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Bahia implantará VLT e negocia compra de 40 vagões de Cuiabá e VG

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Um relatório da CCR, empresa que gere o Sistema Metroviário de Salvador, sinalizou que os 40 trens do VLT (veículo leve sobre trilhos) do Mato Grosso, equipamento que o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) tem negociado para adquirir, possuem condições de operacionalização, mesmo com a inevitável degradação após 10 anos parados.

Ainda segundo a CCR, mesmo com os 40 trens em condições de operar, o governo do estado deve estabelecer condições no processo de compra e venda, a exemplo de: garantia técnica; assistência pós-venda por pelo menos dois anos; a disponibilização de insumos para os primeiros meses de operação; toda a documentação técnica que viabilize o rastreamento da fabricação e os reparos dos componentes; além de manuais de operação e de manutenção.

A análise técnica realizada pela CCR ocorreu a pedido do governo do estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), como uma forma de chegar a um preço aceitável para a compra do equipamento. Na avaliação, a empresa estimou uma depreciação de 30% no valor original dos trens.

A negociação entre os governos da Bahia e do Mato Grosso se arrasta desde agosto, no âmbito de um grupo de trabalho criado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que visa uma solução adequada para o imbróglio mato-grossense.

Os trens foram adquiridos em 2013, visando sua utilização no VLT que ligaria os municípios de Cuiabá e Várzea Grande, em uma das centenas de obras no país que estavam sendo preparadas para a Copa do Mundo de 2014.

A obra, entretanto, nunca ficou pronta e o governo do Mato Grosso desistiu dele, implantando o sistema de ônibus BRT no percurso em que haveria o VLT. Com isso, os trens ficaram parados em uma espécie de garagem da empresa que seria responsável pela gestão do modal.

Enquanto o governo do Mato Grosso deseja reaver parte do dinheiro investido, a gestão de Jerônimo Rodrigues vê na negociação a possibilidade de adquirir um material satisfatório por um preço acessível, acelerando a entrega do novo VLT de Salvador, que pode ter sua licitação lançada nos próximos dias.

Na avaliação da CTB e da Sedur, os 40 trens do VLT do Mato Grosso seriam suficientes para dar início à operação do VLT de Salvador. A ideia é dividir as obras em três partes: iniciando pelo trecho que liga o bairro da Calçada a Paripe; depois, ligar o Subúrbio Ferroviário à Estação Águas Claras do metrô, através da Estrada do Derba; e concluir ligando o miolo da cidade à Orla Marítima, chegando a Piatã através das avenidas 29 de Março e Orlando Gomes.

Informações: A Tarde

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Cidade de Campinas congela tarifa em 2024

Com o valor da passagem de ônibus entre as mais caras do Brasil, atrás apenas de três capitais, Campinas (SP) anunciou nesta quinta-feira (28) que irá congelar a tarifa do transporte público em 2024. Com isso, a passagem unitária segue em R$ 5,90, enquanto o usuário do Bilhete Único paga R$ 5,45 - veja comparativo abaixo.

Segundo a Prefeitura, a decisão foi tomada após avaliação da conjuntura atual, como a estabilização do preço do diesel.

"Entendendo o impacto de um aumento da passagem de ônibus no orçamento familiar, principalmente das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, nós decidimos não aumentar o preço da passagem de ônibus", destacou, em comunicado, o prefeito Dário Saadi (Republicanos).

O último reajuste da tarifa, de 5,56% em média, começou a valer no primeiro dia útil de 2023. O valor do Bilhete Único subiu de R$ 5,15 para R$ 5,45, e do vale-transporte de R$ 5,60 para R$ 5,90, tarifas que estão mantidas para o próximo ano.

"Após um período em que o transporte público ainda sofria impactos da pandemia, o volume de passageiros mostrou recuperação. Se em 2022 foram transportados 122 milhões de passageiros, em 2023 esse número subiu para 124 milhões. Ou seja, 2 milhões de passageiros voltaram a escolher o transporte coletivo como meio de deslocamento", informou, em nota, a prefeitura.

