha, com capacidade para atender 50 mil passageiros por dia

O governador Tarcísio de Freitas entregou nesta segunda-feira (27) a Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos. Com investimentos de R$153 milhões em obras pela CPTM, a estação será operada pela concessionária ViaMobilidade e atenderá cerca de 50 mil passageiros por dia útil. A obra beneficia os bairros do extremo sul da capital, como Varginha, Vila Natal, Granja Nossa Senhora Aparecida, Jardim Maria Amália, Jardim Maria Fernandes e Jardim Guanabara.

“É muito bom ver a mobilidade avançando. São Paulo tem muita demanda de infraestrutura e ficamos felizes de poder atender uma massa gigante de pessoas das regiões de Varginha, Grajaú e Parelheiros com essa estação e com essa extensão. São 50 mil pessoas que ingressam no sistema. Vamos trabalhar para estender essa linha e para fazer a diferença. Atingir esses objetivos é perfeitamente possível porque há parceria, com o município e com o governo federal. Estamos todos querendo chegar no mesmo objetivo, que é proporcionar uma mobilidade urbana mais eficiente e sustentável”, afirmou o governador.

A cerimônia de inauguração contou com a participação dos secretários estaduais Marco Antonio Assalve (Transportes Metropolitanos) e Rafael Benini (Parcerias e Investimentos), além do Presidente da CPTM, Michael Cerqueira; do diretor de operações da ViaMobilidade, Francisco Pierrini; do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; e do secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia.

“A entrega da Estação Varginha foi planejada com base em estudos detalhados para atender às demandas específicas da região, conectar pessoas e o resultado é uma infraestrutura que vai beneficiar milhares de passageiros diariamente, proporcionando viagens mais rápidas, acessíveis e conectadas”, afirmou o secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve.

A Estação Varginha terá três passarelas, sendo uma de interligação com o terminal de ônibus, totalmente construído pela CPTM e com previsão de conclusão em 2026. A estação vai contribuir para a melhoria da mobilidade na região, desafogando o sistema de transporte coletivo da Av. Senador Teotônio Vilela e melhorando o fluxo de passageiros no terminal urbano Grajaú.

“Esta é uma estação emblemática para a Zona Sul de São Paulo. É importante para dinamizar e articular toda essa região, permitindo que a população consiga se deslocar cada vez mais facilmente, rapidamente e com mais conforto, permitindo que as pessoas ganhem tempo, ganhem qualidade de vida e principalmente impulsionando a economia local”, afirma Michael Cerqueira, presidente da CPTM.

Com 5 mil metros quadrados, a nova estação possui dois elevadores, quatro escadas rolantes e quatro fixas, além de banheiros adaptados e rota tátil. O acesso ocorrerá pelos dois lados da ferrovia – sendo o acesso Leste a partir de passarela, conectada ao entorno por meio de escadas fixas e elevador. O acesso oeste, entretanto, será entregue aos passageiros até o final do primeiro trimestre de 2025, assim como o bicicletário com 280 vagas e o pátio ferroviário de manobras.

Operação assistida

O início da operação da nova estação será assistida por no mínimo 90 dias, com monitoramento dos sistemas, equipamentos e instalações. Neste período, não haverá cobrança de tarifa e um trem vai circular exclusivamente no trecho de 1,8 km entre Varginha e a estação Bruno Bruno Covas/Mendes-Vila Natal, de segunda a sexta-feira, entre 10h e 14h, com intervalos de 15 minutos.

O horário de funcionamento poderá ser ampliado gradualmente até atingir o período comercial, das 4h à meia-noite. Durante a operação assistida, o usuário deverá utilizar o acesso leste da estação, pela avenida Nathália Pereira da Silva.

Ao entrar na Estação Varginha, o passageiro deverá descer do trem na Estação Bruno Covas-Mendes/Vila Natal. Para seguir viagem, será necessário passar por um corredor e pagar a passagem para voltar para o sistema. Em direção à Estação Varginha, o cliente poderá descer na Estação Bruno Covas-Mendes/Vila Natal e pegar o trem que estará em operação assistida, sem cobrança.

