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No DF, Frota que atende Ceilândia e Sol Nascente ganha mais de 400 novos ônibus

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Os passageiros que circulam por Ceilândia e Sol Nascente devem ter notado algo diferente nas linhas da São José que circulam pelas regiões. Isso porque toda a frota da empresa está em processo de renovação. Ao todo, serão 473 veículos novinhos, de última geração, para trazer mais conforto e segurança aos usuários. Desse total, cerca de 40 ônibus já trafegam pelas ruas das cidades, sendo que os passageiros do Sol Nascente foram os primeiros a embarcar na novidade.
O motorista Eliano Dias Pereira, 44 anos, aguardava na parada do Sol Nascente a linha que o levaria para Ceilândia Centro. A primeira experiência ocorreu na quinta-feira (1º), quando ele pegou o novo ônibus sentido Taguatinga. “Ontem, eu tive minha primeira viagem com a nova frota. São ônibus bons e muito confortáveis. Eu vi que tinha câmeras também, confesso que me senti mais seguro. Sem contar que eles são bem mais silenciosos, parece até que são elétricos”, compartilhou.

“O nosso objetivo principal é o respeito e o compromisso que temos em atender o usuário do transporte coletivo do Distrito Federal. A intenção é dar mais conforto e segurança aos passageiros com a aquisição dos veículos novos”, afirmou o secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), Flávio Murilo Gonçalves Prates de Oliveira.

O nome da empresa também foi modificado. Agora, a São José se chama BS Bus e o marrom da antiga identidade visual deu lugar ao verde, em alusão ao compromisso ecológico e de preservação ao meio ambiente, tendo em vista que os novos veículos emitem menos poluentes.

“Todos os ônibus adquiridos contam com a tecnologia Euro 6, considerada mais moderna e menos poluente. Os veículos emitem menos gases que poluem o meio ambiente por meio de uma tecnologia na combustão e no motor, que faz com que o combustível seja mais bem aproveitado”, afirmou o subsecretário de Operações substituto da Semob-DF, Roberto Lacerda.

Ao todo, a antiga São José dispõe de 566 veículos, distribuídos entre miniônibus, ônibus articulado e ônibus básico. Os 473 novos veículos são todos do tipo básico, sendo que os articulados a serem trocados equivalem a dois do básico.

“Como um articulado vai ser trocado por dois do básico, isso representa maior quantidade de assentos disponíveis. O mesmo vale para os mini, que ofertavam 50 lugares, e agora serão trocados pelo básico, que pode levar até 75 passageiros. A oferta de viagens de algumas linhas que usavam o articulado tende a aumentar e, com isso, diminuir o tempo de espera dos usuários no ponto”, defendeu o subsecretário.

Além de proporcionar mais conforto aos passageiros, a nova frota é equipada com itens de segurança. Todos os veículos recém-adquiridos dispõem de quatro câmeras de monitoramento, que registram o que acontece tanto dentro quanto fora do ônibus. Além de fiscalizar possíveis fraudes no sistema de bilhetagem, o circuito de segurança permitirá acompanhar a conduta do motorista em eventuais acidentes. As imagens também poderão ser encaminhadas às autoridades policiais em casos de roubos ou furtos dentro dos coletivos.

“Os veículos têm elevadores mais modernos e seguros para as pessoas com deficiência. Todos os assentos são prioritários. Já a empresa ficará responsável por guardar, pelo prazo de 30 dias, as imagens das câmeras de segurança. Caso haja qualquer ocorrência, esses registros devem ser mantidos por tempo indeterminado até a conclusão de qualquer investigação instaurada”, explicou Roberto.

Atualmente, são cerca de 180 mil acessos por dia útil somente da empresa BS Bus, que opera nas regiões de Ceilândia, Taguatinga, Estrutural, SIA, SCIA, Brazlândia e Plano Piloto. A previsão é que todos os 473 novos ônibus estejam em circulação até o fim deste primeiro semestre. Todos já foram adquiridos e, na medida em que a Semob-DF realize as vistorias, os veículos já estarão aptos para rodar.