Tarifa em comparação com as capitais
Apesar do congelamento das tarifas, o preço da passagem de ônibus urbano em Campinas figura entre as mais caras do Brasil. No comparativo com capitais brasileiras, só fica abaixo das cidades de Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Velho (RO), isso considerando o valor inteiro. Confira:


Segundo a Prefeitura, a decisão de manter a tarifa em 2024 está consolidada, e mesmo com algum contratempo no cenário econômico, "o impacto não será sentido" no valor da passagem.

"Caso haja necessidade, estudos serão feitos para reequilibrar o subsídio pago às empresas de ônibus. Neste ano, de acordo com o decreto 22.857 de 5 de julho de 2023, o valor para o subsídio do transporte coletivo foi de 156 milhões", diz a Prefeitura.

Informações: G1 Campinas

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Vandalismo na cidade causa prejuízo para o carioca


Os constantes atos de vandalismo no município do Rio vêm trazendo transtornos e prejuízos à população carioca. Atualmente, estão entre os principais casos os furtos de cabos e luminárias; de controladores dos sinais de trânsito e de papeleiras; pichações; depredação das estações do BRT e  furtos e depredação de monumentos e locais históricos.

Sinais de trânsito

De acordo com dados da CET-Rio, de janeiro a novembro deste ano o prejuízo com furtos de cabos e controladores de sinais de trânsito foi de R$ 5,1 milhões. Foram furtados mais de 56 mil metros de cabos e 92 controladores de sinais de trânsito pela cidade. A área com a maior incidência de furtos de ambos os casos foi a Grande Tijuca.

Dependendo do modo como os furtos acontecem, alguns locais podem levar horas ou até dias para serem reparados, em decorrência da grande quantidade de material furtado e da complexidade para a reposição.

A CET-Rio tem tomado medidas na tentativa de amenizar o problema, como a soldagem das caixas onde são abrigados os cabos e o posicionamento dos equipamentos nos postes em locais mais elevados e com garras antifurto. Nos locais mas críticos, os cabos elétricos também estão sendo enterrados no solo para que não sejam alvos de novos furtos.

Estações do BRT

No total, 120 estações do sistema BRT foram reformadas, em 2021, durante a intervenção da Prefeitura. Em 2022 e 2023, a Mobi-Rio reformou 74 estações operantes do sistema BRT. Em todas as 120 foram implementados os mecanismos que reduzem e dificultam depredações e evasões. As reformas reduziram o vandalismo em 90%. Em 2022, foram gastos R$ 5 milhões com reparos (quebra de vidros, portas e alçapões, fios e cabos destruídos, carroceria e pichações). Em 2023, de janeiro a novembro, o valor foi de R$ 1 milhão (estofados vandalizados, furtos de fivelas de cintos, portas USB, placas de “não fume” e pichações).

Um aliado no combate a esse tipo de crime é o sistema de monitoramento do Centro de Controle e Operações (CCO). São 1.806 câmeras nas estações, terminais, garagens e no CCO. Todas com alta resolução. Isso permite que ações criminosas flagradas pelo monitoramento do CCO da Mobi-Rio, que funciona 24 horas por dia, em todos os dias da semana, sejam comunicadas imediatamente às equipes do programa BRT Seguro, coordenado pela Secretaria de Ordem Pública, contra a prática de delitos, como vandalismo e furto de peças nas estações.

Informações: Prefeitura do Rio

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Grande Recife reforça frota de ônibus para Réveillon 2024

Com o aumento no fluxo de pessoas que vão usar o transporte público para ir as comemorações da chegada do Ano Novo na Região Metropolitana do Recife – RMR, a Coordenadoria de Comunicação e Imprensa do Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, informa que com objetivo de ofertar melhor locomoção aos locais, o Consórcio vai reforçar a frota nas linhas que fazem o percurso aos principais pontos das festas nos municípios, incluindo o acréscimo de 87 veículos por dia nas linhas bacurau. De domingo (31) até a segunda (1º), haverá o incremento de 43 ônibus e 489 viagens.