Expansão da Linha 9-Esmeralda

A construção da Estação Varginha faz parte do projeto de expansão da Linha 9-Esmeralda até o extremo sul de São Paulo, com investimento total de R$ 952 milhões (valor atualizado) e objetivo de ampliar as opções de mobilidade e transporte público aos moradores da região.

Incluem o projeto as estações Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e João Dias, ambas já entregues. Também foram entregues novos viadutos rodoviários e já foi construída a subestação de energia Mendes e acréscimo da subestação Dutra, unidades que vão possibilitar aos trens trafegarem entre as estações Grajaú e Varginha, além de dar suporte de energia para sinalização ferroviária no trecho.

Desde 27 de janeiro de 2022, operação, manutenção, conservação e melhorias das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda passaram para a administração da ViaMobilidade Linhas 8 e 9, empresa vencedora do leilão de concessão, realizado pelo Governo do Estado.

Informações a Imprensa

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SPTrans altera itinerário da linha 8073/10 Jd. Guaraú - Term. Vl. Sônia


A SPTrans informa que, a partir de sábado (1°), a linha 8073/10 Jd. Guaraú - Term. Vl. Sônia terá seu itinerário alterado e seguirá pela Rua Jerônimo Fernandes para chegar ao seu ponto inicial, na Raposo Tavares, Zona Oeste. A medida visa melhor desempenho da linha na região.

A alteração não deixará pontos de parada desatendidos.

Confira a mudança:

8073/10 Jd. Guaraú - Term. Vl. Sônia

Ida: sem alteração.
Volta: normal até a R. Artur Ferreira de Abreu, R. Conceição de Ipanema e R. Jerônimo Fernandes.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Linha Visite Santos começa a circular com aprovação de turistas

Entre acenos, mãos para o ar e reações de surpresa e alegria, munícipes e turistas aproveitaram o passeio nas três novas linhas turísticas de passageiros ‘Visite Santos’ neste primeiro fim de semana de operação. A atração, realizada de forma gratuita neste sábado (18), continuará sem cobrança até o domingo (19), como promoção pelo início do equipamento.

Quem caminhava pelo calçadão da praia, seja para passear ou curtir um dia de sol, era atraído pela empolgação dos passageiros da linha Azul, que tem um percurso exclusivo pela orla. Alguns até interromperam a rotina ou o roteiro de férias para embarcar no ônibus e deixar se envolver com as risadas e a emoção dos passageiros.

Totalmente arejado, confortável e acessível, o veículo operado pela empresa Central de Receptivo conta ainda com outras duas rotas fixas: a amarela, que liga a orla ao Centro Histórico, e a verde, que conecta pontos turísticos relacionados ao Rei Pelé e ao Santos Futebol Clube. Também existe uma rota sazonal, a ser realizada no Terminal Marítimo Giusfredo Santini/Concais, durante a temporada de cruzeiros.

A atração foi criada para atender ao fluxo de visitantes na Cidade durante o verão, que a Prefeitura estima em mais de 3 milhões de pessoas. “As linhas são fundamentais para o turismo da Cidade, pois permitem que o público visitante conheça pontos chave e visite locais estratégicos para o fortalecimento da economia local. A meta é impulsionar ainda mais o setor turístico de Santos, oferecendo lazer, diversão e conhecimento”, destacou o secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Tiago Papa.

SÓ ELOGIOS
O casal de aposentados Helena Costa, de 77 anos, e João Ileti, de 82 anos, moradores de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, são frequentadores assíduos de Santos, ou, como dizem, "a cidade do coração". Eles estavam passeando pelo calçadão quando avistaram o ônibus colorido, que logo chamou sua atenção. “Olhei para o veículo e pensei ‘ué, tem algo diferente em Santos’. Decidimos entrar e fomos dois dos primeiros passageiros. É perfeito para nós, porque é bem arejado e tem estrutura para nos receber. Já viajamos para muitos lugares e nunca vimos nada parecido. Adoramos!”, contou Helena.

