Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Linhas de ônibus serão reforçadas em Maceió no domingo de eleições

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

No dia das eleições municipais, em 6 de outubro, diversas linhas de ônibus terão viagens a mais para garantir o deslocamento dos eleitores. A medida tem o objetivo de facilitar a participação democrática dos cidadãos maceioenses.

A operação conta com um aumento de 35% na frota, com 54 veículos adicionais, ao abranger linhas convencionais e alimentadoras. As viagens extras estarão disponíveis das 7h às 18h. Após às 18h, o serviço volta à programação regular de domingo.

Para mais detalhes sobre horários e trajetos, os passageiros podem consultar o aplicativo Cittamobi, que fornecerá informações em tempo real.

No domingo, os eleitores que precisam se deslocar de ônibus e utilizam o cartão Vamu na modalidade Cidadão não pagam passagem.

Durante o intervalo das 11h às 14h, as empresas de ônibus podem liberar os operadores da programação especial para que exerçam seu direito ao voto.

Confira as linhas que vão receber reforço:

012 - J. S. Peixoto/ Centro
024 - Gruta/ Centro
041 - Feitosa/ Centro
403 - Trapiche/ Ouro Preto
404 - Trapiche/ Novo Mundo
502 - Vergel-Mercado/ São Jorge
033 - José Tenório/ Maceió Shopping
056 - João Sampaio/ Centro
068 - Colina/ Centro
102 - João Sampaio/ Trapiche
108 - Clima Bom/ Trapiche
401 - Circular Bairros 1
709 - Chã da Jaqueira/ Ponta Verde
712 - Santos Dumont/ Ponta Verde
714 - Rio Novo / Ponta Verde
716 - Clima Bom/ Ponta Verde
723 - Rosane Collor/ Ponta Verde
802 - Colina/ Benedito Bentes
042 - Benedito Bentes/ Centro
046 - Village II/ Centro
048 - Benedito Bentes/ Centro
053 - Graciliano Ramos/ Centro
602 - Salvador Lyra/ Maceió Shopping
607 - Eustáquio Gomes / Maceió Shopping
704 - Benedito Bentes/ Ponta Verde
707 - Graciliano Ramos/ Ponta Verde
727 - Eustáquio Gomes/ Ponta Verde
4011 - Salvador Lyra/ Benedito Bentes

Informações: Prefeitura de Maceió

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Capitais brasileiras ganharam 280 km de ciclovias e ciclofaixas em 2024, diz levantamento

As capitais brasileiras ganharam 280 km de ciclovias e ciclofaixas entre em 2024, na comparação com o ano anterior, chegando a um total de 4.106,8 km. O aumento de 7,33%, no entanto, está abaixo do que as cidades poderiam investir para ampliar suas malhas cicloviárias.

É o que diz a Aliança Bike, responsável por consultar as prefeituras e produzir o levantamento, obtido com exclusividade pela Folha de S.Paulo. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação e consideram o período de julho de 2023 a julho deste ano. A lista considera apenas as estruturas exclusivas para a circulação de bicicletas e separadas do espaço para veículos motorizados, excluindo, assim, as ciclorrotas.

São Paulo lidera com folga na extensão de malha, com 710,9 km de ciclovias e ciclofaixas, embora tenha acrescentado 21 km -um aumento relativo de 3,16%- até a data do levantamento. Atrás da capital paulista estão o Distrito Federal, com 551,5 km, que também teve o maior crescimento absoluto, adicionando 50,2 km às estruturas no período, e Fortaleza (443,1 km).

No outro extremo do ranking, Macapá (18 km), Porto Velho (23,5 km) e Manaus (28,1 km) têm as menores extensões. Outras cinco cidades ficaram estagnadas, e Vitória teve decrescimento. Segundo a entidade, o número pode ser explicado por alguma obra que interferiu em algum trecho de malha cicloviária.

