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Tarifa zero: política social ou modismo?

domingo, 2 de junho de 2024

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) produziu um relatório técnico, intitulado Tarifa zero nas cidades do Brasil, disponibilizando dados, informações e análises referentes à adoção dessa medida no transporte público das cidades brasileiras, um movimento que se iniciou na década de 1990 e que foi adotado na cidade de Conchas, no interior do estado de São Paulo, em 1992. Atualmente, existem 124 cidades brasileiras operando suas frotas de ônibus sem o pagamento de tarifas, sendo que 106 cidades (85%) praticam a tarifa zero de forma plena — ou seja, em todos os dias da semana e em todas as linhas de ônibus do município.
Tarifa Zero dobrou o número de usuários em São Caetano

Vale ressaltar que 89 cidades (72% do total) adotaram essa política nos últimos quatro anos, depois do período da pandemia, e que, na maior parte dos casos, são municípios pequenos, com população total inferior a 50 mil habitantes (63%), que conseguem um espaço orçamentário para financiar a totalidade da prestação do serviço de transporte coletivo. As três maiores cidades que adotaram a tarifa zero são Caucaia, no Ceará, com uma população de cerca de 350 mil habitantes, desde setembro de 2021; Luziânia, em Goiás, com 208 mil habitantes, desde novembro de 2023; e Maricá, no Rio de Janeiro, com uma população de 197 mil habitantes, que começou a prática da tarifa zero em 2014, mas ampliou a medida para toda a cidade somente em 2021.
A tarifa zero gera uma situação totalmente nova para os deslocamentos urbanos, principalmente no que se refere às mudanças de hábitos da população, com reflexos no aumento da demanda, bem como na necessidade de acréscimo no número de veículos alocados à operação. Há, ainda, a inevitável elevação dos custos operacionais na prestação dos serviços de transporte e a necessidade de maior aporte de recursos por parte do poder público local — na maioria dos casos, provenientes do orçamento municipal. Aliás, esse é o modelo de financiamento utilizado por quase todas as cidades que adotaram a tarifa zero.

Em algumas cidades em que o transporte público por ônibus é subsidiado de maneira integral, foram criados fundos municipais para garantir as condições financeiras para o custeio e para os investimentos em controle, operação, fiscalização e planejamento dos programas de tarifa zero. Esses fundos têm como fonte de receita dotações orçamentárias, recursos do município e repasses estaduais ou federais, além de arrecadações provenientes de estacionamentos rotativos, multas de trânsito, exploração de espaços publicitários, entre outras atividades.

Na maioria das cidades que adotou a tarifa zero, os recursos necessários comprometem, no máximo, 3% do orçamento anual do município. Em cidades com população superior a 1 milhão de habitantes e com uma frota de centenas de ônibus, o comprometimento do orçamento público pode chegar a 5% ou mais. Já na cidade de São Paulo, com uma população de cerca de 12,5 milhões de habitantes e uma frota operacional de quase 12 mil veículos, de 15 a 20% do orçamento municipal poderão ser comprometidos, sem receitas extraordinárias ou com origem em novas fontes de custeio.

A adoção da tarifa zero é uma política pública, inclusiva e de caráter social, que promove a organização do espaço urbano e a racionalização do uso do sistema viário, principalmente pelo aumento do uso do transporte coletivo. Mas a tarifa zero não garante a prestação de um serviço de qualidade à população. Quando o aumento da oferta de lugares não acompanha o inevitável crescimento da demanda, verifica-se uma superlotação dos veículos e uma perda significativa do nível do serviço.

Em um ano eleitoral, quando alguns candidatos ao cargo de prefeito não medem esforços para prometer o que, depois, não poderá ser cumprido, certamente a tarifa zero não deve ser vista como uma solução para os problemas de transporte das cidades ou proposta por puro modismo.

por Francisco Christovam
Diretor-executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, vice-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo e da Associação Nacional de Transportes Públicos 

Informações: Correio Braziliense
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Cuiabá reduz em 87% reclamações com monitoramento de frota inteligente

Implantado há cerca de três anos  em Cuiabá, o monitoramento veicular por meio de telemetria reduziu em mais de 87% as reclamações sobre os trajetos de ônibus realizados na capital. A melhoria e ampliação da mobilidade urbana sempre foi um dos principais compromissos firmados pelo prefeito Emanuel Pinheiro, tendo isso em vista, é por meio de um sensor instalado em cada veículo do transporte coletivo em circulação que a ‘mágica’ acontece. 

