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Motoristas de ônibus de João Pessoa entram em greve a partir de segunda-feira

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025


Os motoristas de ônibus de João Pessoa decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (27).

Segundo um edital publicado pelo sindicato da categoria, a decisão foi tomada em assembleia geral, em virtude da falta de acordo sobre o reajuste salarial dos profissionais.

O sindicato também garantiu que 30% da frota será mantida em circulação, em caráter de emergência.

Antes de deflagrar a greve, a entidade que representa a classe foi acionada na Justiça pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), que pediu à Justiça que declarasse ilegal a greve dos motoristas em João Pessoa. O pedido foi negado.

Informações: Portal Correio

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Ministro Luiz Marinho trata de mobilidade do transporte público com a FNP

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu na manhã desta quinta-feira (23) o secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Gilberto Perre, na sede do MTE, em Brasília (DF). O secretário-executivo do MTE, Francisco Macena, também participou das discussões que tratou de estratégias para melhorar a mobilidade urbana no Brasil, analisando modelos existentes e propostas para modernizar o sistema de transporte público, com destaque para inclusão social, eficiência operacional e viabilidade econômica.

As várias experiências exitosas no Brasil e em outras partes do mundo foram tratadas na reunião, lembrando principalmente o modelo francês, que oferece transporte público de qualidade com tarifas acessíveis aos usuários.

Marinho destacou a importância de envolver prefeitos, vereadores e a sociedade em geral na formulação dessas políticas públicas relacionadas à mobilidade urbana. Na avaliação de Marinho, é preciso vencer o desafio para o estabelecimento de dados consistentes sobre o setor de transporte público com abrangência nacional. “Os dados precários e lacunas em informações sobre mobilidade urbana já foram identificados como barreiras significativas para a melhoria da mobilidade, principalmente dos trabalhadores”, avaliou ele.

Perre explicou que várias cidades brasileiras já estudam possibilidades de ampliarem a acessibilidade ao transporte público, citando Curitiba (PR) e Goiânia (GO), como exemplos de capitais que adotaram sistemas que garante o acesso contínuo ao transporte durante toda a semana, não limitado aos dias úteis, principalmente para as pessoas de baixa renda e trabalhadores (formais e informais), estimulando o uso do transporte público em detrimento de veículos particulares. A mudança busca reduzir os impactos negativos no trânsito e melhorar a qualidade de vida nas cidades. “É preciso desenvolver sistemas de transporte público que sejam economicamente viáveis e socialmente inclusivos, garantindo ar eficiência e sustentabilidade no longo prazo”, frisou.

A Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Reúne todas as capitais e os municípios com mais de 80 mil habitantes, com tendência crescente, sendo 415 médias e grandes cidades, onde vivem 61% dos brasileiros e são produzidos 74% do PIB, segundo dados de 2021.

Informações a imprensa

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Em Salvador, Linhas de ônibus que estavam suspensas serão reativadas

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), iniciou a reativação de linhas de ônibus que haviam sido suspensas ao longo dos últimos anos por conta da integração com o metrô. A medida visa atender ao compromisso da gestão municipal de reavaliar a rede de transporte da cidade, além de cumprir a uma reivindicação dos usuários do serviço na capital baiana.

A Semob vem realizando estudos para reativar algumas linhas de ônibus, ainda com horário reduzido, buscando observar a adesão dos usuários a estes atendimentos. No último dia 26 de dezembro, a linha 1633-08 – Alto de Santa Terezinha x Ondina voltou a operar com dois horários, às 5h45 e 6h15.

A partir da próxima segunda-feira (27), a antiga linha 1645 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Pituba terá boa parte do seu itinerário retomado com a ampliação do atendimento da linha 1674-01 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Estação BRT Hiper.

A linha, que já conta com dois horários pela manhã, terá seu atendimento ampliado para quatro horários por turno. São eles 04:30, 05:00, 05:30, 06:00, 11:10, 11:40, 12:10, 12:40, 16:20, 16:50, 17:20 e 17:50.