Somadas, as capitais nordestinas têm a maior malha de ciclovias e ciclofaixas entre seus pares de outras regiões, com 1.287,3 km. A marca está ligada, segundo Daniel Guth, diretor-executivo da Aliança Bike, a uma forte cultura de uso da bicicleta.

Essas cidades têm uma cultura antiga de ocupação de espaços públicos, mais do que cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, tanto pela questão topográfica e pela facilidade de trânsito quanto pelo acesso barato, especialmente quando a produção nacional deslanchou no fim dos anos 1950. O outro lado da questão seria o transporte público insuficiente, aliado à baixa renda como barreira para a compra de carros.

O crescimento relativo e o de quilometragem a cada 100 mil habitantes foram maiores em Goiânia, com 78,2 km de ciclovias e ciclofaixas, sendo 31,1 adicionados no último ano. Mas o total da malha é baixo, segundo Guth, e pode estar relacionado à expansão das ciclovias junto a diferentes rodovias que cortam o município.

Já a prefeitura diz que tem investido na ampliação das ciclofaixas e que a gestão atual, de Rogério Cruz (Solidariedade), construiu 20,46 km dessas vias em áreas estratégicas da capital goiana.

“Uma das intervenções mais importantes é a conclusão do Anel Cicloviário em 2022, que liga a avenida T-63 e a avenida dos Alpes, duas das principais vias da cidade. O circuito possui 13 km de extensão e cruza alguns dos bairros mais populosos da cidade.”

O trecho, segundo contagens semestrais da prefeitura, tem apresentado aumento de usuários. Ainda, a gestão espera fazer até o fim do ano uma licitação para construir mais 48 km.

Os principais fatores para uso da bicicleta, segundo o especialista, estão associados a como a cidade cresce e se organiza.

“Nos ‘alphavilles’ da vida, Los Angeles, nos EUA, ou subúrbios, o nível pode ser plano, um tapete, mas vai ter baixo uso. Porque as distâncias são longas, o desenho é favorecido para o uso de carro e baixo adensamento [populacional].”

A classe política que quiser favorecer o uso de bicicleta, inclusive, precisa bancar a decisão, segundo Guth. Ele cita como exemplo o uso de bicicletas em Paris, patrocinado pela prefeita Anne Hidalgo, que superou o de carros em abril deste ano, segundo estudo feito por empresas públicas e privadas da região da capital francesa

“Em São Paulo, o problema é a falta de vontade política. Tem recurso, tem projeto, tem demanda e tem programa de metas.”

A cidade prevê, segundo a meta, chegar a mais 300 km de ciclovias e ciclofaixas no fim deste ano.

Procurada, a gestão Ricardo Nunes (MDB) afirmou que foram entregues 49,7 km de malha desde 2021, em um total de 743 km.

Outros 263 km estão em diferentes fases de implantação, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), sendo 90 km pela Parceria Público-Privada da Habitação, 15 km em contratos vigentes na pasta municipal de transportes e 158 km em uma licitação em andamento.

Informações: Jornal de Brasília

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Transporte coletivo de Uberlândia recebe 21 novos ônibus

O transporte público de Uberlândia acaba de ser reforçado com a chegada de 21 novos ônibus, uma ação que promete melhorar a qualidade do serviço oferecido aos usuários. Esses veículos foram incorporados à frota para atender à crescente demanda por transporte coletivo e garantir mais conforto e segurança para os passageiros.


Investimento no Transporte Público
A Prefeitura de Uberlândia segue investindo para oferecer um transporte público de melhor qualidade. A aquisição dos novos ônibus faz parte de um plano estratégico para modernizar a frota e, consequentemente, atender às necessidades da população. Com essa ampliação, os usuários podem contar com veículos mais novos, o que reflete diretamente em um serviço mais eficiente. Essa iniciativa não apenas contribui para a qualidade do transporte, mas também para o meio ambiente, já que muitos desses veículos contam com tecnologias que reduzem a emissão de poluentes, contribuindo para uma cidade mais sustentável.