De acordo com o diretor de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana, Nicolau Budib, o sistema inteligente é o principal método de controle de qualidade utilizado pela Semob, quando se trata do monitoramento de frotas na capital. Após a adoção do método tecnológico, as denúncias antes registradas na pasta despencaram exponencialmente. 

Conforme Nicolau, a Semob chegava a registrar mais de 40 reclamações por mês, com relação ao comportamento do motorista. Agora, as ocorrências não chegam a cinco. 

“Com a telemetria nós criamos um controle de qualidade mais eficiente em Cuiabá. Os próprios motoristas acabam disputando entre eles quem é o melhor, porque existe uma nota que é dada por meio da avaliação de passageiros e com base no comportamento de cada motorista na direção. Depois dessa implementação, nós melhoramos muito a questão envolvendo essas reclamações, isso sem contar no trânsito, que também melhorou. A Semob já chegou a registrar mais de 40 reclamações em um único mês e hoje em dia a nossa ouvidoria não registra nem cinco, às vezes são três ou quatro reclamações”, destacou. 
Com a tecnologia, os veículos são monitorados 24h e, é por meio do Centro de Controle Operacional (CCO) que a Semob acompanha todos os dados de funcionamento dos ônibus que rodam por Cuiabá, tais como: trajetos realizados, tempo de viagem e de descanso, manutenções e até mesmo a hora prevista de parar, tudo ao mesmo tempo.

“Quando falamos sobre a gestão de frotas, estamos falando do gerenciamento, da logística, organização, administração dos transportes de Cuiabá, ou seja, tudo que favoreça o melhor serviço, vantagem, prevenção e funcionamento do transporte coletivo, como também a vida do motorista. É tecnologia pura, um sensor é instalado no veículo e registra todo o comportamento dele. Então quando ouvimos alguém falar ‘ah, meu ônibus está atrasado 30 minutos, tem 1h que eu tô aqui no ponto parado e nada’, por meio da telemetria a gente consegue verificar se é verdade ou não”, explicou. 

Na última terça-feira (21), Nicolau esteve em São Paulo para o evento “Frotas Conectadas”. Em busca de melhorias para transporte público de Cuiabá, o diretor de Transportes foi surpreendido positivamente. Conforme Budib, todas as soluções apresentadas no evento encontram-se em pleno funcionamento na capital mato-grossense.

“Eu estive no Frotas Conectadas e tudo que é feito visando o monitoramento de frotas, nós já temos em Cuiabá. Tudo, tudo o que foi apresentado em em São Paulo nós já temos, o monitoramento da frota via GPS, a telemetria que cuida do comportamento do motorista, as rotas, sensores que identificam acelerações bruscas, entre várias outras coisas, nossa capital está muito bem em relação ao quesito transporte coletivo se comparada a outras capitais do país”, reiterou.

Informações: Prefeitura de Cuiabá

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A partir de janeiro de 2025, tarifa do transporte público da Grande Aracaju custará R$ 5

A partir de janeiro do próximo ano, a tarifa do transporte público coletivo na Grande Aracaju, que engloba a capital e os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, subirá para R$ 5. O anúncio veio após reunião do Consórcio Metropolitano do Transporte Público, realizada na última terça-feira (28).

Entre outros pontos definidos, está a idade máxima dos mais de 470 ônibus que integrarão a frota da região metropolitana, que será de cinco anos e meio, além da instalação de ar-condicionado nos veículos. No entanto, para a concretização desses avanços, conforme o estudo realizado pela Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP), o custo da tarifa precisa ser reajustado para R$ 8,12.