Informações: Agência Brasilia

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Metrô do Rio funcionará 24 horas durante o carnaval

O serviço de metrô do Rio terá um esquema especial e funcionará durante 24 horas durante os cinco dias de carnaval. Na prática, as composições vão circular, sem interrupção, a partir das 5h de sexta-feira (9) até meia-noite de terça-feira (13).

Na terça-feira, no entanto, haverá extensão de horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até 1h. As demais estações do sistema metroviário funcionarão apenas para desembarque após meia-noite. O objetivo é atender aos clientes que vão participar ou assistir aos desfiles das Escolas de Samba Mirins.

No sábado (17), quando acontece o Desfile das Campeãs, o metrô volta a funcionar na madrugada até as 23h de domingo (18).

A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.

A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

Mais de 3 milhões de passageiros

Mais de 3,1 milhões de passageiros devem circular pelo sistema nos dias de folia. Por isso, haverá reforço nos trens e também nas equipes de segurança e atendimentos nas estações. Além disso, duas estruturas externas as estações foram montadas nas áreas de maior movimentação e agenda de blocos: Carioca/Centro e General Osório/Ipanema.

Os espaços contam com bilheteria e organizadores de fila que facilitam o embarque dos clientes. Os foliões que forem aproveitar os blocos devem ficar atentos aos layouts das estações com informações sobre o funcionamento especial e horários de embarque e desembarque de cada uma delas.

Para quem vai à Marquês de Sapucaí ou ao Terreirão do Samba, as estações são Central e Praça Onze abertas 24 horas.

Funcionamento do Metrô na Superfície (MNS)

As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental - Gávea e Botafogo - Gávea) vão operar das 5h às 23h30, na sexta, sábado e segunda-feira (09, 10 e 12/02). Já no domingo e na terça-feira (11 e 13/02), o funcionamento será das 7h às 22h30.

Devido aos blocos que podem ocorrer ao longo do trajeto do MNS, poderá haver interdições realizadas pela CET-Rio, alterando as vias que os ônibus percorrerão e farão seus embarque e desembarques.

Informações: G1

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Tarifa do transporte metropolitano de Curitiba tem é reajustada

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Estado do Paraná (Amep) vai reajustar as tarifas do transporte coletivo a partir de segunda-feira (5). A tarifa cobrada no cartão transporte passará de R$ 4,75 para R$ 5,50 e a tarifa cobrada em dinheiro passará de R$ 5,50 para R$ 6,00.

O ajuste se estende aos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais. Eles reúnem 98% dos usuários.

No caso de Agudos do Sul, Piên, Mandirituba, Contenda e Quitandinha, o ajuste será na tarifa paga em dinheiro, que passará de R$ 7,00 para R$ 7,50. No entanto, para aqueles que optarem pelo pagamento com o Cartão Metrocard, a tarifa permanecerá em R$ 6,50. A diferença de valor desses municípios para os demais decorre da distância das linhas, que ultrapassam os 50 quilômetros.

A Amep estuda a possibilidade de oferecer uma tarifa diferenciada fora dos horários de pico nas linhas metropolitanas. A definição deve acontecer após o fechamento dos custos da operação, que acontece até o final do mês.

Atualmente 75% dos usuários do sistema metropolitano pagam no cartão. A modalidade pode ser adquirida fisicamente na Central de Atendimento da Associação Metrocard em Curitiba, em seis postos nos Terminais Afonso Pena e Central de São José dos Pinhais, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Pinhais e Guaraituba.
Além destes, existem 11 totens de autoatendimento para compra com cartão de débito bancário, e os créditos podem ser adquiridos digitalmente pelo site cartaometrocard.com.br, aplicativo Metrocard ou via WhatsApp (41) 99217-0284.