Mais Conforto e Segurança para os Usuários
Entre os principais benefícios dos novos ônibus está o aumento do conforto para os passageiros. Eles são equipados com sistemas de ar-condicionado, acessibilidade para pessoas com deficiência, e bancos mais ergonômicos. Além disso, a segurança também foi priorizada, com a implementação de câmeras de vigilância e sistemas modernos de monitoramento, garantindo viagens mais seguras.

Os 21 ônibus recém-adquiridos são parte de um plano de renovação contínua da frota, que prevê a substituição gradativa dos veículos mais antigos. Isso garante que o serviço prestado seja sempre de qualidade, com ônibus em boas condições para circular.

Expansão das Linhas e Frequência das Viagens
Com a chegada dos novos veículos, a expectativa é que a oferta de transporte público na cidade seja ampliada. Mais ônibus em circulação significam maior disponibilidade de viagens e menos tempo de espera nos pontos. Isso é especialmente importante em horários de pico, quando a demanda é maior e os usuários acabam enfrentando longas esperas.

Além disso, a previsão é que novas linhas sejam criadas e as rotas atuais sejam otimizadas, de modo a facilitar o deslocamento dos moradores de diferentes bairros. Esse é um passo fundamental para garantir que todos os cantos da cidade sejam atendidos de maneira eficiente.

Modernização e Sustentabilidade
A sustentabilidade é um tema cada vez mais relevante no setor de transporte. Em Uberlândia, a modernização da frota inclui a adoção de tecnologias mais limpas. Muitos dos novos ônibus possuem motores que emitem menos gases poluentes, ajudando a reduzir a pegada de carbono da cidade. Essa ação reflete um compromisso com o futuro, priorizando tanto a mobilidade urbana quanto a preservação ambiental. Além disso, a implementação de veículos mais modernos tende a reduzir a necessidade de manutenção frequente, o que diminui custos operacionais e garante um serviço mais confiável para os passageiros.

Melhoria na Qualidade do Serviço
A adição desses novos veículos à frota de Uberlândia deve gerar um impacto positivo na qualidade do transporte coletivo oferecido. Com mais ônibus, os passageiros devem experimentar menos lotação e maior pontualidade, fatores cruciais para garantir a satisfação dos usuários. Com veículos mais confortáveis, acessíveis e seguros, a tendência é que mais pessoas optem pelo transporte público, o que pode resultar em uma diminuição do tráfego de veículos particulares nas ruas da cidade, ajudando a reduzir os congestionamentos e melhorando a mobilidade urbana como um todo.

Acesso Facilitado para Pessoas com Deficiência
Outro ponto importante dessa modernização da frota é a acessibilidade. Todos os novos ônibus são equipados com rampas para cadeirantes e espaços reservados, garantindo que as pessoas com deficiência possam se locomover pela cidade com mais facilidade e autonomia. Essa é uma conquista importante para tornar a cidade mais inclusiva e garantir que todos os cidadãos tenham direito ao transporte público de qualidade.

Informações: Correio de Uberlândia

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Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização

Com ampla maioria, o Acordo Coletivo Especial (ACE) foi aprovado, com a presença de 158 metroviários e metroviárias a votação teve apenas 34 votos contrários e 4 abstenções. Agora, de acordo com o cronograma elaborado pelos sindicatos, CBTU e Governo Federal o ACE seguirá para assinatura no próximo dia 30 de outubro de 2024 e terá vigência até o dia 30 de outubro de 2026.

Em uma assembleia tensa, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco aprovou, na noite desta terça-feira, 1º de outubro, o Acordo Coletivo Especial (ACE) proposto pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A assembleia também aprovou a manutenção do Acordo de Escalas de Trabalho.

Após a apresentação do ofício com as escalas de trabalho, todas as sugestões da empresa foram rejeitadas pela categoria, que votou pela manutenção de todas as escalas, exceto duas, que foram aprovadas. Essas duas novas escalas, que não tinham prerrogativas iniciais, serão incluídas no Acordo de Escalas de Trabalho, mantendo-se as demais.