Contudo, para não encarecer o serviço aos usuários, que pagam atualmente R$ 4,50 por passagem, os municípios da Grande Aracaju vão destinar um subsídio anual de R$ 126 milhões para a operacionalização do sistema, de modo que a passagem será fixada em R$ 5.
“Esse subsídio será rateado de forma proporcional por cada município que faz parte do Consórcio, sendo 61% de Aracaju, 26% de Nossa Senhora do Socorro, 12% de São Cristóvão e 5% da Barra dos Coqueiros. Graças a essa iniciativa, vamos passar a ter um transporte público de qualidade para a população, com ônibus novos, com ar-condicionado e que atenderá as demandas do povo. Esse é o resultado da somação de esforços das prefeituras e do governo do estado, que estão trabalhando para garantir mais conforto e segurança para a população que utiliza diariamente o transporte público”, explica o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

Na segunda-feira (3), o Consórcio Metropolitano, que é composto pelos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristovão e Barra dos Coqueiros, vai divulgar o relatório com a devolutiva da ANTP a todas as sugestões colhidas na fase de consulta pública para elaboração do edital para concessão do serviço de transporte público na Grande Aracaju.

Informações: AJN1

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No Rio, Mais três linhas de ônibus começam a operar nessa segunda-feira

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) criou três novas linhas de ônibus que entram em operação nesta segunda-feira (3). São elas: 826 (Carobinha - Campo Grande), SV112 (Terminal Gentileza - Alto Gávea, via Elevado Paulo de Frontin) e SP759 (Cesarão - Terminal Deodoro).

Segundo a Prefeitura do Rio, são 170 serviços de ônibus retomados ou criados na cidade, desde o dia 1º de junho de 2022, quando começou a vigorar o acordo judicial firmado entre o Município, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual. O plano operacional tem como objetivo regularizar, de forma gradual, o serviço de ônibus para atender todas as regiões da cidade.

Conforme foi estabelecido no acordo judicial, além da receita da tarifa paga pelos passageiros de R$ 4,30, os consórcios recebem um valor adicional pelo serviço efetivamente prestado com base no quilômetro rodado. A prefeitura atesta a quilometragem rodada por meio de GPS.

Plano operacional das linhas:
826 (Carobinha - Campo Grande)

Itinerário:
- Carobinha
- Estrada do Lameirão
- Viaduto de Santíssimo
- Avenida Joaquim Magalhães
- Estação Augusto Vasconcelos
- Estrada da Caroba
- Estação de Campo Grande

De acordo com o planejamento atual, a linha deve cumprir 20 viagens em dias úteis.

SV112 (Terminal Gentileza - Alto Gávea, via Elevado Paulo de Frontin)

Itinerário:
- Terminal Gentileza
- Avenida Francisco Bicalho
- Túnel Rebouças
- Rua Jardim Botânico
- Praça Santos Dumont
- Gávea

De acordo com o planejamento atual, a linha deve cumprir 54 viagens em dias úteis.

SP759 (Cesarão - Terminal Deodoro)
Itinerário:
- Cesarão
- Curral Falso
- Rua Felipe Cardoso
- Estação de Santa Cruz
- Avenida Padre Guilherme Decaminada
- Avenida Brasil
- Jardim Palmares
- Vila Kennedy
- Batan
- Terminal Deodoro

De acordo com o planejamento atual, a linha deve cumprir 40 viagens em dias úteis.

Informações: O Dia

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Cidade Real inicia a operação de 14 novos ônibus em Petrópolis

A Cidade Real cumpriu mais uma etapa prevista de renovação da frota, em Petrópolis. Nesta semana, mais 11 novos ônibus estão entrando em operação, atendendo as regiões do Bingen, Duarte da Silveira, Mosela e Itamarati. Somente este ano, entre março e maio, são totalizados 14 veículos, entre zero quilômetro e seminovos, equivalentes a um investimento superior a R$ 12 milhões. Ainda segundo a empresa, nas próximas semanas, outros 16 ônibus zero quilômetro entram em operação no município.

Entre as linhas beneficiadas com os novos ônibus estão a 100 – Terminal Bingen, 110 – Duarte da Silveira, 111 – Duarte da Silveira x Rodoviária, 114 – Batista da Costa, 115 – Campo do Serrano e 136 – João Balter. As linhas 116 – Dias de Oliveira e 170 – Terminal Itamarati começam a operar nesta sexta-feira (31). Entre eles, sete veículos foram fabricados em 2021 e outros quatro são zero quilômetro.