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

LINHA EXPRESSO

Para quem pretende curtir os shows e a virada do ano na orla do Pina, em Boa Viagem, terá opção extra de transporte para a festa. Nos dias 29, 30 e 31 serão disponibilizadas 2 linhas de ônibus em formato expresso com saídas nos shoppings RioMar e Tacaruna em direção ao polo de animação instalado na praia do Pina, custando, respectivamente, R$ 12,00 e R$ 15,00, garantindo a ida e a volta, e serão vendidas antecipadamente nos centros de compras (RioMar e Tacaruna). Por se tratar de um serviço especial não haverá descontos ou gratuidades na tarifa.

Informações: GRCT

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Mineiro viraliza ao fazer 'álbum de figurinhas' com novos ônibus de Belo Horizonte

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Os belo-horizontinos estão reunidos em um único propósito desde a tarde desta terça-feira (26): saber onde estão os 420 novos ônibus que fazem parte da nova frota da cidade.

Parte dos veículos foram entregues no dia 19 deste mês pela Prefeitura de Belo Horizonte. A previsão é que todos os ônibus estejam em circulação até o dia 31 de dezembro.

Assim, foi iniciada uma "caçada" nas redes sociais para saber quem já viu esses novos ônibus em Belo Horizonte. A ideia surgiu do podcaster e estudante de Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Thiago Daniel, de 20 anos. (saiba mais abaixo)

Álbum de figurinhas
Ele apelidou a brincadeira de "Álbum de Figurinhas da BHBus 2023", que é nada menos que um compilado de fotos dos usuários do transporte público que mostram a linha que o novo veículo foi alocado.

"Uma pessoa postou a foto do ônibus 39, e falou que era o ônibus mais baixo que já tinha visto. Gerou muitos comentários, até que a prefeitura comentou e postou [a foto] do ônibus número um. Falei, porque não fazer uma coletânea?", disse Thiago.

A ideia é simples, assim que ver o adesivo (plotagem) colado na traseira do ônibus, é só fazer aquela foto marota e comentar na publicação criada por Thiago.


De olho no busão

Imagens são separadas e numeradas no "álbum de figurinhas" — Foto: Reprodução

Até agora, foram encontrados 74 novos ônibus. Ainda faltam 348 (!).

As fotos já localizadas estão reunidas em um drive.

Do total de 220 ônibus, 167 foram acrescidos à frota e 53 substituíram outros veículos.
A frota do transporte coletivo da capital conta agora com 2.484 veículos, com idade média de 6 anos e 9 meses.

Informações: G1 MG

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Em Fortaleza, Terminal de ônibus no Papicu é entregue provisoriamente

A Secretaria da Infraestrutura do Governo do Ceará (Seinfra) entregou, nesta quarta-feira (27), o terminal de ônibus provisório para administração da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza S/A (Etufor). A plataforma construída pela Seinfra vai possibilitar que, no subterrâneo da área do atual terminal de ônibus, sejam realizados os serviços de fundação, sondagem e instalação da mureta-guia da futura Estação Papicu da Linha Leste do Metrofor. A previsão é de que esses trabalhos sejam iniciados em 8 de janeiro de 2024.

“Agilizamos a construção deste equipamento para que, a partir de janeiro, sem nenhum prejuízo à população, a cidade passe a fazer uso deste espaço e a gente possa continuar avançando na obra da Linha Leste”, destacou o secretário Antonio Nei de Sousa.