A antiga linha teve seu atendimento substituído pela 1655 – Alto de Santa Terezinha x Estação Pirajá. Entretanto, o novo atendimento seguirá direto para a estação Hiper do BRT, de onde o passageiro poderá ir para a Pituba. Com isso, não será mais obrigatório que o usuário faça a integração com o metrô para realizar este deslocamento.

Já no próximo dia 3 de fevereiro, será retomado o atendimento da linha 1515 – Conjunto Pirajá x Ribeira, que também terá 4 horários por turno: 04:30, 05:00, 05:30, 06:00, 11:10, 11:40, 12:10, 12:40, 16:20, 16:50, 17:20 e 17:50. A linha, que foi suspensa em 2021, era um pedido recorrente da comunidade.

“A linha era muito longa e tinha poucos horários, reduzimos o trajeto para a Estação Pirajá, dando maior oferta de ônibus no bairro e na estação com destino à Ribeira”, destacou o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller.

“Entretanto, vamos retomar o atendimento e avaliar o comportamento dos usuários para analisar a viabilidade de retomar este atendimento”, contou.

Entretanto, o secretário reforça que a reativação das linhas tem sido feita em caráter experimental, para avaliação técnica da pasta, e reforça que mantém o conceito de integração como forma de tornar o transporte mais eficiente.

“A Semob segue reavaliando as linhas sem perder o conceito de integração, mas buscando aprimorar, cada vez mais, o deslocamento das pessoas”, destacou Muller.

Informações: Bahia.ba

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Riocard Mais lança sistema de pagamento com QR Code no Metrô Rio

Cariocas e turistas que utilizam o Metrô Rio agora têm uma nova opção de pagamento de passagem. A Riocard Mais lançou o pagamento por QR Code, que facilita a compra de bilhetes e traz mais praticidade para os usuários das linhas 1, 2 e 4. O sistema oferece a possibilidade de pagar de forma digital, por meio de um código gerado no celular, ou de forma física, com a versão impressa disponível nas bilheteiras e máquinas de recarga.

A versão digital do QR Code permite gerar a passagem diretamente no celular. O sistema é compatível com dispositivos Android e iOS e exige o aplicativo Riocard Mais instalado, conexão com a internet e saldo suficiente no cartão digital.

Já o QR Code impresso traz uma alternativa para aqueles que preferem o método de pagamento físico. Pode ser adquirido, por enquanto, nas bilheteiras das estações Central do Brasil e Pavuna ou em máquinas de recarga da Riocard Mais no metrô. Até o fim do mês, todos os equipamentos vão disponibilizar o novo serviço.

A implementação do novo modelo de pagamento começou no fim do ano passado e, até o momento, já foram vendidos mais de 300 mil códigos. A tecnologia está disponível em todas as estações do metrô, que agora contam com validadores sinalizados para indicar a aceitação do pagamento com QR Code. Para acessar o serviço, os clientes precisam atualizar a versão do aplicativo Riocard Mais.

“O lançamento do QR Code é mais uma iniciativa para facilitar e agilizar o acesso ao transporte público. É um serviço inovador que atende aos desejos dos nossos clientes”, afirma Melissa Sartori, gerente de Produto e Marketing da Riocard Mais.

Informações: Diário do Rio

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Em Goiânia, Reforma do Terminal Novo Mundo é entregue junto com 46 novos ônibus

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, inaugurou, nesta sexta-feira, 24, a reforma completa do Terminal Novo Mundo, na região Leste de Goiânia, marcando uma importante etapa do projeto Nova RMTC. Após duas décadas sem intervenções de grande escala, o terminal foi ampliado e modernizado para oferecer mais conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo. Com investimento de R$ 18,5 milhões, o espaço ganhou novas áreas de embarque e desembarque, um centro comercial para 84 permissionários e um estacionamento com capacidade para 35 ônibus.