Confira as novas tarifas:

Agudos do Sul
R$ 6,50 (tarifa cartão)
R$ 7,50 (tarifa dinheiro)

Almirante Tamandaré
R$ 5,50 (tarifa cartão)
R$ 6,00 (tarifa dinheiro)

Araucária
R$ 5,50 (tarifa cartão)
R$ 6,00 (tarifa dinheiro)

Balsa Nova
R$ 5,50 (tarifa cartão)
R$ 6,00 (tarifa dinheiro)

Bocaiúva do Sul
R$ 5,50 (tarifa cartão)
R$ 6,00 (tarifa dinheiro)

Campina Grande do Sul
R$ 5,50 (tarifa cartão)
R$ 6,00 (tarifa dinheiro)

Campo Largo
R$ 5,50 (tarifa cartão)
R$ 6,00 (tarifa dinheiro)

Campo Magro
R$ 5,50 (tarifa cartão)
R$ 6,00 (tarifa dinheiro)

Colombo
R$ 5,50 (tarifa cartão)
R$ 6,00 (tarifa dinheiro)

Contenda
R$ 5,50 (tarifa cartão)
R$ 6,00 (tarifa dinheiro)

Fazenda Rio Grande
R$ 5,50 (tarifa cartão)
R$ 6,00 (tarifa dinheiro)

Itaperuçu
R$ 5,50 (tarifa cartão)
R$ 6,00 (tarifa dinheiro)

Mandirituba
R$ 6,50 (tarifa cartão)
R$ 7,50 (tarifa dinheiro)

Piên
R$ 6,50 (tarifa cartão)
R$ 7,50 (tarifa dinheiro)

Pinhais
R$ 5,50 (tarifa cartão)
R$ 6,00 (tarifa dinheiro)

Piraquara
R$ 5,50 (tarifa cartão)
R$ 6,00 (tarifa dinheiro)

Quatro Barras
R$ 5,50 (tarifa cartão)
R$ 6,00 (tarifa dinheiro)

Quitandinha
R$ 6,50 (tarifa cartão)
R$ 7,50 (tarifa dinheiro)

Rio Branco do Sul
R$ 5,50 (tarifa cartão)
R$ 6,00 (tarifa dinheiro)

São José dos Pinhais
R$ 5,50 (tarifa cartão)
R$ 6,00 (tarifa dinheiro)

*Com informações da AEN.
Informações: CBN Curitiba

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Governo do Pará encomenda 40 (e-Bus) ônibus elétricos para Belém

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Os 40 e-Bus vão atender a COP30, que acontecerá em Belém em novembro do 2025. Com investimentos de R$ 120 milhões de reais, os veículos serão entregues entre setembro e outubro deste ano.

Os ônibus elétricos 100% brasileiros da Eletra, que integrarão o BRT da região metropolitana de Belém, têm 12,1m (Básico), piso alto, capacidade para 75 passageiros e um cadeirante, com autonomia de até 250km.

Os veículos são zero emissão de poluentes, silenciosos, confortáveis, com ar-condicionado, wi-fi e USB para carregar celulares.

A aquisição faz parte do programa para descarbonizar o Estado. Foi realizada por meio de licitação na modalidade eletrônica conduzida pela Agência de Transporte Metropolitano do Estado do Pará (Agtran), órgão responsável pela gestão do sistema BRT Metropolitano.

Em 13 de janeiro, Barbalho assinou o contrato de aquisição dos ônibus elétricos.
Os ônibus têm tecnologia de tração elétrica e integração Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico e baterias WEG – todas elas empresas brasileiras – e chassis Mercedes Benz, fabricados em São Bernardo do Campo (SP).

LINHA COMPLETA
Ao longo de 2023, a Eletra apresentou ao mercado a mais completa linha de ônibus elétricos da América Latina, todos fabricados no Brasil com tecnologia nacional.
São seis novos modelos, desenhados para atender às diferentes características topográficas e urbanas das cidades brasileiras e latino-americanas.

E mais o e-Trol, um trólebus com ampla autonomia sem contato com a rede aérea, produzido especialmente para operações em vias segregadas e BRT (bus Rapid Transit).

Os ônibus elétricos Eletra são o resultado da parceria da Eletra com algumas das principais empresas de transporte público sustentável no Brasil.

10m – Midi (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).
12,1m – Básico (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
12,5m (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
12,8m – Padron (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
15m (chassi Scania, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
21,5m – Articulado (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).
Toda a Linha Eletra é produzida numa área industrial de 27 mil m² na Via Anchieta, São Bernardo do Campo, coração industrial da Grande São Paulo.