Sobre a garantia dos empregos dos trabalhadores e trabalhadoras da CBTU, foi lido o Acordo Coletivo Especial (ACE), válido por dois anos a partir da data de assinatura. O presidente do sindicato, Luiz Soares, deu ênfase à cláusula 1, que afirma: "Em caso de estadualização, privatização, concessão ou operação societária que implique a perda do controle acionário pela União de uma das filiais ou subsidiárias, desde que sem extinção da holding, fica garantida aos empregados da CBTU a manutenção do emprego público federal, vedada a vinculação definitiva, ainda que em regime celetista, a órgão ou entidade da administração pública federal, direta, autárquica e fundacional".

Luiz defendeu a aprovação do Acordo Coletivo Especial 2024-2026, afirmando: "Precisamos ter em mente que, se o acordo for assinado em 30 de outubro de 2024, ele será válido até 30 de outubro de 2026, ou seja, dentro do Governo Lula, com essas pessoas que estão propondo esse acordo. Por isso, será mais fácil a prorrogação dele."

A categoria realizou intervenções a favor e contra a aprovação do acordo, garantindo um espaço democrático para a participação de todos os pontos de vista.

Informações: Sindimetro

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Novo ônibus elétrico chinês entra em operação de teste em Porto Alegre

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Entrou em operação nesta segunda-feira, em período de testes por 30 dias, um novo ônibus 100% elétrico, desenvolvido pela empresa chinesa Ankai, com representação no Brasil, para operar a linha 520.3 - Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora. Ela ingressa na rota regular, junto aos veículos a combustão, e fará 20 viagens, dez por sentido, em tabela extra de horários. O veículo não emite gases causadores do efeito estufa e é duas toneladas mais leve que os demais da mesma categoria, devido à sua construção diferenciada.

A autonomia do veículo é de 280 quilômetros rodados com ar-condicionado ligado, mais do que a média que será percorrida pelo ônibus diariamente, de 220 quilômetros, conforme o trajeto da linha. O modelo OE-12 | Urbano da Ankai, o terceiro testado até o momento pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), depois de veículos da Marcopolo e Eletra/Caio, tem capacidade para 70 passageiros sentados. Ela integra o chamamento público feito pela Prefeitura para a eletrificação da frota. Em breve, deve vir a Porto Alegre um articulado elétrico e a expectativa é adquirir mais 100 elétricos via PAC. Outras empresas devem também participar das testagens futuramente.

“Temos que ter, evidentemente, uma isonomia nos testes, que depois são certificados. Como são feitos os embarques e desembarques, paradas ocasionais, semáforos, comportamento no trânsito, tudo isso é analisado. Acredito que se toda a frota de Porto Alegre fosse elétrica, poderíamos ter uma economia de R$ 0,30 a R$ 0,50 na passagem, e esperamos também uma redução no custo da manutenção, que pode chegar a até 50% menos ao longo do tempo”, avaliou o titular da SMMU, Adão de Castro Júnior.

A capacitação dos motoristas é outro fator considerado, já que os profissionais, de acordo com Adão, precisam acostumar-se ao modo de condução do elétrico, que não tem câmbio, mas conta com freio regenerador, acionado conforme quando é tirado o pé do acelerador. Com efeito, isto auxilia na recarga da energia do coletivo. O tempo de deslocamento da linha é o mesmo dos veículos a combustão, de 45 a 50 minutos.

Nesta segunda, a imprensa foi convidada a conferir a viagem inaugural, entre os terminais Triângulo, no bairro Sarandi, e Parobé, no Centro Histórico. O aposentado Telmo Machado Pereira, morador do Passo das Pedras, foi um dos primeiros a embarcar no coletivo, ainda no Triângulo. “É muito bom, até para o meio ambiente. Bem moderno e fresquinho, quase não dá barulho. Se der certo, quero sempre pegar este”, salientou ele.