Para Miguel Ângelo Vianna, gerente de unidade da Cidade Real, a renovação da frota é uma forma de garantir a qualidade no transporte público para os passageiros e seus colaboradores. “Pensamos no bem estar coletivo. Com a aquisição dos novos ônibus, mostramos o compromisso da empresa com a comodidade dos clientes e eficiência durante as viagens”, pontuou.

Mais Informações do Transporte coletivo em Petrópolis

Em março, deste ano, outros três veículos novos começaram a operar, atendendo as linhas 106 – Bataillard, 108 – Castrioto e 129 – Moinho Preto. No ano passado, durante evento com busólogos, a Cidade Real apresentou cinco ônibus convencionais e cinco micro-ônibus zero quilômetro, em um investimento de quase R$ 10 milhões, com as tecnologias mais recentes e avançadas do mercado, como câmeras de marcha à ré, validadores online que aceitam o pagamento da tarifa por meio do aparelho celular, além do destaque ao Motor Euro VI, com menor emissão de poluentes ao meio ambiente.

“Entendemos a importância do transporte público para o município e seguimos determinados em oferecer um serviço que não seja apenas seguro e pontual, mas também confortável e sustentável. Agradecemos a confiança dos nossos passageiros e esperamos que essas melhorias tornem as viagens mais agradáveis e eficientes”, concluiu o gerente da empresa.

Informações: O Dia

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Em Campo Grande, Ônibus vermelho sangue muda cara de coletivos para mostrar riscos da negligência

O transporte coletivo de Campo Grande estará de “cara” nova até julho. O motivo da mudança em alguns ônibus é para conscientizar a população sobre os acidentes de trânsito no trajeto do trabalho, por meio da campanha “Um dia tranquilo de trabalho começa no trânsito”. Essa é uma iniciativa do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região) em parceria com o Consórcio Guaicurus.

Para chamar a atenção, cinco ônibus batizados de “infomóvel” estarão circulando pela cidade com adesivos alertando sobre dados preocupantes: “82% dos mortos no trânsito estavam em motos”; e “18% dos mortos no trânsito estavam em carros”.

Além disso, nas redes sociais e nos abrigos de ônibus Pegfácil, também terão frases para conscientizar a população. A pergunta “Já pensou nisso?” explica que atravessar fora da faixa é uma das principais causas de atropelamento e que usar o celular na rua aumenta em 80% as chances de acidente de trânsito. Também mostra que acidente no caminho do trabalho também é acidente de trabalho.

“A segurança é uma responsabilidade compartilhada, e acreditamos que, com a colaboração de todos, podemos criar um trânsito mais seguro e reduzir significativamente os índices de acidentes”, destacou o diretor de operações do Consórcio Guaicurus, Paulo Vitor Oliveira.

Dados - De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho de 2022, um a cada cinco acidentes de trabalho registrados em Mato Grosso do Sul ocorrem no trajeto casa-trabalho-casa. As informações da pesquisa foram repassadas pelo Consórcio Guaicurus para exemplificar a situação.

Foram registrados 10.046 acidentes de trabalho no Estado, dos quais 1.979 ocorreram no deslocamento do trabalhador. Do total de acidentes de trajeto, 56% ocorreram com homens.

Ainda conforme a pesquisa, de 2020 a 2022, 10% dos acidentes de trabalho em Mato Grosso do Sul foram causados por carros, caminhões e motocicletas. Em relação aos óbitos, o índice mostra que 41% das mortes por acidentes de trabalho tiveram veículos como os causadores. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Informações: Campo Grande News

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Metrofor prepara operação especial para atender ao público no São João de Maracanaú

Metrofor prepara operação especial de trens para atender ao público que vai aproveitar o São João de Maracanaú. Nos finais de semana do evento, haverá circulação do metrô entre as estações Parangaba e Carlito Benevides, contemplando a estação Virgílio Távora, que fica a poucos metros do local do evento. Com isso, será possível usar o metrô como transporte de ida e volta.