A nova fábrica entrou em operação em maio de 2022 e tem capacidade de produzir 150 ônibus elétricos/mês, ou até 1.800/ano, podendo aumentar essa produção em 50%, dependendo da demanda.

A ampliação das instalações faz parte de um plano de investimentos cujo objetivo é posicionar a empresa como a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados.

Informações: O Grande ABC

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Tatuzão conclui 49% da escavação do trecho sul da Linha 6-Laranja do Metrô

A expansão da mobilidade urbana e a oferta de transporte público moderno, eficiente e seguro são iniciativas prioritárias do Governo de São Paulo para garantir mais dignidade à população. Nesta quarta-feira (31), o governador Tarcísio de Freitas inspecionou as obras do trecho sul da construção da Linha-6 Laranja de metrô e acompanhou a chegada da tuneladora Shield, conhecida como tatuzão, à futura estação PUC – Cardoso de Almeida.

“É uma cerimônia bem simples, mas, toda vez que o tatuzão chegar a uma estação, eu quero estar presente para celebrar com vocês o esforço de cada um que trabalha nesta linha”, afirmou o governador. “Na verdade, o tatuzão é uma grande indústria que está escavando, transportando, montando aduelas e deixando o túnel pronto. E vocês, trabalhadores, vão mudar a vida de muita gente com esta obra.”

A inspeção também foi acompanhada pelo secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, deputados, autoridades estaduais e municipais e diretores e profissionais do grupo Acciona e do consórcio Linha Universidade (Linha Uni). A Linha 6-Laranja terá 15 estações e 15,3 km de extensão, ligando a região da Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, no centro da capital.

A estação PUC-Cardoso de Almeida é o quinto ponto de parada do tatuzão no trecho sul. O equipamento avançou aproximadamente 4,6 km, completando 49% das escavações da Linha 6-Laranja rumo à região central.

O avanço permitiu 2.149 anéis de concreto utilizados no revestimento do túnel. O tatuzão ainda vai passar por mais cinco futuras estações – a próxima será a FAAP-Pacaembu – até chegar à parada final em São Joaquim.

No total, a Linha 6-Laranja já conta com 6,7 km de túneis construídos com as tuneladoras norte e sul, com sete estações conectadas. Há obras nas 15 estações, no Pátio Morro Grande e nos 18 poços de ventilação e saídas de emergência. Até o momento, as escavações foram concluídas em nove estações e 2,2 km de túneis em método convencional.

De acordo com Tarcísio, a expectativa é que a Linha 6-Laranja entre em operação parcial ao longo de 2026. A entrega total do novo ramal entre a Brasilândia e o centro da capital está prevista para abril de 2027.

Tatuzão conclui 49% da escavação do trecho sul da Linha 6-Laranja do Metrô
Investimento de R$ 18 bilhões

Atualmente, a Linha-6 Laranja é a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina, com investimento de R$ 18 bilhões. O novo ramal de metrô vai reduzir para 23 minutos o tempo do trajeto que, hoje, leva cerca de 90 minutos de ônibus. O trecho será atendido por 22 trens e deverá transportar 630 mil passageiros por dia.

A ligação entre a Brasilândia e a estação São Joaquim vai passar pelas futuras estações Vila Cardoso; Itaberaba-Hospital Vila Penteado; João Paulo I; Freguesia do Ó; Santa Marina; Água Branca; Sesc/Pompeia; Perdizes; PUC-Cardoso de Almeida; FAAP-Pacaembu; Higienópolis-Mackenzie; 14 Bis e Bela Vista.

O projeto também prevê ampliação de sete quilômetros da Linha 6-Laranja, acrescentando outras seis estações: Morro Grande, Velha Campinas; Aclimação, Cambuci; Vila Monumento e São Carlos. O trecho terá integração com as linhas 1-Azul e 4-Amarela de metrô e 7-Rubi e 8-Diamante de trens metropolitanos.

O empreendimento é executado por meio de uma parceria público-privada entre o Governo de São Paulo e o consórcio Linha Universidade (Linha Uni). Após a conclusão, a operação da Linha 6-Laranja será feita pela concessionária pelo prazo de 19 anos.