Com uma extensão de 180 metros, 20 a mais que a estrutura permanente, o terminal provisório conta com área coberta em estrutura metálica e telhas de alumínio; plataforma com piso de concreto; sala de apoio aos motoristas com banheiro acessível; banheiros com unidade acessível; piso podotátil; passarela provisória entre plataformas, com rampa elevada e coberta; sinalizações horizontal e vertical do terminal de ônibus provisório; sinalizações horizontal e vertical do novo acesso do terminal antigo pela Rua Pereira de Miranda; estacionamento com pavimento em blocos intertravados; canteiros com pavimentação em lastro de brita e pintura dos muros de fechamento do Terminal de Ônibus Provisório. No total, o investimento foi de R$3 milhões.

Atualmente, cerca de 46 mil pessoas circulam por dia no terminal.

Mais informações

A Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão e fará o percurso entre o Centro e o Papicu, com um tempo total estimado de 15 minutos, e contará com cinco estações, sendo uma de superfície (Tirol-Moura Brasil) e quatro subterrâneas (Chico da Silva Leste, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). O empreendimento vai garantir aos usuários mais opções de deslocamento e integração entre os modais disponíveis, fazendo conexão com as linhas Sul e Oeste, além do VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus do Papicu.

Informações: Governo do Ceará

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SPTrans muda itinerários de linhas para compras natalinas na região do Brás


A SPTrans informa que a partir de sábado (18), devido ao período de compras natalinas, será necessário alterar o itinerário de 14 linhas na região do Brás até o dia 31 de dezembro.

Confira as alterações:

119C/10 Pq. Edu Chaves – Term. Princ. Isabel

Ida: Normal até a Rua Carlos de Campos, Rua Mendes Júnior, Rua Silva Teles, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Rua Hannemann, Rua Carnot, Rua Itaqui, Rua Paganini, prosseguindo normal.

Ponto desatendido sentido centro:

- Rua Dr. Ornélas, 117, utilizar o ponto da Rua Carlos de Campos, 23.
- Br. de Ladário, 961 e 783, utilizar o ponto da Rua Carlos de Campos, 23. Utilizar o ponto da rua João Teodoro nº 1331.

Ponto desatendido sentido bairro:

- Rua Hannemann 176, 412, deverá atender ponto da Rua Afonso Arinos 226.
- Rio Bonito 1589, utilizar o ponto da Rua Itaqui 268 ou Rio Bonito 1201 e Rua Itaqui 266.

2123/10 Vl. Medeiros – Liberdade
2127/10 Pq. Edu Chaves – Liberdade

Ida: Normal até a Rua Carlos de Campos, Rua Mendes Júnior, Rua Silva Teles, Rua Casemiro de Abreu, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visconde de Abaeté, Rua Maria Marcolina, prosseguindo normal.


Pontos desatendidos sentido centro:

- Rua Dr. Ornélas, 117, utilizar o ponto da Rua Carlos de Campos, 23.
- Br. de Ladário, 961 e 783, utilizar o ponto da Rua Carlos de Campos, 23 ou Rua Oriente, 760.
- Rua Br. de Ladário, 485, 195 e Lgo. da Concórdia (oposto ao ponto final da linha 407A/10), utilizar o ponto da R. Rangel Pestana, 2079.

Pontos desatendidos sentido bairro:

- Lgo. da Concórdia, 120, utilizar o ponto da Rua Visc. De Abaeté, 79.
- Rua Miller, 368, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.
- Rua Oriente, 556, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.


271F/10 Center Norte – Metrô Belém

Ida: Normal até a Rua Carlos de Campos, Rua Mendes Júnior, Rua Silva Teles, Rua Casemiro de Abreu, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Av. Celso Garcia, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Celso Garcia, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visc. de Abaeté, Rua Maria Marcolina.

Pontos desatendidos sentido centro:

- Rua Dr. Ornélas, 117, utilizar o ponto da Rua Carlos de Campos, 23.
- Br. de Ladário, 961 e 783, utilizar o ponto da Rua Carlos de Campos, 23.
- Rua Br. de Ladário, 485 e 195, utilizar o ponto da Rua Oriente, 760.