O esquema especial funcionará nas madrugadas de sexta para sábado, e de sábado para domingo, nos finais de semana de junho, começando neste sábado, dia 1º/6 e encerrando no domingo, dia 23/6. Não haverá alterações no funcionamento regular da Linha Sul, estando mantidos todos os dias e horários que fazem parte da programação diária do metrô. A operação especial de São João faz parte da parceria institucional entre Metrofor e a Prefeitura de Maracanaú, realizadora da festa.

As bilheterias estarão abertas nas 12 estações em funcionamento, e não haverá alteração nos valores cobrados. Metrofor orienta que os passageiros carreguem seus cartões com antecedência para agilizar o embarque. A empresa alerta ainda que é vedado o uso de caixas de som ou qualquer tipo de auto-falante dentro dos trens e estações. Para ouvir música, use fones de ouvido. Evite excessos e garanta sua ida e volta em segurança.

Informações: Metrofor

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Trensurb retoma operação do metrô de forma emergencial

A Trensurb informa que está retomando a operação do metrô de forma emergencial a partir desta quinta-feira (30), das 8h às 18h, diariamente, no trecho entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo, com intervalos de 35 minutos entre as viagens. Dois trens circularão no trecho Mathias Velho - Unisinos por ambos os lados da ferrovia, enquanto um único trem fará o trajeto de ida e volta, em via única, entre as estações Unisinos e Novo Hamburgo – sendo necessário o transbordo na Estação Unisinos para aqueles que forem seguir viagem. Isso ocorrerá pois os trens foram recolhidos para a via, no trecho elevado entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, a fim de serem preservados do alagamento do pátio da empresa, situado no bairro Humaitá, em Porto Alegre. A operação emergencial não terá cobrança de passagem, uma vez que os sistemas de bilhetagem da Trensurb também foram afetados pela calamidade e seguem inoperantes.

“A Trensurb, mais uma vez, estará cumprindo seu papel social e abrindo o que estamos chamando de ‘Trilhos Humanitários’, aliviando a pressão no sistema de circulação e mobilidade da Região Metropolitana”, afirma o diretor-presidente Fernando Marroni. Serão 13 estações atendidas em cinco municípios – Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo –, num trajeto de 26 quilômetros, com capacidade para atender cerca de 30 mil passageiros por dia. Em condições normais, a Trensurb transporta aproximadamente 110 mil passageiros nos dias úteis. O diretor-presidente informa que a empresa também entrou em contato com a Metroplan solicitando que tome as providências que julgar necessárias para atender os usuários que irão desembarcar e embarcar na Estação Mathias Velho. Além disso, o Governo do Estado garantiu uma operação especial de segurança pública nas estações.

Conforme Marroni, das cinco subestações de energia da Trensurb, duas, em Canoas e Porto Alegre, seguem inoperantes por terem sido alagadas e necessitarem de avaliações e reparos, ainda sem previsão de execução. Essas subestações recebem a energia das concessionárias e convertem para o uso na tração dos trens. A inoperância de algumas delas é um obstáculo importante para a retomada da operação com segurança em um trecho maior e com mais trens circulando. Outra questão fundamental é a recuperação de trechos da via férrea que ficaram alagados por vários dias e necessitam de revitalização do lastro dos trilhos – formado sobretudo por brita e dormentes. Por isso, essa retomada emergencial da operação será no trecho de Mathias Velho a Novo Hamburgo, menos afetado pelas cheias e por onde os trens podem circular com segurança no momento. A expectativa é que, gradativamente, mais trechos e estações sejam recuperados e liberados, porém ainda não há estimativa de prazo para isso, pois os danos ainda estão sendo avaliados. O diretor-presidente também informa que a empresa está trabalhando para retomar o funcionamento do sistema de bilhetagem nos próximos 30 dias. Destaca, ainda, a destinação, por parte do governo federal, através da Medida Provisória 1.218/2024, de um valor inicial de R$ 164,3 milhões para garantir a retomada do funcionamento do metrô.

Informações: Trensurb

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