Informações: Governo de São Paulo

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SPTrans implanta operação para levar foliões ao Sambódromo

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

A SPTrans irá ativar duas linhas de ônibus especiais e de vans do Atende+ saindo das estações Tietê e Barra Funda do Metrô para facilitar o deslocamento do público que irá assistir aos desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, no sábado (3) e nos dias 9, 10, 11 e 17 de fevereiro.
As linhas 179A/10 Metrô Tietê - Anhembi e 879A/10 Metrô Barra Funda – Anhembi  começam a atender no sentido ao Sambódromo a partir das 17h e o desembarque dos passageiros transportados por ônibus será feito no Portão 1. A tarifa de R$ 4,40 poderá ser paga em dinheiro ou Bilhete Único. Entre 0h e 23h59 de domingo, a viagem é feita gratuitamente como parte do Domingão Tarifa Zero.

O Serviço Atende+ será gratuito todos os dias e não é necessário agendar. As vans adaptadas são destinadas a pessoas com autismo, surdocegueira ou deficiência física com alto grau de severidade e dependência, mas durante o carnaval também vão transportar até o Sambódromo pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, como grávidas, idosos e obesos.

A operação do Atende+, com vans saindo das estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda começa no sábado (3) e prossegue nos dias 9, 10, 11 e 17 de fevereiro, sempre a partir das 18h.
 
Também estará disponível um traslado entre o Shopping Center Norte (estacionamento oficial) e o Sambódromo do Anhembi, entre 17h e 9h, nas noites de desfile. Vans do Atende+ também estarão disponíveis para fazer a locomoção de passageiros com mobilidade reduzida a partir das 18h.

A equipe de campo da SPTrans acompanhará toda a operação para auxiliar os passageiros das linhas de ônibus e do Atende+.

Confira informações sobre a operação dos ônibus e desvios de linhas durante o Carnaval no site: https://www.sptrans.com.br/carnaval

Saiba os itinerários das linhas de ônibus:

179A/10 Metrô Tietê – Anhembi
Sentido Único: Av. Cruzeiro do Sul, Rua Mal. Odylio Denys, Rua Força Pública, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Av. Olavo Fontoura, Retorno ao portão 01 do Anhembi, Desembarque no portão 01, Av. Olavo Fontoura, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Idelfonso, Av. Cruzeiro do Sul.

Embarque sentido bairro: Av. Cruzeiro do Sul, 1777
Embarque sentido Centro: Av. Olavo Fontoura (baia após o portão 1)

879A/10 Metrô Barra Funda – Anhembi
Ida: Av. Mário de Andrade (Metrô Barra Funda – Lado Sul), retorno, Av. Mário de Andrade, Av. Pacaembu, Av. Dr. Abraão Ribeiro, Rua Baronesa de Porto Carreiro, Av. Rudge, Ponte da Casa Verde, Av. Braz Leme, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Av. Olavo Fontoura, Desembarque no Portão 01.
Volta: Av. Olavo Fontoura – Portão 01, Praça Campo de Bagatelle, Av. Santos Dumont, Av. Braz Leme, Ponte da Casa Verde, Av. Dr. Abraão Ribeiro, acesso, Av. Auro Soares de Moura Andrade (Metrô Barra Funda – Lado Sul).  

Confira as linhas do Atende+ com destino ao Sambódromo:

Metrô Portuguesa Tietê - Saída para a Rua Mal. Odylio Denys, esquina com a Av. Cruzeiro do Sul.       
Metrô Palmeiras Barra Funda - Av. Mário de Andrade, dentro do Terminal  Barra Funda, junto à rampa de acesso.

Informações: SPTrans

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CCR Metrô Bahia anuncia operação especial de carnaval

Com o objetivo de proporcionar uma experiência de mobilidade rápida e segura durante o Carnaval em Salvador, a CCR Metrô Bahia implementou uma operação especial para garantir que baianos e turistas desfrutem plenamente da folia na capital. Pela primeira vez, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas funcionará das 5h do dia 8 de fevereiro até às 0h da Quarta-Feira de Cinzas, 14, ininterruptamente (24h).

Durante a operação de carnaval, após a meia-noite, o embarque será restrito à Estação Lapa de Metrô, que estará ambientada na temática carnavalesca para receber os clientes. As demais estações serão exclusivas para desembarque.