A santista Maria Cristina de Campos, de 48 anos, levava o sobrinho, Arthur Santos, de 6 anos, para a aula de futebol na Ponta da Praia e também aprovou o transporte. “Vi a iniciativa na internet, por fotos, mas não imaginei que teria a oportunidade de andar no ônibus hoje. Fiquei curiosa e estou achando maravilhoso, porque é bem confortável. Na volta, espero encontrá-lo novamente para aproveitar mais”, disse ela. “Eu gostei porque dá para ver as árvores. Andar de ônibus ficou até mais legal”, completou Arthur.

SERVIÇO
O bilhete diário custa R$ 30, com meia-entrada (R$ 15) para idosos. Crianças até 5 anos não pagam. O pagamento pode ser feito no próprio ônibus, via cartão de crédito, débito ou Pix. Também é possível comprar o bilhete nos postos de atendimento localizados nas praças Mauá e do Aquário, lançados na última quinta-feira (16), e que funcionam de sexta-feira a domingo, das 9h às 17h. A primeira rota parte às 10h, com passeios intercalados a cada hora. As viagens duram cerca de 50 minutos cada.

ONDE EMBARCAR
A rota Amarela, que conecta o Centro Histórico à orla, tem saída em frente ao Hotel Atlântico (Avenida Presidente Wilson, 1, Gonzaga). A linha Azul, dedicada exclusivamente aos passeios pela orla, parte de frente do Posto 3 (Rua Marcílio Dias, 200, Gonzaga) . A linha Verde, dedicada ao Rei Pelé e ao Santos Futebol Clube, sai próxima ao Novo Quebra-Mar (Avenida Presidente Wilson, 170). Todos os ônibus são acessíveis e têm capacidade para 35 passageiros.

Informações: Prefeitura de Santos

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Prefeitura de Jundiaí analisa Projeto de Mobilidade para o Vetor Oeste

A atual administração municipal de Jundiaí está avaliando a viabilidade de investimentos em infraestrutura para o transporte público no Vetor Oeste. O projeto original, deixado pela gestão anterior, previa um investimento de R$ 202 milhões. Deste total, R$ 69,8 milhões seriam provenientes do Novo PAC Seleções, enquanto o restante viria de uma Parceria Público Privada (PPP). No entanto, o atual déficit orçamentário da cidade precisa ser considerado.

Em reunião com as equipes de mobilidade, obras e finanças, o prefeito discutiu alternativas para avançar no projeto, priorizando soluções que respeitem a realidade financeira do município. Entre as ações estudadas está a construção do Terminal Novo Horizonte. Esse terminal tem como objetivo principal melhorar a conexão do Vetor Oeste com os demais terminais da cidade e aliviar o fluxo do Terminal Eloy Chaves, que atualmente atende uma população de cerca de 140 mil habitantes e concentra os passageiros que se dirigem ao Distrito Industrial.

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) também planeja a revitalização dos terminais urbanos existentes, reformas e instalações de novos pontos de ônibus. “O projeto de mobilidade de Jundiaí é amplo e envolve uma grande reestruturação do sistema de transporte público. Precisamos ter os pés no chão, atender bem a população e preservar as finanças de acordo com a realidade do município e com responsabilidade”, destacou o prefeito Gustavo Martinelli.

Com as propostas em análise, a prefeitura busca avançar no desenvolvimento de um sistema de transporte público mais eficiente e acessível, equilibrando melhorias estruturais com responsabilidade financeira.

Informações: Prefeitura de Jundiaí

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Nova Iguaçu intensifica fiscalização nas rampas de acesso dos ônibus

A Prefeitura de Nova Iguaçu está intensificando a fiscalização nas rampas de acesso dos ônibus das linhas municipais. Nesta semana, a ação aconteceu nos terminais dos pontos de ônibus localizados na Avenida Marechal Floriano Peixoto, e vai continuar na Rua Coronel Francisco Soares e na Avenida Bernardino de Melo. O objetivo é garantir que os equipamentos estejam em condições para serem utilizados no desembarque de cadeirantes, grávidas, idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, conforme as diretrizes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Em menos de 30 minutos, os agentes fiscalizaram 12 ônibus. Um dos veículos apresentou defeito na rampa de acesso e foi recolhido para a garagem da empresa responsável. A empresa foi notificada pela Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana e tem até 48 horas para realizar o reparo. Caso não atenda à solicitação, o ônibus será impedido de circular nas ruas de Nova Iguaçu. Atualmente, a cidade conta com 70 linhas municipais e cerca de 320 ônibus.

