Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Curitiba está perto de garantir mais recursos para investir em novos ônibus e terminais elétricos

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Especialistas financeiros das áreas ambiental, social e de mobilidade urbana do KfW Bankengruppe, o Banco de Desenvolvimento Alemão, iniciaram nesta segunda (27/1) a segunda fase de uma missão para confirmar o empréstimo de €$ 100 milhões para a Prefeitura de Curitiba. A operação de crédito foi autorizada pelo governo federal em setembro de 2024 e prevê €$ 25 milhões em contrapartidas do município para investimentos no setor de eletromobilidade e eficiência energética. 

Baseada no Hipervisor Urbano, braço de inteligência de dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a comitiva do KfW vai cumprir uma agenda intensa de imersão na estrutura institucional da prefeitura. Os representantes do banco alemão também vão avaliar o plano de aquisições, cronograma e aplicações do programa Curitiba Carbono Neutro. Os recursos serão aplicados na compra de 84 ônibus elétricos, construção de dois eletroterminais, instalação de painéis fotovoltaicos em 27 equipamentos urbanos e a construção da fase dois da Pirâmide Solar de Curitiba - Parque Fotovoltaico da Caximba.  

“A meta agressiva de zerarmos as emissões de carbono até 2050 exige políticas públicas que estimulem mudanças de comportamento. É a liderança pelo exemplo. A Prefeitura assume compromissos para alavancar a mudança da matriz energética do sistema de transporte e amplia os investimentos em produção de energia limpa”, afirmou Ana Zornig Jayme, presidente do Ippuc.

O programa Curitiba Carbono Zero complementa outras ações de mobilidade sustentável e eficiência energética da Prefeitura. Na nova concessão de transporte público, os ônibus comprados pelo financiamento da KfW serão usados na eletrificação total das linhas do Interbairros II e das que circulam no eixo Leste-Oeste.  A ampliação da Pirâmide Solar e os painéis fotovoltaicos darão continuidade ao investimento na produção de energia limpa para a autossuficiência energética nos equipamentos públicos. 

Presenças
Participaram do trabalho: a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; a secretária municipal da Mulher e da Igualdade Racial, Marli Teixeira Leite; o secretário municipal de Finanças, Vitor Puppi; o controlador geral do município, Bruno Pandini; além de técnicos das secretarias de Finanças, do Meio Ambiente, da Controladoria-Geral do Município, do Desenvolvimento Humano, do Hipervisor Urbano, do Ippuc e da Urbs. 

Pelo KfW, participaram Luis Abalo, gerente de portfolio para América Latina, Sebastian Ebert; especialista técnico para Brasil e Índia; Fabrício Pietrobelli, gerente de projetos no Brasil; e Claudia Levy, especialista técnica em Análise de Critérios Ambientais e Sociais.

Nesta terça-feira (28/1), serão detalhados os planos de aquisição, matrizes de risco e resultados e as formas de contratação dos executores do programa. Também será feita a visita técnica em áreas que estão sendo avaliadas para a instalação dos eletroterminais e equipamentos públicos elegíveis para os painéis fotovoltaicos.

Informações a Imprensa

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960