Quem costuma pegar a linha 220 (Terminal Campo Grande) vai poder testar o ônibus elétrico da frota, que começa a operar na próxima terça-feira (1º). O veículo, em teste, da montadora chinesa Higer Bus irá circular pela linha durante 30 dias.
Essa é mais uma iniciativa de teste de ônibus elétrico no sistema de transporte público coletivo de Campinas. O ônibus elétrico não emite poluentes e não precisa do sistema de rede elétrica, além de possuir baixo nível de ruído.
A linha 220 faz a ligação do Terminal BRT Campo Grande até os bairros Guanabara e Cambuí. No percurso, a linha atende unidades de saúde importantes, como os hospitais Celso Pierro, Renascença, Irmãos Penteado e Casa de Saúde.
“Essa será mais uma oportunidade de testar ônibus elétricos na frota do transporte público. Além de incentivar o uso do transporte coletivo, estamos estimulando os deslocamentos mais sustentáveis, sem emissão de poluentes, sem barulho e com maior nível de conforto para os usuários”, defende o presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Vinicius Riverete.
Ônibus elétrico em Campinas
Esse será o segundo teste de ônibus elétricos na frota do sistema de transporte público coletivo de Campinas. Em 2014, o município utilizou um ônibus elétrico da empresa chinesa BYD (Build Your Dreams), inicialmente na linha 502 (Circular/Centro), por 30 dias.
As ações foram avançando e o município chegou a ter 13 ônibus elétricos na frota do transporte coletivo, alugados pelas empresas Itajaí Transportes Coletivos Ltda. e Coletivos Padova, junto a BYD. Os veículos atenderam as regiões do Campo Grande e de Sousas.
Por conta dessa frota elétrica no transporte coletivo, Campinas foi destaque na edição do dia 28 de dezembro de 2018 do jornal norte-americano The New York Times. A reportagem retratou o crescimento da frota de ônibus elétricos na América Latina.
Sobre a Higer Bus
A Higer Bus Company Limited, conhecida como “Higer Bus”, foi fundada em 1998, no Suzhou Industrial Park, Jiangsu, na China. O ônibus elétrico da empresa que será testado na linha 220 é do modelo Azure A12BR – básico.
É um modelo de ônibus tipo “Urbano”, de 12,20 metros. Possui suspensão total a ar e ar condicionado, além de ser totalmente acessível, segundo a Prefeitura. A capacidade total é de 70 passageiros.
A autonomia da bateria com carga completa é de 270 km. O carregamento total da carga é realizado em 4h.
Informações: A Cidade On
0 comentários:
Postar um comentário