Pontos desatendidos sentido bairro:

- Lgo. da Concórdia, 120, utilizar o ponto da Rua Visc. de Abaeté, 79.
- Rua Miller, 368 e Rua Oriente, 556, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.

2161/10 Pq. Edu Chaves – Pça. do Correio

Ida: Normal até a Rua Silva Teles, Rua Casemiro de Abreu, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visconde de Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua Oriente, prosseguindo normal.

Pontos desatendidos sentido centro:

- Rua Silva Teles, 99, utilizar o ponto da mesma via no nº 281.
- Rua Br. de Ladário, 485, 195 e Lgo. da Concórdia (oposto ao ponto final da linha 407A/10), utilizar o ponto da R. Rangel Pestana, 2079 ou  R. Oriente, 760

Pontos desatendidos sentido bairro:

- Lgo. da Concórdia, 120, utilizar o ponto da Rua Visc. De Abaeté, 79.
- Rua Miller, 368, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.
- Rua Oriente, 556, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.

272N/10 Pq. Novo Mundo – Pq. D. Pedro II

Sentido Único: Normal até a Rua Silva Teles, Rua Casemiro de Abreu, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, prosseguindo normal, até a Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visconde de Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua Oriente, prosseguindo normal.

Pontos desatendidos sentido centro: 

- Rua Silva Teles, 99, utilizar o ponto da mesma via no nº 281
- Rua Br. de Ladário, 485, 195 e Lgo. da Concórdia (oposto ao ponto final da linha 407A/10), utilizar o ponto da R. Rangel Pestana, 2079. R. Oriente, 760

Pontos desatendidos sentido bairro: 

- Lgo. da Concórdia, 120, utilizar o ponto da Rua Visc. De Abaeté, 79.
- Rua Miller, 368, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.
- Rua Oriente, 556, utilizar o ponto da Rua Maria Marcolina, 426.

174M/10 Vl. Sabrina – Museu do Ipiranga

Ida: Normal até a Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Lgo. do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Rua da Figueira, Av. Rangel Pestana, Vd. Alberto Marino, Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visc. De Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.

Pontos desatendidos sentido centro:

- Rua São Caetano, 666 e 948, utilizar o ponto da Rua da Cantareira, 897.
- Ruas Mons. Andrade, 871, Oriente, 156, Barão de Ladário, 195 e Lgo. da Concórdia (oposto ao ponto final da linha 407A/10), utilizar o ponto da Rua Jairo Góis, 91.

Pontos desatendidos sentido bairro:

- Lgo. da Concórdia, 120, utilizar o ponto da Rua Visconde de
Abaeté, 79.
Rua Miller, 368, utilizar os pontos da Rua Maria Marcolina, 284 ou 426.
Rua Miller, 584, utilizar os pontos da Rua Maria Marcolina, 426 ou  697(oposto).

271P/10 Cangaíba – Pça. do Correio

Ida: Normal até a Rua Vautier, Rua Conselheiro Dantas, Rua Canindé, Rua Vitor Hugo, Rua Carnot, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Rua Hannemann, Rua Carnot, Rua Itaqui, Rua Paganini, prosseguindo normal.

Obs.: No sentido bairro, os usuários que utilizam o ponto da Rua Hanneman, 176 e Rua Itaqui, 268, deverão utilizar o ponto da Rua Afonso Arinos, 226.

701A/10 Pq. Edu Chaves – Metrô Vl. Madalena

Ida: Sem Alteração.
Volta: Normal até a Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Largo do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Rua Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, Av. Rangel Pestana, Av. Celso Garcia, prosseguindo normal.

Pontos desatendidos sentido bairro.