Na madrugada, no intervalo entre 0h30 e 5h, os trens vão operar conforme a demanda de passageiros. A operação especial de carnaval funcionará em parceria com a SEMOB, que terá estratégia de atendimento para os ônibus nos Terminais de Pirajá, Acesso Norte, Mussurunga e Aeroporto, das 0h30 às 3h30.

"Eu vou na Pipoca"

A CCR Metrô Bahia disponibiliza a edição especial comemorativa do Cartão Integração do Metrô. Com o tema "Eu vou na Pipoca", o cartão colecionável poderá ser adquirido nas máquinas de autoatendimento identificadas especialmente com o tema em todas as estações do Sistema Metroviário.

O valor do cartão colecionável é o mesmo do cartão integração: R$ 7,00 (sete reais). Ao efetuar o cadastro do cartão com o número do CPF, o cliente tem direito a converter este valor em crédito de passagens e pode passar a utilizar o novo cartão, substituindo o cartão integração anterior.

Compra de passagens

Para agilizar o acesso ao Sistema Metroviário, os clientes que utilizam o cartão avulso (Cartão Unitário do Metrô) poderão realizar o pagamento das passagens por aproximação diretamente nas catracas das estações. Para utilizar o serviço basta aproximar cartões de crédito, débito, celular (com tecnologia NFC), smartwatches ou pulseiras de pagamento na parte inferior da catraca. Uma luz verde indicará a validação do pagamento e o acesso pelo bloqueio estará liberado. Há também a opção de emitir um QR Code pelo aplicativo da Recarga Pay ou direto das máquinas de autoatendimento.

Já quem utiliza o Cartão Integração do Metrô tem a comodidade de efetuar a recarga por meio do WhatsApp, utilizando o Zap do Metrô. Para isso, é só acessar o atendimento virtual da CCR Metrô Bahia, adicionando o número (71) 9688-0714 em seu aparelho celular. Ao navegar pelas opções de compra de crédito na ferramenta, o cliente poderá realizar um pedido de recarga e efetuar o pagamento por meio de uma chave PIX. Outra possibilidade é fazer a recarga via aplicativos - Banco do Brasil (para correntista), PicPay, Recarga Pay, Cittamobi, Kim+ - e pela rede credenciada, composta por 2 mil pontos de vendas. Após a compra do crédito, a carga deverá ser efetivada nos validadores presentes em todas as estações.

Informações: CCR

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Tarifa Social no trem e metrô é prorrogada por mais um ano no Rio de Janeiro

A tarifa social para os trens da SuperVia e metrôs do Metrô Rio foi prorrogada até 1º de fevereiro. A medida foi sancionada pelo governo estadual e publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro desta quarta-feira (31), por meio do Decreto Estadual nº 48.938/2024.

Por meio da tarifa social, o valor cobrado aos usuários desses transportes ferroviários será de R$ 5. A diferença na passagem será paga pelo Poder Executivo Estadual. Têm direito ao benefício os usuários cadastrados cujo rendimento mensal é de até R$ 3.205,20, o mesmo caso para quem tem ativada a função Bilhete Único Intermunicipal nos vales-transporte e cartões RioCard.

Atualmente, a passagem de trem custa R$ 7,40 e a de metrô, R$ 6,90. O valor cheio é pago por quem vai pagar em dinheiro e por quem não é contemplado pelas regras da tarifa social.

Os trens da SuperVia circulam em 11 municípios, entre eles o Rio, Guapimirim, Magé e outros da Baixada Fluminense. Já o metrô só circula em bairros cariocas, passando por estações como Pavuna, Irajá, Del Castilho, São Cristóvão, Centro, Tijuca, Botafogo, Ipanema, Leblon e Jardim Oceânico etc.

Vale destacar que nas extensões Guapimirim e Vila Inhomirim, em Magé, não há cobrança de tarifa de trem. Quem quiser descer na estação Saracuruna, em Duque de Caxias, ou fazer baldeação até outras estações caxienses ou até a capital fluminense terá de pagar a passagem.

Informações: O Dia

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