Elétricos geram economia de R$ 51 mil aos cofres públicos
Confortável, silencioso e com entradas USB espalhadas por quase todos os bancos, o veículo se soma aos 12 veículos elétricos que já rodam nas linhas E178 - Praia de Belas, E378 - Integradora e E703 - Vila Farrapos, que completaram um mês de rodagem na Capital no último dia 19. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), somados, eles já percorreram 65.152 quilômetros em 6.579 viagens, evitando a emissão de 79,3 toneladas de dióxido de carbono (CO2), o consumo de 29.606 litros de diesel e R$ 51.855,00 em recursos públicos.

Informações: Correio do Povo

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Prefeitura do Rio inicia primeira fase de operação do Terminal Curral Falso

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e da Mobi-Rio, vai começar a primeira fase de operação do novo Terminal Curral Falso das 10h às 15h, para o Terminal Alvorada. A partir desta segunda-feira (30/09), será ativada a linha 15 (Terminal Curral Falso x Alvorada - Expresso) com partidas a cada 15 minutos. O tempo estimado de viagem é de 1 hora, com oito paradas ao longo do trajeto.
Foto: Henrique Barbosa / You Tube

É importante ressaltar que nesta primeira fase de operação, o Terminal Curral Falso só funcionará das 10h às 15h. Neste momento, não há mudança no funcionamento dos demais serviços do corredor Transoeste que passam na região e os passageiros devem seguir utilizando as estações mais próximas (Cajueiros e Santa Veridiana). Após a conclusão das obras, outros serviços passarão a operar no Terminal Curral Falso, ampliando a oferta de transporte na região.

A prefeitura informa que também foram iniciados nesta segunda-feira dois serviços de conexão do BRT, que fazem paradas em pontos de ônibus urbanos convencionais: linha 28 (Terminal Curral Falso x Terminal Pingo D’água - via Sepetiba) e linha 68 (Bangu x Terminal Deodoro).

A linha 28 atenderá principalmente o bairro de Sepetiba, ligando os terminais Curral Falso e Pingo D’água, da Transoeste, com um percurso de 17 km. São 17 paradas em pontos de ônibus nas ruas e saídas em intervalos de 10 minutos. A operação dessa linha também se dará, inicialmente, apenas das 10h às 15h. Já o serviço 68 vai conectar o bairro de Bangu (Praça Horácio Hora) com o Terminal Deodoro, passando pela Praça das Juras, Vila Vintém e Fumacê. O trajeto de 11 km contará com 10 paradas em pontos de ônibus nas ruas, e saídas com intervalos de 10 minutos nos horários de pico. Este serviço funcionará 24 horas todos os dias.

Plano operacional da linha:
Linha 15 (Curral Falso x Alvorada - Expresso)

  • T. Curral Falso
  • Santa Veridiana
  • Vendas de Varanda
  • T. Pingo D'Água
  • T. Magarça
  • T. Mato Alto
  • Recreio Shopping
  • Gláucio Gil
  • Salvador Allende
  • T. Alvorada

Informações: O Globo

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Brasília recebe 90 ônibus Volvo B320R

A Volvo Bus celebra a venda de 90 chassis de ônibus B320R para a operadora Auto Viação Marechal que atua no transporte público do Distrito Federal. Os novos coletivos irão operar nas rotas que ligam Brasília às cidades cidades satélites de Taguatinga e Ceilândia.
A Auto Viação Marechal atua em 144 linhas no Distrito Federal, atualmente a frota da empresa tem 478 veículos, transportando por dia cerca de 145 mil passageiros nas regiões da Bacia 4, que atende as populações de Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Guará I, II e parte do Park Way. “Temos compromisso com um transporte público urbano moderno e de qualidade. Por isso, investimos sempre em ônibus de alto padrão”, diz Ângelo Gulin, conselheiro da Auto Viação Marechal.