- Rua São Caetano, 666 e 948, utilizar o ponto da Rua da Cantareira, 897.
- Ruas Mons. Andrade, 871, Oriente, 156, utilizar o ponto da Av. Rangel Pestana, 2212 – parada 1 - Concórdia.
- Rua Oriente, 374, 556 e 760, deverão se deslocar à Av. Rangel Pestana, 2212, Parada 1 (Concórdia).
- Rua Rubino de Oliveira, 33, deverão se deslocar à Av. Celso Garcia, 60 (parada INSS), Parada 02

2105/10 Jd. Filhos da Terra – Lgo. da Concórdia

A linha deverá ser operada em sistema circular

Sentido Único: Normal até a Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Lgo. do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Rua Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visc. De Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.

Pontos desatendidos sentido centro:

- Rua São Caetano, 666 e 948, utilizar o ponto da Rua da Cantareira, 897.
- Ruas Mons. Andrade, 871, Oriente, 156, Barão de Ladário, 195 e o atual ponto final no Lgo. da Concórdia, utilizar o ponto da Av. Rangel Pestana, 2212 – parada 1 -  Concórdia.

Pontos desatendidos sentido bairro:

- Rua Miller, 368, utilizar os pontos da Rua Maria Marcolina, 284 ou 426.
Rua Miller, 584, utilizar os pontos da Rua Maria Marcolina, 426 ou  697(oposto).

172U/10 Cem. Pq. dos Pinheiros – Moóca

Ida: Normal até Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Largo do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, Av. Rangel Pestana, Av. Celso Garcia, prosseguindo normal.
Volta: Normal Até a Rua do Hipódromo, Av. Rangel Pestana (à direita), Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visc. De Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.

Pontos desatendidos sentido centro:

- Rua São Caetano, 666 e 948, utilizar o ponto da Rua da Cantareira, 897.
- Rua Oriente, 374, 556, 760, deverão se deslocar à Av. Celso Garcia e utilizar  o ponto de parada 1 (Concórdia) Av. Rangel Pestana, 2212.
- Rua Rubino de Oliveira, 33, deverão se deslocar à Av. Celso Garcia, 60 (parada INSS), parada 02
- Rua Mons. Andrade, 871, utilizar o ponto da Av. Rangel Pestana (Parada Piratininga), 1479

Pontos desatendidos sentido bairro:

- Rua Miller, 368, utilizar os pontos da Rua Maria Marcolina, 284 ou 426.
Rua Miller, 584, utilizar os pontos da Rua Maria Marcolina, 426 ou  697(oposto).
- Av. Rangel Pestana, 2079, utilizar o ponto da Rua Visconde de Abaeté, 79.

311C/10 Pq. São Lucas – Bom Retiro

Ida: Sem Alteração.
Volta: Normal até o retorno sobre o Túnel Tom Jobim, Avenida Prestes Maia, Rua São Caetano e Rua da Cantareira Rua Paula Souza, Largo do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Rua Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, Avenida Rangel Pestana, Av. Celso Garcia, prosseguindo normal.

5144/10 Term. Sapopemba – Term. Princesa Isabel

Ida: S/Alteração.
Volta: Normal até a Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Largo do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Rua Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, Avenida Rangel Pestana, Avenida Celso Garcia, Rua Bresser, prosseguindo normal.

407A/10 Shop. Aricanduva – Lgo. da Concórdia

A linha deverá ser operada em sistema circular

Sentido Único: Normal até o Lgo. da Concórdia, Vd. Gasômetro, Rua do Gasômetro, Rua Jairo Góis, Av. Rangel Pestana, Vd. Mto. Alberto Marino, Av. Rangel Pestana, Av. Celso Garcia Prosseguindo Normal.

Pontos desatendidos no sentido centro:

- Ponto Terminal no Lgo. da Concórdia, utilizar o ponto Parada 1 – Concórdia, Av. Rangel Pestana, 2212, no sentido bairro.