Além da infraestrutura renovada, o terminal, que agora possui 6,4 mil metros quadrados, conta com tecnologias avançadas, como catracas inteligentes e sistema de monitoramento 24 horas. Durante o evento, Caiado destacou o impacto do projeto no transporte público e entregou 46 novos ônibus com tecnologia Euro VI, mais ecológica e menos poluente, que beneficiarão a Região Metropolitana de Goiânia.

O Terminal Novo Mundo, que atende aproximadamente 40 mil passageiros e 34 linhas diariamente, foi equipado com painéis informativos digitais, iluminação de LED, bebedouros, sanitários modernos e acessibilidade plena. No discurso de inauguração, Caiado enfatizou a importância da obra para a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos usuários. “Esses terminais estavam destruídos. Hoje, transformamos o transporte público em algo comparável a aeroportos no Brasil, com tecnologia avançada, segurança e dignidade para os passageiros”, disse o governador.

O governador Ronaldo Caiado junto com o vice-governador, Daniel Vilela e o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel | Foto: Guilherme Alves / Jornal Opção
Um dos destaques é o sistema de monitoramento com 36 câmeras ligadas à Secretaria de Segurança Pública (SSP), garantindo maior proteção para quem transita pelo terminal. Outro avanço são as catracas inteligentes, que impedem a evasão e agilizam o fluxo de passageiros. A modernização reforça o compromisso do governo estadual com um transporte coletivo eficiente e sustentável.

A Metronização
Durante a reinauguração, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou um sistema de metronização que promete revolucionar o trânsito na capital. A tecnologia, prevista para começar em março, permitirá que semáforos inteligentes identifiquem a aproximação dos ônibus e ajustem automaticamente o tempo de abertura, otimizando a fluidez do tráfego nos eixos do BRT. “Os ônibus saem das estações e os semáforos já os reconhecem. Isso vai aumentar a velocidade do transporte coletivo e agilizar o tráfego nas principais vias da cidade”, explicou Mabel.

Além disso, o prefeito garantiu a instalação de semáforos inteligentes em toda a cidade de Goiânia até 2026. Segundo ele, o objetivo é trazer modernidade e eficiência ao sistema viário, proporcionando maior conforto e rapidez aos usuários do transporte público.

Parceria com resultados
O projeto Nova RMTC é fruto de uma parceria entre o Governo de Goiás, a Prefeitura de Goiânia e municípios vizinhos, como Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira. Durante a coletiva de imprensa, Ronaldo Caiado destacou o impacto dessa cooperação: “Estamos pagando 82% das despesas junto com as prefeituras parceiras. Essa integração entre Estado e municípios é o que torna possível essa transformação no transporte público”, afirmou.

O governador também ressaltou o esforço para manter a tarifa congelada em R$ 4,30 por seis anos consecutivos, mesmo diante de desafios como a inflação e a pandemia de Covid-19. “Não existe nenhuma outra capital no país que tenha feito isso. Enquanto outras aumentavam suas tarifas, nós mantivemos o preço acessível para o passageiro, investindo pesado na qualidade do transporte”, disse Caiado.

Sustentabilidade e expansão
Os novos ônibus entregues durante o evento têm padrão ambiental elevado, emitindo menos gases poluentes e sendo mais silenciosos. Segundo Caiado, a prioridade do governo é aliar conforto à sustentabilidade: “Além de uma frota renovada e ampliada, temos uma preocupação ambiental. O transporte coletivo aqui segue um padrão que é referência não só no Brasil, mas mundialmente.”

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, também destacou a magnitude dos investimentos: “Essa transformação inclui a reconstrução de terminais, como o Novo Mundo, e a implantação de novas tecnologias. É um esforço conjunto que beneficia meio milhão de pessoas por mês e melhora a percepção do transporte público como um serviço de alta qualidade.”