O Volvo B320R sai de fábrica com o motor D8K Euro 6 que entrega 320 cv de potência e 122,4 kgfm de torque.

Dentro da visão “Zero Acidentes” da Volvo, o ônibus B320R é equipado com freio EBS de 5ª geração e freios a disco em todas as rodas. Já a suspensão é pneumática. Luciano Tedesco, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo, diz que o chassi é construído com ligas especiais, mais leves, mantendo sua robustez. 

Os chassis Volvo B320R receberam carrocerias Caio de 13,2 metros. Com capacidade para 81 passageiros, os veículos têm portas de ambos os lados, elevador na porta central para acesso de pessoas com deficiência e ar-condicionado.

O sistema de transporte público de Brasília é um dos maiores do Brasil, com cerca de 1,05 milhão de passageiros transportados por dia. É também um dos mais complexos, pela baixa densidade. A capital do Brasil tem população de quase 3 milhões de habitantes numa área de 5.780 km2, ou 489 habitantes por quilômetro quadrado. Uma área extensa e com baixa densidade populacional exige rotas longas e grandes deslocamentos. O sistema tem 2.914 ônibus que atendem 933 linhas e fazem 21.179 viagens por dia, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Governo do Distrito Federal.

Informações: Autosegredos

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Ônibus elétrico começa a operar em fase de teste em Campinas

Quem costuma pegar a linha 220 (Terminal Campo Grande) vai poder testar o ônibus elétrico da frota, que começa a operar na próxima terça-feira (1º). O veículo, em teste, da montadora chinesa Higer Bus irá circular pela linha durante 30 dias. 


Essa é mais uma iniciativa de teste de ônibus elétrico no sistema de transporte público coletivo de Campinas. O ônibus elétrico não emite poluentes e não precisa do sistema de rede elétrica, além de possuir baixo nível de ruído. 

A linha 220 faz a ligação do Terminal BRT Campo Grande até os bairros Guanabara e Cambuí. No percurso, a linha atende unidades de saúde importantes, como os hospitais Celso Pierro, Renascença, Irmãos Penteado e Casa de Saúde.  

“Essa será mais uma oportunidade de testar ônibus elétricos na frota do transporte público. Além de incentivar o uso do transporte coletivo, estamos estimulando os deslocamentos mais sustentáveis, sem emissão de poluentes, sem barulho e com maior nível de conforto para os usuários”, defende o presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Vinicius Riverete. 

Ônibus elétrico em Campinas 
Esse será o segundo teste de ônibus elétricos na frota do sistema de transporte público coletivo de Campinas. Em 2014, o município utilizou um ônibus elétrico da empresa chinesa BYD (Build Your Dreams), inicialmente na linha 502 (Circular/Centro), por 30 dias. 

As ações foram avançando e o município chegou a ter 13 ônibus elétricos na frota do transporte coletivo, alugados pelas empresas Itajaí Transportes Coletivos Ltda. e Coletivos Padova, junto a BYD. Os veículos atenderam as regiões do Campo Grande e de Sousas. 

Por conta dessa frota elétrica no transporte coletivo, Campinas foi destaque na edição do dia 28 de dezembro de 2018 do jornal norte-americano The New York Times. A reportagem retratou o crescimento da frota de ônibus elétricos na América Latina. 

Sobre a Higer Bus 
A Higer Bus Company Limited, conhecida como “Higer Bus”, foi fundada em 1998, no Suzhou Industrial Park, Jiangsu, na China. O ônibus elétrico da empresa que será testado na linha 220 é do modelo Azure A12BR – básico. 

É um modelo de ônibus tipo “Urbano”, de 12,20 metros. Possui suspensão total a ar e ar condicionado, além de ser totalmente acessível, segundo a Prefeitura. A capacidade total é de 70 passageiros. 

A autonomia da bateria com carga completa é de 270 km. O carregamento total da carga é realizado em 4h. 

Informações: A Cidade On

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