Pontos desatendidos no sentido bairro:

- Rua Miller, 368, utilizar os pontos utilizar o ponto Parada 1 – Concórdia, Av. Rangel Pestana, 2212, no sentido bairro.
- Rua Oriente, 556, 760, deverão se deslocar à Av. Rangel Pestana, 2212 e utilizar  o ponto de parada 1 (Concórdia).
- Rua Rubino de Oliveira, 33, deverão se deslocar à Av. Celso Garcia, 60 (parada INSS).
- Rua Maria Joaquina 44 e 388, rua Bresser 542 e 888 deverão se deslocar à Avenida Celso Garcia e utilizar o ponto de parada 1/3 (Parada Bresser) e nº 416

Devido às alterações as linhas abaixo deverão atender aos seguintes pontos:

Sentido centro:
2123/10 Parada 1/2/3 Concórdia - Av. Rangel Pestana 2079                    
2127/10  Parada 1/2/3 Concórdia - Av. Rangel Pestana 2079
2161/10  Parada 1/2/3 Concórdia - Av. Rangel Pestana 2079
272N/10  Parada 1/2/3 Concórdia - Av. Rangel Pestana 2079
174M/10 
701A/10 
2105/10
 
Sentido bairro:
As linhas abaixo deverão atender na Parada 1 Concórdia - Av. Rangel Pestana 2212

2123/10                  
2127/10  
2161/10 
272N/10  
174M/10 
701A/10 
2105/10

172U/10 Parada 1 Concórdia - Av. Rangel Pestana, 2212                           
Parada INSS - Av Celso Garcia 60 

407A/10 Parada 1 Piratininga - Av Rangel Pestana, 1479                           
Parada 1 Concórdia - Av. Rangel Pestana 2212 
Parada INSS - Av Celso Garcia 60 

Informações: SPTrans

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Governo de SP anuncia edital para aquisição de 44 novos trens do Metrô

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), anuncia a abertura do edital de licitação para o fornecimento de 44 novos trens destinados ao aprimoramento do sistema metroviário da capital paulista. Com seis carros cada, os novos trens serão destinados principalmente à extensão da Linha 2-Verde, além das linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô.

Trata-se de uma concorrência pública internacional, que se iniciou no dia 21 de dezembro e tem como prazo final para envio de propostas o dia 20 de março (90 dias após a publicação do edital). O valor para aquisição das composições – R$ 3,605 bilhões – foi conquistado pelo Governo do Estado e será proveniente de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no âmbito do Credenciamento Finame (CFI), e também com aporte do próprio GESP.

A empresa com menor preço será a vencedora da licitação e deverá apresentar o primeiro trem após 21 meses, com uma entrega de um trem por mês até o prazo de entrega da última composição, em 58 meses. Em seis oportunidades, serão fornecidos dois trens ao mês, no período de 24 a 48 meses.

A STM convida empresas qualificadas e experientes na fabricação e fornecimento de trens a participarem deste processo, contribuindo para o progresso e o aprimoramento contínuo do transporte público em São Paulo. Este investimento reflete o compromisso do Estado em fornecer serviços de transporte público de alta qualidade e é parte integrante do plano estratégico para melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo. Para mais informações, consulte o edital completo disponível no site da Secretaria de Transportes Metropolitanos.

Ampliação de frota

A aquisição de 44 novos trens do Metrô contribuirá para aumentar a capacidade de transporte, reduzindo o tempo de espera e proporcionando um fluxo mais fluido de passageiros. Os novos trens serão equipados com tecnologia de última geração, garantindo eficiência energética, segurança e conforto aos passageiros. Os novos trens visam atender à crescente demanda por transporte coletivo, proporcionando uma experiência mais confortável e moderna aos usuários do Metrô.

Além disso, o projeto prioriza a acessibilidade, com vagões adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, promovendo a inclusão e a igualdade de acesso aos serviços de transporte público. O Governo do Estado reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, incorporando características e práticas ambientalmente responsáveis na fabricação e operação dos novos trens.

Calendário do Edital

Data de lançamento do edital: 21/12/2023
Prazo para submissão de propostas: 20/03/2024
Com a finalização do edital, será feita a análise minuciosa de todos os documentos para posterior anúncio do vencedor da licitação.

Informações: Governo de São Paulo

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