Durante o evento, os representantes enfatizaram que o objetivo não é apenas atender à demanda atual, mas também atrair mais pessoas para o sistema de transporte coletivo. “Com essas melhorias, queremos resgatar a qualidade do transporte público e transformá-lo em referência mundial”, afirmou Adriano da Rocha Lima.

O prefeito Sandro Mabel complementou que o trabalho não para por aí. Ele mencionou planos para modernizar terminais em outras localidades e expandir os benefícios das novas tecnologias para todas as áreas de Goiânia. “Até maio de 2026, entregaremos todos os terminais totalmente remodelados, com a mesma qualidade de infraestrutura e tecnologia que estamos inaugurando aqui”, garantiu o prefeito.

Informações: Jornal Opção

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Ônibus elétrico articulado inicia período de testes em Porto Alegre

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

A prefeitura recebeu, nesta quarta-feira, 22, o primeiro ônibus elétrico articulado a ser testado em Porto Alegre. O veículo atende ao edital de chamamento público da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), publicado em 2023 no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), para apresentação, análise e testes de soluções inovadoras com foco nos fabricantes de veículos elétricos que tenham interesse em demonstrar essa tecnologia na frota da Capital.

Durante a entrega, Melo, acompanhado do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, e do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto, conheceu o veículo articulado elétrico que ficará em operação por 30 dias, em quatro diferentes linhas, em sistema de rodízio, atendendo diversas regiões da cidade. A vice-prefeita Betina Worm também participou da entrega. 
 
A iniciativa integra o Programa Mais Transporte que busca qualificar o serviço prestado aos usuários. “Vamos realizar testes com este veículo de alta capacidade em trajetos com características variadas para avaliar seu desempenho operacional. Queremos proporcionar aos passageiros uma experiência inovadora, sustentável e eficiente com esses ônibus 100% elétricos, o que contribui para tornar o transporte público mais seguro e atrativo“, afirma Castro Júnior.

Itinerário - O primeiro trajeto a receber o ônibus elétrico articulado, a partir desta quinta-feira, 23, é o da linha 398 - Pinheiro. A operação, que transporta diariamente 16,4 mil passageiros entre Centro Histórico e o bairro Lomba do Pinheiro, na divisa com Viamão, percorre um trajeto de 23 quilômetros, entre o Terminal Salgado Filho e a altura da parada 21 da Estrada João de Oliveira Remião. As demais linhas serão anunciadas em breve.
 
O e-Bus Articulado de 21,5 metros de comprimento, com capacidade para até 150 passageiros, é integralmente fabricado no Brasil com tração e integração Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillenium Caio e motor elétrico, inversor e bateria WEG. Com autonomia de 220 quilômetros, o ônibus possui ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB para recarga de aparelho celular, acessibilidade universal com espaço para duas cadeiras de rodas e suas baterias podem ser recarregadas em apenas quatro horas.
 
A Secretaria de Mobilidade Urbana submeteu o projeto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal para renovação da frota e aquisição de ônibus elétrico, totalizando mais de R$ 1 bilhão de investimento para a qualificação do sistema de transporte coletivo de Porto Alegre. 
 
Linhas 100% elétricas - Em 2024, entraram em operação 12 ônibus do projeto de eletrificação da frota do transporte coletivo em três linhas 100% elétricas: E178 - Praia de Belas, E378 - Integradora e E703 - Vila Farrapos.
 
“Com uma operação em torno de 65% mais barata que o diesel, mais sustentável e eficiente, o maior beneficiado neste projeto é o passageiro, que tem uma experiência diferenciada em ônibus silenciosos e com Wi-Fi gratuito, o que torna o transporte público mais confiável e atraente", conclui Castro Júnior.
 
Mais Transporte - A prefeitura implantou em 2022 o programa Mais Transporte com o objetivo de qualificar o serviço de transporte público prestado aos usuários, garantir a sustentabilidade, o equilíbrio financeiro e a eficiência operacional, com transparência nas informações e dados do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC).