“Esta ação tem como objetivo garantir que as rampas de acesso estejam em pleno funcionamento, bem conservadas e adequadas para o uso das pessoas que dependem deste recurso. Aproveitamos para orientar os motoristas sobre o manuseio correto dessas rampas”, afirmou Leonardo Bastos Callijão, secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana. “Estamos realizando essa fiscalização para garantir os direitos dos cidadãos, oferecendo conforto e segurança para todos”.

Morador do bairro da Posse, Roberto dos Santos, cabeleireiro de 48 anos, acredita que a fiscalização terá um impacto positivo na qualidade do transporte público e na melhoria da acessibilidade.

“Já vi cadeirantes enfrentando dificuldades para embarcar. Se a fiscalização for constante, as empresas de ônibus serão mais obrigadas a oferecer ônibus adequados para a população, especialmente para quem tem dificuldades de locomoção”, conclui.

Informações: Prefeitura de Nova Iguaçu

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Greve de ônibus em João Pessoa entra para o terceiro dia

A paralisação dos serviços dos motoristas de ônibus de João Pessoa em sinal de greve inicia o terceiro dia nesta quarta-feira (29). Com frota reduzida e mobilização dos motoristas de ônibus, a categoria reivindica reajuste salarial e outros benefícios.

Na última segunda-feira (27) o serviço de ônibus em João Pessoa ficou praticamente indisponível. Já nesta terça-feira (28) pôde-se observar maior quantidade de ônibus nas ruas, atuando ainda nos parâmetros da greve, com redução da frota.

Uma decisão da desembargadora Herminegilda Leite Machado, presidente do Tribunal Regional do Trabalho, estabeleceu que 60% da frota de ônibus de João Pessoa siga nas ruas durante a greve dos motoristas.

Ainda nesta quarta-feira (29) está agendada uma audiência de conciliação entre os sindicatos dos motoristas e o das empresas de ônibus para buscar uma solução para a greve.

Informações: Click PB

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Curitibanos perdem mais de quatro dias por ano no trânsito

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Curitiba é a terceira capital com o trânsito mais complicado do Brasil, só perde para São Paulo e Recife, é o que aponta a 14ª edição do TomTom Traffic Index, que avalia o tráfego em cidades ao redor do mundo. A análise ainda apontou que os curitibanos perdem 107 horas por ano em congestionamentos em horários de pico.

Além disso, a pesquisa ainda coloca a capital paranaense em segundo lugar no tempo médio de deslocamento por 10km com 28 minutos. Somente Fortaleza tem um tempo superior para a mesma distância com a média de um minuto a mais.

O número de acidentes de trânsito pode ser um dos fatores que contribui para o gestionamento na capital. Foram mais de 15 mil ocorrências só nos primeiros seis meses de 2024, segundo os dados do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). Outro elemento importante é o número de veículos em circulação. Em 2023, Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba contabilizavam mais de 2 milhões de automóveis, segundo a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Algumas alternativas para diminuir o tempo no trânsito seria as empresas disponibilizarem transporte coletivo direto ou o escalonamento de horários de entradas e saídas, o que diminui o pico de movimentação. Além disso, as escolas também são grandes contribuidoras para esse pico, uma das alternativas nessa caso é dividir a locomoção com outros pais.

Uma das consequências de todo esse tempo no trânsito é o acúmulo de estresse, que pode gerar problemas como ansiedade e depressão. A exaustão mental, a possibilidade de vivenciar situações de violência seja física ou verbal e sensação de impotência diante de engarrafamentos.

Segundo um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizado a pedido da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), fatores relacionados à saúde mental dos condutores foram responsáveis por aproximadamente 30% dos sinistros nas rodovias federais brasileiras em 2024. Esses dados reforçam a importância de buscar meios alternativos de transporte e de priorizar o cuidado com a saúde mental dos condutores.

Curitiba é então a terceira capital em que as pessoas passam mais tempo no trânsito e isso é um fator importante a ser analisado para tentar reverter a situação antes que ela piore.

Por: Mariana Becker
Informações: CBN Curitiba

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