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Curitiba dá novo passo para a compra de mais ônibus elétricos e construção de eletroterminais

Nas próximas duas semanas, Curitiba recebe missões de avaliação do KfW Bankengruppe, o banco de desenvolvimento alemão. Representantes do órgão estrangeiro vêm à cidade para validar a aprovação do financiamento pela Comissão de Financiamentos Externos (Confiex), do governo federal, obtido em setembro do ano passado. O empréstimo de €$ 100 milhões será usado para a compra de 84 ônibus elétricos, construção de dois eletroterminais e a instalação de painéis de energia fotovoltaica em 27 equipamentos públicos. Em contrapartida, estão previstos investimentos de €$ 25 milhões pela Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC).
Curitiba recebe missão de banco alemão para financiamento do projeto Carbono Neutro. Na foto, Thiago Marquardt, da Urbs, e a Christiane Kunze, consultora do KfW. Curitiba, 21/01/2025. FOTO: Divulgação

Com o sinal verde para a nova contratação, o município agora faz o detalhamento do projeto Curitiba Carbono Neutro para os executivos do banco. O trabalho é feito pelo time do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

“Nossos desafios não são triviais e exigem decisões complexas, que impactam diferentes áreas da administração e de políticas públicas. Mas temos uma rede de cooperação técnica que vai nos ajudar a alcançar objetivos ambiciosos no enfrentamento de mudanças climáticas, especialmente na mobilidade e na eficiência energética, com impacto direto na melhoria da qualidade de vida do cidadão”, avalia Ana Zornig Jayme, presidente do Ippuc.

A primeira parte da missão é conduzida pela consultora do KfW Bankengruppe Christiane Kunze. Ela é responsável por elaborar a documentação básica que dá aos executivos o panorama geral do projeto, bem como a estrutura institucional da prefeitura para a gestão do contrato e a execução das obras e aquisições. Para isso, até a próxima sexta, dia 24, Christiane vai passar por uma imersão com equipes multidisciplinares da Prefeitura. 

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Metrô de Salvador supera 117 milhões de usuários em 2024 e bate recorde

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) bateu seu recorde de circulação em 2024. Durante todo o ano, a concessionária CCR Metrô Bahia e a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) contabilizaram a entrada de 117.533.257 passageiros no modal soteropolitano, somando as linhas 1 e 2.

O número superou em mais de 10 milhões o recorde anterior de circulação, registrado em 2019, antes da pandemia de Covid-19, quando 107.431.208 usuários adentraram no metrô de Salvador. O crescimento também foi considerável na comparação com 2023, quando 101.684.054 pessoas usaram o SMSL.

Apesar disso, a CTB avalia que o recorde obtido em 2024 não representa a recuperação total do sistema metroviário após o impacto sofrido durante a pandemia de Covid. Em 2020 e em 2021, a doença fez despencar o número de passageiros do metrô de Salvador, para 62 milhões e 72 milhões, respectivamente, como resultado da diminuição da demanda pelo transporte público.

Após a Covid, houve um aumento da procura pelo transporte via aplicativo, além da consolidação do trabalho remoto como uma opção comum. Diante disso, a presidente da CTB, Ana Claudia Nascimento, afirma que os números ficaram abaixo do que era projetado para 2024 antes do período pandêmico.

"Comemoramos o alcance de um recorde de passageiros no SMSL em 2024, mas a recuperação completa da demanda prevista ainda não foi atingida. Esse fenômeno se deve a mudanças nos hábitos da população no período pós-pandemia, como o aumento do uso de aplicativos de transporte, além do impacto do desemprego e do trabalho remoto, que reduziram o volume de deslocamentos diários”, analisou Ana Claudia, com exclusividade para o Portal A TARDE.

A perspectiva, tanto da CTB quanto da concessionária, é que o número de passageiros em circulação no sistema metroviário siga aumentando em 2025, especialmente devido à chegada e à consolidação das novas estações de metrô, instaladas no miolo de Salvador: Campinas e Águas Claras.

Informações: A Tarde

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